Uma das oficinas mais procuradas em toda edição do Festival Internacional de Música é a Prática de Choro, com a participação maciça de alunos de todo o Brasil e sempre comandada sempre por um time de professores altamente credenciados.
Nesta 40ª edição, a Oficina de Choro será comandada por profissionais, vários deles professores na Escola Portátil de Música no Rio de Janeiro, como Lucas Porto (violão 7 cordas), Leo Pereira (cavaquinho), Iuri Bittar (violão), Pedro Paes de Carvalho (clarinete e saxofone) e Marcus Thadeu (percussão), e Luís Barcelos (bandolim).
Nesta oficina serão tratados aspectos importantes ligados à prática de conjunto como performance e arranjo. “Estou muito feliz com a possibilidade de dar aulas no 40º Festival Internacional de Música de Londrina! É um festival bastante renomado e muito tradicional, uma honra fazer parte desta edição on-line. Fomos convidados para substituir os integrantes do grande grupo Água de Moringa, que ficou impossibilitado de participar do Festival por motivo de força maior. Esperamos oferecer uma ótima experiência para todos os participantes, de forma que eles ampliem seus conhecimentos sobre este gênero musical tão rico e fantástico que é o Choro”, ressalta o professor Lucas Porto.
Para Lucas Porto, que já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, a participação no FIML será uma oportunidade de compartilhar as experiências que o isolamento social ocasionou.
“Sem dúvida, o ramo das artes foi um dos mais prejudicados pela pandemia. Nossa atividade é essencialmente agregadora e as “aglomerações” são uma condição natural para o desenvolvimento pleno da profissão de músico. Por sorte, já há 15 anos atuo como professor de violão da Escola Portátil de Música, no Rio de janeiro, e com a chegada da pandemia e a necessidade do isolamento social, começamos a dar nossas aulas por vídeo conferência, e felizmente obtivemos bastante sucesso. Além disso, também venho desenvolvendo meu trabalho como arranjador, além de fazer umas poucas gravações nesse período. É o que tem me mantido durante esse tempo duro.”
Violão 7 cordas
O professor Lucas Porto também vai comandar o curso “Violão de 6 e 7 cordas”, oferecendo um panorama geral dos aspectos mais importantes em relação às funções desses dois instrumentos na roda de choro, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, das 9h às 12h, por vídeo conferência.
“Em cada encontro iremos apresentar aos alunos e às alunas os principais ritmos do choro, utilizando como exemplo trechos de músicas famosas deste gênero, com o uso de partituras e áudios. Também mostraremos as funções específicas dos violões de 6 e 7 cordas em cada ritmo, propondo exercícios para os participantes.
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção executiva do pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML Patrocínio: Promic, Unimed Londrina e ACIL. Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina