A OSUEL, regida pelo maestro italiano Massimiliano Carraro, abre oficialmente o 42º Festival Internacional de Música de Londrina, neste domingo, dia 10, às 20h30. O palco do Teatro Ouro Verde também receberá o pianista venezuelano, Fábio Paez como solista.

 

O repertório traz a “Abertura, da Ópera Il Guarany”, do compositor Antônio Carlos Gomes e o “Concerto em Si Bemol Menor para piano – Concerto nº 1”, de Piotr Ilitch Tchaikovski. Neste espetáculo, que já está com ingressos esgotados, o uso de máscaras será obrigatório. É possível acompanhar o espetáculo pela transmissão ao vivo pelo Youtube, por meio deste link: https://youtu.be/mRgVKYuSVR0

 

A ópera O Guarani estreou no Brasil há 152 anos e também na Itália e se destaca como a primeira ópera brasileira aclamada fora do país. Tem como base o romance de José de Alencar de mesmo nome e retrata o amor e o massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. A “Abertura do Guarani” abre o concerto do festival nesta noite.

 

Na sequência, o público ouvirá o “Concerto nº 1 em Si Bemol Menor para piano”, com o solista venezuelano Fábio Paez. A obra de Tchaikovski estreou nos EUA em 1875 e teve sucesso imediato, que repercutiu mundo afora.

 

Fábio Andrés Paez Martinez
Venezuela

Pianista venezuelano nascido no estado de Aragua. Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música Federico Villena em Maracay. Aos 9 anos, iniciou formalmente seus estudos de piano sob a tutela da professora Sheila Quiñonez. Desde 2017 pertence à cadeira de piano “Carlos Duarte” da Escola de Música Mozarteum Caracas, como aluno do maestro Carlos Urbaneja.

 

Em 2018, ganhou o Primeiro Prêmio “Schnoegass” na nona edição do Concurso Nacional “El Piano Venezolano”. Participou como pianista no Festival de Solistas da União Europeia realizado em Caracas em 2019 e 2021. Solista convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas, interpretando o Concerto para Piano em Lá menor de Grieg, Concerto nº 3 de Beethoven e executou recentemente o Concerto nº 1 de Tchaikovski com a Orquestra Sinfônica Gran Mariscal de Ayacucho e com o OSMC.

 

Desenvolve uma intensa atividade concertística tanto em recitais, música de câmara e como solista, representando a Escola de Música Mozarteum em importantes espaços de Caracas, como no Teatro Alexander von Humbold, no Teatro Municipal de Caracas, Villa Planchart e Quinta de Anauco, no âmbito do Ciclo de Pianistas e do Festival de Música de Câmara.

 

Massimiliano Carraro

Maestro

 

Nos anos 1980,  Massimiliano Carraro atuou como maestro colaborador na Escola de Aperfeiçoamento para artistas líricos do Teatro alla Scala de Milão e, de 1990 a 1997, como maestro substituto de seu coro, tendo a oportunidade de colaborar com grandes nomes do universo sinfônico, como Claudio Abbado, Riccardo Muti, Karlos Kleiber, Lorin Maazel, sir Georg Solti, Miung Wung Chung, Wolfgang Sawallisch, Gianandrea Gavazzeni e Riccardo Chailly.
Em 1999, foi maestro do coro do Teatro Carlo Felice de Gênova. Atualmente, é o maestro responsável pelos videolibretos do Teatro alla Scala de Milão e docente de música de câmara na Academia de Formação do Teatro alla Scala.

 

OSUEL – Orquestra Sinfônica da

Universidade Estadual de Londrina

 

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori. É formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.

Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.

Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros. Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.

 

ASSINATURA

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

 

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.