Marco Antonio de Almeida no piano, e Leonardo Jaffé no violino encantam o público executando Mozart, Brahms e Frolov-Gershwin
Um Recital de Música de Câmara será a atração deste domingo (17), no Teatro Universitário Ouro Verde. No palco dois grandes músicos se encontram pela primeira vez para tocarem juntos, o pianista Marco Antonio de Almeida e o violinista Leonardo Jaffé.
“Desde os ensaios tem sido uma experiência muito boa tocar com alguém com esta capacidade musical, no início de uma grande carreira”, comenta Almeida, ao que o violinista complementa, “já vim algumas vezes ao Festival, comentava com o Marco para tocarmos, mas a oportunidade deste encontro não surgia e agora é o momento”.
Com início às 20h30, o recital traz um repertório escolhido “a dedo”, bastante denso e com obras belíssimas. Abre com a “Sonata para Piano e Violino nº 21 em Mi Menor (KV 304)”, composta em 1778 por Wolfgang Amadeus Mozart. “É uma das sonatas mais lindas do compositor, escrita no período da morte de sua mãe e reflete isto. Um grande desafio”, diz Jaffé.
Na sequência será executada uma obra central de peso, a “Sonata para Violino nº 3, em Ré Menor, op. 108”, de Johannes Brahms, importante compositor do romantismo musical. A peça é a terceira sonata do compositor.
“Brahms é um compositor que não agrada a todos e uma vez quando questionado sobre algumas nuances de suas obras, respondeu: de onde venho as ameixas não são doces”, conta Almeida. “Realmente as harmonias desta sonata são quase dissonantes e o músico ao executá-las navega como se estivesse em um nevoeiro, sem saber muito para onde vai. Mas uma sonata clássica é um bem único”.
Fechando o recital, pianista e violinista executam do compositor Igor Alexandrovich Frolov (nascido na Rússia em 1937), “Concert fantasy on themes of Porgy and Bess, de Gershwin”, que traz diversas passagens virtuosas para violino. O concerto será apresentado em primeira audição em Londrina. A ópera de Gershwin foi apresentada pela primeira vez em 1935, em New York (EUA), fala sobre os negros americanos da Carolina do Sul e se transformou em um grande sucesso, mesclando técnicas orquestrais europeias, jazz e folk.
O recital de Música de Câmara do 42º Festival Internacional de Música de Londrina (42º FIML), deste domingo, promete, não só belo repertório, mas também pelos músicos que sobem ao palco.
Almeida
Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida. Londrinense, é pianista, concertista, professor e vencedor de vários concursos internacionais de piano. Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha, e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros Nº. 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Acompanhou os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995). Professor de vários Festivais de Música de Campos do Jordão e co-fundador dos Festivais de Música da Paraíba e Cascavel (PR). Artista convidado do Festival do Verão de Taormina, Sicília, membro do júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein e do Concurso Internacional de Piano BNDES. Desde 1995 é membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos. Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na “Universidade Martin-Luther Halle-Wittenbertg”, Alemanha. Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina edições 1990 a 1994 e de 2006 a 2022.
Jaffé
Leonardo Jaffé traz um sobrenome que já entrou para a história do ensino dos instrumentos de cordas dentro e fora do Brasil. Desde sua estreia aos 10 anos, ganhou inúmeros concursos, participou de vários festivais internacionais, atuando como solista em turnês pela Argentina, Estados Unidos e Itália.
Em 2013, Leonardo mudou-se para a Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, sendo o primeiro aluno brasileiro a ingressar nesta escola, que é certamente uma das mais renomadas escolas de violino do mundo. Leonardo fez seu debut no Carnegie Hall em NY com enorme sucesso e depois de formar-se na Yehudi Menuhin School, mudou-se para os Estados Unidos, tendo conquistado um lugar no prestigioso New England Conservatory, em Boston. Hoje, reside na Inglaterra, onde mantém estudos.
Serviço:
Recital de Câmara do 42º FIML.
Pianista, Marco Antonio de Almeida e violinista, Leonardo Jaffé.
Teatro Universitário Ouro Verde. 20h30.
Ingressos: R$ 20,00, meia-R$10,00.
Vendas pela Plataforma Sympla
ASSINATURA
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.