O mestre do cavaquinho, o compositor brasileiro Waldir Azevedo, será homenageado pelo centenário de nascimento (27/01/1923) em um recital com o Duo Gian Correa e Rogério Caetano, violonistas, compositores e professores do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (43º FIML).

Gian e Rogério, se revezam entre cavaquinhos e violões 7 cordas de aço, apresentando clássicos do homenageado, que colocou o cavaquinho no cenário nacional, com ênfase no choro, estilo musical tipicamente brasileiro. Participam também do recital Natália Lepri e Nycolas Hom.

O recital Sanepar apresenta “Centenário Waldir Azevedo” será nesta terça (11), no Teatro Universitário Ouro Verde, com início às 20h.

Na programação, além dos clássicos de Waldir como “Brasileirinho” (1949); “Flor do Cerrado” (1977), para dois violões; “Delicado” (1950), “Pedacinho do Céu” (1951), “Rancho Fundo” (1957) e muitos outros, o público ouvirá composições autorais de Gian e Rogério e parceiros, muitas do Álbum “7” lançado pelos dois compositores, entre elas ”Valsa para o Dino” (Gian e Rogério).

Rogério Caetano

Rogério Caetano é um músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência no violão de 7 cordas. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento. Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 11 álbuns. Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), premiado no IMA (Independent Music Awards) nos Estados Unidos em 2015 (best latin jazz álbum), e 2019 (best live performance álbum).Presente na lista dos melhores instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador. Premiado no Prêmio Profissionais da Música em 2017 (artista instrumental), 2018 e 2019 (música de rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro). Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).

Gian Correa

Gian Correa a partir de 2000, integrou o conjunto “Um a zero”, atuando como solista de cavaquinho. Viajou pelo Brasil no Clube do Choro de Brasília e no projeto “Instrumental Sesc Brasil” em São Paulo. Gravou o CD “Tributo a Esmeraldino” com o grupo, em homenagem ao compositor Esmeraldino Salles. Também fez parte dos grupos “Choro Moleque”, “Chorando as Pitangas” e “Ó do Borogodó”, este último na gravação do DVD “Nova Estação” com cantora Wanderléa. Colaborou em gravações de outros artistas como Dona Inah, Thiago França e Nelson Ayres. Participou do projeto “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, que resultou em um disco lançado em 2011. Acompanhou diversos artistas em apresentações, incluindo Alessandro Penezzi, Zé da Velha e Silvério Pontes, Altamiro Carrilho, Toninho Ferragutti, Monarco, Nelson Sargento e Thiago França, entre outros. Também atuou como arranjador em várias produções musicais.

Serviço:

Recital “Centenário Waldir Azevedo”

43º FIML.

Quando: terça-feira, dia 11 – às 20h.

Local: Teatro Universitário Ouro Verde.

Ingressos: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 a meia/

Compra pela plataforma Sympla.

 

Assinatura

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.

Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.

Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat;  Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal;  Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.