42o Festival Internacional de Música de Londrina

6o Encontro de Composição Musical – EnCOM

16 a 18 de julho de 2022

Londrina – PR

Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas

Este ano o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina, vem propor o 6o Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), convidando pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Composição Musical para refletirem a respeito das diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro, sobre os trânsitos entre as diferentes fronteiras estéticas e as possibilidades de corroermos estas fronteiras. Nesse sentido, ressaltamos ainda a importância da composição, improvisação e performance para a valorização da música brasileira em todos as esferas culturais. Dessa forma, pretendemos constituir um espaço de trocas, diálogos e provocações de novas ideias, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para a pesquisa e a prática da composição musical de maneira significativa, para profissionais, estudantes e demais interessados na área.

Embora a ideia de fronteira esteja ligada à delimitação e definição, também está intimamente ligada à exclusão e seleção. Mas o que seria esta coisa que impede o fluxo e o trânsito? Pensando a composição como um ato criador intencional e determinado por um ser/estar no mundo, e por um chão social, quais seriam os modos possíveis para nos lançarmos contra (em direção à) estas fronteiras e, a partir de um atrito, de um ato de determinação, corroermos estes impedimentos que circunscrevem o processo criativo em diferentes nichos, “escolas” e amarras? Dentro desta perspectiva propomos discussões envolvendo músicos compositores de diferentes origens e trajetórias, alguns oriundos do ensino formal de composição, e outros detentores de uma cultura transmitida pela oralidade e baseada em outros saberes, na ancestralidade e em diferentes valores daqueles próprios à academia. Propomos ainda, discussões acerca do ensino da composição e como agregar estes diferentes modos de atuação (oralidade, formalidade, improvisação, performance), assim como discussões sobre a questão do “escoamento” desta música autoral, a partir de reflexões sobre os aspectos envolvidos na produção musical.

Teremos como compositores convidados a Prof. Dra. Denise Garcia (UNICAMP) Pereira da Viola (Belo Horizonte), Prof. Dr. Tabajara Belo (UFOP), Me. Rodrigo Lima (EMESP), Edson Natale (Instituto Itaú Cultural) e a cantautora Estela Ceregatti.

Objetivos
• Congregar compositores, músicos improvisadores, professores e estudantes de música, provenientes de diversas áreas de atuação, em torno da discussão sobre concepções e práticas de composição musical e improvisação musical.
• Promover aprofundamento da reflexão e subsídio de práticas por meio da participação em mesas-redondas, grupos de trabalho, relatos e comunicações de pesquisas e experiências acerca da criação musical.
• Debater e refletir sobre tópicos específicos da composição e improvisação musical, a fim de apresentar diversas perspectivas para a área, especialmente no que diz respeito às possibilidades e vertentes da musica na atualidade.
• Divulgar e fortalecer relações entre diversas concepções e práticas musicais existentes na realidade brasileira.

Público-alvo
• Compositores, músicos, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de composição musical.
• Estudantes e docentes de cursos de graduação em música.
• Profissionais que atuam com composição e improvisação musical relacionada à educação musical em diversos espaços educacionais.

Programação

16 de Julho

Local: Cultural Hall

17 de Julho

Local: Colégio Hugo Simas

18 de Julho

Local: Cultural Hall

Inscrições encerradas

Local: Cultural Hall

R. Prof. João Cândido, 1156 – Centro, Londrina – PR
Colégio Hugo Simas
R. Pio XII, 195 – Centro, Londrina