Os músicos inscritos na Oficina de Jazz e MPB mostram o resultado do trabalho realizado em sala de aula no show “Jazz em Oficina” neste sábado, dia 15 de julho, a partir das 14h30 no Teatro AML (em frente à Concha Acústica), dentro da programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina. A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar o ingresso, acessível pela plataforma Sympla.

 

No palco, cerca de 40 alunos divididos em oito grupos apresentam clássicos do jazz e da MPB como Blue Monk (Thelonious Monk), Fato consumado (Djavan), Trilhos Urbanos (Caetano Veloso), Equinox (John Coltrane), O Tacho (Hermeto Pascoal), Insensatez (Tom Jobim), Samba de verão (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Cravo e Canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).

 

Processo de construção

Os professores que coordenam a Oficina de Jazz e MPB, Sergio Reze, Mateus Gonsales, Luciano Silva e Gabriel Zara contam que o desafio da oficina foi formar os grupos e levantar o repertório em tão pouco tempo. “Nós professores, chegamos com expectativa e uma certa ansiedade para ver o nível dos alunos e como formar os grupos. Nesta edição tivemos alunos em estágios variados de treinamento musical, alguns mais avançados e outros, no começo. O desafio foi garimpar e formar os conjuntos”, diz Sergio Reze.

 

“Além das aulas, os alunos tiveram que correr e fazer a lição de casa. No decorrer das aulas pudemos observar o quanto eles se empenharam, trabalhando para fazer uma boa entrega”, relata Mateus Gonsales.

 

O professor Luciano Silva comenta que a proposta para sábado é apresentar um belo show. “Estimulamos os alunos a pensarem na beleza, e inspirá-los que para eles estejam à vontade para criar e deixar a beleza da música e da apresentação fluírem. ”

 

Bate-papo

O professor Sergio Reze conta que as aulas funcionaram como um espaço de formação e crescimento. “Os encontros são sempre dinâmicos com muito espaço de conversa, onde cada professor comenta sobre as performances, aonde melhorar etc. Um dos retornos mais positivos foi a assiduidade; tivemos sala cheia todos os dias. ”

 

Serviço:

“Jazz em Oficina”

Apresentação dos alunos da Oficina de Jazz e MPB

Quando: sábado – dia 15 de julho

Horário: 14h30

Local: AML Cultural (em frente à Concha Acústica)

Ingressos: Gratuito

https://www.sympla.com.br/evento/recital-jazz-em-oficina-com-alunos-da-oficina-de-jazz-e-mpb-do-festival/2056565

 

 

ASSINATURA 43º FIML

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.

 

Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.

 

Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat;  Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal;  Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.