PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA
Inscrições encerradas
Inscrição de crianças a partir de 10 anos desde que atendam os pré-requisitos dos cursos.
Não devolvemos o valor pago pela da inscrição pois as vagas são limitadas.
Orquestra
Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.
Ensinar estratégias de estudo, resolução de problemas de postura, estabelecer metas individualizadas.
PÚBLICO ALVO: Violinistas profissionais, estudantes e amadores
Professores : Carla Rincon
Leonardo Jaffé
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14 – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas
No período da manhã os professores estarão atendendo na Prática de Orquestra Camerata
Leonardo Jaffé
Este jovem traz um sobrenome que já entrou para a história do ensino dos instrumentos de cordas dentro e fora do Brasil. Desde sua estréia aos 10
anos, Leonardo ganhou inúmeros concursos, participou de vários festivais internacionais, atuando como solista em turnês pela Argentina, Estados Unidos e Itália.
Em 2013, Leonardo mudou-se para a Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, sendo o primeiro aluno brasileiro a ingressar nesta escola, que é
certamente uma das mais renomadas escolas de violino do mundo.
Leonardo fez seu debut no Carnegie Hall em NY com enorme sucesso e depois de formar-se na Yehudi Menuhin School, mudou-se para os Estados
Unidos, tendo conquistado um lugar no prestigioso New England Conservatory, em Boston.
Carla Rincom
Com consolidada carreira internacional, a violinista Carla Rincón acumula experiências que a tornaram referência na música de câmara latina. Como solista e camerista, já pisou em palcos como Carnegie Hall e Sala Cecilia Meireles, além de se apresentar em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas. Fundadora e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, Carla conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú e foi indicada a outros como o Grammy Latino. Com o grupo, ela se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto de Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Graduada pela North Carolina School of the Arts e mestre pela Universidade de Hartford, foi através do prestigiado El Sistema (Venezuela) que Carla iniciou sua carreira como musicista e educadora. Atualmente, é diretora pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho e coordenadora pedagógica do SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Carla Rincón compõe ainda o corpo docente de festivais e projetos, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão, Mozarteum (Caracas), Corona Youth Music Project (NY) e Festival Música Junior (Portugal). Além de seu intenso trabalho musical, ministra palestras, aulas e cursos de formação para professores no mundo todo.
@carlarinconviolinista
rincon73@gmail.com +55 21 991510222
Prioridades no desenvolvimento da performance do violoncelo, com foco nas habilidades de mão esquerda abrangendo mapeamento das regiões geográficas do espelho, equilíbrio e distribuição de peso até aproximação e substituição de dedos. Aulas individuais e breve sessões coletivas diárias de escala, com e sem utilização de drone ou afinador, visando padrões de dedilhado base iniciadas com 1 dedo e revisão de ressonâncias relacionadas a vibrações harmônicas no violoncelo. (Além de ensaios de naipe)
PÚBLICO ALVO: Violoncelistas de forma geral.
Violoncelistas que desejem organizar estudos para performance,
Também iniciantes nos estudos do violoncelo e Interessados construção de repertório para grupos de violoncelo.
REQUISITOS: Estar com instrumento e ter interesse em autoaprendizagem, construção e compartilhamento de conhecimento mútuo do violoncelo
Professor: Julio Possette
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas
No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata
Júlio Possette
Júlio Possette – Violoncelo
@juliopo7
Mestrando em Performance em Música na classe do Dr. Fábio Soren Presgrave na UFRN. Graduado em Música e Especialização em Linguagens Musicais na UNOESTE, também cursou especialização em Educação Musical na UEL – Universidade Estadual de Londrina.
Atua desde 1998 no Projeto Guri, onde está desde 2007 Supervisor Educacional de cordas friccionadas. Também é professor de violoncelo na Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” em Presidente Prudente desde 2013.
Está desenvolvendo cursos como bolsista em Projetos da FUNARTE com parceria com UFRJ como o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS e também Projeto Espiral. Foi professor na escola municipal de Ourinhos e ministrou atividades masterclasses em alguns festivais de música em Campo Grande, Três Lagoas, Presidente Prudente e Corumbá, Paraguaçu Paulista, além de Simpósios e capacitações diversas na área de violoncelo, contrabaixo e cordas friccionadas.
JupGraves, grupo de cordas graves – violoncelos e contrabaixos – ganhadores de menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente em 2017, desenvolvendo e fomentando ecleticamente musica nesta formação atípica do qual é fundador e músico. Foi primeiro violoncelo das orquestras como a Municipal de Presidente Prudente, Campo Grande, Sinfônica de Marilia, Orquestra Municipal de Ourinhos, tocando também com Osuel dentre outras orquestras e formações camerísticas.
https://youtu.be/gZ8AOHNdvsU
https://youtu.be/_EtSTde_SEk
Júlio Possette – Academia Arte de Toda Gente
Mais informações em breve
Professor: Renato Bandel
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas
No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata
Renato Bandel
Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Renato é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim.
Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Com esta orquestra, realizou diversas gravações de CD e DVD.
Durante sua estada de sete anos em Berlim, integrou a “Ensemble Oriol Berlin”, realizando concertos na Alemanha, México, Portugal, com renomados solistas internacionais. Atuou também como músico convidado na Orquestra Gulbenkian (Lisboa / Portugal).
Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sua experiência como docente inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli.
Atuou como chefe de naipe de importantes orquestras do Brasil, Osesp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB, entre outras.
Renato exerce intensa atividade como camerista e solista. Participa como professor nos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas, entre outros.
Atuou como coordenador artístico pedagógico da EMESP Tom Jobim de 2009 a 2018, sendo responsável pelos grupos jovens, área de música antiga e Ópera Estudio.
Atualmente Renato trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí. É responsável por 9 grupos artísticos, além de eventos pedagógicos como concursos e encontros.
Vamos trabalhar técnica base, como escalas, arpejos, golpes de arco.
Repertório solístico, orquestral, através de excertos orquestrais pedido em audições de orquestra.
Bem como conjunto de contrabaixos.
Material: trazer o próprio instrumento e arco
Professor: Sergio de Oliveira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Cine Teatro Univ. Ouro Verde
No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata
Sergio de Oliveira
Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de contrabaixo no Conservatório de Tatuí com o Prof. Nikolaus Schevtschenko.
Em 1983 foi premiado com uma bolsa de estudos para ingressar na Karajan Stiftung (Academia da Filarmônica de Berlin) para se aperfeiçoar com o primeiro contrabaixista, professor Rainer Zepperitz, durante 5 anos, apresentando-se com a referida orquestra sob a regência de maestros como: Herbert Von Karajan, Cláudio Abbado, Seiji Osawa, Carlo Maria Giulini, Ricardo Mutti, Eugen Jochum, André Previn, entre outros. Participou de gravações com a Filarmônica de Berlin, destacando-se entre elas as Sinfonias número 4 e 7 de Beethoven sob a regência de Karajan, a Sinfonia número 3 de Lutoslawisky, sob regência do próprio compositor e a Sinfonia em Ré Menor de César Frank, com Carlo Maria Giulini. Também tocou na Deutsche Oper Berlin durante um ano, participando de uma tournée pelo Japão por cinco semanas.
Retornando ao Brasil foi solista de importantes orquestras brasileira, tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra Bachiana Filarmônica e Orquestra de Câmara Villa-Lobos com a qual foi solista em tournée pela Argentina. Foi também professor em diversos festivais de música: Festival de Campos do Jordão, de Londrina, de Curitiba, de Tatuí, de Poços de Caldas e do “Primeiro Festival Instrumenta Verano de Puebla” – México, ao lado de um renomado corpo docente internacional.
Em dezembro de 2012, tocou na Philarmonie em Berlim como Primeiro Contrabaixista convidado da Orquestra Deutsche Symphonie Orchester Berlin (DSO) e no concerto de comemoração dos 40 anos da Karajan Akademie, a Sinfonia nr. 8 de Bruckner sob a regência de Simon Rattle.
Foi Primeiro Contrabaixista da OSESP e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
Atualmente exerce intensa atividade como solista, camerista e pedagogo.
É Primeiro Contrabaixista da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP.
O curso de Regência oferecerá o estudo e qualificação à interessados na arte da condução de grupos, em diferentes níveis de formação, amparado na diversidade e desenvolvimento de cada integrante. Os participantes poderão estudar sobre as características da regência no aspecto técnico e estético do gestual, marcação e diagramação de compassos simples e compostos, escolha de repertório, estudo da partitura, organização de ensaios e temporada, fundamentos organizacionais de grupos assim como noções de gerenciamento e empreendedorismo aplicados ao regente e diretor artístico de orquestras de projetos sociais e afins. Para além disso os participantes poderão ser divididos entre ativos e ouvintes e, a critério do maestro Luiz Martins, os alunos ativos poderão conduzir movimentos ou peças no concerto final junto à orquestra de câmara do festival.
Obras para estudo:
1. Adagio for strings – Samuel Barber
2. Brook green Suite – Gustav Holst
4. Concerto in Fa minore – L’Inverno – A. Vivaldi
5. Allegro Dançante – Almir Medeiros
Público Alvo: A oficina será destinada à instrumentistas, regentes, professores e alunos de música.
Pré-requisitos: Ter realizado trabalhos de regência em qualquer nível. Teoria e leitura musical.
Professor: Maestro Luiz Martins
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Luiz Martins
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio-fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou entre 2006 e 2014 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais e concertos no Brasil e exterior. Participou de Masterclasses em violino, canto, regência orquestral e coral com professores e maestros renomados como Raul Munguia (EUA), Washington Oliveira (Alemanha/Brasil), Davi Arontes (México), Valeria Mattos, Simon Phipps (Suécia), Philip Lawson (inglaterra), Mario Assef, Eduardo Morelembaum, Roberto Tibiriçá, Fábio Mechetti e Isaac karabtchevisk. Esteve a frente como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2013. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.
as vagas para este curso atingiram o limite
A Camerata do 42º FIML será formada com alunos dos instrumentos de Orquestra com o Festival.
A classificação de estantes e naipes da Camerata será realizada no dia 11 as 9h no Cine Teatro Univ. Ouro Verde
Repertório:
1. Adagio – S. Barber
2. Brook green Suite – G. holst
3. Concerto in Fa minore – L’Inverno – A. Vivaldi. Solista: Leonardo Jaffé
4. Cinco Miniaturas Brasileiras – Edmundo Villani-Côrtes
5. Três peças nordestinas – Clóvis Pereira
Professor: Maestro Luiz Martins
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 9h – 11h | C.H.: 10 horas
Local: Cine Teatro Univ. Ouro Verde
Grupos Instrumentais
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Tocar, Cantar e Celebrar o encontro!
Após 2 anos “ virtuais”, devido as restrições impostas pela pandemia, teremos novamente um festival presencial e com ele, a possibilidade do encontro!
A Oficina de Jazz e MPB deste ano terá o foco no que há de mais essencial no fazer musical: Tocar juntos, ao vivo, de corpo presente!
Não há experiência musical mais verdadeira, enriquecedora, construtiva, gostosa e agregadora do que esta que é a mais eficiente para o desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas de um músico!
Assim, preparamos um repertório rico, variado e muito estimulante, que inclui gêneros musicais brasileiros como: Maxixe, Choro, Samba, Bossa Nova, Samba Jazz, Baião, Xote e temas do Jazz norte americano.
Além de músicas em compassos binários e quaternários, haverá temas em 3, 5 e 7 visando a pratica e aprimoramento em assinaturas de tempo mais complexas.
E para agregar ainda mais ao curso, trouxemos um quarteto de professores que tem tido a vivência de tocar juntos em shows e compartilhará com os alunos, ao longo da oficina, essas experiências incluindo uma atividade que será acompanhar e conhecer todo o processo de montagem do palco, afinação, microfonação e passagem de som no dia do show do quarteto dos professores no Teatro Ouro Verde.
Venha tocar e cantar com a gente!
Público Alvo: Estudantes de música, músicos profissionais e músicos amadores
Pré-requisitos: Tocar um instrumento ou cantar
Leitura básica de partituras
Poderão participar da prática de conjunto:
Pianistas, Bateristas, Baixistas, Clarinetistas e outros instrumentos de sopros, Guitarristas e Vocalistas.
Outras informações: seguem links para vídeos de apresentação do quarteto dos professores:
Professores : Sergio Reze, Alexandre Ribeiro, Daniel Grajew, Sidiel Vieira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Col. Aplicação UEL
as vagas para este curso atingiram o limite
No curso trabalharemos os seguintes conteúdos:
- A Bateria e sua aplicação no Jazz e na Música Popular Brasileira.
- Aspectos técnicos:
Desenvolvimento de controle dos pés e mãos para tocar de forma relaxada e extrair um som bonito do instrumento.
Montagem ergonômica do instrumento, boa postura, altura e posicionamento do banco e dos pedais.
Afinação da bateria, tipos de peles e suas aplicações.
Explorando a sonoridade dos pratos, seus diversos modelos e aplicações musicais. - Desenvolver a técnica no instrumento com foco no material musical e em função do mesmo – melodia e harmonia ditam o caminho!
- Leitura e interpretação de partituras na “vida real ” – considerando as formas de partituras e guias normalmente apresentadas aos bateristas para a execução de arranjos.
- Elaboração dos arranjos de Bateria em uma peça musical – a utilização criativa dos ritmos, timbres, dinâmicas e das várias vozes (sons) da bateria para enriquecer o todo.
- Construindo uma carreira musical em estúdios de gravação, shows e turnês – troca de experiências vividas em mais de 90 discos gravados, shows e turnês no Brasil e exterior.
- Analise de partituras e material gravado.
Público Alvo: Estudantes de bateria, bateristas profissionais ou amadores.
Requisitos: Conhecimento e pratica básica na bateria.
Leitura Rítmica Básica.
Vídeos:
https://youtu.be/sl7gmrn7xfk
https://youtu.be/5zsTRjW8KmE
https://youtu.be/l0c5smB2iAk
https://www.youtube.com/watch?v=5seXyW7qWTo
https://youtu.be/ZPaOmY2vROQ
Professor: Sergio Reze
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze, desde o seu retorno ao Brasil, tem atuado em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: André Mehmari, Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, Ivan Vilela, Badih Assad, Zé Renato, Swami Jr., Fabiana Cozza, Ceumar, Palavra Cantada, Marco Pereira, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Marcelo Jeneci, Zé Manoel, Lívia Mattos, Luiz Tatit, Benjamim Taubkin, Tonkunstler Orchester (Áustria), Antonio Arnedo ( Colombia), Sônia Rubinsky, Patrick Zimmerli (EUA), Carlos Aguirre (Argentina), Shoji Kaneda ( Japão ), Giovanni Guidi (Italia) entre outros.
Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites do instrumento por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos.
Ao longo de sua carreira Sergio está presente em mais de 90 discos além de trilhas para espetáculos de teatro, dança e cinema e tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão.
Sergio é endorser das marcas:
Canopus Drums
Bosphorus Cymbals
Drum Practice Pads
YouTube: https://www.youtube.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Website: https://www.sergioreze.com.br/
Linguagem e interpretação da Música Brasileira para instrumentos de sopros
Indicada aos estudantes de clarinete em geral com o nível técnico médio ou avançado, essa oficina aborda uma série de exercícios para o desenvolvimento da sonoridade, digitação, afinação, além de um divertido estudo de linguagem da música brasileira através dos diversos ritmos do Brasil adaptados às escalas, leitura de acordes, interpretação de melodias e criação de caminhos para a improvisação dentro do estilo.
Público Alvo: Clarinetistas e instrumentos solistas no geral.
Pré-requisitos: Ter o instrumento;
Nível técnico médio ou avançado;
Outras informações: VIDEO AULA SOBRE RITMOS BRASILEIROS:
BAILE DO RIBEIRO nº1
BAILE DO RIBEIRO nº2
Linguagem e interpretação da Música Brasileira para instrumentos de sopros
Professor: Alexandre Ribeiro
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL
Alexandre Ribeiro
Clarinetista de grande destaque no cenário da música instrumental brasileira, é considerado uma referência em seu instrumento e possui uma linguagem específica que assina seus diversos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. Através de um estudo intenso sobre como aplicar os padrões rítmicos da musica brasileira em seu instrumento e em suas composições, desenvolve uma maneira criativa de interpretar as melodias e elaborar seus improvisos, criando assim uma metodologia de ensino chamada “Caminhos para desenvolvimento da linguagem e interpretação da Música Brasileira”. É idealizador dos projetos Alexandre Ribeiro Quarteto, Baile do Ribeiro e Alexandre Ribeiro SOLO. Esse último, lançado em parceria com o selo de música brasileira Borandá, faz uso de pedais eletrônicos como loopstation e sintetizadores expandindo ainda mais seus processos criativos. É professor da Escola de Choro de São Paulo e da EMESP Tom Jobim e seus grupos de maior destaque são Alexandre Ribeiro Quarteto, Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Quarteto Roda de Choro, duo Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi, duo Allan Plachta e Alexandre Ribeiro e Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti.
O curso traz um panorama amplo sobre o piano, partindo das questões técnicas como posição de mão, movimentos de pulso e articulação, partindo para elementos de harmonia (4 vozes, eixos harmônicos, modalismo, etc.) e improviso melódico (motivos, escalas, idiomática, etc) e como eles podem ser aplicados no repertório de música brasileira, do jazz e da composição autoral.
Segue uma liste de alguns dos elementos abordados:
1 – Técnica pianistica: Posição Chopin; Posição do “cumprimento”; Articulação do Metacarpo; Movimento de Pulso; Oitavas; Notas repetidas; Polegar solto; Alinhamento do segundo dedo; Puxando a falangeta; Estudo por posições/blocos
2 – Harmonia: Harmonia a 4 vozes; Suspensões; Barry Harris – Maior/Menor com 6a e diminutos; Acorde quartal; Tríades sobrepostas; Eixo de 10a
3 – Melodia: Padrões do teclado;Arpejos;Escala Bebop; Estudo criativo de escalas; Desenvolvimento melódico; Apogiaturas e embelezamentos; Pentatônica ; Notas de aproximação; Nota alvo; Cromatismos
4 – Ritmo: Ostinatos; Choro; Maxixe; Valsa; Baião; Ijexá; Pop; Estudo polirritmia
5 – Arranjo e composição: Introdução; Tema; Desenvolvimento; Cadência; Modulação; Reharmonização; Motivo; Acompanhamento
6 – Repertório: Memorização; Aprendendo “de ouvido”; Aprendendo por análise; Escolha de repertório
Público Alvo: Estudantes de piano, iniciantes, intermediários e avançados
Pré-requisitos: De preferência que tenha estudado piano por pelo menos 1 ano e que tenha interesse em desenvolver sua habilidade para acompanhamento, improvisação e composição no instrumento.
Outras informações: Daniel Grajew ao piano
https://youtube.com/playlist?
Vídeo Aula “Chopin ao Chorinho”
https://youtu.be/T4q5sVYsVvs
Recital Piano de Ida y Vuelta
https://youtube.com/playlist?
Professor: Daniel Grajew
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL
Daniel Grajew
Daniel Grajew
Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto. Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara como Escualo Ensemble, Orquestra de Câmara da USP, Carlos Malta, Tiganá Santana, Emilio Martins, Luiz Brasil, Blubell, Alexandre Silvério, e Zizi Possi. Fez graduação e mestrado em piano pela Universidade de São Paulo, com dissertação concluída em 2016 sobre Egberto Gismonti. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo “Manga”; em 2016 gravou “Bailado” com Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano), em 2017 lançou o disco “Novos Ares” com Escualo Ensemble e em 2019 os discos “Mosaico” com André Bachur e “Quantum” com Túlio Araújo. Em 2020 lançou o disco Acalanto pelo selo Azul Music
Objetivo
Conscientizar o contrabaixista a encontrar diversas referências musicais, abordando técnicas e inspirações para o aprimoramento de conhecimento no instrumento.
Conteúdo a ser abordado
Técnicas de Escalas e Arpejos.
Campo Harmônico Maior, Menor, Menor Harmônico, Menor Melódico.
Abordagem sobre linhas de contrabaixo na Música Brasileira.
Harmonia.
Técnicas para improvisação.
Troca de ideias e referências musicais.
Público Alvo: Músicos contrabaixistas
Pré-requisitos: Músico contrabaixista de nível intermediário e avançado, de qualquer faixa etária.
Elétrico e Acústico
Professor: Sidiel Vieira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL
Sidiel Vieira
Contrabaixista e Compositor iniciou sua trajetória as 13 anos, passando pela Escola Municipal de Música, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Universidade Livre de Música. Já atuou na Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Jazz Sinfônica de Diadema e na Bissamblazz Big Band, por onde acompanhou grandes artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa, Filó Machado, Theo de Barros, Dominguinhos, Francis Haime, João Donato, Proveta, Bocato e Vinicius Dorin. Já atuou ao lado de Airto Moreira, Hélio Delmiro, Raul de Souza, Roberto Menescal, Danilo Caymmi, Hamilton de Holanda, Mestrinho, Leo Gandelman, João Bosco, Roberto Sion, Cláudio Roditi, Eumir Deodato, Ed Mota e Helio Alves. Também com músicos internacionais, sendo eles Sadao Watanabe (Japão), Jens Winther (Dinamarca), Jesper Hedegaard (Dinamarca), Julio Padron (Cuba), Haydee Milanes (Cuba) Pedro Avillés (Cuba), Ole Kock Hansen (Dinamarca), Kuni Mikami (Japão), Pekka Pylkkanen (Finlândia), Dianne Reeves (EUA) Ohad Talmor (EUA), Marcus Gilmore (EUA) e os ingleses Will Vinson e John Escreet. Gravou discos ao lado dos músicos Dori Caymmi, Monica Salmaso, Nailor Proveta, Guilherme Ribeiro, Débora & Dani Gurgel, Cuca Teixeira, Daniel Talbkin, Guga Stroeter, Raphael Ferreira, Mariko Nakahira (Japão) Jorginho Neto, Felipe Silveira, Yaniel Matos (Cuba), Ai Yazaki (Japão) Tuto Ferraz, Jesper Hedegaard (Dinamarca), Sidmar Vieira, Leandro Cabral e outros. Hoje, além da sua carreira solo de seu trio, quinteto e o 2VIEIRA, acompanha Cesar Camargo Mariano, Amilton Godoy, Romero Lubambo, Dani & Débora Gurgel Quarteto, Mani Padme Trio, Sidmar Vieira Quinteto, Quarteto Metropole e outros.
Outras informações:
Sidiel Vieira – Oficina de Baixo com o DDG4 – https://www.youtube.com/watch?
Sidiel Vieira Trio – https://www.youtube.com/watch?
2VIEIRA – https://www.youtube.com/watch?
At Home #8 – https://www.youtube.com/watch?
Prática de conjunto de Choro
O curso proporciona aos alunos a vivência dentro do universo das rodas de Choro.
Ambiente formador de grandes músicos brasileiros.
PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas que tenham interesse de aprender na pratica do ambiente das rodas de Choro.
Partituras => https://rogeriocaetano.com/partituras/
Professores : Rogério Caetano e Cristóvão Bastos
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas
O Curso aborda os seguintes temas:
Frases: Fundamental, Terça, Quinta, Sétima
V – I
II – V
II – V – I
Criação e encaixe das baixarias nas harmonias
Sonoridade
Cordas de aço ou nylon
Uso da Dedeira ou Não
Sotaque e sabor da linguagem
Fraseado, Articulação e ataque
Levadas rítmicas
Condução dos baixos
Fundamental, Terça, Quinta, Sétima.
Ideias e funções das frases dentro de um contexto musical tradicional e de vanguarda.
Público Alvo: Todas as pessoas que tenham interesse em conhecer a linguagem de contraponto brasileira.
Professor: Rogério Caetano
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Rogerio Caetano
Rogério Caetano[1] (Goiânia, 26 de Setembro de 1977) é um músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela UFRJ, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas[2]. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento.
Possui um método destinado ao instrumento (em parceria com Marco Pereira, escreveu o método “SETE CORDAS, TÉCNICA E ESTILO[3]”, trabalho que aborda profundamente a linguagem do violão de 7 cordas principalmente no universo do choro e do samba). Possui uma discografia com 11 álbuns.
Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), premiado no IMA (Independent Music Awards) nos EUA em 2015 (Best Latin Jazz Album) e 2019 (Best Live Performance Album). Presente na lista dos Melhores Instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador. Premiado no Prêmio Profissionais da Música em 2017 (Artista Instrumental), 2018 e 2019 (Música de Rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro).
Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).
Tem como parceiros em seus trabalhos Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Marco Pereira, Eduardo Neves, Celsinho Silva, Luís Barcelos, Gian Correa, e Cristovão Bastos.
Vem difundindo sua arte no Brasil e exterior realizando concertos em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul, e Equador.
Já gravou com artistas como Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Alcione, Caetano Veloso, Monarco, Dona Ivone Lara, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ivan Lins, Alcione, Zélia Ducan, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, entre vários outros.
Participou como protagonista da série/documentário Sete Vidas em Sete Cordas[4] que foi exibida com grande sucesso no Canal Brasil e TV Cultura.
A ideia do curso é mostrar possibilidades e propostas de soluções, com ênfase na estética. A grande meta do curso é despertar a atenção aos detalhes.
PÚBLICO ALVO: Todos os que fazem ou que querem fazer arranjos.
REQUISITOS: Saber harmonizar, leitura e escrita razoável
É bom trazer caderno de música, lápis, borracha ou computador com programa de escrita.
Professor: Cristóvão Bastos
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Cristóvão Bastos
Cristovão da Silva Bastos Filho (Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1946) é um compositor, pianista e arranjador brasileiro. Já atuou com Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Abel Silva, Paulinho da Viola e Elton Medeiros, entre outros. Depois de mais de 30 anos de carreira, ele lançou seu primeiro disco solo, Avenida Brasil.
Algumas de suas músicas de sucessos são, “Todo Sentimento”, “Resposta ao Tempo” e “Suave Veneno” (com Aldir Blanc).
Em 2021, seu álbum Cristovão Bastos e Rogério Caetano, com Rogério Caetano, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental.
A oficina “Bandas de Garagem” é uma prática de banda inovadora da qual participam crianças, jovens, adolescentes e adultos a partir de dez anos, e sem limite máximo de idade. A ideia é inverter a mão de diversos cursos de música que privilegiam a teoria, e iniciar na prática. Para isso, selecionamos grupos de no máximo oito alunos, mesmo que nunca tenham tido nenhuma relação com um instrumento musical, e colocamos a mão na massa.
Em uma semana de trabalho, a partir da segunda feira, separamos os grupos, o que cada componente tocará (é muito importante aproveitar tudo o que muitos já trazem), selecionamos o repertório, dividimos os grupos em manhã e tarde de modo que possamos atender a todos, numa média de 40 minutos para cada grupo, e os ensaios acontecem de segunda a sexta.
Público Alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos sem limite de idade.
Das 10 às 12h e das 14 às 17h.
Atenção: Este curso será oferecido a partir da formação de grupos que formam a configuração de Banda. Cada “Banda” terá aulas, de 40 minutos durante a semana.
Para a organização das Bandas, será imprescindível que os inscritos compareçam no Colégio Hugo Simas no dia 10/07 as 15h para formação dos grupo e respectivos horários .
Professor: Fernando Mello
Professor assistente: Álerson de Oliveira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: a combinar de acordo com os grupos formados
Local: Cultural Hall
Álerson de Oliveira
Álerson de Oliveira é Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM / 2021 – Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 – Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); e formado pelo “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí” em Guitarra MPB/Jazz (2008), onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003).
Em 2020 venceu o Prêmio FUNARTE (Edital Arte em Toda Parte), apresentou trabalhos científicos (áreas Música / Educação Musical) nos Congressos da ABEM e ANPPOM e foi contemplado com os editais Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e Edital Emergencial de Apoio à Cultura Assisense (Vozes da Cultura).
Na área da educação, ministrou aulas no 38° e 39° Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) em parceria com o professor Fernando Mello (RJ) com o curso Bandas de Garagem; trabalhou no Projeto Guri (2006-2011) nos pólos Echaporã/SP, Maracaí/SP e Cândido Mota/SP, no cargo de Professor de Violão, Regente e Arranjador (2006-2011); e ministrou aulas de guitarra elétrica no Festival de Música de Goioerê/PR (XV FEMUG/2013).
Durante a graduação, desenvolveu pesquisas nas áreas da linguagem, estruturação, educação, improvisação e performance musicais. Nesse mesmo período, participou dos projetos: Grupo Armila de livre improvisação contemporânea (2015-2016), Camerata de Violões da UEL (2012-2015) e Projeto Música Criança (2012-2014).
Como produtor musical, assina a produção (em parceria com Júlio Anizelli), os arranjos (concebidos coletivamente) e direção musical do disco da banda Sarará Criolo lançado em 2019, o qual também gravou as guitarras, violões e backing vocals. Ainda com a banda Sarará Criolo, acompanhou o cantor Di Melo no Festival DemoSul (Londrina – 2016).
Atualmente é servidor público na Prefeitura Municipal de Cubatão/SP, onde ministra aulas de arte e música.
Estruturação e Teoria Musical
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Percepção musical – Nível 1
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.
MATERIAL NECESSÁRIO
- caderno pautado de música
- lápis e borracha
PÚBLICO ALVO: Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical
REQUISITOS: Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica
NIVEL 1
Professora: Aída Machado
Datas: 11 a 16 de Julho
Horário: 10h – 11h ou 15h – 16h
C.H.:6 horas
Formato: Online
Aída Machado
Bacharel em Psicologia e Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Pianista do Bruch Trio, ao lado de Marta Vidigal, clarinete e Marcelo Jaffé, viola.
É Coordenadora Pedagógica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira e da Pós-graduação em Educação musical na mesma instituição e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo. Seu prestígio tem-lhe valido constantes convites para compor júris em concursos e ministrar cursos em várias cidades e nos principais Festivais de música do país. Convidada pela Fundação Magda Tagliaferro, integrou a equipe da Fundação na Hochschule Karlsruhe, Alemanha.
Aída Machado é Comendadora, com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” outorgado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, grau de alta distinção honorífica concedida pelos seus méritos em favor da música.
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.
Material necessário
. caderno pautado de música
. lápis e borracha
PÚBLICO ALVO: Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica
REQUISITOS: Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais
NIVEL2
Professora: Aída Machado
Datas: 11 a 16 de Julho
Horário: 11h15 – 12h15 ou 16h15 – 17h15
C.H.: 6 horas
Formato: Online
Uma abordagem composicional e analítica de práticas de escritura musical (modal, tonal e pós-tonal) do passado e do presente. O objetivo é estabelecer uma breve perspectiva histórica da composição e suas processualidades em diferentes épocas, possibilitando ao aluno um contato com formas distintas e múltiplos princípios de organização e técnicas composicionais. O curso pretende seguir dois eixos:
I. Ideia, linha, e apreensibilidade: mecanismos de transformação melódica abrangendo desde o repertório polifônico do século XIV às novas técnicas e estratégias na música do século XX e XXI.
II. Harmonia como espaço de invenção. Avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música dos séculos XX e XXI.
Serão propostos breves trabalhos composicionais durante o curso. A ideia é conciliar uma abordagem analítica do repertório com um laboratório de Criação Musical.
Público Alvo: Compositoras, compositores, arranjadores, estudantes de composição e instrumentistas interessados em processos criativos.
Site Oficial – Rodrigo lima: http://www.rodrigolimacomposer.com
Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/RodrigoLIMACompositor76/featured
PARTITURAS – Rodrigo Lima
Universal Edition – Vienna, Austria.
https://www.universaledition.com/rodrigo-lima-8178
Babel Score Contemporary Music – Paris, França.
https://www.babelscores.com/RodrigoLima
Rodrigo Lima
Nascido em Guarulhos-SP, em 1976, Rodrigo Lima é um dos mais atuantes compositores de sua geração, sua música tem sido apresentada em festivais e salas de concertos no Brasil, América Latina, Europa e EUA.
Em 2008, foi compositor residente do 5th International Forum for Young Composers, em Paris, com o Ensemble Aleph. Em 2015, sua obra Antiphonas para saxofone e grupo foi estreada no 17th World Saxophone Congress & Festival 2015, em Strasbourg (França). Em 2016, recebeu a encomenda do Festival International des Arts de Bordeaux (França) para compor a obra Txury-ò: ‘Caminho por onde vai o sol’ para grupo de câmara inspirada na cosmologia dos índios Karajá. Em 2019, recebe a encomenda da Santa Marcelina Cultura para compor a obra “Sol a Pino” para grande orquestra em comemoração dos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.
Recebeu importantes prêmios Nacionais e Internacionais, tais como: 1º Prêmio ‘Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición’ 2008 (México); 3º Prêmio “Francisco Guerrero Martín” no ‘XVII Premio Jóvenes Compositores 2006’ organizado pela Fundación Autor de Madri (Espanha); 1º Prêmio do Concurso Nacional Camargo Guarnieri de Composição 2005, Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010 – Rio de Janeiro, dentre outros.
Iniciou sua formação musical em Goiânia com o compositor Estércio Marquez Cunha com quem estudou piano e composição. Em 2005, diplomou-se pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília (UNB), onde estudou com Sérgio Nogueira, Conrado Silva e Jorge Antunes. É mestre em Processos Criativos pelo IA- UNICAMP, sob orientação do compositor Silvio Ferraz.
Atualmente, é professor de composição da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e de matérias teóricas da Academia de Música da OSESP. Rodrigo Lima é membro da ‘Sociedade General de Autores y Editores’ (SgAe), sediada na Espanha, e suas partituras são publicadas pela Universal Edition (Vienna), Babel Scores (Paris) e pela Academia Brasileira de Música.
Professor : Rodrigo lima
Datas: 13, 14 e 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas
Local: Col. Aplicação UEL
Voz
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Através da exploração de diferentes técnicas e linguagens de improvisação vocal, esta oficina traz ferramentas para o aprofundamento das relações entre voz, interpretação e performance. De Ella Fitzgerald a Luciano Berio, de Demetrio Stratos a João Bosco, do jazz tradicional à música contemporânea, os alunos são convidados a investigar suas próprias potências expressivas em diferentes contextos, ampliando o uso de suas vozes enquanto instrumentos de infinitas possibilidades de criação.
A oficina tem duração de 12h, divididas em 4 dias (3h de oficina por dia). O conteúdo das aulas é dividido entre exercícios práticos e de escuta. Incluem-se aqui jogos de improvisação, leitura de transcrições, criação de pequenas obras individuais e coletivas, sempre a partir das ferramentas propostas no dia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (referências a partir das quais os exercícios dados em aula são elaborados)
– Scat singing (escutas guiadas e leitura de transcrições de improvisos clássicos: Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Louis Armstrong, Bing Crosby e Leo Watson)
– Scat singing no Brasil (Dolores Duran, Leny Andrade, Johnny Alf e Miltinho)
– O blues enquanto fundamento / Miles Davis / vozes que ecoam vozes que ecoam vozes (raízes e memória na improvisação vocal)
– Falacanto (Sprechgesang): Hermeto Pascoal, Schoenberg, Grupo Rumo, Al Jarreau
– Murray Schaefer e as partituras-desenho
– Luciano Berio e a Sequenza III
– Ligeti, Demetrio, Jen Shyu e Anaïs Maviel: vozes contemporâneas
– Jorge Ben Jor, Maria João e João Bosco: os sons do português
PÚBLICO ALVO: Cantores (profissionais e amadores) e instrumentistas que tenham interesse em explorar a voz como fonte criativa.
PRÉ-REQUISITOS: Prática em canto (amador e/ou profissional). Não é necessário ter conhecimento teórico.
Professores: Lívia Nestrovski & Fred Ferreira
Datas: 12 a 15 de Julho
Horário: 9h – 12h
Local: Divisão de Música UEL – Rua Pernambuco, 520
MOSTRA DE TRABALHO
Dia: 14 de Julho | 16h – 20h
C.H.: 16 horas
LÍVIA & FRED
SOBRE LÍVIA & FRED
Ao longo de sua parceria de mais de dez anos, Lívia & Fred gravaram o disco DUO (2012) e realizaram centenas de shows em quase 20 países da América do Sul e do Norte, Europa e Oriente Médio, além de todas as regiões do Brasil, em locais que se estendem da Amazônia ao Monte Líbano, de festivais de literatura em cidades medievais a aldeias indígenas em áreas remotas do sertão brasileiro, do evento de moda mais icônico da América Latina a importantes teatros de Nova York. Em 2017, foram os primeiros artistas brasileiros a pisar na Síria desde o início dos conflitos no país, apresentando-se na Ópera de Damasco em um evento promovido pela Embaixada do Brasil. Em 2018 produziram e tocaram ao vivo a trilha sonora do desfile histórico da SPFW “As Mudas”, de Ronaldo Fraga, que é também quem assina seus figurinos.
Em 2019, Lívia ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora, e Fred foi indicado como Arranjador e Produtor Musical. Atualmente a dupla prepara simultaneamente seu segundo álbum, que flerta com eletrônicos e paisagens sonoras, além de um vídeoalbum, fruto de uma residência artística no Festival de Arte Serrinha.
SOBRE LÍVIA
Cantora de “frescor e calor jovial unidos em voz agilíssima, [que] dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa” (Zé Miguel Wisnik); “presença luminosa, avassaladora, [cuja voz é] uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea” (Marcos Lacerda – Revista Polivox), Lívia Nestrovski é bacharel em Canto Popular pela UNICAMP e mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Foi professora da Faculdade Santa Marcelina (SP), ministrando as disciplinas de Canto e História da Música Popular. Ministrou cursos e oficinas no Brasil e exterior (Itália, Espanha, Líbano, Colômbia, Paraguai, EUA).
Tem 5 discos lançados, dentre os quais “Nação” (2022), com Henrique Eisenmann, “Sarabanda” (2020), com Arthur Nestrovski, “DUO” (2012), com Fred Ferreira e “De Nada Mais a Algo Além” (2014), com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.
Com Fred Ferreira tem seu projeto mais profícuo. Apresentaram-se em cerca de 20 países da Europa e Oriente Médio e Américas, incluindo um concerto na Ópera de Damasco promovida pela Embaixada do Brasil durante os conflitos na Síria. Em 2018 fizeram a trilha sonora ao vivo do desfile “As Mudas”, de Ronaldo Fraga para a São Paulo Fashion Week, considerado “a maior obra de moda desta edição da SPFW” pela Folha de S. Paulo.
Como solista, se apresentou à frente de orquestras do Brasil e exterior (Jazz Sinfônica, Petrobras Sinfônica, Nelson Ayres Big Band, University of Illinois Concert Band). Em 2022, teve a peça para voz e orquestra “Cantos de Trabalho” escrita especialmente para ela pelo compositor português Luís Tinoco, estreada na UNESCO, em Paris, junto à Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2019 na categoria Cantora e 2021, com Fred Ferreira, na categoria Videoclip.
Estreou em 2022 o espetáculo “Ramo de Delírios”, em duo com o compositor Guinga, e “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas”, com Fred Ferreira.
SOBRE FRED
Fred Ferreira é multi-instrumentista, arranjador e compositor. Duplamente graduado pela UNICAMP, em Composição e Viola de Orquestra, atua tanto no meio erudito quanto popular.
Seu trabalho mais profícuo é ao lado da cantora Lívia Nestrovski, com quem lançou o disco DUO (2012) e realiza frequentes turnês pelo Brasil e afora, tendo passado por aproximadamente 20 países e todas as regiões do Brasil nos últimos 10 anos: da Amazônia ao Monte Líbano; de festas literárias em cidades medievais a aldeias indígenas do sertão brasileiro; da mais icônica feira de moda da América Latina ao maior festival de música brasileira de Nova Iorque. Em 2017 se apresentaram na Ópera de Damasco em concerto promovido pelo Itamaraty, tendo sido os primeiros músicos brasileiros a pisar em solo sírio desde o início dos conflitos. Em 2018 fizeram a trilha sonora ao vivo do desfile “As Mudas”, de Ronaldo Fraga para a São Paulo Fashion Week, considerado “a maior obra de moda desta edição da SPFW” pela Folha de S. Paulo.
Fred é atualmente diretor musical da cantora Rita Benneditto, e foi diretor musical e arranjador de espetáculos como “Mulheres de ’90” (com Ceumar, Fabiana Cozza e Monica Salmaso), “Cartas e Canções” (circulação pelo nordeste brasileiro em teatros-monumento, com arranjos para teorba, guitarra barroca, guitarra elétrica, contratenor barroco e voz popular feminina), “Imagine: A Canção Inglesa de Purcell aos Beatles” (para teorba, viola da gamba e contratenor, apresentado no Brasil e Canadá).
Compôs a trilha sonora para as duas temporadas do podcast Vinte Mil Léguas (2020-2022), de Sofia Nestrovski e Leda Cartum, vinculado à Revista QuatroCincoUm e amplamente difundido pelo Brasil.
Foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2019 e 2020 nas categorias Arranjador e Produtor Musical e vencedor, ao lado de Lívia Nestrovski, em 2020, na categoria Videoclip.
as vagas para este curso atingiram o limite
OFICINA DE CANTO E CANTOTERAPIA “A VOZ QUE EU DESVENDO”
“Sinta seu corpo e para além dele. Perceba sua respiração. Pulse no pulso do mais profundo impulso da voz que é unicamente sua. Cante, encante e se deixe encantar pela voz que habita seu próprio lar.” Estela Ceregatti.
Em cada ser humano existe uma voz única e identitária capaz de tecer inúmeras tramas sobre a biografia e a essência de cada ser humano. Através do canto, essa voz que ressoa para além da laringe e habita o corpo todo (e outros corpos) quando livremente desperta, é capaz de revelar camadas profundas do nosso Eu. Com o intuito de promover abertura ao encontro do desvendar de nossas vozes e facetas mais profundas de nós mesmos, surge a oficina fundamentada pela Escola do Desvendar da Voz: “Oficina de Canto e Cantoterapia – A VOZ QUE EU DESVENDO – com Estela Ceregatti”.
Estela é formada em Música pela UFMT, premiada cantora e compositora mato-grossense, professora de canto, pesquisadora da arte do canto, instrumentista, regente e Cantoterapêuta (Faculdade Rudolf Steiner – SP).
Com a força da “Escola do Desvendar da Voz” – criada pela cantora sueca Valborg Werbeck-Svärdström – e que tem como pilar integrador a Antroposofia (Ciência espiritual concebida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner), a presente oficina propõe um caminho guiado por três âmbitos: artístico, social e terapêutico.
Com o artístico, serão trabalhados exercícios inspirados nesta metodologia do canto e um repertório vocal de músicas do mundo em conexão com a cultura brasileira e a cultura mato-grossense – terra natal de Estela. Esses cantos ressoarão no social, na troca com o outro do coletivo.
Já o viés terapêutico é conduzido pela Cantoterapia, que é a musicoterapia através da voz como instrumento (canto). “O canto ativa a coragem para o mundo e a experiência de si mesmo. Por isso, a cantoterapia é indicada para bloqueios e transtornos emocionais como traumas, estresse, síndrome do pânico e depressão.” Durante os encontros, pretende-se criar uma ambiência propícia para que a atuação terapêutica do canto seja também enaltecida.
A oficina A VOZ QUE EU DESVENDO é voltada para o público adulto em geral, aberta a todes: cantores, não cantores, admiradores da arte do canto, educadores, qualquer indivíduo que esteja aberto a conhecer um pouco mais sobre sua voz e si mesmo.
PÚBLICO-ALVO: A presente oficina é voltada para cantores(as) e não cantores(as), admiradores(as) da arte do canto, educadores(ras), músicos, musicistas e todas as pessoas que queiram cantar e descobrir um pouco mais sobre si mesmas através da arte do canto e cantoterapia.
REQUISITOS: Vontade de cantar e desvendar sobre si mesmo(a).
VÍDEOS EXERCÍCIOS ESCOLA DESVENDAR DA VOZ:
https://www.youtube.com/watch?v=wTA7s_QhFx0
CORAL DESVENDAR:
https://www.youtube.com/channel/UCbCQDCf1kQUzwoe-cEatOiA/videos
VÍDEOS ESTELA:
https://www.youtube.com/watch?v=GV_Qbd7E11U – Mulheres Sementeiras – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=qz6thzz4pbU – Improviso Voz e Mocho – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=eTICtwOiPl4 – Vinheta do Amor Urgente – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=foOBQiQYoxo – Amor e Gratidão – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=MIG8E0eoYGY – Vida de Teimosia – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=k1qcBqyh89s – Morro Velho – Estela Ceregatti e Quinteto de Clarinetes
https://www.youtube.com/watch?v=u3xZ_PxZ9SQ – Estela Ceregatti e Mônica Salmaso
https://www.youtube.com/watch?v=9DYVWM4gVr0 – Estela Ceregatti e Renato Braz
https://www.youtube.com/watch?v=zrI_5HEy8-4 – Estela Ceregatti e Gabriel Levy
https://www.youtube.com/watch?v=grxkBUX2Ehk – Estela Ceregatti e Ivan Lins
Professor : Estela Ceregatti
Datas: 12 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h ou 14h – 16h
C.H.:8 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Estela Ceregatti
Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e professora de música de Cuiabá, MT. Graduada em Música pela UFMT,
especialista em Antropomúsica – SP, e pós-graduada em Canto e Cantoterapia pela Faculdade Rudolf Steiner – SP.
Vencedora do Prêmio Profissionais da Música (Music Pro Awards – BSB) – 2018, Categoria Criação – Artista Raiz Regional e finalista na mesma
premiação, categoria Melhor Autora em 2019. Foi também premiada pelo Prêmio Grão de Música (SP) 2017.
Já dividiu palco com importantes nomes, como: Ivan Lins, Renato Braz, Mônica Salmaso, Nelson Ayres, Simone Guimarães, Paula Santoro, Gabriel
Levy, Novelli, Hélio Flanders, Makely Ka, Alisson Menezes, Téo Ruiz e Estrela Leminsky, Áurea Martins, Socorro Lira, Pedro Iaco, Orquestra Ciranda
Mundo, Orquestra Cuiabana de Choro e Mphuzi Chauke (África). Estela é regente do Coral Desvendar e já integrou importantes grupos cuiabanos:
Bionne, Novos Chorões, Urutau e Boca de Matilde. Além disso, tem parcerias musicais com importantes nomes da música e literatura brasileira, como
Déa Trancoso, Socorro Lira, Márcia Kambeba, Jade Rainho, Makely Ka, Joelson Conceição, Jhon Stuart e Gabriel Levy.
Com três discos lançados, Estela lançou seu primeiro disco solo, “AR” – 2017. Atualmente se prepara para lançar três novos discos. Vencedora do
Prêmio Nacional Cenym de Teatro como Melhor Sonoplastia Original e Melhores Efeitos Sonoros, pela peça Oramortem (Contemplada pelo Palco
Giratório 2015 – onde Estela circulou por 25 cidades brasileiras). Foi contemplada pelo projeto de Circulação Sesc Amazônia das Artes em 2013, com
circulação para 13 estados brasileiros e selecionada para o Festival Nacional FEMUCIC/Sesc, Maringá/PR (2013).
Foi convidada a participar da MOSTRA SESC de Música Leão do Norte em Petrolina em 2014. Contemplada pela Mostra Sesc de Cultura do CARIRI
em 2013 e 2017, foi também contemplada pela Mostra Nacional de Música do SESC ESEM – RJ em 2017.
Em 2018 foi contemplada pelo Festival Internacional EthnoBrazil, sendo uma das únicas brasileiras presente e pela SIM (Semana Internacional da
Música de São Paulo), contemplada pelo Edital da Tratore – para se apresentar no Jazz Nos Fundos – SP, no palco Tratore SIM 2018.
Em 2019, se apresentou em circulação em São Paulo, com shows na abertura do Prêmio Nacional Grão de Música, na Galeria Olido, no teatro Bruta
Flor e Instituto Juca de Cultura. Também estreou seu mais novo show: “Força Mulher”, com shows no Teatro Zulmira Canavarros, Cineteatro e Sesc
Rondonópolis. Além disso, foi convidada para dividir o palco com Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Orquestra Ciranda Mundo em show no Teatro Zulmira
Canavarros.
Em 2020, Estela Lançou o vídeo clipe AMPARO, em parceria com o cineasta Henrique Santian, foi contemplada no Edital Nacional do SESC Brasil –
SESC ConVIDA, e também no edital nacional RESPIRARTE, da FUNARTE.
Em 2021, Estela foi premiada pelo Prêmio Nacional “Brasil Ao Natural”, coordenado pelo Prêmio Grão de Música – SP. Em 2022, contemplada pelo
edital NASCENTES, Lei Aldir Blanc, lança seu novo álbum em homenagem às mulheres: TERRA FORÇA MULHER. Também aprovada pelo edital Mestres
de Cultura – Lei Aldir Blanc, Estela homenageou a cacica xavante Carolina Rewaptu, lançando o disco REWAPTU e um documentário em sua
homenagem. À frente do Coral Desvendar, como regente e diretora artística, Estela lançará junto ao grupo o seu primeiro disco, DESVENDAR, aprovado
pelo município de Cuiabá através da Lei Aldir Blanc.
PÁGINAS ESTELA CEREGATTI:
Website oficial: www.estelaceregatti.com
• Instagram: https://www.instagram.com/estelaceregatti/
• Facebook: https://goo.gl/yc9EnL
• Canal Youtube: https://goo.gl/LcP58D
• Tratore: https://goo.gl/Eod1NW
• Spotify: https://goo.gl/PBMVq6
VÍDEOS ESTELA;
https://www.youtube.com/watch?v=GV_Qbd7E11U – Mulheres Sementeiras – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=qz6thzz4pbU – Improviso Voz e Mocho – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=eTICtwOiPl4 – Vinheta do Amor Urgente – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=foOBQiQYoxo – Amor e Gratidão – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=MIG8E0eoYGY – Vida de Teimosia – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=k1qcBqyh89s – Morro Velho – Estela Ceregatti e Quinteto de Clarinetes
https://www.youtube.com/watch?v=u3xZ_PxZ9SQ – Estela Ceregatti e Mônica Salmaso
https://www.youtube.com/watch?v=9DYVWM4gVr0 – Estela Ceregatti e Renato Braz
https://www.youtube.com/watch?v=zrI_5HEy8-4 – Estela Ceregatti e Gabriel Levy
https://www.youtube.com/watch?v=grxkBUX2Ehk – Estela Ceregatti e Ivan Lins
VÍDEOS EXERCÍCIOS ESCOLA DESVENDAR DA VOZ:
https://www.youtube.com/watch?v=wTA7s_QhFx0
CORAL DESVENDAR:
https://www.youtube.com/channel/UCbCQDCf1kQUzwoe-cEatOiA/videos
Estela Ceregatti
PÁGINAS ESTELA CEREGATTI:
Website oficial: www.estelaceregatti.com
• Instagram: https://www.instagram.com/estelaceregatti/
• Facebook: https://goo.gl/yc9EnL
• Canal Youtube: https://goo.gl/LcP58D
• Tratore: https://goo.gl/Eod1NW
• Spotify: https://goo.gl/PBMVq6
VÍDEOS ESTELA;
https://www.youtube.com/watch?v=GV_Qbd7E11U – Mulheres Sementeiras – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=qz6thzz4pbU – Improviso Voz e Mocho – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=eTICtwOiPl4 – Vinheta do Amor Urgente – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=foOBQiQYoxo – Amor e Gratidão – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=MIG8E0eoYGY – Vida de Teimosia – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=k1qcBqyh89s – Morro Velho – Estela Ceregatti e Quinteto de Clarinetes
https://www.youtube.com/watch?v=u3xZ_PxZ9SQ – Estela Ceregatti e Mônica Salmaso
https://www.youtube.com/watch?v=9DYVWM4gVr0 – Estela Ceregatti e Renato Braz
https://www.youtube.com/watch?v=zrI_5HEy8-4 – Estela Ceregatti e Gabriel Levy
https://www.youtube.com/watch?v=grxkBUX2Ehk – Estela Ceregatti e Ivan Lins
VÍDEOS EXERCÍCIOS ESCOLA DESVENDAR DA VOZ:
https://www.youtube.com/watch?v=wTA7s_QhFx0
CORAL DESVENDAR:
https://www.youtube.com/channel/UCbCQDCf1kQUzwoe-cEatOiA/videos
Vivência Musical
Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.
Os participantes terão contato com as células do Toré, Barravento, do Coco, da Marujada, do Cacumbi, dos Maracatus e do bumba-meu-boi. Inicialmente todos
vivenciam o que já trazem em si, o ritmo, um dos elementos fundamentais da música.
No segundo momento da vivência, entrarão em contato com esses ritmos e peças da tradição oral em diálogo com a música contemporânea, que é transmitida a partir da voz, do violão, da percussão e de uma narrativa que faz o encontro entre tradição e contemporaneidade. O terceiro e último momento da vivência, ocorrerá o encontro entre os músicos e os participantes, numa estética de experimentação, utilizando o canto, a performance e a canção “Cirandas” – Naldinho Freire / Tradição oral do Candomblé /
Com referência a Ciranda de Lia (DVD Raízes: traços contemporâneos), assista:
https://youtu.be/rWrr-gBVutQ
Professores: Naldinho Freire
Datas: 13 de Julho
Horário: 17h – 19h
C.H.: 2 horas
Local: Colégio Hugo Simas
NALDINHO FREIRE
Naldinho Freire, cantautor paraibano, com um vinil, três CDs, um DVD e inúmeras participações em coletâneas musicais, traz em sua trajetória atuações na educação musical e na gestão cultural. O seu trabalho traz influências da música popular brasileira, da música africana em diálogo com elementos da música eletrônica.
Naldinho Freire – Cantautor
Website: www.medium.com/naldinhofreire
YouTube: https://www.youtube.com/c/naldinhofreireoficial
Spotify: bit.ly/spotifynaldinhofreire
Fanpage: https://www.facebook.com/naldinhofreireoficial
Instagram: https://www.instagram.com/naldinhofreireoficial
A VIVÊNCIA:
A presente vivência será conduzida pelos músicos mato-grossenses, Estela Ceregatti e Jhon Stuart e propõe a convergência musical de ritmos e gêneros encontrados no estado de Mato Grosso. Do RASQUEADO ao SIRIRI, os músicos conduzem os participantes à prática de ritmos típicos, cantos e danças folclóricas presentes na baixada cuiabana e na região Centro-Oeste brasileira.
O rasqueado vem como herança da música de fronteira, com influência da Polca Paraguaia. Já o Siriri é uma dança tradicional cuiabana encontrada nos quilombos, aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas – que tem como característica o canto responsorial (pergunta e resposta) e é acompanhado dos instrumentos tradicionais: viola de cocho, mocho e ganzá.
Acessar a cultura mato-grossense através desta vivência, é reconhecer parte importante e muito pouco conhecida da vasta cultura brasileira. O centro-oeste é um
grande celeiro de povos com seus saberes ancestrais, porém bem pouco se sabe sobre esta especial região. Neste sentido, torna-se crucial esta vivência, pois propicia a perpetuação das tradições orais do nosso povo e revela outras perspectivas sobre as heranças identitárias brasileiras.
PÚBLICO ALVO: Vivência voltada para educadores, músicos e musicistas, apreciadores musicais, e a comunidade em geral que deseje conhecer um pouco da cultura matogrossense e ampliar seus conhecimentos acerca da música brasileira. Idade: A partir de 14 anos.
PRÉ-REQUISITOS: Vontade de conhecer sobre a cultura mato-grossense e ampliar seus conhecimentos acerca da música brasileira. Não é preciso ler partitura.
Ritmos, cantos e danças tradicionais cuiabanas
Professores: Estela Ceregatti e Jhon Stuart.
Datas: 15 de Julho
Horário: 17h30 – 19h
C.H.: 1h30
Local: Colégio Hugo Simas