Quarteto de cordas formada por professores do Brasil e Venezuela fazem concerto imperdível nesta sexta

A programação do 44º Festival Internacional de Música de Londrina destaca a junção de professores de cordas para uma apresentação que celebra a música, nesta sexta-feira (19) às 18h30 no AML Cultural, em frente à Concha Acústica. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.

Com um repertório eclético que vai do tango argentino ao baião do sertão brasileiro, com obras de Piazzolla, Ernani Aguiar e Arensky. “É a primeira vez que esses músicos se apresentam juntos, então esperamos uma noite com muito brilho, com instrumentistas de grande qualidade musical, grandes instrumentistas”, reforça a professora venezuelana Carla Rincon, articuladora do encontro.

Maria Fernanda Montero (violino)

Uma das mais proeminentes violinistas venezuelanas atualmente dedicada à atuação e ao ensino. Spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas com estudos de musicologia na Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela. Graduada em violin pela Associated Board of the Royal Schools of Music da Inglaterra. Solista convidada de orquestras venezuelanas, amplamente reconhecida por seu trabalho no campo da educação musical infantil na Venezuela como diretora e fundadora da Oficina de Iniciação Musical “Los Colores de la Música”. Em 2019, juntamente com a Prof. Adriana Virgüez, inaugurou o ACADEMIA DE CUERDAS CARACAS.

Adriana Cruz (viola)

Venezuelana, professora fundadora da cátedra de viola da Escuela de Música Mozarteum Caracas. Reconhecida intérprete de música de câmara, começou seus estudos de viola com a professora Penélope Knuth e o professor José Manuel Román. Fez parte da Orquesta de Câmara Freixenet da Escuela Superior de Música Reina Sofía com quem fez turnês na Espanha, e gravou discos, entre eles “Octeto de Mendelssohn” dirigido pelo maestro Zubin Mehta.

Seu regresso à Venezuela em 1998 foi marcado por intenso trabalho pedagógico, formando jovens violistas com bolsas em vários países.

Júlio Possete (violoncelo)

Mestre em Performance em Música, formado na classe do Dr. Fábio Soren Presgrave na UFRN. Desde 1998 no Projeto Guri onde atua como Supervisor Educacional de cordas friccionadas. Professor de violoncelo, efetivo na Escola de Artes Jupyra Cunha Marcondes a mais de 10 anos. Foi pesquisador da FUNARTE em parceria com UFRJ nos programas SINOS e Arte de Todas Gente, atuando tanto em Caravanas até escrever Curso on-line de Violoncelo publicação também na Arte de Toda a Gente FUNARTE/UFRJ. Fundador do JupGraves, grupo de violoncelos e contrabaixos, com Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, em 2017, difundindo ecleticamente música com essa formação.

Rodrigo Fávao (contrabaixo)

Rodrigo Favaro é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB); membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio. Mestre em Performance Musical com especialização em Repertórios Solista e Orquestral, pela Haute École de Musique, de Genève_-Suíça) em 2006, sob orientação de Francesco Petracchi. Bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP-São Paulo) orientação de Valerie Albright. Foi professor no Festival Internacional de Música do Pará; Festival Internacional de Música de  Londrina; Festival Internacional de Música de Barra Mansa além de diversas oficinas e masterclasses.

Assinatura 44º FIML

A 44ª edição do FIML é promovida pela Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic).

Lei Federal de Incentivo à Cultura: Ministério da Cultura/Governo Federal. Patrocínio: Unimed Londrina; Consórcio União; Grupo Marajó; Husker; Sanepar.

Patrocínio Direto: Itaipu Binacional

Apoio Direto: Secretaria de Estado do Turismo

Apoio Institucional: Universidade Estadual de Londrina, Sinpro Londrina, Rádio UEL FM, IBravissimi, Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, MK Cultura Arte, Ópera Por que não?.

Apoio: Escola IEIJI, Casa de Cultura UEL, Colégio de Aplicação UEL, Cultural Inglês e Espanhol, Sonkey Instrumentos Musicais, Associação Médica de Londrina, Hotel Crystal, Crillon Palace Hotel, Folha de Londrina, Pajolla Mídia.

Projetos Sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente (Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS) Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.

AML Cultural

Horário: 18h30

Circuito Pé Vermelho – 90 anos de Londrina

Encontros Latino-Americanos

Maria Fernanda Montero(violino), Adriana Cruz (viola), Julio Possete (violoncelo), Rodrigo Fávaro (contrabaixo)

Ingressos