E O FESTIVAL CONTINUA ♫ | INCUBADORA DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE LONDRINA
PROJETO “INCUBADORA DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE LONDRINA”
Projeto piloto de Ação Formativa, cuja área cultural predominante é a Música, englobando a formação musical, performance e formação de educadores e produtores musicais.
O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) participa do presente projeto piloto, na modalidade de incubadora da Escola Municipal de Música de Londrina, ofertando, em um primeiro momento, oito cursos a saber: Banda de Garagem, Bateria, Guitarra, Violão, Contrabaixo, Piano, Teclado e Técnica Vocal.
Tal proposição vem atender aos anseios da comunidade londrinense no sentido de criar as condições de uma proposta de educação musical inclusiva de forma estruturada, proposta da Incubadora. O projeto piloto contara com a parceria da AML (Associação Médica de Londrina) e também Vila Cultural Tangara.
Local: Todos os cursos serão realizados na AML Cultural – Associação Médica de Londrina. R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130.
Dias e horário: Todas às segundas-feiras, das 14h às 16h.
Inicio das aulas: 02 de Outubro
Duração: dois meses e meio (Out, Nov e Dez/2023).
CURSOS
A inscrição deve ser realizada no curso Banda de Garagem e também no curso de Instrumento. A inscrição realizada apenas no curso Banda de Garagem não será efetivada.
As vagas são limitadas e já estão esgotadas.
Informamos que após duas faltas consecutivas o aluno perderá a vaga na banda de garagem e esta será oferecida para outro aluno da lista de cadastro reserva.
Caso não haja mais vagas para o curso do seu interesse preencha o formulário abaixo para entrar na lista de reserva de vagas
Este curso priorizará o fazer musical em conjunto e é aberto a todos os instrumentos e estilos. Os alunos terão a oportunidade vivenciar um ambiente musical enriquecedor, de trabalho em grupo, onde a música será o principal meio de se expressar.
Além disso, com o auxilio de professores experientes, os alunos poderão aprimorar e aplicar a parte técnica de seu instrumento, perceber sua função dentro do conjunto, envolver-se em uma rotina de ensaios, compreender a estruturação e rearranjar as músicas do repertório escolhido, além de colaborar e participar de um show.
Os instrumentos teclado, guitarra, violão, contrabaixo, bateria e técnica vocal contarão, cada um deles, com um professor especialista. Ainda que haja algum instrumentista que toque um instrumento diferente dos que foram citados acima e que queira participar do curso, estes serão bem-vindos e terão o auxílio dos professores, mesmo que não seja a especialidade do professor.
Professores: Elthon Dias, Gabriel Zara, Fernando M. Gouvêia, Gustavo Gorla, Maria Kyoko Arai Watanabe e Fabrício Fonseca
Prática de Jazz e MPB
Como foi no ano passado teremos novamente um festival presencial, após os anos “virtuais” devido às restrições impostas pela pandemia, e com ele a possibilidade do encontro!
A Oficina de Jazz e MPB deste ano terá o foco no que há de mais essencial no fazer musical: tocar juntos, ao vivo, de corpo presente.
Não há experiência musical mais verdadeira, enriquecedora, construtiva, gostosa e agregadora do que esta que é a mais eficiente para o desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas de um músico.
E com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades de cada músico para a execução musical em conjunto, abordaremos aspectos essenciais como:
– Entender perfeitamente e internalizar a forma/estrutura do tema a ser tocado, sua melodia, harmonia e possibilidades rítmicas.
Somente com esse entendimento prévio cada músico no grupo poderá, através do seu instrumento, criar e executar a sua parte com pleno potencial agregando beleza ao todo.
– A partir deste entendimento, ouvir o outro e tocar “para a música”, extraindo com criatividade o melhor de seu instrumento e criando frases e sonoridades que se encaixem e sejam complementares ao que cada um dos outros instrumentos no grupo esteja executando.
Através deste encaixe, o resultado final, o todo, ficará maior do que a soma das partes e a mágica e encantamento com a alquimia sonora acontecerão trazendo uma experiência singular e rara de acontecer.
O material musical tem que ser inspirador e por isso preparamos um repertório rico, variado e muito estimulante, composto de pérolas da Música Brasileira e do Jazz que está disponibilizado desde já. Assim, os inscritos no curso poderão conhecer previamente as músicas que desejam tocar e ir praticando antecipadamente, o que trará um melhor aproveitamento do curso.
Esperamos vocês para tocar e cantar com a gente!
Gabriel Zara
Possui graduação em música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e mestrado em música pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atua como Contrabaixista, Arranjador e Professor de Educação Musical.
Foi baixista da Big Band Paranavaí entre 2000 e 2018. Com a mesma tocou em inúmeras cidades e nos principais teatros do estado do PR, além de Rio de Janeiro e São Paulo. Participou entre os anos 2000 – 2005 dos projetos “Comboio Cultural” e “Paranização”, promovido pela Secretária de Cultura do PR, tocando em mais de 60 cidades do estado, incluindo show no Teatro Guaíra.
Foi selecionado para integrar o DVD do FEMUCIC em 2008 com o duo formado com André Siqueira. Em 2009 foi selecionado para, com seu quarteto, apresentar sua música “Aí Tem Coisa” no mesmo festival. Em 2013 fez parte da comissão julgadora do 48°FEMUP. Em 2015 fez a direção musical e arranjos do CD “CANCIONAR”.
Em 2015, 2016 e 2020 foi professor do curso de contrabaixo elétrico/acústico e oficina de MPB e Jazz do 35º e 36° Festival de Música de Londrina.
Em 2022 apresentou-se na “5 ª Mostra de Música Instrumental – Ecos do Ingá” que homenageou o contrabaixo, sendo uma das atrações ao lado de grandes nomes como: Arismar do Espírito Santo, Guto Wirtti, Glauco Solter e Beto Viana.
Tem se dedicado na difusão de seu trabalho autoral denominado “Gabriel Zara – Power Groove Jazz” ao lado dos músicos André Siqueira (guitarra), Bruno Cotrim (bateria) e Fabrício Martins (piano).
Integra e/ou apresentou-se com inúmeros grupos, entre eles: Orquestra Sinfônica da UEL, Big Band Paranavaí, André Siqueira Quarteto, Vitor Gorni Big Band, Londrina Big Band, Septeto Reunion, Quarteto Descobertas, Toninho Ferragutti, Ivan Lins, Joyce Cândido, Acústico Blues Trio, JJ Jackson (EUA), Roberto Menescal, Carla CCasarin, Victor Biglione (RJ), Derico Sciotti (SP), Ilya Serov (EUA), Kenny Brown (EUA), Earl Thomas (EUA), Indayana, Marquinhos Diet, Tati Valle, Cluster Sisters, John Dukich (EUA), Paulinho Schoffen, Sivia Borba…
No curso “Banda de garagem”, as aulas direcionadas para baterista consistirá de aulas que vão desde o repertório, que será executado no show final, até técnicas de bateria de nível iniciante ao intermediário.
Serão lecionados assuntos como:
- Prática de banda
- Ritmos nacionais e internacionais
- Conduzindo a banda (pulso, metrônomo, dinâmica, e outros)
- Rudimentos (flans, paradidlle, single strokes, double strokes, e outros)
- Leitura de partitura
- Início à métodos mundiais de ritmos e técnicas parar a bateria
Professor: Elthon Dias
Elthon Dias
Nascido em Recife (PE), atua na esfera musical desde os 13 anos de idade como baterista profissional. Tocou em trios elétricos de bandas regionais (1994) e, em 1996, fez sua primeira apresentação internacional em Portugal, representando o estado da Paraíba e a música nordestina, com o cantor Amazan. Estudou na Unibanda (Unicamp) e no Conservatório de Tatuí. Atualmente, é músico, produtor e professor de bateria na cidade de Londrina (PR).
Tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como: BlackRio, Michael Pipoquinha, Thiago Do Espírito Santo, Arthur Maia, Celso Pixinga, Sérgio Groove, Ricky Furlani, Felipe Silveira, Di Melo, BNegão, Marcelo Teodoro entre outros. Participou dos grupos musicais: BR TRIO, Conexão Baixada, Ieda Cruz, Mateus Gonzales Trio e Cinemática. Hoje, na cidade de Londrina, lidera o projeto autoral de banda de Black Music, intitulada Black Dog Funk, fundada em 2013, e promove seu trabalho autoral de música instrumental, que leva seu nome, e tem um disco gravado intitulado “Até Aqui”.
CONTATOS
Email: elthondias1@hotmail.com
Insta: Elthondiassdrummer
Sergio Reze
Ser capaz de criar e executar um arranjo de bateria que valorize uma peça musical é o principal requisito para uma carreira profissional bem sucedida e próspera.
Neste curso vamos compartilhar minha experiência em mais de 100 discos gravados com diversos artistas passando da MPB ao Instrumental /Jazz.
Em cada uma das aulas serão apresentadas músicas onde criei e gravei os arranjos de bateria.
Vamos ouvir e comparar essas músicas da seguinte forma:
1 – A base sem a bateria
2- A base final com a bateria
3 – O arranjo da bateria valorizou a música?
Então, vou tocar junto com a base para mostrar ao vivo a execução e discutiremos cada aspecto envolvido na criação do arranjo:
- O primeiro contato com a música.
- A ativação da imaginação e projeção mental ( visualização) das primeiras ideias.
- O pleno entendimento da forma da música.
- A interpretação da partitura, nos casos em que é apresentada uma partitura.
- A técnica necessária para e executar e tornar reais as ideias musicais imaginadas.
- A escolha do set up de bateria, pratos, baquetas e outros elementos sonoros ideais para aquela música.
- Os processos de gravação no estúdio: Afinação da bateria, tipos de peles usadas, controle das ressonâncias na caixa, tambores e bumbo, microfones utilizados e posicionamento, etc.
Finalmente, os alunos que desejarem poderão sentar na bateria e tocar com a base, vivendo a experiência real e expressando suas ideias de arranjo para aquela música. Assim, avaliaremos juntos dando sugestões e orientações para aperfeiçoamento e execução das ideias com pleno potencial.
Professor: Fernando M. Gouvêia
Guitarra
OBJETIVO GERAL:
· Executar um repertório em grupo no formato de “Banda de Garagem”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a musicalidade e técnicas no instrumento;
· Compreender e desenvolver os elementos básicos da linguagem musical (Técnica, Teoria e Percepção);
· Desenvolver técnicas de acompanhamento harmônico e execução melódica;
CONTEÚDO:
· Afinação do Instrumento
· Características e funções num arranjo musical.
· Técnicas de execução Harmônica (Papéis de cada uma das mãos de dedos, Formas de acompanhamento usando palheta ou as mãos, “Muting” abafando as cordas com ambas as mãos e Notas percussivas);
· Técnicas de execução Melódica (Papéis e características de cada uma das mãos, Vibratos e Articulações básicas: Palheta alternada e “sweep picking” – “Hammer on e Pull Off” – “Slides” e “Bends”);
· Notação Musical (Diagramas de acordes e ritmo, Cifras e suas nomenclaturas, Sinais de repetição, Forma, Tablatura e Introdução à Partitura);
· Notas e Intervalos (Localização das notas no instrumento, Semitom, Tom e Tabela com todos os intervalos: símbolos, nomenclaturas e distâncias);
· Noções Harmonia básicas (“Sistema 5” e Modelos alternativos de Acordes, “Pestana”, Tríades/Tétrades e Acordes com extensões);
· Noções Melódicas básicas (Arpejos e Escalas: Maior e Menor Natural, Pentatônica e Penta Blues Maior e Menor);
· Noções básicas de Ritmo (Esquema “Pulso/Tempo/Ritmo/Métrica”, Compasso com Métrica simples e composta, Figuras de Tempo, Configurações Rítmicas sobre o padrão de semicolcheia).
· Breve histórico do Instrumento, sua construção e partes.
Aulas de piano e teclado com noções básicas de técnica pianística (dissociação muscular, fisiologia do corpo, ergonomia, diferenças técnicas entre o piano e o teclado eletrônico. Desenvolvimento de repertório para aprimoramento técnico e estilístico do instrumento e como parte integrante num conjunto. Experiencias de musica solo e conjunto com finalidade de experimentação na “Banda de Garagem”. Saiba +
Professora: Maria Kyoko Arai Watanabe
Maria Kyoko Arai Watanabe
Mestre em Educação (2011), especialista em Educação Musical (2007), graduada em Licenciatura em Música (1996) e Serviço social (1984) pela UEL, Universidade Estadual de Londrina. Graduação em Pedagogia (2017, pelo Instituto Andrade Martins). Técnica instrumentista (piano) pela Faculdade de Música Mãe de Deus.
Foi professora substituta no Departamento de Música da UEL para atuar como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Música) e em Cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização em Música/Educação Musical e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil. Pesquisadora/CNPq nos projetos: Educação Musical e Movimentos Sociais; e Leitura, Visão de Mundo e Formação de Professores. Desde 1997, é professora de Música na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio no Instituto de Educação Infantil e Juvenil, foi diretora pedagógica nesta instituição de março de 2019 a maio de 2023 e é membro do CAP – Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da mesma instituição onde atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2. Foi professora do 33º Festival Internacional de Música de Londrina e Coordenadora Pedagógica do 36º ao 43º Festival Internacional de Música de Londrina. Foi Professora educadora em Projetos Sociais na Guarda Mirim de Londrina no período de 2002 a 2007. Foi professora na pós graduação e capacitação de professores pelo ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós -Graduação no período de 2012 a 2019. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, alfabetização musical e formação de professores. Experiência também na produção de eventos culturais.
PIANO E TECLADO
Ementa: Aulas de piano e teclado com noções básicas de técnica pianística (dissociação muscular, fisiologia do corpo, ergonomia, diferenças técnicas entre o piano e o teclado eletrônico. Desenvolvimento de repertório para aprimoramento técnico e estilístico do instrumento e como parte integrante num conjunto. Experiencias de musica solo e conjunto com finalidade de experimentação na “Banda de Garagem”.
Conteúdo:
– Noções técnicas básicas do instrumento (postura, nomenclaturaras, funcionamento);
– Linguagem e estruturação musical (nome das notas, escalas, acordes, campo harmônico);
– Formação de acordes (aberturas, condução de baixo);
– Sistema de dedilhados;
– Leitura e grafia de cifras, notas musicais etc;
– Piano solo, grupo e correpetidora;
– Sistemas e processos de Improvisação;
– Netiqueta e postura comportamental.