Descrição

Através de masterclasses com os alunos inscritos, e da exibição de vídeos de pianistas célebres, este curso pretende dar luz aos processos intrínsecos ao se conceber uma obra ao piano. Para isso, iremos refinar o poder de observação dos alunos, aprofundando os conhecimentos sobre a pluralidade dos estilos e das correntes pianísticas, e em como todas elas contribuem para a concepção do imaginário sonoro do piano no século XXI.

Público Alvo: Pianistas executantes de nível médio e avançado; interessados em piano podem frequentar a aula como ouvintes.
Pré-requisitos: Para executantes: apresentar AO MENOS DUAS peças do repertório base a seguir:

1 Peça brasileira ou latino-americana (sugestão entre os seguintes compositores: Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Alberto Ginastera, Chiquinha Gonzaga, Egberto Gismonti, Fructuoso Vianna, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Lea Freire, Debora Gurgel, Lina Pesce, Carolina Cardoso de Menezes, Silvia Goes, Luisa Mitre, Astor Piazzolla, Carlos Aguirre, Carlos Guastavino, etc.)
e/ou
1 Movimento de sonata clássica
e/ou
1 Invenção a 3 vozes ou 1 Prelúdio e fuga do Cravo bem temperado de J. S. Bach
e/ou
1 Peça de livre escolha (sugestão entre os seguintes compositores: Frederic Chopin, Franz Liszt, Felix Mendelssohn, Claude Debussy, Maurice Ravel, Robert Schumann, Johannes Brahms, Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Mel Bonis, Amy Beach, Gabriel Fauré, Louise Farrenc, Cecile Chaminade, Isaac Albeniz, Enrique Granados, Sergei Rachmaninov, Vitezlava Kapralova, Sofia Gubaidulina, Lili Boulanger, Nikolai Kapustin, etc)

Clique aqui para acessar as partituras

IMPORTANTE:
1) A lista de compositores serve apenas como uma referência, o aluno pode escolher outro que não esteja ali relacionado.
2) O aluno também pode escolher mais peças de um mesmo grupo. Exemplo: 2 Peças brasileiras/latino-americanas; OU 2 Invenções a 3 vozes de Bach, etc.