Erika Ribeiro é artista de grande destaque no cenário brasileiro. Sua musicalidade e grande versatilidade, fazem com que ela seja conhecida pelos diversos estilos pianísticos que aborda tanto em sua maneira de tocar, quanto nos repertórios que interpreta.
Vencedora de inúmeros concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire – tem se apresentado como solista e camerista nas principais salas de concerto no Brasil e exterior, em países como Alemanha, Áustria, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Oman, Paraguai, Portugal, Polônia, Suíça e Uruguai.
Possui quatro álbums lançados. Erika Ribeiro: Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, Sofia Gubaidulina (2021) pela Rocinante Gravadora, seu primeiro álbum solo, foi indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria “Melhor disco de música clássica”. Images of Brazil (2018) e Navigator of Silences (2024), ambos em parceria com a violinista Francesca Anderegg, reúnem repertório clássico brasileiro para violino e piano. entre Luas (2023), com a cantora Tatiana Parra, contempla criações entre a canção o improviso e a voz, e recebeu destaque na revista japonesa Latina como um dos melhores discos do ano.
Doutora em Música (UNIRIO), Mestre em Musicologia e Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), realizou especialização em piano por dois anos na Hochschule für Musik “Hanns Eisler” em Berlim e aperfeiçoamento na Écoles d’ Art de Fontainebleau, França. Mais recentemente, participou também de uma residência artística com o Silkroad Ensemble (grupo fundado pelo violoncelista Yo-Yo Ma) no New England Conservatory em Boston, Estados Unidos.
Radicada desde 2013 no Rio de Janeiro, é professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde leciona Piano e Música de Câmera.