Nesta terça-feira, 19, a programação regional do 42º FIML leva sua última atração artística para a cidade de Apucarana. Dentro da programação de inverno da cidade, o Quinteto Metais do Paraná e convidados se apresentam a partir das 20h na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A entrada é gratuita.

O concerto contará com a presença do americano Charles Schlueter, figura emblemática no mundo dos metais e o brasileiro Nailson Simões, professor e concertista, músicos que formaram gerações de trompetistas.

O repertório foi escolhido com base nos convidados especiais do festival e do quinteto, Charles Schlueter e Nailson Simões. Contará com adaptações de trechos orquestrais, linguagem mais seguida por Schlueter e também algumas peças do maestro Duda de Recife, devido à relação dele com o Naílson e já incorporado também pelo americano, em suas vindas ao Brasil.

Formado por Cícero Cordão e Arthur Fernandes, no trompete; Marcelo das Virgens, na trompa; Gilberto de Queiroz, no trombone e Guilherme Efrom, o Quinteto Metais do Paraná abre o concerto.

Boa parte do espetáculo terá Schlueter e Naílson como solistas. Os outros convidados que se juntaram ao Quinteto, na homenagem aos dois trompetistas pela importante contribuição para o trompete no Brasil, são Heinz Shwebel, vindo especialmente da Paraíba e Maurílio Teles, Wladimir Júnior e Marlon Camatari, de Presidente Prudente (SP).

O Programa traz Concerto em dó maior para dois Trompetes”, A. Vivaldi,com arr. Fred Mils (Solistas: Cícero Cordão e Arthur Fernandes); “Quintet”, M. Arnold; “Promenade”, M. Mussorgsky,(Solista: Charles Schlueter); “Napolitan Dance”, P.I. Tchaikowski, arr. L. Waldeck, (Solista: Charles Schlueter); “Concertinho nº 2 para trompete”,J.U.da Silva (o Duda), (Solista: Nailson Simões); “Suite Monette”, J.U.da Silva, (Solistas: Charles Schlueter e Gilberto de Queiroz); “Peguei a Reta”, P. Costa, arr. Duda, (Solista: Nailson Simões); “Fantasia Brasileira”, J.U.da Silva, (com participações especiais: Heinz Shwebel, Maurílio Teles, Wladimir Júnior e Marlon Camatari); “Aquarela do Brasil”, A. Barroso, arr.Duda, (participações especiais: Charles Schlueter, Nailson Simões).

ASSINATURA

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

 

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.