07 A 12 DE DEZEMBRO DE 2020

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

Todos os cursos serão  realizados online

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Inscrições encerradas

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As músicas indígenas nas escolas

Professoras : Magda Pucci e Maria Berenice de Almeida
Convidados: Ibã Sales e Djuena Tikuna
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h | C.H.: 9 horas

O curso As músicas indígenas nas escolas tem como objetivo estimular a reflexão sobre o universo indígena brasileiro, em toda sua diversidade cultural, a partir do repertório musical indígena. Haverá participação como convidados de dois indígenas: Ibã Sales do povo Huni Kuin e Djuena do povo Tikuna, que falarão de suas práticas musicais e seus significados assim como ensinarão algumas músicas do seu repertório.
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Educadores musicais, músicos, professores da educação infantil, de ensino fundamental, médio e universitário, interessados em geral

Nenhum. Basta ter interesse.

Material para download
Serão disponibilizados após a inscrição

As manifestações africanas e afro-brasileiras

Professores: Magda Pucci e Otis Selimane – convidado: Victor da Trindade
Datas: 7 a  12 de Dezembro
Horário: 14h – 15h30 | C.H.: 9 horas

O curso aborda as principais características das músicas de países africanos como Moçambique, Angola, Senegal, Mali, África do Sul relacionando-as às danças, ritos, instrumentos, cantos e ritmos no Brasil. O curso desenvolve um repertório que possa ser desenvolvido em sala de aula, com atividades de escuta e contextualização.
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Educadores musicais, professores de artes, história, geografia, músicos, interessados em geral

Nenhum

Educação musical, tecnologias e pandemia

reflexões e sugestões para o ensino remoto emergencial de música

Professora: Juciane Araldi Beltrame e Matheus Henrique da Fonsêca Barros
Datas: 8 e 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 6 horas

Panorama das medidas sanitárias tomadas pelas autoridades educacionais brasileiras e suas consequências nas dinâmicas do ensino básico e superior brasileiro;  conceito de ensino remoto emergencial e seu entendimento como o mais apropriado para o período vivenciado; …
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Educadores musicais atuantes, principalmente, na Educação Básica

Nenhum

A Pedagogia Dalcroze e sua importância na formação do Músico Educador

Professor : Iramar Rodrigues
Datas: 7, 8 e 9 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Vivencias dos Elementos da Linguagem Musical, através da sensibilidade expressiva e corporal.

Abordagem e aplicação dos temas vivenciados e a pratica pedagógica.

Material: cada participante deveria ter consigo; 1 bola de tênis, 2 pauzinhos, 1 lenço de seda ligeiro, 1 bexiga de aniversario.

Músicos, alunos de licenciatura em música, dança e teatro

Conhecimento básico de música

Percepção Musical

NIVEL 1

Professora: Aída Machado
Datas: 7 a  12 de Dezembro
Horário: 9h – 10h30 ou 14h – 15h30
C.H.: 9 horas

Percepção musical – Nível 1

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • caderno pautado de música
  • lápis e borracha

. Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical

Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica

Percepção Musical

NIVEL2

Professora: Aída Machado
Datas: 7 a  12 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h ou 15h30 – 17h
C.H.: 9 horas

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.

Material necessário
. caderno pautado de música
. lápis e borracha

Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica

Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais

Ensinando Leitura Musicalmente

Professora : Cecília Cavalieri França
Datas: 7, 9 e 11 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

Ensinar leitura musical é muito mais do que aprender a decifrar notas e ritmos. Ler música implica em extrair das diversas formas de registro gráfico sua máxima expressividade e, em contrapartida, criar notações que registrem os eventos sonoros da maneira mais expressiva possível. Neste minicurso vamos abordar fundamentos da notação musical convencional (os quais envolvem importantes aquisições cognitivas da criança) e estratégias facilitadoras da aprendizagem, bem como formas alternativas de escrita musical que, além de ampliar as possibilidades criativas e expressivas, contribuem para o desenvolvimento da compreensão musical dos alunos.

Educadores musicais em geral e professores de instrumento.

Ser professor de música ou estudante de Licenciatura em Música

Música e Literatura na Sala de Aula

Interações Criativas, Expressivas e Simbólicas 

Professora : Cecília Cavalieri França
Datas: 8 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 6 horas

Histórias, poemas, parlendas, quadrinhos e outros gêneros literários constituem um manancial para exploração musical expressiva e criativa. Múltiplas relações entre o universo das palavras e o dos sons – mídias que se desenrolam no tempo – se revelam nas possibilidades de enredo e estrutura, nas características expressivas dos diferentes gêneros, no ritmo da palavra e da rima, no fluxo da narração, no uso de recursos como onomatopeias, humor e fantasia e outros. A intermidialidade entre esses dois campos artísticos e estéticos abarca desde a tradução mais literal e as referências concretas até a transposição metafórica e mais abstrata. Neste curso serão propostas experiências e práticas que permitam avançar desde a experimentação sonora e a criação de trilhas incidentais em direção à exploração musical e simbólica, expressiva da individualidade do sujeito.

Professores de escolas regulares, especialistas e não especialistas, pedagogos, compositores, escritores e ilustradores de obras para a infância.

Ser educador, músico, escritor ou artista plástico voltado para a infância ou interessados na área.

“Por que educação musical?” – https://www.youtube.com/watch?v=f_hDzYL40Sg&t=1s

“A primeira flauta” – https://www.youtube.com/watch?v=U98blcScuFI

“A mágica produção de livros” – https://www.youtube.com/watch?v=LTYc0xvAYMA

Possibilidades pedagógicas pautadas na escuta musical

uma experiência oriunda da criação do material “Música Br”

Professor : Ronaldo Matos
Monitores: Reinaldo Neves dos Santos e Vitor da Silva Malta
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h | C.H.: 9 horas

O curso irá apresentar aos participantes o material Música Br, constituído de 12 cadernos temáticos que têm como fio condutor a escuta ativa. O Música Br é oriundo de uma adaptação do material Arte Br, pautado na leitura de imagens, de autoria do Instituto Rede Arte na Escola. O curso tem como foco compartilhar as experiências práticas e os princípios que nortearam a construção do referido material e, não menos importante, dar subsídios para que os participantes possam desenvolver novas possibilidades pedagógicas de ensino e aprendizagem musical na educação básica. Para isso serão tomados como exemplo três dentre os doze cadernos, no intuito de apresentar o material em sua estrutura, conceitos, repertório e atividades práticas. A dinâmica do curso se dará com atividades síncronas, professor e participantes atuando juntos em horário estabelecido, na sala virtual, e atividades assíncronas, de modo individual, extra sala virtual.

Professores de música, estudantes de cursos de licenciatura em música, professores da educação básica e demais profissionais da área de educação.

Folha em branco (sulfite) e lápis (serão utilizados em algumas atividades propostas no decorrer do curso).

Arquivos para download: Serão disponibilizados após a inscrição

Arranjo Vocal

Professor : André Protasio
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h | C.H.: 9 horas

Nestas oficinas vamos analisar o arranjo vocal escrito para diferentes formações – arranjos a 2, 3 e 4 vozes, grupo vocal feminino e grupo vocal misto.
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Regentes de coro, arranjadores, cantores, enfim, músicos.

Leitura e escrita musical
Conhecimento básico de harmonia

Aspectos do ensaio coral

organização dos ensaios, interação entre regente e pianista, trabalho de técnica vocal e confecção de arranjos

Professora: Maíra Ferreira, Juliana Ripke
Datas: 7, 8 e 12 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Aspectos do ensaio coral: organização dos ensaios, interação entre regente e pianista, trabalho de técnica vocal e confecção de arranjos.
O ensaio coral e a pandemia: uso dos programas e plataformas tecnológicas durante a pandemia, condução do ensaio online, gravação de áudios guia, organização das gravações de coro virtual…

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Regentes, Pianistas, Educadores Musicais, Cantores.
(Estudantes e profissionais que atuam nestas áreas)

Leitura básica de partitura.

Cantar, dançar, brincar com a tradição

Professora: Lia Marchi
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 9h – 10h30 | C.H.: 9 horas

Festas populares, cultura popular, canções e rodas do folclore, brinquedos tradicionais… Conhecimentos fundamentais para construirmos uma educação mais feliz: recheada de músicas, danças, brincadeiras. Neste curso você vai aprender na prática como cantar e dançar na escola, e em casa, estas músicas que parecem de antigamente, mas que são de todos os tempos, incluindo o futuro! Venha brincar e conversar sobre as culturas populares, descobrir os significados e histórias das festas tradicionais, tirar dúvidas, e aprender como incluir estas diversões no seu dia a dia e na sala de aula.

https://www.youtube.com/liamarchi

Aberto ao público em geral, com especial interesse para educadores e multiplicadores, estudantes de arte, agentes culturais de prefeituras, museus, casas de cultura, pais e cuidadores de crianças e idosos.

Nenhum

Rádio como Música
Música como Rádio

Professor : Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Datas: 7, 8  e 9 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Apresentar o Rádio como mídia criativa através da escuta comentada de programas radiofônicos de referencia, que se destacam por seus conteúdos, sua qualidade de edição e montagem bem como pelo caráter inovador de sua expressão artística, educacional e cultural.
Para tanto, a proposta envolve:
– dialogar sobre diferentes práticas radiofônicas e apresentar possibilidades criativas do Rádio;
– refletir sobre o rádio como mídia criativa;
– avaliar seu potencial no campo da educação musical;
– destacar a importância do papel social das rádios como meio de comunicação e expressão de maneira que músicos possam atuar nessa mídia sobretudo junto a emissoras educativas, culturais, livres, comunitárias e webradio.

Estudantes e profissionais das áreas de música, de teatro, de cinema, de jornalismo e pessoas interessadas na mídia radiofônica.

Interesse pela mídia radiofônica.

Projetos sociais e a arte

Co-criação de repertórios para novos cenários

Facilitadores: Ligia Pimenta, Janaina Jatobá , Susana Simões Leal, João Freitas e Izye Santos
Datas: 07 a 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 12 horas

O curso é uma jornada dos projetos sociomusicais como vetores de transformação social. Ele tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, do outro (relacional), dos contextos de ação e do sentido do nós (coletivo) para retroalimentar e impulsionar o seu campo de práticas. Será um percurso sistêmico, colaborativo, dialogado, (re)generativo e inovador.

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Indivíduos com interesse especial em aprender novas habilidades humanas e formas delicadas de transformar a realidade social. Para todos que se sentirem chamados a participar desta jornada e se reconhecem como participante, sujeito, ator e/ou autor deste campo social de sentidos, experiências e aprendizagens.

Vontade de viver uma experiência individual e coletiva de uma aprendizagem que transforma! Interesse na arte como instrumento de transformação social a partir do seu campo de atuação.

Otimizando a Performance

Princípios posturais básicos para músicos e professores e sua aplicação na performance

Professora: Carina Joly
Datas: 7,9,11 e 12 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 12 horas

7, 9 e 11 de Dezembro, às 14h-17h (todos os instrumentistas – sopros, cordas, teclado, percussão e canto – e regentes) e 12 de Dezembro, às 9h-12h (estilo masterclass para pianistas)

Em formato de oficina, este curso abordará a saúde física dos músicos e sugerirá atividades físicas que, uma vez adotadas no dia dia, podem atuar na prevenção de problemas físicos que são comuns entre músicos. As atividades sugeridas são provenientes de intensa pesquisa feita pela instrutora, a qual tem formação em musicofisiologia pela Universidade das Artes de Zurique, na Suíça.

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Todos os instrumentistas – sopros, cordas, teclado, percussão e canto – e regentes.

Para ouvintes: Nenhum
Para voluntários e participantes da masterclass: nível intermediário a avançado

Seu instrumento, um tapete (para deitar no chão, uma bolinha de tênis (ou de borracha, não muito mole), uma toalha, vestir roupas confortáveis que permitam mobilidade, o trabalho será com os pés descalços (você seria convidado a caminhar sem sapatos pela sala).

Video compilação de imagens de workshops: https://youtu.be/E_ccbL-lm34

Carina Joly, J. Brahms, Intermezzo Op 117 no.2: https://youtu.be/4p9SJa_xm_I

Movimentos Somáticos e Auto Cuidado Corporal
Saúde do Músico

Professor : Débora Beckner de Almeida Prado Vieira
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h | C.H.: 9 horas

O curso “Saúde do Músico – Movimentos Somáticos e Auto Cuidado Corporal”, tem por objetivo abordar os caminhos de propostas terapêuticas preventivas e de tratamento postural para a saúde do corpo dos profissionais da musica, instrumentistas e cantores. Além da solicitação corporal exigida no desempenho da profissão, durante o período da pandemia, este profissional sofreu um maior desgaste também de ordem emocional que refletiu em seu corpo, abrindo uma necessidade mais emergente de práticas de autocuidado.
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Músicos, Cantores, Instrumentistas e Professores.

Nenhum

Materiais: 1 tapete; 1 toalha de rosto; 1 toalha de banho; 1 colher de pau; 2 bolinhas de tênis ou borracha usadas (macias); Cinto ou Faixa de Luta (Ex. de Judô), 1 livro de capa dura (5cm de altura) Vestimenta: roupa confortável, descalço e em ambiente tranquilo e sem interferências sonoras. Observação: importante que o aluno mantenha a câmera aberta, para que a Fisioterapeuta possa fazer as devidas correções.

Saxofone Popular

Professor : Josué dos Santos
Datas: 8, 9 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

Os encontros de estudo do saxofone tem por objetivo colocar um olhar apurado aos fundamentos da técnica do instrumento, assim como também o desenvolvimento do ouvido, ferramenta essencial para a desenvoltura técnica, estilística e interpretativa no saxofone. Serão abordados temas como: respiração, embocadura, articulação, sonoridade, leitura, escolha de equipamentos (saxofone, boquilhas, palhetas) e ferramentas para a improvisação.
As aulas serão ministradas em encontros diários e contará com material de apoio, exemplos técnicos e musicais do professor e em áudio e vídeo, além de um espaço para o diálogo sobre o fazer musical com o instrumento nos dias de hoje, baseado em sua tradição e nas direções possíveis do seu desenvolvimento.

Instrumentistas com nível intermediário e avançado no instrumento.

– Leitura de partituras em nível intermediário-avançado – Instrumento em boas condições de manutenção – Lugar bem iluminado e com um posicionamento de câmera que permita ao professor visualizar a digitação e embocadura

Trompete: Conceitos e concepções trompetísticos atuais

Professora: Nailson Simões
Datas: 8, 9 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

O presente trabalho é uma atualização da tese “UMA ABORDAGEM TECNICO-INTERPRETATIVA E HISTÓRICA DA ESCOLA DE TROMPETE DE BOSTON E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL”, defendida pelo autor em setembro de 1997 durante concurso para professor titular na Universidade do Rio de Janeiro e apresentar exercícios práticos deste trabalho acadêmico. A tese foi fruto das pesquisas deste autor como instrumentista e professor no final do século 20. Esta seleção, com os capítulos de interesse imediato para os alunos, regulares ou de cursos de extensão, tem o duplo objetivo de complementar as aulas de instrumento, esclarecendo ideias que à primeira vista podem parecer difíceis de assimilar, e, principalmente, servir de referência para pesquisas futuras.

Iniciantes, intermediários e profissionais

Poder tocar as escalas maiores até quatro alterações juntos com seus arpejos.

Material para o Curso: Serão disponibilizados após a inscrição

Trombone

Professor : Otavio Correa da Silva
Datas:  7, 11 e  12 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Fundamentos
-Ar
– Sincronismo,( braço-vara )
– Língua

Rotina Diária
– planos de Exercícios
– concentração, foco e objetividade

Preparação de Repertorio
– peças, estudos e trechos orquestrais

Iniciante, Intermediário, Avançado e Profissional

*Obras a serem trabalhadas durante o festival para todos alunos.

-INICIANTE
A.Guilmant “Morceau Symphonique op.88
Pequena peça do Gilberto Gagliardi

– INTERMEDIARIO
Concerto Para trombone- Launny Grondahl (I movimento )

AVANCADO/PROFISSIONAL
– Ferdinand David concertino (I movimento com Cadencia)
– Trechos Orquestrais
M.Ravel: Bolero
W.A Mozart: tuba mirum
J.Brahms Sinfonie Nr1
R.Strauss:till Eulenspiegel
G.Mahler:Sinfonie Nr3
R.Wagner:Walkurenritt
R.Wagner:Lohengrin,Kampfmov,vorspiel 3
R.Strauss: also sprach Zarathustra M.Ravel L’enfant et les sortileges
G.Mahler sinfonie Nr2, (Satz 5 ate 10)

Escolher 5 trechos acima para excultar nas aulas

Serão disponibilizados após a inscrição

Desmitificando o Violino

Professora: Carla Rincon
Datas: 7, 9, 10, 11 e 12 de Dezembro
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas

Trabalharei pontos como; estratégias de estudo, como construir sua carreira, desmitificar as dificuldades do violino com exercícios diários e o cuidado corporal e mental que devemos ter para uma alta performance.

Curso de Violino direcionado para estudantes de musica que desejem se tornar professionais e para os professionais que procuram turbinar sua técnica e expressividade.

Estudantes de musicas e/ou profissionais.

Viola – Estudos Técnicos Conscientes

Professor : Jhonatan Santos
Datas: 7 a 11 de Dezembro
Horário: 9h – 11h | C.H.: 10 horas

Os estudos técnicos são imprescindíveis na evolução dos alunos em todos os níveis. Porém, em muitos casos essa importante etapa do no nosso estudo diário é negligenciada por falta de estímulos, objetividade no uso dos materiais e procedimentos. O objetivo deste curso é conduzir os alunos aos materiais e procedimentos técnicos que se ajustem em relação ao repertório que esteja estudando. Desta forma, a dinâmica das aulas acontecerá em formato de Masteclass onde buscarei atender ao máximo de alunos de forma objetiva e otimizada, prevendo que ao longo do curso possamos avaliar os conteúdos técnicos e amadurecer juntos essa importante etapa da nossa rotina de estudos.

Para alunos e profissionais de todos os níveis que pretendem intensificar seus estudos técnicos.

Contrabaixo Acústico

Professor : Ana Valéria Poles
Datas: 7 a 11 de Dezembro
Horário: 9h – 11h | C.H.: 10 horas

Pretendemos trabalhar de forma remota os princípios básicos da técnica do instrumento, por ex, com o Sistema de arcadas e golpes de arco em escalas e arpejos para contrabaixo, sua aplicabilidade no cotidiano do instrumentista. Pretendemos trabalhar também alguns trechos orquestrais bastante requisitados em testes e audições de orquestra. E por fim vamos tentar fazer uma gravação virtual com os participantes ativos do curso.

Alunos contrabaixistas de nível técnico iniciante, intermediário e avançado

Contrabaixo e arco e aparelho celular ou computador com internet disponível para que se possam realizar essas aulas remotamente

Material necessário: aparelho celular ou computador onde o aluno possa assistir e participar das aulas, contrabaixo e arco para os participantes ativos

Violoncelo

Professor : Kátia Ferreira
Datas:  7 a 11 de Dezembro
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas

A masterclass tem o objetivo de promover aperfeiçoamento de alto nível a estudantes de violoncelo.
​As aulas serão ministradas para alunos Executantes e Ouvintes.
As aulas dos Executantes serão individuais e terão entre 20 e 40min de duração cada (esse tempo pode variar conforme o número de inscritos).
Os Ouvintes deverão participar assistindo às aulas.
No último dia (sexta 11/12), aula em grupo sobre “Técnica Básica no Violoncelo”. Esta aula pode ser dividida em 2, 3 ou 4 grupos, dependendo do número de alunos.

Estudantes de violoncelo de nível iniciante, médio ou avançado.

Ter o instrumento Violoncelo

Guitarra – improvisação e repertório

Professor : André Siqueira
Participação especial (9/12 – 14h):  Tabajara Belo
Datas: 8, 9 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

A proposta deste curso é trabalhar a improvisação no instrumento em vários níveis. Com o foco em diferentes tipos de textura apresentaremos estratégias de estudo para desenvolver habilidades improvisativas com diferentes tipos de textura e em diferentes contextos. Junto à prática da improvisação trabalharemos também aspectos relacionados a escolha de repertório para guitarra solo e/ou guitarra e outros instrumentos.
Conteúdo: Escalas, acordes e suas inversões, aspectos sobre improvisação, texturas, polimetria, aspectos técnicos, aspectos tímbricos.

Estudantes de música, guitarristas, violonistas, todos interessados em improvisação.

Conhecer as escalas: Maior e menor.
Conhecer o campo harmônico maior.

Material necessário: Todos os alunos devem ter o instrumento para a prática durante as aulas.
Serão disponibilizados após a inscrição

Contrabaixo Elétrico

Professor : Gabriel Zara
Datas:  8, 9 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

Durante o curso serão abordados aspectos como: Escalas, Técnicas, Ritmos, Leitura, Improvisação e Interpretação

Pessoas interessadas em contrabaixo.

Nenhum

Piano Criativo

POPULAR

Professor : Mateus Gonsales
Datas: 8, 9 e  10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

PRÁTICA DE IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA BRASILEIRA e JAZZ
O curso tem como objetivo trabalhar com pianistas interessados em desenvolver a técnica de improvisação na música instrumental brasileira e no Jazz.
Os seguintes conteúdos técnicos serão trabalhados:
escala/acorde, abertura de acordes (voicing), padrões rítmicos (“levadas”), Harmonia(função harmonica), processos de variação e desenvolvimento melódico-rítmico.

Pianistas, tecladistas e músicos (instrumentistas) e estudantes de música.

Leitura musical na Clave de sol e conhecimento básico em Cifras.

Violão

Rotina de técnica e assuntos transversais entre escola erudita e popular

Professor : Elodie Bouny
Datas: 9 e 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 6 horas

O curso será articulado em dois momentos de 3 horas cada um.
O primeiro dia será sobre estudo da técnica através de alguns métodos de referência, que associamos à técnica pura, analisando como tirar o melhor proveito desse tipo de estudo.
Por outro lado como contraponto e complemento, será proposta uma reflexão sobre a importância de estudar a técnica dentro do repertório do violão, e criar exercícios sob medidas para os problemas encontrados pelos alunos.
O segundo dia, será abordado a formação do violonista popular VS a formação do violonista erudito e como criar pontes interessantes e complementares entre as duas escolas. Poderão ser abordados questões relativas ao som, às práticas de escrita e leitura, entendimento harmônico, dentre outros.
Serão observadas algumas lacunas referentes à cada escola, e uma reflexão será feita sobre como o aluno podem se inspirar em outras formações para enriquecer a dele.

Estudantes de violão

Ser estudante em violão

Composição com foco no violão

Professor : Elodie Bouny
Datas: 7 e 8 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 6 horas

Compor para violão é um desafio por si só.  É um instrumento que tem inúmeros recursos, e pode ser facilmente sub-utilizado.
Como utilizar ao seu máximo o que o violão tem para propor?
Através de alguns exemplos de peças do repertório do violão (focado no século XX e XXI), irei mostrar exemplos bem-sucedidos do uso de recursos no instrumento.
Também serão abordados conceitos de composição de uma maneira mais geral sobre forma, desenvolvimento de ideais musicais, texturas, contrastes, dentre outros.
Os temas tratados serão os seguintes:
-acidente; coerência; inspiração; quando o violão sugere; técnicas expandidas; efeitos; violão e orquestra; mulheres compositoras; concurso Novas
Os alunos também poderão fazer perguntas especificas sobre a própria música.

Violonistas e não-violonistas interessados em compor para o instrumentos, ou compositores já iniciados.

Saber ler e escrever música

Serão disponibilizados após a inscrição

Jazz e MPB

Professores : André Siqueira, Gabriel Zara, Josué dos Santos, Mateus Gonsales e Sérgio Reze
Datas: 7 e 11 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 6 horas

Dentro da atual conjuntura pandêmica, os músicos estão sendo levados a desenvolver novas perspectivas e habilidades em relação ao fazer musical, isto passa, necessariamente por mudanças de postura frente às tecnologias de gravação e de difusão de conteúdo. Um tipo de produção que emergiu com muita força neste ano foi o conceito de vídeo colaborativo, um vídeo no qual todos os músicos gravam separados e depois são sincronizados em um software de edição. Acreditamos que esta forma de fazer música pode no ensinar muito, não somente sobre as técnicas de captação e edição de áudio e vídeo mas, também, sobre novas formas de conceber a matéria prima musical em termos de arranjo, técnica instrumental e possibilidades de encaixe rítmico-melódico, sem a possibilidade de uma performance síncrona.
A proposta desta oficina portanto estará focada nos conceitos e aspectos que envolvem este fazer musical, colaborativo, coletivo, porém assíncrono.

https://www.youtube.com/watch?v=8idLDApSdHo
https://www.youtube.com/watch?v=t6CNAuKXyVA

Músicos, estudantes de música
Instrumentos principais: Bateria, Contrabaixo, Guitarra, Piano, Saxofone e Flauta, Voz

Leitura de cifra (para contrabaixo, guitarra e piano)
Como o resultado final da oficina será um vídeo gravado pelos alunos, será de responsabilidade de cada aluno a gravação e edição deste vídeo.

Bateria na Pandemia

Professor: Sergio Reze
Datas: 8, 9 e 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas

Bateria na Pandemia !
Neste ano uma nova realidade, mesmo que passageira, nos impôs a necessidade do isolamento social.
Esta nova realidade trouxe muitas restrições a atividade musical, impactando fortemente em um de seus principais eixos : Fazer música ao vivo, fisicamente ao lado de outros músicos com ou sem público presente. De repente, ficamos impossibilitados de tocar em teatros, casas de shows , bares e também de gravar em estúdios .

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Estudantes de bateria em geral e bateristas profissionais.

Conhecimentos de nível básico até avançado do instrumento e de leitura rítmica

Flauta Brasileira

Professor : Andrea Ernest Dias
Datas: 7 a 12 de Dezembro
Horário: 15h30 – 17h | C.H.: 9 horas

Abordagem técnica e estilística da flauta na música instrumental brasileira; inserção e transformação da linguagem popular no repertório de concerto; exemplos musicais do século 19 aos dias atuais, de compositores eruditos e populares.
Audições individuais comentadas, pela plataforma, em seis (6) encontros de 1h30.
Vagas limitadas a 50 estudantes, sendo 30 participantes ativos, por ordem de inscrição, e 20 ouvintes.

Estudantes de flauta transversa.

Desenvoltura no instrumento nos níveis básico, intermediário e avançado, para os participantes ativos.

Nostalgia – Radamés Gnattali
Trio 3-63 (CD Muacy)
https://youtu.be/1_VlV5E-f-Y

Outra Coisa – Moacir Santos
Trio 3-63 (CD Muacy)
https://youtu.be/vr76JVw3vfY

Cantiga de violeiro – Luiz d’Anunciação
Trio 3-63
https://youtu.be/6hJUVW0K4FA

Xaxado – Luiz d’Anunciação
Trio 3-63
https://youtu.be/3_ZmMvjPLoI

Um dia de verão – Cristóvão Bastos
https://youtu.be/T-oamqKsQ3I

Reconciliação – Copinha (Nicolino Cópia)
CD Choros Amorosos
https://youtu.be/POCY3JikRBY

É segredo – Viriato Figueira
CD Choros Amorosos
https://youtu.be/uAp48hxNMGs

Sonhando – K-Ximbinho
CD Choros Amorosos
https://youtu.be/MMvVW-t1UTA

Gostosinho
CD Choros Amorosos
https://youtu.be/kiDcxl1fXXk

Agora eu sei – Moacir Santos
Orquestra Ouro Negro
https://youtu.be/sVg0FVmdsf0

DVD Ouro Negro – Moacir Santos (completo)
https://youtu.be/1z_rVH_e2bc

Murchou a flor da gente – Joaquim Callado
CD Joaquim Callado – Pai dos chorões
https://youtu.be/5h4Rgv3LL-Q

Polca em ré maior – Joaquim Callado
CD Joaquim Callado – Pai dos chorões
https://youtu.be/yRzJTGpTyeM

Plenilúnio – choro de Erothides de Campos
CD Choro Carioca Música do Brasil – Sudeste
https://youtu.be/ROcUAU5lAVg

Simples – choro de Donga
CD Choro Carioca Música do Brasil – Centro-Oeste Rio
https://youtu.be/M7MJVK5NpuM

Faceira – choro de Alfredo Gama
CD Choro Carioca Música do Brasil – Nordeste Rio 2
https://youtu.be/Q–HX3U0cho
Ponteio – Edu Lobo
CD Pife Muderno ao vivo na China
https://youtu.be/5np23OEJx6w
Carlos Malta e Pife Muderno | Pipoca Moderna / Santo Antonio (Biano e Veloso / Pascoal) | Inst. Sesc
https://youtu.be/RJ39-EhBCbo

Esperança perdida – Tom Jobim
CD Andrea Ernest Dias & Tomás Improta
https://youtu.be/HvQrhesHW7k

Coisa n. 9 – Moacir Santos
CD Andrea Ernest Dias & Tomás Improta
https://youtu.be/w_pLy4X2ETc

Choro Bandido – Edu Lobo & Chico Buarque
CD Andrea Ernest Dias & Tomás Improta
https://youtu.be/htP2NPakuck

Só pra mim – Pixinguinha
CD Andrea Ernest Dias & Tomás Improta
https://youtu.be/0X80LVWDN-w

SESC Arte em Cena
Andrea Ernest Dias – solo
Música contemporânea para flauta
https://youtu.be/Xs4aAV10bdU

O Uiraçu – Manuel Falleiros
XVII Bienal de Música Contemporânea, 2011
https://youtu.be/lDtXiv8oxFE

Chronos 2 – Robertto Victorio
https://youtu.be/y9iWYHsxUZY

Sopro de Câmara – Rodrigo Lima
CD Experiência – Abstrai Ensemble
https://youtu.be/z5a4t1-Znz8

Waste Variations – Martin Herraiz
Abstrai Ensemble – ao vivo
https://youtu.be/F_u4J0ErkpE

Corta-Jaca – Chiquinha Gonzaga
Banda de Câmara Anacleto de Medeiros ao vivo no CCBB
https://youtu.be/EbhuuN-k5L0

Jubileu – Anacleto de Medeiros
Banda de Câmara Anacleto de Medeiros ao vivo no CCBB
https://youtu.be/9KLfeQ2KNho

Bachianas 6 (Aria—choro) – Heitor Villa-Lobos
53. Festival Villa-Lobos – Auditório do BNDES
Andrea Ernest Dias & Aloysio Fagerlande
https://youtu.be/Afw0oQwVLqo

Dodecafunk (Homenagem a Koellreuter) – Tim Rescala
53. Festival Villa-Lobos – Auditório do BNDES
https://youtu.be/-w6cmnyri68

Abertura Brasileira – Edino Krieger
OSN UFF
https://youtu.be/Zv3hdWiXUDk

Moacir Santos Sinfônico ( pesquisa e curadoria: Andrea Ernest Dias; Orquestra Sinfônica Nacional UFF; Regente;Tobias Volkman; solistas: Aurea Martins e Marcos Sacramento)
Sala Cecília Meireles, dezembro de 2018
https://youtu.be/BQchvhDcHy0

Festival Moacir Santos Edição Especial 2020
Curadoria: Andrea Ernest Dias
Conversas temáticas disponíveis no canal de YouTube do Festival Moacir Santos

Moacir Santos (artigo)
Brazilian Instrumental Music
https://bim.art.br/arquivos/54926

Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro (Livro)
Autora: Andrea Ernest Dias
https://www.cepe.com.br/lojacepe/moacir-santos-ou-os-caminhos-de-um-musico-brasileiro?search=MOACIR SANTOS, OU OS CAMINHOS DE UM MÚSICO BRASILEIRO

Documentário especial Moacir Santos – Rádio MEC FM/ Rádio Batuta IMS
https://radiobatuta.com.br/documentario/moacir-santos-ou-os-caminhos-de-um-musico-brasileiro/

As partituras estarão disponíveis para escolha dos participantes. Outras composições e autores poderão ser ouvidos, contanto que sejam brasileiros e tenham a ver com o conteúdo do curso. Para tal, o participante deverá informar antecipadamente a obra que pretende tocar em até 5 dias antes do inicio do festival, sujeita a avaliação e aprovação da professora.

Serão disponibilizados após a inscrição

Interpretação e Articulação

OFICINA DE CHORO ÁGUA DE MORINGA

Professores: Pedro Paes de Carvalho e Luis Barcelos
Datas: 8, 10 e 11 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Discussão sobre elementos expressivos, fraseado e articulação, relacionando com os elementos formais dos diversos sub gêneros do choro, e da relação dos solistas com os diversos segmentos do acompanhamento do regional.
Nos dois primeiros encontros, os professores atenderão os interessados com exposição do assunto acima descrito através de documentação (partituras, gravações em áudio e vídeo, links etc) e exemplos práticos a partir de performances com seus instrumentos, podendo vir a contar com a participação dos alunos.
O terceiro encontro se dará com a participação dos outros professores da Oficina de Choro Água de Moringa, numa aula em que serão tratados aspectos importantes ligados à prática de conjunto como performance e arranjo.

Estudantes de Música e músicos (qualquer instrumento).

Desenvoltura prática com seu instrumento. Noções de leitura rítmica, melódica e de cifras é recomendável, não constituindo porém caráter eliminatório do aluno inscrito.

O material necessário para o acompanhamento adequado se constitui do instrumento e meios para tomar notas, seja caderno de música, lápis e borracha ou computador, tablet etc.

Violão de 6 e 7 cordas – Harmonia, acompanhamento e baixos

OFICINA DE CHORO ÁGUA DE MORINGA

Professores : Iuri Bittar e Lucas Porto
Datas: 9 , 10 e 11 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Aula de violão abordando o universo do acompanhamento no choro. Abordagem histórica e treinamento prático dos diversos gêneros musicais que compõem este universo, tais como: polca, tango brasileiro, valsa, schottisch, maxixe, choro e samba. Aprofundamento em suas peculiaridades interpretativas e suas características rítmicas, bem como a relação entre melodia, fraseado dos baixos e acompanhamento.
Nos dois primeiros encontros os professores atenderão os interessados com exposição do assunto acima descrito através de documentação (partituras, gravações em áudio e vídeo, links, etc.) e exemplos práticos a partir de performances com seus instrumentos, podendo vir a contar com a participação dos alunos.
O terceiro encontro se dará com a integração dos outros professores da Oficina de Choro Água de Moringa, numa aula em que serão tratados aspectos importantes ligados à prática de conjunto, como performance e arranjo.

Músicos e estudantes de música.

Desenvoltura prática com o instrumento. A noção de leitura rítmica, melódica e de cifra, é recomendável, não constituindo, porém, um pré-requisito obrigatório para participação do aluno.

O material necessário para o acompanhamento adequado das aulas se constitui de instrumento e meios para anotações, seja caderno de música, lápis e borracha ou computador, tablet etc.

Padrões rítmicos, acompanhamentos e levadas

OFICINA DE CHORO ÁGUA DE MORINGA

Professores : Leo Pereira e Marcus Thadeu
Datas: 7, 8 e 11 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 9 horas

Abordagem ampla dos diversos gêneros e sub-gêneros do universo do Choro, suas peculiaridades rítmicas e aplicabilidade no acompanhamento, em especial no que diz respeito ao cavaquinho e à percussão/bateria na prática comum aos regionais de choro e orquestras típicas.
Nos dois primeiros encontros, os professores atenderão os interessados com exposição do assunto acima descrito através de documentação (partituras, gravações em áudio e vídeo, links etc) e exemplos práticos a partir de performances com seus instrumentos, podendo vir a contar com a participação dos alunos.
O terceiro encontro se dará com a participação dos outros professores da Oficina de Choro Água de Moringa, numa aula em que serão tratados aspectos importantes ligados à prática de conjunto como performance e arranjo.

Estudantes de Música e músicos (qualquer instrumento).

Desenvoltura prática com seu instrumento. Noções de leitura rítmica, melódica e de cifras são recomendáveis, não constituindo porém caráter eliminatório do aluno inscrito.

O material necessário para o acompanhamento adequado se constitui do instrumento e meios para tomar notas, seja caderno de música, lápis e borracha ou computador, tablet etc.