A diretora pedagógica do FIML, Profª Dra. Magali Kleber, participa do Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo nesta segunda-feira (09 de maio) dentro do Módulo Produção e Gestão de Mostras e Festivais, na mesa “Relações com a Comunidade”. Também participa da mesa, o debatedor Rivaldo Felix de Araújo, do Cariri (PE).

Nossa diretora Magali Kleber, responde pela direção pedagógica do Festival Internacional de Música de Londrina há duas décadas. É doutora em Educação Musical e pós-doutora em Etnomusicologia. Sua tese de doutorado foi indicada ao prêmio mais importante da Fundação Brasileira “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)” e se tornou referência na área de projetos sociais em educação musical. Consultora de políticas públicas na área de educação musical, é organizadora e palestrante em diversas conferências e seminários. Ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Musical ABEM (2009 a 2013); membro do ISME desde 2002 e membro da Community Music Activity Commission. Publicou recentemente um artigo com foco nos Desafios Brasileiros na Educação Artística no Anuário Internacional de Pesquisa, no tema Educação Artística no Mundo: Pesquisa Comparativa Sete Anos após a Agenda de Seul.

Rivaldo Felix de Araújo é cantante/dançante do grupo de Samba de Coco Coquistas de Tia Toinha e dançante da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Ibirité/MG. Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2017, com ênfase nos estudos das oralidades e performances de cantos dançados de tradições negras, coreógrafo, professor de danças de expressões performáticas de visões negras de mundo, dançante de cantos dançados tradicionais do Cariri cearense, diretor de Teatro e de documentário, performer, diretor da Zeladora de Audiovisual Butukas de Erês, fundador-artista-diretor do Coletivo Artístico Erês – Mensageiras dos Ventos e do grupo de Samba de Coco – Coquistas de Tia Toinha.

O Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo faz parte do Projeto de Extensão “Cadeia Produtiva da Cultura: economia criativa e solidária”, com assessoria do Projeto integrado PROPOCULT – Projeto Integrado de Política e Ação Culturais: interfaces entre Universidade e Movimentos Culturais de Londrina – e da Casa de Cultura da UEL.

Os recursos do edital totalizam cerca de R$16 milhões de reais provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que contemplou 950 bolsas empreendedores culturais (Pessoa Jurídica) do Paraná. As aulas terminam no dia 18 de maio.

O acesso à mesa desta noite é: https://bit.ly/paranacriativo