O evento “O Samba continua no Hugo Simas” vai abrir nesta quinta-feira (20), às 8h, a Semana Pedagógica do colégio. A apresentação, que também acontecerá na sexta (21), faz parte da programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (43º FIML), que teve como “sede oficial” o colégio entre os dias 08 e 16 de julho.

 

Segundo a professora Michelle Maia Mendonça, diretora do Hugo Sima, serão dois dias de Estudo e Planejamento com os professores, antes do retorno dos alunos às aulas, que terão início na segunda-feira, 24/07. “Para darmos início a esses estudos com muita disposição e alegria, teremos a oficina de Samba. O colégio mantém parceria com o Festival de Música de Londrina há anos, parceria esta, que só tem a acrescentar a todos os envolvidos”, diz a diretora.

 

Corpo e voz

O professor do festival, o músico e cantor Paulo Vitor Poloni ministra a Oficina “Corpo e Voz”, uma vivência prática para explorar ritmos e afinação. “Nesta vivência vamos investigar as regiões da voz – graves, médios e agudos – e onde se localizam no corpo. Vamos trabalhar como acessar essas regiões e também organizar a parte rítmica”, explica ele.

 

Paulo Vitor mescla exercícios teatrais, expressão corporal e o Método d’O Passo”, criado por Lucas Ciavatta em 1996 e que tem como princípios inclusão e autonomia. O Passo entende o fazer musical como um fenômeno indissociável do corpo, da imaginação, do grupo e da cultura.

 

Paulo Vitor Poloni

Cantor, compositor, arranjador, ator e professor de canto, sócio da Escola de Música Canto da Lira, em Londrina. Paulo Vitor é mestre em música, atua como artista e pesquisador da canção brasileira. Com três álbuns lançados, seu repertório passeia pela música popular brasileira e pelo samba.

 

Assinou a direção artística do disco Terra Mãe de Carla Casarim, a direção musical e arranjos do disco A vida é um moinho de Siomara Nogari, a direção vocal do disco Dose de Coragem de Rodolfo Rainer. Participou como cantor, arranjador e diretor musical do Projeto Estação Samba, de Juliana Barbosa.

 

Produtor, cantor e arranjador do projeto Sambarilove, voltado ao samba.

 

Se apresentou ao lado de diversos cantores de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, como João Cavalcante, Moyseis Marques, Alfredo Del Penho, Marcos Sacramento, Nina Wirtti, Bia Góes, Ricardo Salmazo, Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta, Fabiana Cozza, entre outros.

 

ASSINATURA 43º FIML

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.

 

Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.

 

Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat;  Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal;  Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.