Conhecido pelo repertório original e arranjos audaciosos,

grupo faz recital no domingo, no Teatro Mãe de Deus

 

O aclamado e premiado grupo Quaternaglia, um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, faz neste domingo (5), às 20h, no Teatro Mãe de Deus, o recital de abertura do 41º Festival Internacional de Música de Londrina. O evento será realizado no formato híbrido, com público presente e transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do festival.

 

Antes do recital, será realizada a cerimônia oficial de abertura do FIML, com a presença de autoridades, organizadores e patrocinadores. No Teatro Mãe de Deus será obrigatório o uso de máscara e o respeito às normas sanitárias. Para assistir presencialmente o evento é necessário retirar o ingresso pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/quarteto-de-violoes-quaternaglia—41-fiml__1428803 ), disponível a partir de quinta-feira (02), gratuitamente.

 

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a programação pedagógica realizada de 05 a 11 de dezembro e a grade artística, estendida até 21 de dezembro. O evento tem direção pedagógica de Magali Kleber e direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida.

 

Quaternaglia

Fundado em 1992 na cidade de São Paulo (SP), o grupo Quaternaglia tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico, como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório.

 

Durante sua trajetória, o grupo – formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina – vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Almeida Prado, Egberto Gismonti, Sergio Molina, João Luiz, Javier Farías, Sergio Assad e Paulo Bellinati.

 

Ensemble Prize

O quarteto começou a despertar o interesse da crítica internacional no final dos anos 90, após a obtenção do “Ensemble Prize”, no “Concurso Internacional de Violão de Havana”, e da participação em importantes séries de violão e música de câmara nos Estados Unidos. Segundo o jornal Los Angeles Times, “uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia na California”.

 

Discografia

A discografia do Quaternaglia inclui os CDs Quaternaglia (1995), Antique (1996) – com o qual o grupo recebeu o “Prêmio Carlos Gomes” –, Forrobodó (2000), Presença (2004), Estampas (2010),  Jequibau (2012) – finalista do “Prêmio da Música Brasileira”- e Xangô (2015), além do DVD Quaternaglia (2006), gravado ao vivo.

Lançado em 2019, o álbum Four – o primeiro produzido para a gravadora Guitarcoop – traz obras especialmente dedicadas ao quarteto por Leo Brouwer e Javier Farías, assim como arranjos ousados de Four for Tango, de Astor Piazzolla, e das “Danças Sinfônicas” de West side story, de Leonard Bernstein.

 

Turnês

O quarteto já se apresentou em mais de 15 estados norte-americanos, entre os quais Arizona, Califórnia, Illinois, Ohio, New York, Mississippi e Texas, em países como Portugal, Espanha, Austrália, Cuba, Uruguai e Argentina, e em 17 estados brasileiros, além de ministrar Master Classes e palestras a convite de instituições como Universidade Yale, Jacobs School of Music (Universidade de Indiana em Bloomington), Universidade de Columbia e Conservatório de Coimbra.

 

Além de ter gravado mais de 25 obras originais, entre as quase 50 dedicadas ao quarteto por compositores brasileiros, Quaternaglia é reconhecido pela excelência de suas interpretações de Villa-Lobos e Leo Brouwer, bem como por performances especiais de renascença e música espanhola.

 

Violões

Radicados em São Paulo (SP), os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas, especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.

 

 

Agenda:

Abertura do 41º Festival Internacional de Música de Londrina

Recital com Quaternaglia Quarteto de Violões

Quando: domingo, 05 de dezembro

Onde: Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 670)

Horário: 20h

Ingressos: retirar em (https://www.sympla.com.br/quarteto-de-violoes-quaternaglia—41-fiml__1428803), a partir de quinta-feira (02), gratuitamente.

Para assistir no Youtube:

 //www.youtube.com/user/festivaldemusica2011

 

 

ASSINATURA

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FIML. É uma realização da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

 

Patrocínio: Copel, Unimed Londrina, Cacique, Globalsat, Dentalclean e Grupo Marajó. Apoio Cultural: Slavieiro Londrina Flat Hotel, ACIL, Cultural Inglês e Espanhol, Associação Solidariedade Sempre, Radio UEL FM, Bar Valentino, Caco Self Service e Bella Itália Ristorante. Apoio Institucional: AML, ABEM, ISME e Ciclo.