Projeto pedagógico realiza na Cidade workshops com renomados nomes da lírica nacional e apresentação no sábado. Programação faz parte do percurso formativo de cantores líricos e pianistas correpetidores inscritos.

Atividades gratuitas e abertas ao público e um recital com cantores líricos e pianistas correpetidores marcam a realização do quarto módulo do projeto “Ópera, Por Que Não?” em Londrina. Até sábado, grandes nomes da ópera nacional se encontram com os alunos participantes e com a plateia dentro de uma programação que vai além da sala de aula. Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, capitaneado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e com o apoio da COPEL – Companhia Paranaense de Energia, o projeto se divide entre Londrina e Maringá e propõe um percurso pedagógico dividido em dois programas: um para cantores líricos e outro para pianistas correpetidores (instrumentistas especializados em acompanhar atividades docentes, principalmente no estudo do canto lírico e da regência). Com a realização do módulo em Londrina, o “Ópera, Por Que Não?” avança para o final do percurso formativo, em outubro, com um espetáculo de canto lírico em Londrina, mas antes ainda volta para Maringá,  em agosto.

Durante toda a semana, os alunos do projeto ficam sob a batuta do maestro italiano Massimiliano Carraro. Nascido em Milão, desde pequeno ele se dedicou ao estudo da música, graduando-se no Conservatório “G. Verdi” da cidade, em oito graduações diversas: Piano, Cravo, Órgão e Composição de Órgão, Composição Vocal Polifônica, Canto Coral e Regência de Coro, Instrumentação para Banda, Composição, e por fim, Regência de Orquestra. Especializado em Orquestra e Direção de Ópera pela Hochschule, de Viena, lecionou as disciplinas de “piano solista” e “composição” na Escola Cívica de Música de Milão por mais de uma década e foi membro de comissões e Presidente de vários concursos nacionais e internacionais; trabalhou durante anos como colaborador na Academia de Especialização para Artistas de Ópera do Teatro alla Scala. Foi Diretor da prestigiada Escola Cívica de Música da Fondazione Scuole Civiche em Milão, trabalhou e ainda trabalha como pianista, diretor de ópera e diretor lírico-sinfônico, em várias produções na Itália e no exterior com orquestras, corais e solistas de prestígio. Carraro já tem uma ligação especial com Londrina, como Direttore d’Orchestra, realizou concertos com a OSUEL. Atualmente faz parte do Conselho Administrativo do Teatro Roberto de Silva, da cidade de RHO, província de Milão e do Conselho Administrativo da Associação Wagneriana de Milão.

Na terça e quarta-feira (09 e 10), das 09h30 às 11h30, o Ópera, Por Que Não? recebe a soprano Marcia Kaiser para a realização de um workshop  sobre Bel Canto, no Conservatório Musical de Londrina. O evento é aberto a toda a comunidade. No programa das aulas, um histórico da pedagogia vocal do início da tradição do canto solista do Bel Canto, utilizando tratados como fonte de referência e o desenvolvimento da nova definição de Bel Canto, que reconcilia as descrições históricas e científicas do “cantar saudável”. O maestro Massimiliano Carraro e a soprano Marcia Kaiser também estão na programação do Festival Internacional de Música de Londrina, que começa no sábado, quando acontece o Café Concerto, recital com os alunos e pianistas correpetidores participantes do projeto. Gratuito, aberto ao público e com classificação indicativa livre, o evento antecipa  a intensa programação do FIML, às 10h na AML Cultural.

Mais um workshop marca a semana, esse com Ligiana Costa, cantora, compositora e musicóloga com especialidade em ópera do século XVII, na quarta (10) e quinta (11), às 19h, na AML Cultura. Por meio de um rico painel cultural dos elementos decisivos para o surgimento da ópera lírica, o workshop oferece a oportunidade de aprendizado, apreciação e ilustração sobre a história e o significado desse gênero artístico. “Faremos um mergulho histórico e estético no momento estimulante da formação da ópera como uma novidade do universo artístico”, comenta Ligiana. O século XVII, continua a pesquisadora, é testemunha do nascimento da forma mais duradoura e mais complexa de teatro musical: a ópera lírica. “O surgimento e a cristalização deste gênero são consequências de séculos de história do teatro e da música e, em especial, de algumas passagens cruciais no desenvolvimento de um novo sistema de produção”, diz. Atualmente, Costa atua como dramaturgista de ópera junto a diversos encenadores e colabora nesta função junto ao Theatro Municipal de São Paulo e Festival Amazonas de Ópera. Ligiana é colaboradora da Rádio Cultura FM e criou o podcast do Theatro Municipal de São Paulo com o qual venceu o Prêmio Profissionais da Música de melhor apresentadora de podcast de 2021. Trabalha atualmente na função de dramaturgista junta a encenadores, ao Festival Amazonas de Ópera e ao Theatro Municipal de São Paulo. A atividade é igualmente aberta ao público e gratuita.

Também em Londrina, especialmente para as masterclasses do quarto módulo do “Ópera, Por Que Não?”, João Malatian, com uma carreira marcada por longa colaboração com o Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou como cantor, diretor cênico e coordenador artístico. Formado em Música pelo Conservatório de Tatuí e pela Faculdade de Artes Santa Marcelina, estagiou na English National Opera de Londres no ano 2000 e dirigiu vários espetáculos, desde óperas completas, peças contemporâneas, concertos didáticos, vesperais líricas, espetáculos corais e montagens ao ar livre. Em 2019, Malatian criou o vídeo-cenário e dirigiu o espetáculo de lançamento do projeto São Paulo – Paisagens Sonoras de Anna Maria Kieffer no SESC Vila Mariana. Em 2021, criou e apresentou a série A Ópera em São Paulo – 150 anos de história na Rádio Cultura FM. Em 2022 integrou a equipe de direção das óperas Café e Aida no TMSP e encenou a série de concertos Instrumentos da Casa Brasileira no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Em maio de 2024 produziu e dirigiu o recital de canções francesas Un Voyage à Paris com o soprano Edna D’Oliveira no SESC Vila Mariana.

O projeto “Ópera, Por Que Não?” tem como objetivo a criação de um corredor lírico entre Londrina e Maringá, atuando diretamente no aperfeiçoamento de cantores líricos e pianistas correpetidores. A ideia também é levar a arte da lírica para todos, uma iniciativa de formação de público para a ópera através de apresentações, sempre gratuitas e em espaços acessíveis. Toda a produção executiva é da PÁ! Artística, com a I Bravissimi como proponente além de apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, UEL, Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, UEM, Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, Conservatório Musical de Londrina, Hotel Crystal, AML Cultural e Instituto da Música de Maringá.

SERVIÇO:

Workshop de Bel Canto

Com Marcia Kaiser

Dias 09 e 10 de julho, das 09h30 às 11h30, no Conservatório Musical de Londrina (Rua Pernambuco, 903)

Gratuito e aberto ao público

Workshop História da Ópera

Com Ligiana Costa

Dias 10 e 11 de julho, às 19h, na AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Gratuito e aberto ao público