PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

05 A 11 DE DEZEMBRO DE 2021

Antes de se inscrever acesse a página “Inscrições” para ler as normas para  descontos e isenção das taxas de inscrição e obtenha um cupom de desconto.

Ver

Antes de realizar a inscrição, leia as informações sobre o curso,  os requisitos para participação e público alvo,  observe os dias  e horários e anote antes  pois muitos horários são coincidentes.

Todos os cursos são online com exceção dos cursos:  Violino | Masterclass e Quaternaglia Guitar Quartet | Workshop
Aproveite as aulas durante o 41º FIML! O conteúdo não estará disponível posteriormente.

Clique no nome do professor para ler o currículo.

As musicalidades indígenas em processos educativos

Professora : Magda Pucci 
Convidados:  Djuena Tikuna e Diego Janatã, Coletivo Fulni-ô e Andeson Cleomar dos Santos
Datas: 6 a 10 de Dezembro
Horário: 10 – 12h | C.H.: 10 horas

O curso “As musicalidades indígenas em processos educativos” é uma introdução sobre as expressões sonoras de alguns povos indígenas, estimulando o conhecimento e a reflexão sobre as culturas indígenas em um âmbito artístico e antropológico. Apresenta parte da grande diversidade cultural, a partir de diálogos interculturais com músicos indígenas fortalecendo o protagonismo crescente dos povos originários.
Ler +

Educadores musicais, professores, músicos e interessados em geral

Nenhum, apenas interesse em conhecer as culturas dos povos indígenas.

R$50,00Leia mais

A pele e o tambor: Apagamentos, Resistência e Representatividade

Professor:  Otis Selimane 
Datas: 6 e  7 de Dezembro
Horário: 10h – 12h | C.H.: 4 horas

Uma crítica à depreciação das músicas de tambor nas diásporas e no seus territórios decorrente do processo de escravismo e doutrinação e ressurgimento do tambor enquanto ferramenta da manutenção da memória e identidade.

Músicos, Pesquisadores, Produtores, Arte-Educadores, Simpatizantes de Cultura Africana

Nenhum

R$30,00Leia mais

Música Popular Brasileira
Uma visão histórica e musical

Professor: Roberto Gnattali
Datas: 6 a  10 de Dezembro
Horário: 16h – 18h | C.H.: 10 horas

O curso está dividido em 5 sessões de duas horas em que serão intercalados assuntos de história da música e análise musical. Os tópicos descritos abaixo poderão, ou não, obedecer a ordem em que estão apresentados, cabendo ao professor reorganizá-los de acordo com o desenvolvimento das sessões. Serão reservados 20 a 30 minutos ao final de cada sessão para esclarecimentos e um desejável debate.
Ler +

Estudantes de música, músicos e interessados, em geral.

. Leitura de cifra de música popular, com extensões harmônicas até a 13ª
. Base em leitura de partitura
. Noções de análise musical
. Noções de harmonia funcional

R$50,00Leia mais

Dalcroze: musicalização ativa na pandemia

Professor : Iramar Eustachio Rodrigues
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 8h30 – 10h30 | C.H.: 10 horas

1)Serão abordados temas da linguagem musical como: Pulsação Musical, Métrica, Frases Musicais, Formas Musicais através das bases da Pedagogia Dalcroze e sua aplicação ao Ensino. Participação ativa.
2) Cada aluno deve ter consigo : uma Bola de Tênis ou de borracha, um lenço leve, 2 canudinhos de refrigerante, 2 pauzinhos de percussão ou duas colheres de pau
3) Participação constante em imagem (tela aberta).

Músicos, alunos de licenciatura em música, dança e teatro

Conhecimento básico de música

R$50,00Leia mais

Percepção Musical

NIVEL 1

Professora: Aída Machado
Datas: 6 a  11 de Dezembro
Horário: 8h30- 9h30 ou 15h30 – 16h30
C.H.: 6 horas

Percepção musical – Nível 1

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • caderno pautado de música
  • lápis e borracha

. Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical

Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica

R$30,00Leia mais

Percepção Musical

NIVEL2

Professora: Aída Machado
Datas: 6 a  11 de Dezembro
Horário: 10h- 11h ou 17h – 18h
C.H.: 6 horas

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.

Material necessário
. caderno pautado de música
. lápis e borracha

Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica

Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais

R$30,00Leia mais

Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?

Professora: Juciane Araldi Beltrame e Matheus Henrique da Fonsêca Barros
Datas: 8 e 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h | C.H.: 6 horas

Conceito de ensino remoto emergencial e seu entendimento como o mais apropriado para o período vivenciado;
Conceito de cultura participativa digital e suas reverberações no campo da Música/Ed. Musical (cultura participativa digital musical);
Ensino remoto emergencial e suas especificidades na prática do professor de música, encaminhando-se nas seguintes vertentes:
Ler +

Educadores musicais em geral

em breve

R$30,00Leia mais

Composição Instrumental

Professor : Rodrigo lima
Datas: 7 a 10 de Dezembro
Horário: 14h30 – 17h | C.H.: 10 horas

Uma abordagem composicional e analítica de práticas de escritura musical do passado e do presente. O objetivo é estabelecer uma breve perspectiva histórica da composição e suas processualidades em diferentes épocas, possibilitando ao aluno um contato com formas distintas e múltiplos princípios de organização.  Ler +

Compositoras, Compositores, Estudantes de composição, arranjadores e instrumentistas interessados em composição.

Links – Rodrigo Lima

– Site Oficial: http://www.rodrigolimacomposer.com
– Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/ContemporaryMusicBR/featured

Partituras
– Babel Score Contemporary Music – Paris.
https://www.babelscores.com/RodrigoLima

R$50,00Leia mais

Memórias e Escolhas de um Compositor

Professor : Ricardo Tacuchian
Datas: 6 e 8 de Dezembro
Horário: 16h – 18h | C.H.: 4 horas

Em duas sessões de 2 horas, divididas entre palestras e espaços para perguntas e/ou debates.

Instrumentistas, compositores, regentes e musicólogos

Estar vinculado em algum dos cursos referentes ao público alvo ou ter atividade ligada a uma destas especialidades.

R$30,00Leia mais

Arranjo para grupos vocais

Professor : André Protasio
Datas: 6 a 10 de Dezembro
Horário: 16h – 18h | C.H.: 10 horas

Aspectos históricos e análise de arranjos de 5 grupos vocais: Bando da Lua, Os Cariocas, MPB4, Boca Livre, BR6 e Equale. O objetivo é contextualizar a produção musical destes grupos, analisar os arranjos vocais e entender as modificações ocorridas nesse longo período, de 1930 a 2018. Esta oficina tem como ponto de partida a tese de Doutorado: Bando da Lua, os Cariocas e MPB4: transformações no arranjo vocal.
Aula 1: Bando da Lua
Aula 2: Os Cariocas
Aula 3: MPB4
Aula 4: Boca Livre
Aula 5: BR6 e Equale

cantores, regentes e arranjadores de corais e grupos vocais
músicos interessados em arranjo vocal

Leitura e escrita musical
Conhecimento básico de harmonia

R$50,00Leia mais

O ensaio coral

Técnica de regência e técnica vocal, organização dos ensaios, interação entre regente e pianista, e introdução à confecção de arranjos.

Professora: Maíra Ferreira, Juliana Ripke
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 8h30 – 10h30 | C.H.: 10 horas

Aspectos do ensaio coral: organização dos ensaios, interação entre regente e pianista, trabalho de técnica vocal e confecção de arranjos.
Ler +

Regentes, Pianistas, Educadores Musicais, Cantores.
(Estudantes e profissionais que atuam nestas áreas)

Leitura básica de partitura.

R$50,00Leia mais

Arranjo para Coro Infantil

Professora : Ana Paula Miqueletti
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 8h30 – 10h30 | C.H.: 10 horas

A proposta do curso é descrever aspectos técnico-musicais que permeiam a escrita de arranjos para coros infantis, suas especificidades e aplicações em diferentes contextos onde estão inseridos esses coros (escolas, projetos sociais, empresas, universidades, etc) tendo como principal entendimento uma proposta de arranjo coral, onde o regente é considerado um Educador Musical.
Metodologia: escuta e análise de arranjos corais de arranjadores/compositores nacionais e internacionais, escritos com diferentes técnicas (no máximo, a 2 vozes) e com diferentes tipos de acompanhamentos instrumentais.

Musicistas e músicos que tenham interesse na escrita para Coro Infantil.

Conhecimentos de teoria e leitura musical.

R$50,00Leia mais

Cultura Popular: música e afeto na escola

Professores: Lia Marchi
Guilherme Romanelli, Aorelio Domingues, Renata Mattar, Ana Maria Carvalho e Domingos Morais

Datas: 6  a 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h| C.H.: 15 horas

As festas, brincadeiras e cantigas das culturas populares formam um repertório fundamental para uma educação mais feliz, que nos permita construir uma comunidade escolar mais saudável.
Ler +

Aberto ao público em geral, com especial interesse para educadores e multiplicadores, estudantes de arte, agentes culturais de prefeituras, museus, casas de cultura, mães e pais, cuidadores de crianças e idosos.

Nenhum

Conheça projetos sobre cultura popular em: https://www.youtube.com/liamarchi

R$50,00Leia mais

Edu(comuni)cação Musical na era das novas mídias: aspectos cognitivos e sociais para uma prática pedagógica mais atenta à contemporaneidade

Professores: Eduardo Sahão
Datas: 7 e 8 dezembro
Horário: 10h30 – 12h30| C.H.: 4 horas

Frente à condição atual de uma sociedade midiatizada e imersa em plataformas tecnológicas e comunicacionais, torna-se basilar pensar em práticas pedagógicas e alternativas de educação musical que contemplem uma visão mais diligente e crítica acerca deste cenário. Este curso será espaço para reflexões sobre a atual capacidade de concentração frente à exposição excessiva às tecnologias; a interpretação da mensagem midiática frente à era da informação; o papel das tecnologias dentro – e fora – da sala de aula e os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e no fazer musicais.
Ler +

Estudantes de Licenciatura em Música
Educadores Musicais
Professores da Educação Básica e Superior
Pesquisadores na área da Educação Musical e Cognição Musical

R$30,00Leia mais

A biografia de Villa-Lobos por Eero Tarasti, relato de uma tradução

LIVE

Paulo de Tarso Salles
Datas: 9 de Dezembro
Horário: 16h30 – 18h

ASSISTA

O processo de tradução da biografia de Villa-Lobos escrita por Eero Tarasti em 1976, publicada na Finlândia em 1987 e traduzida para o inglês em 1995. Aspectos da atualidade desse trabalho em relação às pesquisas mais recentes sobre o compositor.

Terá transmissão ao vivo no canal do Youtube do Festival
(para lives não fornecemos certificado de participação)

Quaternaglia Guitar Quartet

workshop

PRESENCIAL

Professores: Quaternaglia Guitar Quartet
Datas: 6 de Dezembro
Horário: 9h30 – 12h30 | C.H.: 3 horas
Local: Hotel  Slaviero –  Sala Júlio Ribeiro – R. Goiás, 877 – Centro

Haverá oportunidade dos instrumentistas tocarem peças.
Pretende-se abordar a temas como:
1) Música de Câmara em tempos de pandemia: estratégias e métodos para estudo, ensaios e gravações. Como a tecnologia pode auxiliar a preparação de obras e programas;
2) 30 anos do Quaternaglia (que serão celebrados em 2022) – relatos um sobre a história do Grupo, o que envolve também métodos de ensaio, estudo, gravação, escolha de repertório etc.
3. Temas ou ideias sugeridas pelos participantes.

R$30,00Leia mais

Masterclass Violino

PRESENCIAL

Leonardo Jaffé
Datas: 9 e 10 de Dezembro
Horário: 9h – 12h e 14h – 17h | C.H.: 12 horas
Local: Hotel  Slaviero –  Sala Júlio Ribeiro – R. Goiás, 877 – Centro

Dia 9 de dezembro,  as 9h,  encontro com todos interessados para organização de masterclass e aulas individuais.

Para quem gosta e sabe tocar violino independente do nível.

R$60,00Leia mais

Método Jaffé para o ensino Coletivo de Corda

Professora : Renata Jaffé
Datas: 6 e 8 de Dezembro
Horário: 10h – 12h | C.H.: 4 horas

Durante dois encontros de duas horas cada falaremos sobre o Método Jaffé para o Ensino Coletivo de Cordas, pioneiro no ensino coletivo de cordas no Brasil.
No primeiro encontro, um histórico desde sua criação em 1974 até os dias de hoje.
No segundo encontro, técnicas de ensino e singularidades do Método Jaffé, sendo ambas as sessões com espaço para perguntas.

Educadores musicais e estudantes de licenciatura em música

R$30,00Leia mais

Desfrutando de aprender tudo sobre o violino

Vive a experiência Online igual as aulas presenciais.

Professora: Carla Rincon
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 9h – 11h | C.H.: 10 horas

Todo o relacionado ao violino; Postura correta, estratégias de estudo, programa de musica sequencial, porque e como estudar escalas, planos de carreira e como pensar o futuro musical.

Todos os níveis de violinistas.

Interesse no violino

R$50,00Leia mais

Viola

Professora : Flávia Motta
Datas: 6 a 10 de Dezembro
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas

O curso abrange desde alunos iniciantes até avançados, com conteúdos adaptados de acordo com o nível em que o aluno se encontra. No primeiro dia de aula o cronograma será definido de acordo com o número de inscritos e nível dos estudantes. Pontos que serão desenvolvidos durante o curso:
Ler +

Violistas. Também são bem vindos como ouvintes, alunos de outros instrumentos interessados nos temas que serão trabalhados.

O curso é aberto a violistas de todos os níveis de formação.

Alguns links de concertos de música de câmara:
– Brahms: Duas canções para viola, mezzo soprano e piano com Eliane Coelho, Gustavo Carvalho e Flávia Motta
https://www.youtube.com/watch?v=ntXQuw8h6Rw&t=551s
– Dora Pejaceviç: Quarteto com piano em Ré menor com o Quarteto Boulanger
https://www.youtube.com/watch?v=dZy81a57JYQ&t=240
– Harry Crowl : Folhagens dedicada ao Quarteto Boulanger
https://www.youtube.com/watch?v=gp4UujgTmjk
– Piazzolla e Pugliese, série Filarmônica em Câmara, quinteto de cordas: Rodrigo Oliveira e Gideoni Loamir (violinos), Flávia Motta (viola), Wilian Neres (cello) e Pablo Guínez (contrabaixo) *último grupo do concerto
https://www.youtube.com/watch?v=zdqBBbBDF5Q&list=PLVEiCx56jyvJ7rcDWF_6zY0L5qyL7zuWW&index=3&t=2336s
– Beethoven : Quarteto de cordas nº 11 em fá menor, op. 95, “Serioso” Hyu-Kyung Jung e Laura von Atzingen (violinos), Flávia Motta (viola) e Lina Radovanovic (cello)
https://www.youtube.com/watch?v=Pve3XOcqzN4&list=PLVEiCx56jyvLChqlHE8ZnvEgTjeWWSijB&index=16&t=1747s

R$50,00Leia mais

Contrabaixo Acústico

Professor : Ana Valéria Poles
Datas: 6 dez : 9h -12h
10 e 12 dez : 10h-12h | C.H.: 7 horas

Aprendizado do sistema de arcadas e golpes de arco em escalas e arpejos para contrabaixo
(www.tipografiamusical.com.br)

  • Repertório orquestral
  • Repertório solístico

Alunos e profissionais contrabaixistas

Saber tocar contrabaixo
Saber ler partitura

https://www.youtube.com/watch?v=YFPQHRElVdU
(Instrumentos de Orquestra – Contrabaixo)

R$50,00Leia mais

Violoncelo

Professora : Kátia Ferreira
Datas:  6 a 10 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h30 | C.H.: 10 horas

As aulas tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de estudantes de violoncelo, e serão ministradas para alunos Executantes e Ouvintes.
As aulas dos Executantes serão individuais e terão entre 20 e 40min de duração cada (esse tempo pode variar conforme o número de inscritos).
Os Ouvintes deverão participar assistindo às aulas.
No último dia (sexta 10/12), haverá uma sessão com Perguntas e Respostas com tema livre onde poderemos discutir qualquer tema de interesse dos alunos. Também nesse dia haverá uma apresentação onde cada aluno apresentará uma peça trabalhada durante o festival, com comentários dos outros colegas.

Estudantes de violoncelo de nível iniciante, médio ou avançado.

Ter o instrumento Violoncelo

R$50,00Leia mais

A Origem do Pandeiro Brasileiro

Professor : André Vercelino 
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas

Nesta oficina será abordado o instrumento de percussão – Pandeiro
Relatando uma breve retrospectiva histórica do instrumento em várias culturas do mundo e sua chegada ao Brasil, onde se estabelece como um dos principais instrumentos de percussão com linguagem e técnicas próprias.
Será abordado também as técnicas e ritmos específicos do instrumento tais como: Choro, Maxixe, Samba entre outros.

Músicos Percussionistas ( iniciantes e intermediário), músicos de outras áreas de atuação interessados a conhecer o instrumento

Domínio mínimo do instrumento

https://www.youtube.com/channel/UCoV-usX7GOGPc_NWkrGvYlQ

R$50,00Leia mais

Oficina de percussão e ritmos brasileiros

Professor : Lino Amorim e Thais Bezerra
Datas:  6 – 10 de Dezembro
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas

A oficina de percussão e Rimos Brasileiros terá como ponto de partida o repertório carnavalesco e o ensino e aprendizagem em aulas coletivas. O carnaval no Brasil tem uma ligação muito forte com os instrumento de percussão. Os tambores principalmente das nações de maracatu, blocos afros e escolas de samba se espalharam por diversos grupos no mundo inteiro. Praticaremos linhas rítmicas presentes nos seguinte gêneros musicais: Marchinha, Samba, Ijexá, Samba-reggae, Maracatu de Baque Virado. Os instrumentos a serem utilizados na aula serão: surdo, caixa, xequerê e agogô.

Interessades por ensino e aprendizagem de instrumentos de percussão, ritmos brasileiros, bloco de carnaval

Ter disponibilidade de participar todos os dias do curso.

#TáNoBatuqueNoYoutube, uma série de videoaulas para quem quer ter o primeiro contato com instrumentos de percussão!

R$50,00Leia mais

Recursos interpretativos e um panorama histórico do acordeon no Brasil

Professor : Matheus Kleber
Datas: 6,7,8 e 10 de Dezembro
Horário: 16h – 18h | C.H.: 8 horas

Conteúdo geral:
– Padrões rítmicos de gêneros populares brasileiros.
– Técnicas de acompanhamento.
– Acentuações e articulações melódicas.
– Timbres e Registros: Os sons estridentes das festas populares e os sons “aveludados” dos instrumentos cassotos.
– Adaptações e arranjos para acordeon solo.
– Gêneros musicais gaúchos e nordestinos. Origens, semelhanças e diferenças.
– Um breve panorama histórico do acordeon no Brasil.
– Chiquinho do Acordeon: principais obras e o sistema de performance em torno da Rádio Nacional

Estudantes de acordeon de diversos níveis.

As aulas serão realizadas remotamente de maneira síncrona nos dias 6, 7, 8 e 10 de dezembro, das 16 às 18h. Os alunos devem estar em local com uma boa conexão à internet e com um acordeon para realizarem as atividades práticas.

Preparar uma música do seu repertório no acordeon para ser apresentada aos colegas.

R$50,00Leia mais

Percussão

Professor : Ari Colares
Datas: 8 – 11 de Dezembro
Horário: 10h – 12h30 | C.H.: 10 horas

O Brasil está repleto de expressões culturais, com musicalidades e corporalidades de uma diversidade sem igual. Somos reconhecidos mundialmente por essa diversidade. Porém, muito pouco dessa riqueza é praticada no ambiente acadêmico.
Este curso tem o objetivo de apresentar um panorama dessa diversidade, proporcionando ao participante um mergulho prático nas estruturas rítmicas de diferentes gêneros brasileiros, incluindo melodias e a corporalidade de cada ritmo praticado. Fundamentos técnicos dos principais instrumentos de percussão farão parte do conteúdo apresentado. Também serão propostos exercícios de criação a partir das estruturas rítmicas elementares, como forma de apontar para o caminho criativo que se pode trilhar a partir dos elementos tradicionais.

Músicos (de qualquer instrumento), dançarinos(as), arte-educadores(as), profissionais ou estudantes.

Não é necessário nenhum pré-requisito especial. Basta ter interesse pelo tema.
Cada participante do curso precisa ter instrumentos de percussão para poder praticar o conteúdo: algum tambor de mão, do tipo atabaque ou similar, pandeiro, ganzá, tamborim e um par de baquetas. Se não tiver o instrumento real, pode improvisar com objetos!

R$50,00Leia mais

Piano popular: improvisação e criação

Professor : Mateus Gonsales
Datas: 6 –  10 de Dezembro
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas

PRÁTICA DE IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA BRASILEIRA e JAZZ
O curso tem como objetivo trabalhar com pianistas interessados em desenvolver a técnica de improvisação na música instrumental brasileira e no Jazz.
Os seguintes conteúdos técnicos serão trabalhados:
escala/acorde, abertura de acordes (voicing), padrões rítmicos (“levadas”), Harmonia(função harmonica), processos de variação e desenvolvimento melódico-rítmico.

Pianistas, tecladistas e músicos (instrumentistas) e estudantes de música.

Leitura musical na Clave de sol e conhecimento básico em Cifras.

R$50,00Leia mais

Flauta Transversal

Professora : Andrea Ernest Dias
Datas: 6 a 10 de Dezembro
Horário: 10h30 – 12h30 | C.H.: 10 horas

Abordagem técnica e estilística da flauta na música instrumental brasileira; exemplos musicais do século 19 aos dias atuais, em obras de compositores eruditos e populares.

Audições individuais comentadas, em formato master-class, de até seis (6)inscritos por encontro, por cerca de quinze (15) minutos cada, em cinco (5) encontros de 2h. Vagas limitadas a 30 estudantes, As partituras estarão disponíveis no site do FIML, para escolha dos participantes. Outras composições e autores poderão ser ouvidos, contanto que sejam brasileiros e tenham a ver com o conteúdo do curso. Para tal, o participante deverá informar antecipadamente que obra pretende tocar, enviando a partitura para o e-mail andreaernest@gmail.com

Ler +

Estudantes de flauta transversal

Desenvoltura no instrumento nos níveis básico, intermediário e avançado. As peças escolhidas devem estar previamente preparadas.

Serão disponibilizados após a inscrição

R$50,00Leia mais

Jazz e MPB

Professores : Alexandre Ribeiro, Hercules Gomes, Sidiel Vieira, Sérgio Reze
Datas: 6 a 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas

A oficina de pratica de Jazz e MPB deste ano terá um enfoque na música popular brasileira e seus estilos mais característicos. Será apresentado de forma cronológica, um panorama da sua evolução observando, ao longo do percurso, as influências absorvidas do jazz por meio de um de seus pilares básicos que é a pratica da improvisação e do diálogo espontâneo entre os músicos durante a performance musical.
Para isto, os professores se reuniram em estúdio, sem previamente ensaiar, repetindo o processo que se deu em tantas sessões genuínas de jazz. E neste encontro, registrado em vídeo, tocaram e gravaram exemplos de estilos diferentes da nossa música para serem mostrados e analisados sob seus diversos aspectos durante as aulas.
Ler +

Músicos e estudantes de música em geral interessados no tema.

Conhecimento Básico de algum instrumento e ou canto
Leitura musical básica

R$60,00Leia mais

Oficina de Choro | Água de Moringa

Professores : Rui Alvim, Jayme Vignoli, Marcílio Lopes, Luiz Flavio Alcofra, Josimar Carneiro e André Boxexa.
Datas: 6 – 10 de Dezembro
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas

Nessa edição da Oficina de Choro do Festival de Londrina, o Água de Moringa reúne compositores, estilos, ritmos e subgêneros em seis (6) aulas sobre construção de repertório, práticas de arranjo, ensaio, gravação e produção, técnica instrumental aplicada, harmonia etc.
Ler +

Instrumentistas, estudantes de música, arranjadores, pesquisadores, compositores e produtores, com interesse na prática do Choro como gênero e estilo e em seus elementos constituintes como ferramenta de didática musical.

A dinâmica dos encontros buscará atender a todos os níveis de desenvolvimento técnico e teórico, de acordo com as demandas individuais e buscando aprofundar conteúdos já dominados pelos participantes. Leitura musical inicial, conhecimento do sistema de cifras, além de desenvoltura básica no instrumento poderão ser exigidos em determinados exemplos ou trechos do programa, conforme a evolução das atividades.

R$60,00Leia mais

Educação Somática para músicos_ práticas de mindful_movement e reeducação do movimento e da postura na formação do músico educador

Professora :Débora Beckner
Datas: 6, 8 e 10 de Dezembro
Horário: 8h30 – 10h30 | C.H.: 6 horas

Este curso visa oportunizar o músico educador á vivênciar um repertório de movimentos e alinhamentos posturais baseados no campo teórico e prático da Educação Somática( mindfulmovement, eutonia,ginástica holistica, feldenkrais, alexander), que são integradores e facilitadores do fazer musical a partir da percepções corporais e da consciência pelo movimento.
Este trabalho é realizado com materiais simples e caseiros como bolo de tênis, toalhas de banho, escovas etc
Após o professor vivenciar os movimentos posturais , de respiração, flexibilidade, relaxamento e alivio de dores, consciência corporal em seu próprio corpo, poderá aplicar imediatamente em suas aulas para seus alunos, além de desfrutar dos efeitos do trabalho em seu próprio corpo.
A proposta também traz uma sequencia de movimentos para o desenvolvimento da performance musical.
A prática da Educação Somática é aplicada há decádas na Europa e esta inserida no contexto da Saude e auto-cuidado do músico.

Musicos, cantores, instrumentistas, estudantes de musica, musico-professor e interessados.

Possuir material ( 2 bolas de tênis usadas , uma colher de pau, uma toalha de banho e uma toalha de rosto.
Fazer a prática em ambiente tranquilo.
Manter a camêra aberta durante a aula.

R$30,00Leia mais

Patrocinadores