Descrição
Oficina voltada para a prática do samba em suas diversas vertentes, para o 44º Festival Internacional de Música de Londrina, o curso prestará uma especial homenagem ao centenário do baluarte mangueirense Nélson Sargento e também aos 110 anos de nascimento de Dorival Caymmi. Junto a eles, no repertório a ser desenvolvido, se somarão bambas como Cartola, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Monarco, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Zeca Pagodinho, Zé Keti e outros.
Contemplando a constelação de compositores acima citados, será preparada uma listagem preliminar de músicas (com referências às gravações das mesmas) a ser disponibilizada para os alunos já no ato da inscrição. Dessa forma, especialmente os intérpretes já poderão ir escolhendo a(s) canção(ões) de sua preferência. Obviamente haverá espaço aberto a propostas dos alunos em termos de repertório, cujo proveito será ponderado pelos professores.
Durante o período do festival, em encontros diários com duas horas e meia de duração, as atividades se desenvolverão por meio de ensaios dirigidos a fim de se estabelecer um roteiro para a apresentação da Oficina de Samba ao final do Festival. Complementando a atividade prática, serão constantemente abordadas questões interpretativas e peculiaridades relacionadas às variadas facetas do samba, em termos de padrões de acompanhamento, formação instrumental e massa sonora.
De acordo com a natureza do grupo de alunos, a meia hora final de cada encontro poderá ser dedicada à roda de samba.
PÚBLICO ALVO: Cantores e instrumentistas de todos os níveis
REQUISITOS: É recomendável, mas não obrigatório que os alunos possam ter conhecimento de leitura de partituras e de cifras.