Descrição
Curso de aprofundamento técnico e artístico para alunos com no mínimo três anos de prática em flauta doce (quinteto: flautas doces soprano, contralto, tenor, baixo e/ou sopranino). O repertório abrangerá danças renascentistas e barrocas, sonatas de Handel, temas de música popular e atividades de criação e improvisação. Serão trabalhados aspectos expressivos, estilísticos e técnicos da performance, com ênfase na articulação, afinação, fraseado e escuta em grupo. O curso também estimulará a criação musical por meio da improvisação com base na escala pentatônica de Sol maior.
Público Alvo: Crianças a partir de 8/9 anos com 3 ou mais anos de prática em flauta doce e leitura musical.
Pré-requisitos: Tocar 3 ou mais anos de prática em flauta doce e leitura musical.
Tocar (e levar) flautas doces diversas (sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo);
Pasta com partituras, lápis e estante;
Vontade de criar e experimentar musicalmente.
Objetivos:
Desenvolver a expressividade e fluência técnica na flauta doce;
Interpretar repertório de diferentes épocas e estilos: Renascentismo, Barroco e Música Popular;
Ampliar o conhecimento estilístico e histórico sobre os repertórios abordados;
Criar e improvisar frases musicais utilizando a escala pentatônica de Sol maior;
Aprimorar a escuta musical em grupo e o senso de afinação;
Desenvolver autonomia e consciência musical no estudo individual.
Danças renascentistas e barrocas;
Sonatas de G.F. Handel (ex: Sonata em Fá maior, Si bemol maior);
Temas de música popular brasileira e mundial arranjados para flauta doce;
Músicas folclóricas em arranjos mais elaborados.
Articulações simples e compostas (T, D, R, DT, TD, DR);
Respiração e controle de dinâmica;
Fraseado barroco e estilização histórica;
Leitura em diferentes compassos (2/4, 3/4, 6/8, C);
Introdução à ornamentação barroca.
Escala pentatônica de Sol maior (G, A, B, D, E);
Criação de frases e diálogos musicais sobre ostinatos rítmicos ou harmônicos;
Improvisações guiadas em grupo (solo e acompanhamento com flautas ou percussão corporal);
Introdução à forma ABA e variação melódica.
Flauta doce soprano com digitação barroca;
Pasta para partituras;
Estante para partitura (se tiver).
Grupo de crianças e adolescentes tocando arranjos para flauta doce:
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
Bate-papo Maratona Flauta e Fole
https://www.youtube.com/watch?
Concerto com crianças e adolescentes:
https://www.youtube.com/watch?