O evento oferece 21 cursos, entre instrumentos, voz, teoria, vivências, oficinas e práticas

 

As inscrições para os cursos e oficinas do 42º Festival Internacional de Música de Londrina encerram no dia 06 de julho, próxima quarta-feira. Toda a programação pedagógica será realizada de forma presencial entre 09 e 18 de julho no Colégio Hugo Simas (Rua Pio XII, 195), Colégio Aplicação (Rua Piauí, 720) e no Cultural Hall (Rua Prof. João Cândido, 1156).

 

Nesta edição, o FIML oferece 21 cursos de práticas de instrumentos e voz, teoria musical, contando com 14 renomados professores e artistas, e as inscrições devem ser feitas somente pelo site www.fiml.art.br

 

Sobre os cursos

Dentre as novidades deste ano, destaque para as aulas de Instrumentos de Sopro com Alexandre Ribeiro; Piano Criativo com Daniel Grajew; Seis e sete cordas, Técnica e Estilo com Rogério Caetano; Arranjo, solução de dúvidas de Cristóvão Bastos. As aulas de Percepção Musical, de Aída Machado, vão ocorrer no ambiente EAD.

 

Destaque para os jovens professores como o brasileiro Leonardo Jaffé, de violino, e o venezuelano Fabio Paez, de piano. O festival também promove duas vivências: “Vivência Musical” do cantoautor paraibano Naldinho Freire no dia 13 de julho, das 17h às 19h; e “Ritmos, cantos e danças tradicionais cuiabanas” com John Stuart e Estela Ceragatti, no dia 15 de julho das 17h30 às 19h. As vivências serão realizadas de forma gratuita para todos os interessados, mas é necessário fazer inscrição pelo site do festival.

 

Um dos cursos de maior procura – “Técnicas de improvisação vocal para um canto criativo”, de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira – já não tem mais vagas, e ainda restam algumas cadeiras para o curso de Estela Ceragatti, “Canto e Cantoterapia “A voz que eu desvendo””.

 

EnCom2022

A 6ª edição do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina será realizada no Cultural Hall de 16 a 18 de julho. Organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da UEL em parceria com o FIML, o tema do EnCom deste ano é “Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas”.

 

O evento é direcionado a pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Composição Musical, e um convite para refletir sobre as diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro, sobre os trânsitos entre as diferentes fronteiras estéticas e as possibilidades de corroer estas fronteiras.

 

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML Patrocínio: Promic