A ópera italiana, um dos mais expressivos e emocionantes gêneros da arte musical, é atração do FIML nesta sexta-feira, no Teatro Ouro Verde

Para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebrados neste ano, o 44º Festival Internacional de Música de Londrina organizou um Concerto de Gala para sexta-feira (19), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, reunindo professores, alunos e instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UEL para apresentar uma joia da cultura musical mundial: a ópera italiana.

O repertório conta com peças que vão desde o erudito (árias, duetos e coros de ópera) ao popular, atravessando os gêneros de Música de Câmara, canções da época de ouro do cancioneiro napolitano e do tradicional Festival de Sanremo. Todos os números musicais são conhecidos do público e estão na memória de brasileiros e italianos.

“O Concerto de Gala em comemoração aos 150 anos da imigração italiana integrará cantores alunos do Festival que também participaram do Projeto Ópera Por Que Não?, com a iniciativa de I Bravissimi. Instrumentistas da Osuel serão convidados para fazerem os solos instrumentais e incidentais em peças cantadas”, conta a soprano Márcia Kaiser, professora do Curso de Canto Lírico.

No piano e na direção musical estará o maestro italiano nascido em Milão, Massimiliano Carraro, que também é um dos professores de regência do festival.

Músicos

O Concerto de Gala em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil vai contar com as sopranos Marcia Kaiser, Havila Porto, Keidma Juliana e Larissa Menezes; os tenores João Miguel e Victor Terra; o barítono Douglas Tizziani; violino: Elio Orio; oboé: Marcos Aquino; piano: Massimiliano Carraro; coro formado por alunos de canto do Festival e do Projeto Ópera, por que não?; direção Musical: Marcia Kaiser e Massimiliano Carraro; direção artística: Eduardo Sahão e Hylea Ferraz.

A Chegada dos Italianos

Em 21 de fevereiro de 1874, o navio “La Sofia”, com quase 400 imigrantes a bordo, atracou no porto de Vitória (ES), marcando o início oficial da imigração italiana no Brasil. Estima-se que hoje cerca de 25 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana, o que representa uma parte significativa da população do país.

Marcia Kaiser:

Soprano, doutora em Música com ênfase em Musicologia, Marcia Kaiser atua como solista e protagonista em concertos e óperas no Brasil. Cantou em alguns outros países, tais como Itália, Polônia, Espanha, Rússia, Bélgica, Paraguai e Estados Unidos, onde fez o Concerto do Projeto Goals for Life, idealizado por Pelé e o Hospital Pequeno Príncipe e realizado no Gotham Hall, em Nova Iorque. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente em concerto didático, ópera, concerto cênico, história da música ocidental, dramaturgia musical, filologia musical, edição crítica, sistema produtivo do teatro d’ópera e documentação para bens musicais. No Teatro Musical tem se apresentado em tributos sinfônicos a grandes bandas, tais como QUEEN Symphonic Tribute e ABBA Musical Dance e musicais temáticos voltados para o público adulto e infantil.

Massimiliano Carraro:

Maestro italiano com atuação em ópera, concerto lírico-sinfônico e direção musical. Formado em Pianoforte, Órgão e Composição Organística, Cravo, Composição, Direção de Orquestra, Direção de Coro e Canto Coral, Polifonia Vocal e Instrumentação para Banda Sinfônica. Gravou vários CDs, dirigiu diversas óperas no Brasil, Japão e Itália. Presidente e integrante de Concursos Internacionais de Música, maestro convidado no Teatro Guaíra para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Londrina no Festival Internacional de Londrina.

Agenda:

44º FIML – Marajó apresenta: Concerto de Gala, Ópera italiana

Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana

Quando: sexta-feira (19)

Onde: Teatro Ouro Verde

Horário: 20h30

Ingressos 

Assinatura 44º FIML

A 44ª edição do FIML é promovida pela Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic).

Lei Federal de Incentivo à Cultura: Ministério da Cultura/Governo Federal. Patrocínio: Unimed Londrina; Consórcio União; Grupo Marajó; Husker; Sanepar.

Patrocínio Direto: Itaipu Binacional

Apoio Direto: Secretaria de Estado do Turismo

Apoio Institucional: Universidade Estadual de Londrina, Sinpro Londrina, Rádio UEL FM, IBravissimi, Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, MK Cultura Arte, Ópera Por que não?.

Apoio: Escola IEIJI, Casa de Cultura UEL, Colégio de Aplicação UEL, Cultural Inglês e Espanhol, Sonkey Instrumentos Musicais, Associação Médica de Londrina, Hotel Crystal, Crillon Palace Hotel, Folha de Londrina, Pajolla Mídia.

Projetos Sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente (Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS) Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.