A partir deste sábado (13 de julho), tem início a maratona musical e pedagógica do 44º Festival Internacional de Música de Londrina. Além da programação artística em diversos espaços da cidade, as atividades formativas deste ano contarão com a presença de 600 alunos e 900 inscrições nos 37 cursos, oficinas, masterclasses e workshops ministrados por 32 renomados professores brasileiros, italianos e venezuelanos.
A entrega das credenciais será a partir das 14h30 no Colégio de Aplicação (Rua Piauí, 720), e algumas aulas começam já no domingo (14) na AML Cultural, Colégio de Aplicação, Divisão de Artes Cênicas e Colégio Marcelino Champagnat.
“Estou muito feliz com a vinda de alunos de todas as regiões do Brasil. Temos uma predominância das regiões Sudeste e Sul, com Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas temos também jovens da Bahia, Minas Gerais, Pará, e outros estados como Tocantins e Amazonas”, revela a coordenadora geral do evento, Magali Kleber.
Magali fala da presença de participante vindo da Alemanha direto para a sala de aula, um dado que reforça o FIML como referência na educação musical. “É uma felicidade poder acolher esses alunos, demonstrando o sucesso e importância do festival para a formação dos músicos da nova geração que vêm a Londrina em busca de conhecimento e novas ideias.”
A várias mãos
A entidade mantenedora do festival, a Associação de Amigos do FIML tem buscado o protagonismo na realização do evento. “A diretoria tem participado das atividades executivas, mas a viabilidade deste projeto pedagógico foi possível graças ao trabalho dos professores que compactuaram com a proposta, e também à nossa equipe de produção totalmente comprometida com o festival”, finaliza a coordenadora.
Promoção
A 44ª edição do FIML é promovida pela Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura.
Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic).
Lei Federal de Incentivo à Cultura: Ministério da Cultura/Governo Federal. Patrocínio: Unimed Londrina; Consórcio União; Grupo Marajó; Husker; Sanepar.
Patrocínio Direto: Itaipu Binacional
Apoio Direto: Secretaria de Estado do Turismo
Apoio Institucional: Universidade Estadual de Londrina, Sinpro Londrina, Rádio UEL FM, IBravissimi, Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, MK Cultura Arte, Ópera Por que não?.
Apoio: Escola IEIJI, Casa de Cultura UEL, Colégio de Aplicação UEL, Cultural Inglês e Espanhol, Sonkey Instrumentos Musicais, Associação Médica de Londrina, Hotel Crystal, Crillon Palace Hotel, Folha de Londrina, Pajolla Mídia.
Projetos Sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente (Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS) Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.