A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente se apresenta neste sábado (15) às 17h no Teatro Ouro Verde dentro da programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina. Os ingressos são gratuitos, mas é necessário acessar os convites pela Sympla.
O concerto faz parte da Temporada 2023 dos 29 grupos do Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob a regência de Diego Guzmán, serão executadas as seguintes obras: Preludio al “Te Deum”, de Marc-Antoine Charpentier; Suíte Reisado do Pastoreio, de Oscar Lorenzo Fernández; Danzón nº2 e Conga del Fuego Nuevo, de Arturo Márquez; Malambo – da Suíte “Estancia”, de Alberto Ginastera; Venezuela, dos compositores Herrero e Armenteros; Radetzky March, de Johann Strauss; e Sarabande, de Georg Friedrich Handel.
A Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. Tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (SP) e no Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra’ Palladio’, de Karl Jenkins. Em 2022, foi regida por Alba Bonfim.
Guzmán
Natural de Caracas, o regente Diego Guzmán iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade com o Maestro Narciso Martínez. Integrou a Sinfônica Nacional Infantil da Venezuela e a Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela, com as quais se apresentou em vários palcos da América, Europa e Ásia. É o diretor fundador da Orquestra Sinfônica Juvenil de Yaracuyana, uma das orquestras juvenis mais destacadas da Venezuela. Há 17 anos desenvolve trabalho pedagógico como violinista e diretor de orquestras infantis e juvenis em toda a América Latina. Já participou do Concurso de Direção Orquestral “Georg Solti”, em 2012, na cidade de Frankfurt am Main, na Alemanha. Foi convidado para reger orquestras sinfônicas da Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina. Desde 2014, é convidado frequente como regente à frente de diferentes grupos do Guri.
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD) e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
Agenda:
Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente
Regência: Diego Guzmán
Quando: sábado (15)
Onde: Teatro Ouro Verde
Horário: 15
Ingressos: Gratuito
Concerto Orquestra Sinfônica do Projeto Guri (SP) em Londrina – 2023 – Sympla
ASSINATURA 43º FIML
A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.
Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.
Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat; Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal; Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.