Descrição
Oficina voltada para a prática do choro em conjunto, tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência e o aprendizado através da prática coletiva de cada um de seus variados gêneros e sub-gêneros, com base não somente nos compositores “clássicos” e fundamentais mas também levando em consideração autores contemporâneos, incluindo os chorões de Londrina, cidade que já há muito conta com uma profícua cena musical relacionada ao segmento do Choro.
Em encontros com duas horas e meia de duração (9:30 às 12:00), professores e alunos tocarão as músicas disponíveis em uma apostila, na forma de ensaios dirigidos, visando uma apresentação ao final do curso. Naturalmente haverá abertura para que os alunos possam sugerir músicas a princípio não relacionadas, cuja aplicabilidade será avaliada pelos professores. É importantíssimo salientar que os alunos deverão no ato da inscrição, informar se frequentarão a oficina até o final do Festival para que os professores tenham a noção exata do elenco disponível para o encerramento. Recomenda-se fortemente que os alunos tenham consigo estantes de partitura, e que na medida do possível tenham também caderno de música, lápis e borracha.
As formações instrumentais que decorrem dessa prática poderão ser as mais diversas, desde pequenos grupos (duos, trios…), passando pela curricular formação de Regional de Choro até o “grande grupo” formado por todos os alunos juntos.
Vale destacar que em meio à prática, muitos aspectos específicos estarão sempre sendo trabalhados tanto no que diz respeito à interpretação (articulação, fluidez interpretativa, fraseado…), como também em relação ao acompanhamento (“levadas”, contraponto…). De acordo com a natureza do grupo de alunos, a meia hora final de cada encontro poderá ser dedicada à roda de choro.
Aberta a todos os instrumentos.
Músicos e estudantes de música nos mais variados níveis de experiência.
Para maior e melhor aproveitamento, é recomendável algum conhecimento de leitura melódica para os solistas e de cifras para os acompanhadores, sem que isso seja uma condição determinante para a participação.
Jayme Vignoli :
Instrumental FINEP: 05 07 12 <https://www.youtube.com/
Aulas sobre Lundu, 1º episódio <https://www.youtube.com/
Série “Por dentro dos arranjos” <https://www.youtube.com/
Álbum “É de lei” de Miriam Aïda – arranjos de Jayme Vignoli <https://open.spotify.com/
Josimar Carneiro
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/
André Vercelino
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/
<https://www.youtube.com/