A programação artística do Festival Internacional de Música de Londrina de sábado (16) traz o concerto da Camerata do 42º FIML com regência do maestro Luiz Martins, regente de Filarmônica de Alagoas.
O conjunto, formado por alunos e bolsistas provenientes de ONGs de diversos estados brasileiros, apresentarão obras de Barber (Adagio), G. Holst (Brook green Suite), Vivaldi (Inverno), com participação do violinista Leonardo Jaffé, Edmundo Villani-Côrtes (Cinco Miniaturas Brasileiras), Clóvis Pereira (Três peças nordestinas) e uma suíte de Luiz Gonzaga. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla e custam R$20,00 e R$10,00.
“Estar aqui está sendo uma alegria, um desafio, e algo muito divertido. Música, quando não se diverte, para de ser música. Vejo nos olhos de cada aluno, a dedicação, o estudo e a preocupação em fazer o melhor. A expectativa é a melhor possível. Fomos muito bem acolhidos desde antes de chegarmos a Londrina”, afirma o maestro Luiz Martins.
O regente, que também está ministrando aulas no festival, destaca a proposta inclusiva do festival, “porque a música não é algo limitado. Colocar os alunos iniciantes com os avançados está sendo uma experiência incrível para uma sociedade mais consciente e igualitária, e todos unidos pelo bem comum, nesse caso, em torno da música. Sabíamos que seria uma semana de muito trabalho com muito compartilhamento e de ressignificados. Sairemos de Londrina, modificados.”
Sobre o maestro
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou entre 2006 e 2014 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais e concertos no Brasil e exterior. Participou de Masterclasses em violino, canto, regência orquestral e coral com professores e maestros renomados como Raul Munguia (EUA), Washington Oliveira (Alemanha/Brasil), Davi Arontes (México), Valeria Mattos, Simon Phipps (Suécia), Philip Lawson (inglaterra), Mario Assef, Eduardo Morelembaum, Roberto Tibiriçá, Fábio Mechetti e Isaac karabtchevisk. Esteve a frente como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2013. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.
ASSINATURA
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.