O concerto terá a regência do maestro Ugo Kageyama e como solista o violinista Leonardo Jaffé

O Teatro Universitário Ouro Verde abre as portas neste sábado (11) para a Camerata Fukuda, sob a regência do maestro Ugo Kageyama, tendo como solista o violinista Leonardo Jaffé. O concerto, que começa às 20h30, faz parte da programação artística do 41º Festival internacional de Música de Londrina (41º FIML).

No programa do espetáculo, o grupo homenageia o bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla pelo 100 anos de seu nascimento. Eles executam “As Quatro Estações Portenhas para violino e orquestra de cordas”, com o solo de Jaffé.

Ainda na programação da noite, o público ouvirá “Concerto para Cordas e Baixo Contínuo em Sol Maior, RV 151”, de Antônio Vivaldi; “Três Peças Nordestinas”, de Clóvis Pereira; “Adágio- para Orquestra de cordas”, de Tomaso Albinoni e de Heitor Villa-Lobos, “Trenzinho do Caipira”, com arranjo para cordas de Marcos Scheffel.

Os ingressos  estão sendo vendidos pela plataforma Sympla, a R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia-entrada. Estudantes e idosos com mais de 60 anos, com comprovação, não pagam, mas é necessário acessarem a plataforma. O concerto também será transmitido, gratuitamente, pelo Canal do Youtube do 41º FIML.

Camerata Fukuda

Formada por 21 jovens, muitos vencedores de vários concursos nacionais, a Camerata Fukuda foi criada em 1988, pela violinista Elisa Fukuda, da qual leva o nome, e pelo maestro Celso Antunes. Seu repertório é eclético, de Bach a Piazzolla, passando por Dvorak, Tchaikovsky, Mozart, Respighi, Villa-Lobos, Britten e Camargo Guarnieri.

A Camerata é considerada pela crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil, com alto nível técnico e artístico. Em 1991 recebeu o prêmio de “Melhor Conjunto Nacional do Ano”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Já recebeu maestro como Eliazar de Carvalho, John Boudler e solistas como Miha Pogacnik, Gilberto Tinetti, Marta Herr, entre outros.

A Camerata realiza concertos pelo interior de S. Paulo, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de presença constante no Teatro São Pedro, Cultura Artística e Theatro Municipal de São Paulo. Gravou cinco CDs: “As Quatro Estações de Vivaldi”, Concertos para violino de J.S. Bach, “Convergências”, com obras de compositores brasileiros, Shostakovitch e Haydn no Theatro São Pedro, gravação ao vivo, e em 2009 “Camerata Fukuda 20 anos” com Vivaldi, Hayakawa, Hindemith e Britten.

O maestro

Ugo Kageyama é maestro adjunto da Camerata Fukuda e desenvolve trabalho de preparo técnico e musical, com os fundadores Elisa Fukuda e Celso Antunes. Desde 2006 é membro dos Segundos Violinos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Integrou também a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de repertório, Sinfônica de Santo André, Sinfônica Municipal de Santos e Orquestra de Câmara da UNESP. Foi regente Assistente do maestro Carlos Moreno, na Orquestra Sinfônica de Santo André, temporada 2012. É Bacharel em violino pela Famosp e Faculdade Cantareira. Foi aluno de Nadilson Gama (!992/96) e Laércio Diniz (1995/202) e hoje estuda com Elisa Fukuda. Foi premiado nos concursos IBU/RJ; Violino de Piracicaba/SP; Jovem Solistas, da Orquestra Municipal de Santos/SP e Jovens Solista da OER.

O solista

Leonardo Jaffé traz um sobrenome que já entrou para a história do ensino dos instrumentos de cordas dentro e fora do Brasil. Desde sua estreia aos 10 anos ganhou inúmeros concursos, participou de vários festivais internacionais, atuando como solista em turnês pela Argentina, Estados Unidos e Itália.

Em 2013, Leonardo mudou-se para a Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, sendo o primeiro aluno brasileiro a ingressar nesta escola, que é certamente uma das mais renomadas escolas de violino do mundo. O violinista fez seu debut no Carnegie Hall em NY com enorme sucesso e depois de formar-se na Yehudi Menuhin School, mudou-se para os Estados Unidos, tendo conquistado um lugar no prestigioso New England Conservatory, em Boston.

ASSINATURA

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FIML. É uma realização da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

 

Patrocínio: Copel, Unimed Londrina, Cacique, Globalsat, Dentalclean e Grupo Marajó. Apoio Cultural: Slavieiro Londrina Flat Hotel, ACIL, Cultural Inglês e Espanhol, Associação Solidariedade Sempre, Radio UEL FM, Bar Valentino, Caco Self Service e Bella Itália Ristorante. Apoio Institucional: AML, ABEM, ISME e Ciclo.