PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
“Ouvir música é bom, fazer música é muito melhor!”
A programação do 44º Festival Internacional de Música de Londrina está sujeita a alterações.
Informações sobre bilhetera clique aqui
UNIMED Apresenta
OSUEL
OSUEL
Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina
Regência: Maestro José Soares
Programa:
Mozart – Abertura das Bodas de Fígaro
Beethoven – Sinfonia No. 7
Bartók – Danças Romenas
13 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Cine Teatro Ouro Verde
Bilheteria: gratuito
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart – Le nozze di Figaro, K. 492 – Overture
Gioachino Rossini: L’italiana in Algeri – Overture
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55 – Eroica
Concerto “A Arte de Música Sinfônica”
Mozart, Rossini e Beethoven
As composições que, com certeza, os bolsistas que integrarão a orquestra do festival, e das quais farāo parte no futuro, executarão nas mesmas.
Mozart, do Período do Classicismo; em Rossini começa a haver a abertura romântica, e Beethoven leva à extrema consequência a Forma Sonata e se abre ao Romantismo.
Com a Abertura da Ópera as “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, a Abertura da Ópera “L’Iltaliana in Algeri”, de Rossini, e a “Terceira Sinfonia”, de Beethoven, teremos um belíssimo concerto do repertório clássico.
Consórcio União Apresenta
Oppera Big Brass Band
Abertura Festiva do 44º Festival Internacional de Música de Londrina
A Oppera Big Brass Band, sob a liderança do Músico e Arranjador Gilberto de Queiroz, traz uma proposta inovadora para o cenário musical brasileiro. Com um repertório que abrange os maiores sucessos da música pop mundial atual, a banda apresenta essas canções com uma roupagem única e sofisticada de Big Band.
Ver repertório
14 Jul | 15h
Classificação etária: livre
Lago Igapó 2/ Consórcio União
Bilheteria: gratuito
Oppera Big Brass Band
O repertório da Oppera Big Brass Band inclui hits de artistas como Bruno Mars, Dualipa, BTS, Maroon 5, MileyCyrus, Jeon Jung-Kooke muitos outros ícones da Música Pop. Cada apresentação é uma celebração da música, com arranjos que mesclam energia contagiante da música pop moderna e a sofisticação da big band.
O destaque vocal fica por conta de Vitor Calixtro, um vocalista carismático e versátil, cuja interpretação emocional conferem uma nova dimensão às canções conhecidas do público.
Consórcio União Apresenta
“Flying Chicken”
Hamilton de Holanda Trio
Hamilton de Holanda – Bandolim de 10 cordas
Salomão Soares – Teclados e Moog
Thiago “BIG” Rabello – Bateria
Hamilton de Holanda, junto aos talentosos Salomão Soares e Thiago “Big” Rabello, forma um trio musical que encanta tanto iniciantes quanto eruditos. Com uma sonoridade original e poderosa, eles exploram novos caminhos musicais sem pudor. A técnica impecável, a sensibilidade artística
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14 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
HAMILTON DE HOLANDA TRIO
Hamilton de Holanda, junto aos talentosos Salomão Soares e Thiago “Big” Rabello, forma um trio musical que encanta tanto iniciantes quanto eruditos. Com uma sonoridade original e poderosa, eles exploram novos caminhos musicais sem pudor. A técnica impecável, a sensibilidade artística e a paixão contagiante transformam suas performances em espetáculos de virtuosidade e emoção.
O Hamilton de Holanda Trio destaca a maestria e a criatividade de três músicos excepcionais. Hamilton de Holanda, multipremiado improvisador, compositor e bandolinista, lidera o trio com seu bandolim de 10 cordas, um instrumento que ele reinventou. Salomão Soares traz sofisticação e contemporaneidade com harmonias complexas e improvisações brilhantes, utilizando teclados e o sintetizador Moog para adicionar texturas únicas. Thiago “Big” Rabello, com sua veia pop, bateria groovada, energia contagiante e precisão rítmica, completa o trio, elevando a qualidade do som com sua performance dinâmica e versátil.
Em suas constantes viagens, dentro e fora do país, o Hamilton de Holanda Trio se apresenta em renomados festivais, teatros e salas de concerto ao redor do mundo, dividindo o palco com músicos de destaque e promovendo a rica herança musical do Brasil no cenário internacional.
O repertório é uma celebração da diversidade. Inclui composições autorais e arranjos como “Saudade do Rio”, “Sol e Luz”, alem de arranjos modernos de clássicos da música brasileira ( Tom Jobim, Djavan, Chico Buarque,..) explorando a interseção entre o jazz e a música instrumental. Com ritmos vibrantes e harmonias sofisticadas, eles transportam o público por uma jornada sonora que vai do lirismo das melodias ao virtuosismo dos solos, proporcionando um show memorável para todos os amantes da boa música.
HAMILTON DE HOLANDA
Um dos mais inovadores e talentosos improvisadores e compositores da música contemporânea. Com uma carreira que abrange mais de quatro décadas, ele revolucionou o uso do bandolim, especialmente com sua técnica única no bandolim de 10 cordas, um instrumento que ele próprio reinventou e popularizou. Hamilton começou a tocar bandolim aos cinco anos de idade, incentivado por seu pai. Desde cedo, demonstrou um talento excepcional e uma capacidade única de improvisação. Sua formação musical inclui uma sólida base em choro, um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira, além de influências do samba, jazz e música clássica. Hamilton de Holanda é conhecido por sua técnica impecável e sua abordagem inovadora ao bandolim. Ao adicionar duas cordas extras ao tradicional bandolim de 8 cordas, ele expandiu as possibilidades harmônicas e melódicas do instrumento. Essa inovação permitiu que ele explorasse novos territórios sonoros, combinando elementos de diferentes gêneros musicais de maneira fluida e original. Ao longo de sua carreira, Hamilton de Holanda lançou numerosos álbuns aclamados pela crítica e pelo público. Sua música é caracterizada pela mistura de virtuosismo técnico e profunda sensibilidade artística. Hamilton tem colaborado com alguns dos maiores nomes da música, incluindo Wynton Marsalis, Milton Nascimento, Chick Corea, Djavan, Cold Play e muitos outros. Além de suas gravações e performances, Hamilton também se dedica à educação musical, ministrando workshops e masterclasses ao redor do mundo. Ele é um defensor apaixonado da preservação e promoção da música brasileira, especialmente o choro, e tem desempenhado um papel crucial na popularização do gênero em escala global inclusive foi sua iniciativa a criação do Dia Nacional do Choro. Hamilton de Holanda recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo vários Grammy Latino. Sua habilidade como compositor e improvisador é amplamente reconhecida, e ele é frequentemente convidado a se apresentar em alguns dos mais prestigiosos festivais e salas de concerto do mundo. Hamilton de Holanda é, sem dúvida, um dos maiores embaixadores da música brasileira contemporânea. Sua combinação de técnica virtuosa, inovação e paixão pela música faz dele um artista único e extraordinário. Seja através de suas composições, performances ao vivo ou atividades educacionais, Hamilton continua a inspirar e encantar audiências ao redor do mundo, mantendo viva a rica tradição musical brasileira e ao mesmo tempo empurrando os limites do que é possível com o bandolim.
SALOMÃO SOARES
Um dos pianistas mais talentosos e promissores da nova geração da música brasileira. Com uma habilidade técnica impressionante e uma sensibilidade artística profunda, ele se destaca tanto como intérprete quanto como compositor, trazendo uma nova dimensão ao cenário musical contemporâneo. Nascido no interior da Paraíba, Salomão Soares começou sua jornada musical ainda criança, influenciado pelo ambiente culturalmente rico de sua região. Desde cedo, ele demonstrou um talento natural para a música, o que o levou a estudar piano erudito e, posteriormente, a se aprofundar no jazz e na música popular brasileira. Sua formação inclui estudos em algumas das instituições de música mais respeitadas do Brasil, onde teve a oportunidade de aprender com grandes mestres e desenvolver seu estilo único. Salomão Soares é conhecido por sua técnica virtuosa e sua capacidade de combinar diferentes gêneros musicais de forma harmoniosa. Sua música é uma fusão de jazz, música erudita e ritmos brasileiros, resultando em um som sofisticado e inovador. Suas harmonias complexas, improvisações brilhantes e uso criativo de teclados e sintetizadores Moog adicionam texturas e timbres únicos às suas composições e performances. Ao longo de sua carreira, Salomão Soares tem se apresentado em importantes festivais e eventos musicais no Brasil e no exterior. Ele já colaborou com renomados artistas da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Leny Andrade e Toninho Horta. Salomão Soares recebeu vários prêmios e reconhecimentos por seu trabalho, e tem sido elogiado pela crítica especializada por suas composições e performances. Sua carreira está em ascensão, e ele continua a surpreender e encantar o público com sua música. Sua habilidade em combinar diferentes estilos e criar algo novo e emocionante faz dele uma figura única no cenário musical. Com uma carreira promissora pela frente, Salomão continua a contribuir significativamente para a música brasileira e a conquistar fãs ao redor do mundo com sua arte.
THIAGO “BIG” RABELLO
Baterista destacado na cena musical contemporânea, conhecido por sua energia contagiante, precisão rítmica e versatilidade. Com um talento natural tem uma carreira marcada por colaborações com grandes nomes da música, Thiago é uma força criativa e técnica que eleva qualquer performance em que participa. Nascido em uma família de músicos, Thiago “Big” Rabello começou a tocar bateria ainda jovem, inspirado pelo ambiente musical ao seu redor. Sua paixão pelo instrumento e sua dedicação aos estudos musicais o levaram a se destacar rapidamente desenvolvendo uma técnica sólida e um estilo próprio.Thiago é conhecido por sua precisão rítmica impecável e sua habilidade de transitar entre diferentes gêneros musicais com facilidade. Seu estilo incorpora elementos do jazz, samba, rock e música popular brasileira, resultando em uma performance dinâmica e vibrante. A energia que ele traz para suas apresentações é contagiante, e sua capacidade de improvisação adiciona um elemento de surpresa e emoção a cada show.Thiago “Big” Rabello tem uma carreira prolífica, tocando com alguns dos maiores nomes da música brasileira e internacional colaborou com artistas como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, e Maria Bethânia, demonstrando sua versatilidade e talento em diferentes contextos musicais. Sua precisão rítmica, energia contagiante e versatilidade estilística fazem dele um músico extraordinário, capaz de elevar qualquer performance a novos patamares. Com uma carreira repleta de colaborações notáveis e uma habilidade inigualável para a improvisação, Thiago continua a inspirar e encantar audiências ao redor do mundo.
SANEPAR Apresenta
Ramos de Delíros
O show “Ramo de Delírios” celebra o encontro do compositor carioca Guinga com a cantora Lívia Nestrovski.
O repertório escolhido pela dupla parte de canções de Guinga e tece uma trama de imagens oníricas através das letras de parceiros como Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro e Thiago Amud, destacando o próprio Guinga também como talentoso letrista.
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15 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
Ramos de Delírios
O show “Ramo de Delírios” celebra o encontro do compositor carioca Guinga com a cantora Lívia Nestrovski.
O repertório escolhido pela dupla parte de canções de Guinga e tece uma trama de imagens oníricas através das letras de parceiros como Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro e Thiago Amud, destacando o próprio Guinga também como talentoso letrista. Um mergulho em histórias autobiográficas de Guinga, em que se confundem realidade e ilusão, assombração e memória, sonho e delírio, e de onde se revela, de quebra, um Brasil profundamente místico, nostálgico, dramático.
“O encontro com esta nova e surpreendente cantora me deixa à vontade na escolha de canções de parceiros mais contemporâneos como Thiago Amud e Edu Kneip.
Lívia tem competência e coragem para cantar minhas canções, que não são fáceis.” Guinga
“Guinga tem uma grande relação com a melodia e se considera um instrumento da canção.
Enquanto escolhemos o repertório, descubro observando as músicas, as letras e as melodias de Guinga que suas obras são composições delirantes.
São memórias familiares, da infância, das assombrações, dos seres da natureza, dos bairros de subúrbio onde viveu… Um roteiro biográfico em canções.
E presenteamos o público com este Ramo de Delírios, delírios de Guinga e seus parceiros.” Lívia Nestrovski
Lívia Nestrovski
Cantora de “frescor e calor jovial unidos em voz agilíssima, [que] dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa” (Zé Miguel Wisnik), Lívia é Bacharel em Música Popular pela UNICAMP e Mestre em Musicologia pela UniRio. Venceu em 2019 o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora.
Seu projeto mais profícuo é o duo ao lado do guitarrista Fred Ferreira. Com ele, apresentou-se em teatros e festivais de 20 países e lançou o disco DUO (2012). Em 2021, venceram o Prêmio Profissionais da Música na categoria Videoclip, e em 2023, venceram a Gwangju Busking World Cup, competição internacional na Coreia do Sul.
Além disso, lançou os discos Nação (2022), com Henrique Eisenmann, Pós Você e Eu (2016) e Sarabanda (2020), com Arthur Nestrovski, e De Nada Mais a Algo Além (2014), com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.
Suas performances incluem teatros e festivais nacionais e internacionais, incluindo a estreia mundial da peça para voz e orquestra “Cantos de Trabalho”, escrita especialmente para ela pelo compositor português Luís Tinoco e apresentada na UNESCO, em Paris, junto à Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Como solista convidada, já se apresentou à frente de orquestras como Jazz Sinfônica (SP), Petrobras Sinfônica (RJ), University of Illinois Jazz Concert Band (EUA), Nelson Ayres Big Band (SP), entre outras. Atualmente, circula com os espetáculos “Na Carne da Pêra” e “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas”, ao lado de Fred Ferreira, e “Ramo de Delírios”, ao lado do compositor Guinga.
Guinga
Guinga (Carlos Althier de Souza Lemos Escobar), é carioca da zona norte do Rio de Janeiro – o bairro de Madureira –, onde nasceu em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos.
Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros.
Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Thiago Amud, entre outros. Tem uma dezena de CDs gravados.
Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”. O mesmo dizem dele seus pares.
Citando apenas um, o bruxo dos sons Hermeto Pascoal: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”.
PROGRAMA
Ramo de Delírios (Guinga e Aldir Blanc)
Tangará (Guinga)
Saíra Apunhalada (Guinga)
Sussuarana (Guinga e P.C. Pinheiro)
Simples e Absurdo (Guinga e Aldir Blanc)
Zaboio (Guinga)
Porto da Madama (Guinga)
Jogo de Damas (Guinga)
Bolero de Satã (Guinga e P.C. Pinheiro)
Nem Cais Nem Barco (Guinga e Aldir Blanc)
Canção do Lobisomem (Guinga e Aldir Blanc)
Nítido e Obscuro (Guinga e Aldir Blanc)
Contenda (Guinga e Thiago Amud)
Circuito Pé Vermelho
André Siqueira convida André Vercelino
Nesta apresentação, o violão de André Siqueira encontra a percussão de André Vercelino em um repertório que transita entre releituras de clássicos da música brasileira e composições autorais. Com mais de 15 anos de amizade e música compartilhada, os dois instrumentistas trazem uma sintonia fina nas suas performances buscando sempre algo novo nas interpretações e improvisos.
15 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Bilheteria: R$40,00 (R$20,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
André Siqueira
Compositor, arranjador e multi-instrumentista, é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e Mestre em música pela UFMG. Graduado em música pela UEL – PR. É autor dos livros “Giacinto Scelsi: improvisação, orientalismo e escritura” e “A sonata de Deus e o diabolus: música, cinema e pensamento modernista. Professor do curso de música da Universidade Estadual de Londrina desde 2008, atuando nas disciplinas de percepção, harmonia, arranjo e música e tecnologia. Foi coordenador do EnCom (encontro de compositores) nas edições de 2017, 2019 e 2022. Prêmio de trajetória artística do governo do estado do Paraná em 2019.
Vencedor do prêmio profissionais da música 2023, na categoria de melhor instrumentista popular. Vencedor do concurso “Cordas ao vento” do festival de violão de Teresina com a peça “Atento ao tempo” Possui seis Cd´s gravados, “Lithos” (2001), “Afternoon Improvisations – Contemporary Music for 2 Guitars” em parceira com o violonista Camilo Carrara (2014) e Catamarã (2016), que conta com apresentação do renomado músico Egberto Gismonti, “Solo” (2019), “Da outra margem: André Siqueira visita Toninho Ferragutti” (2022) e “Macramê” (2023). Segundo semestre de 2024 – lançamento do álbum “Aura” com composições autorais para violão solo. Gravação do álbum “Valsas de Garoto” em duo com Toninho Ferragutti para o Selo SESC, a ser lançado até 2025.
Andre Vercelino
André Vercelino é percussionista profissional desde 1998, nasceu e deu início a sua carreira em Londrina (PR). Estudou com várias referências da percussão brasileira como Dinho Gonçalves, Mestre Caboclinho, Oscar Bolão entre outros. Trabalhou com grupos locais de diferentes gêneros: choro, MPB, Big Band, grupos vocais e instrumentais além de peças de teatro. Em 2005, já no Rio de Janeiro, acompanhou grandes artistas, entre eles Elza Soares, Teresa Cristina, Mariana Baltar, Pedro Miranda e Trio Forrozão. Realizou trabalhos fonográficos com Alfredo Del Penho, Beatriz Rabello, João Callado, Fernando Temporão e Moyseis Marques além de gravações com artistas Londrinenses: André Siqueira, Silvia Borba, Paulo Vitor Poloni e Carla Casarim.
Participou como músico no show de abertura do Ano Olímpico em 2015, acompanhando os cantores Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira e Roberta Sá e do musical Sambra – 100 Anos De Samba. Em 2016 participou do projeto “MPB – A Alma do Brasil”, de Ricardo Cravo Albin com artistas brasileiros: Doris Monteiro, Leny Andrade, Danilo Caymmi, Fagner, Marcio Gomes, Zelia Duncan, Martinalia e Simone Mazzer. Em sua trajetória também ministrou oficinas de choro, samba e percussão em edições do Festival Internacional de Música de Londrina.
Atualmente integra o grupo do cantor e compositor Moyseis Marques, Marcos Sacramento e Grupo Combinado Carioca, bem como musicais infantis “O choro de Pixinguinha”, “Sambinha” e “Bossa novinha”.
André Siqueira e Andre Vercelino
Sanfonema (Toninho Ferragutti)
Atento ao tempo (André Siqueira)
Chovendo na roseira (Tom Jobim)
Serenata do adeus (Vinícius de Moraes)
Quarentema 18 (Toninho Ferragutti)
Serra abaixo (André Siqueira)
O rasga (Pixinguinha)
Amendoim na chuva (André Siqueira)
Corrupião (Edu Lobo)
Canto da praia (André Siqueira)
Frevo (André Siqueira)
Música (atrapalhada) sobre rodas
Ritalino e Zanzibão são dois palhaços, dois cantadores, que cantam e brincam por onde passam. Mas pra chegar é preciso transporte. Os dois fazem um concerto em movimento pelos ônibus da cidade convidando os passageiros a cantar e rir coletivamente, no “coletivo”!
Intérpretes: Tiago Marques e Tonho Costa
15 – 19 Jul
Local: ônibus circular
Itaipu Apresenta
Iroko Trio
Com sonoridade versátil e contemporânea Iroko Trio nasce para transitar um caminho único na ampla geografia musical da América Latina. Formado por três instrumentistas com brilhantes carreiras, o Trio contraponteia com maestria a concepção erudita às formas populares. Com Carla Rincón (violino), Elodie Bouny (violão) e Marcelo Caldi (acordeon)…
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16 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
Carla Rincón
Com consolidada carreira internacional, a violinista Carla Rincón acumula experiências que a tornaram referência na música de câmara latina. Como solista e camerista, já pisou em palcos como Carnegie Hall e Sala Cecilia Meireles, além de se apresentar em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas. Fundadora e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, Carla conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú e foi indicada a outros como o Grammy Latino. Com o grupo, ela se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto de Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Graduada pela North Carolina School of the Arts e mestre pela Universidade de Hartford, foi através do prestigiado El Sistema (Venezuela) que Carla iniciou sua carreira como musicista e educadora. Atualmente, é diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho, coordenadora pedagógica do SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais e supervisora pedagógica do Projeto Vale Música – ES. Carla Rincón compõe ainda o corpo docente de festivais e projetos, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão, Mozarteum (Caracas), Festival de Música Junior e Festival da Póvoa de Varzim (Portugal) e o Corona Youth Music Project (NY). Além de seu intenso trabalho musical, ministra palestras, aulas, cursos de formação para professores e preparação de cameratas e orquestras no mundo todo.
Marcelo Caldi
Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF, Sinfônica de Campinas e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações. Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e “Homenagem a Sivuca”, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom. Em 2022, levou a Orquestra Sanfônica, pela primeira vez, a tocar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil, e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão. Entre os álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros.
Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).
Iroko Trio
Com sonoridade versátil e contemporânea, Iroko Trio nasce para transitar um caminho único na ampla geografia musical da América Latina. Ao convergir estilos entre obras autorais, comissionadas ou emblemáticas do repertório clássico brasileiro e latino-americano, o trio cria espaço para peças ora imponentes, como Danzón Nº 2, de Arturo Márquez, ora intimistas, como Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos. Em seus arranjos próprios, exploram com extraordinária profundidade e amplitude cada um dos instrumentos até seu limite técnico, oferecendo alternativas sonoras surpreendentes para a formação. Iroko Trio, composto por instrumentistas com brilhantes carreiras individuais, cujas trajetórias cosmopolitas se conectam, contrapõe com maestria a concepção erudita às formas populares. Um convite irrecusável para ouvidos atentos. Com seu espetáculo Andarilho Américas, o Iroko Trio tem se apresentando e diversas cidades do Brasil e, no exterior, em Portugal, Egito e Argentina. Participa regularmente em reconhecidos festivais e gravou programas de TV como um importante documentário sobre Villa-Lobos na TV Brasil acompanhando a grandes solistas e um programa para o SESC Brasil Instrumental. Atualmente está gravando um CD com obras do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos.
O ESPETÁCULO ANDARILHO AMÉRICAS
Com 60 minutos de duração, o espetáculo propõe uma viagem musical do México à Argentina, estimulando o diálogo entre cultura e identidade e a relação das pessoas com o lugar. Uma atmosfera multissensorial é criada através de vídeo cenários, tornado o espetáculo ainda mais emocionante. Bumba Ricardo Moyano
Arr: Elodie Bouny(Argentina)
Xote gringo
Marcelo Caldi (Brasil)
Milonga turca
Elodie Bouny (Francia/Brasil)
Las Abejas Agustin Barrios
Arr: Elodie Bouny (Paraguay)
Andariego
Sergio Valdeos (Perú)
Bachianas No 4 (1o. mov) Heitor Villa-Lobos
Arr: Marcelo Caldi (Brasil)
Melodia sentimental Heitor Villa-Lobos
Arr: Marcelo Caldi (Brasil)
Criollísima Luis Laguna
Arr: Elodie Bouny (Venezuela)
Milonga Gris Carlos Aguirre
Arr: Marcelo Caldi (Argentina)
Danzón n. 2 Arturo Marquéz
Arr: Elodie Bouny (México)
Circuito Pé Vermelho
16 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro AML ( em frente a Concha Acústica)
Bilheteria: R$40,00 (R$20,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Thiago Gonçalves
J.S.Bach
Prelúdio e Fuga
BWV 850 em Ré Maior
Prelúdio e Fuga
BWV 863 em Sol menor
Bethoveen-Sonata n°8 op.13, “Patética “
Grave – Allegro molto e com brio
Adágio cantabile
Rondo : Allegro
Liszt – Rigoletto Paráfrase
Estudo transcendental n°8 , Wilde jagd
Thiago Gonçalves
O londrinense Thiago Gonçalves, 15 anos, iniciou seus estudos com a professora Marília Moura, seguido da professora Adriana de Almeida Pena no Conservatório Carlos Gomes. Atualmente é aluno da Escola de Música Gabriel Camargo na classe da professora Janne Gonçalves. Mesmo com a pouca idade, já participou de festivais e recitais importantes. Em 2018, apresentou com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, e no Teatro Municipal de São Paulo a convite do pianista e maestro João Carlos Martins. Foi finalista no Prelúdio da TV Cultura em 2019. Conta com diversas premiações nacionais e em países como Portugal, México, Colômbia e Itália.
SANEPAR Apresenta
Noite do Choro e do Samba
Jayme Vignoli (cavaquinho), Josimar Carneiro (violão) , Andre Vercelino (percussão), Nycolas Horn (percussão), Silvia Borba (voz) e Paulo Vitor Poloni (voz)
Espontânea e tradicionalmente, o Choro e o Samba, manifestações que transcendem a categoria de “gênero musical”, constituindo propriamente, de forma natural e involuntária, verdadeiras escolas de música e de cidadania, além de conviverem historicamente de forma saudável e colaborativa, têm na Roda, seu momento máximo.
17 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
Noite do Choro e do Samba
No repertório, homenagens especiais foram planejadas, celebrando compositores que neste ano de 2024 comemoram centenárias datas de nascimento.
No Choro, enquanto o cavaquinista e compositor Índio do Cavaquinho (Edinaldo Vieira Lima) terá seus 100 anos celebrados, o Samba na ocasião, festejará os também 100 anos do baluarte mangueirense Nélson Sargento e o 110º aniversário de Dorival Caymmi.
Jayme Vignoli
Cavaquinista, arranjador e compositor carioca, Bacharel em Composição e Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni Rio), integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras e atua no conjunto Água de Moringa. Como músico, tem se apresentado pelo Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Colômbia, EUA, Dinamarca, França, Irã, Paraguai, Portugal e Suécia.
Professor, atua em diversas frentes: Festival de Música de Londrina, Oficina de Música do Conservatório de Música Popular de Curitiba, Festival Nacional de Choro, Semana Seu Geraldo de Música, Curso Internacional de Verão de Brasília, New York University, Rytmisk Musikkonservatorium, Fridhems Folkhögskola e Casa de Choro de Toulouse. Desde 2003 leciona na Escola Portátil de Música e Casa do Choro (Rio de Janeiro), onde integra também a diretoria.
Tem composições gravadas por: Água de Moringa, Aldir Blanc, Camerata Brasilis, Furiosa Portátil, Mariana Baltar, Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, Valéria Lobão, Walter Alfaiate, Zé Paulo Becker e Quarteto Radamés Gnattali, Zeca Pagodinho e muitos outros. Tem escrito arranjos para: Água de Moringa, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcos Sacramento, Mariana Baltar, Valéria Lobão, Metropole Orkest, Miriam Aïda e outros. Em 2006, entre 113 inscrições, foi um dos cinco finalistas do Prêmio SesiMinas de Cultura com Incelença e coco de embolada, recebendo menção honrosa. Em 2019, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Das águas, para orquestra, recebeu primeira audição mundial pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 2021, entre 386 inscrições oriundas de 50 países, Brancaleone recebeu o 2º lugar no The Valley Winds International Composition Competition e em 2024, entre 291 candidaturas provindas de 26 países, sua Introdução, Ária e Divertimento para bandolim e orquestra obteve o 1º lugar no 2023 International Mandolin Composition Competition, promovido por Edition49 e Siegburger Musikwerkstatt.
Josimar Carneiro
Josimar Carneiro é Professor Doutor da UNIRIO, Coordenador do Bacharelado em MPB e responsável pelas disciplinas Arranjo e Prática de Orquestra Popular. É violonista de 7 cordas do premiado grupo Água de Moringa, nos seus trinta e cinco anos de atividade destacada no Brasil e no exterior.
Atuou como violonista e arranjador na Orquestra de Música Brasileira, Orquestra de Cordas Brasileiras, Camerata Gama Filho e com diversos artistas da mpb, como Elza Soares, Ney Matogrosso, Zé Renato e Jair Rodrigues. É diretor musical e autor de trilhas para teatro e cinema. Seus mais recentes trabalhos são o filme de longa metragem “Veneza” e a série “O Coro – Sucesso Aqui Vou Eu”, concebidas por Miguel Falabella.
É detentor de prêmios como: PRÊMIO BIBI FERREIRA 2016 – melhor música original por Memórias de um gigolô, de Miguel Falabella; PRÊMIO SHELL 2008 – melhor direção musical por Divina Elizeth, de João Falcão; PRÊMIO SHARP 1998 – melhor arranjador na categoria música instrumental com o álbum Saracoteando, do Água de Moringa.
Circuito Pé Vermelho
Mateus Gonsales Trio
Mateus Gonsales Trio: além do que se ouve
Mateus Gonsales Trio apresenta um repertório autoral, mas que possui inserções de importantes compositores da música instrumental brasileira e alguns standards do jazz e da música erudita. Ler +
Com Mateus Gonsales (piano), Diogo Burka (baixo acústico) e Fernando Rivabem (bateria).
17 Jul |18h30
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a concha acústica)
Bilheteria: R$40,00 (R$20,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Mateus Gonzales
Nasceu em Londrina e formou-se em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí em 2006. Em (2008) graduou-se no curso de Produção Fonográfica pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Posteriormente, realizou Pós-Graduação em Arranjo musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudou piano com Magali Kleber (PR), Paulo Braga (SP) Rafael dos Santos(SP); harmonia com Mário Loureiro (PR) e Ian Guest (SP); regência com o maestro Othônio Benvenuto; arranjo para Big Band com Vitor Gorni(PR) e Paulo Flores (SP). Têm participado de shows e gravações de diversos grupos como: Londrina Jazz Big Band, Manifesto Instrumental, Bernardo Pelegrini, Orquestra sinfônica da UEL (OSUEL), Quarteto Descobertas, entre outros. É produtor musical, arranjador e pianista. Foi professor de piano popular em várias edições do Festival de Música de Londrina. Atualmente, desenvolve atividades como professor de piano,prática em grupo, harmonia e improvisação. Desde 2010, juntamente com o percussionista Marcello Casagrande, integra o Duo Clavis e o grupo instrumental – Mateus e CIA, criado para a prática da improvisação musical. Em 2013 criou o Mateus e Cia Jazz que participou do Festival de Música de Londrina.
Seus mais recentes trabalhos: Mateus Gonsales Trio, gravado em 2016 e lançado em 2017, é seu primeiro trabalho autoral. Já foi apresentado em Londrina e em São Paulo tocando na Emesp, JazzB e Madeline.
Em 2018 está desenvolvendo um projeto mensal intitulado “Mateus Gonsales Convida” no qual artistas locais e de outros estados são convidados com o intuito de promover a música instrumental na cidade de Londrina.
Em um ano difícil (2020) gravou dois álbuns. Duo Clavis(2o álbum lançado) e Mateus Gonsales Trio ALQUIMIA (2o álbum do trio). E em 2022 gravou um disco com o violonista Luiz Bueno(Duofel) junto com seu parceiro Casagrande (Duo Clavis)
Mateus Gonsales Trio: além do que se ouve
Mateus Gonsales Trio apresenta um repertório autoral, mas que possui inserções de importantes compositores da música instrumental brasileira e alguns standards do jazz e da música erudita. Serão levados aos palcos arranjos próprios, os quais repercutem em performances de obras inéditas, carregadas de lirismo e virtuosidade. O grupo se apresenta na clássica formação trio de jazz. Liderada por Mateus Gonsales ao piano, a trinca de músicos se completa com esses dois grandes músicos:
Diogo Burka, no contrabaixo e Fernando Rivabem, na bateria.
CineKombi Clube
Exibição de filme “filme Poesia Azeviche” + 7 videoclipes londrinenses
Roda de Conversa: Música e Audiovisual
Com Músicos e Realizadores
17 Jul |18h
Classificação etária: livre
Local: Calçadão em frente ao Teatro Ouro Verde
Bilheteria: gratuito
Marajó Apresenta
Show “Um Olhar Interior”
com Sergio Reze Falando Música Quarteto
A proposta deste show é fazer uma viagem, por meio da linguagem dos sons, para um Brasil profundo pelo qual nos sentimos conectados a partir de nossas raízes e memórias afetivas. Um Brasil que se encontra submerso em algum lugar dentro de cada um de nós. LER +
Falando Música Quarteto
Com: Sergio Reze ,(bateria) Alexandre Ribeiro (Clarinete), Daniel Grajew (Piano e Acordeon) e Sidiel Vieira (Contrabaixo)
18 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze retornou ao Brasil e construiu uma prestigiosa carreira se tornando um dos bateristas mais respeitados e requisitados do meio musical atuando em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: André Mehmari, Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Luiz Tatit,, Tonkunstler Orchester (Áustria), Antonio Arnedo (Colombia), Sônia Rubinsky, Patrick Zimmerli (EUA), Carlos Aguirre (Argentina), Shoji Kaneda (Japão) , Giovanni Guidi (Italia), Maria João (Portugal), entre outros.Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites da Bateria por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos. Ao longo de sua carreira, Sergio está presente em mais de 100 discos. Tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão. Estreou seu primeiro projeto como líder, o “Sergio Reze Falando Música Quarteto” que tem sido muito bem recebido pelo público e já apareceu em palcos como a Casa de Francisca, o Festival Internacional de Música de Londrina, o Festival de Jazz de Sorocaba e o Instrumental Sesc Brasil cujo Show e um Documentário foram apresentados pelo canal SescTV. Em Abril esteve na Itália ministrando masterclasses de bateria brasileira em Milão e em Roma.
Sidiel Vieira
Sidiel Vieira é um dos músicos mais atuantes na cena paulistana. Como contrabaixista e compositor há mais de 20 anos, iniciou sua carreira na Orquestra Jovem Tom Jobim, ao lados de grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Alaíde Costa, Jhonny Alf e Filó Machado. Teve o prestígio de dividir o palco com Roberto Menescal, Danilo Caymmi, João Bosco, Ed Motta, Eumir Deodato, Hélio Delmiro, Airto Moreira, Raul de Souza Hamilton de Holanda e Mestrinho. Também alguns artistas internacionais como Dianne Reeves, Sadao Watanabe, Jens Winther, Pekka Pylkkanen, David Binney e Marcus Gilmore. Sua carreira se estende ao gravar álbuns de Dori Caymmi, Monica Salmaso, Proveta, Dani & Debora Gurgel Quarteto. Já lançou 2 alguns solos: o primeiro “Sidiel Vieira Quinteto” e o segundo “Traços Urbanos” de trio. Atualmente, além de ser professor da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), é integrante dos grupos 2VIEIRA (duo com Sidmar Vieira), Mani Padme Trio, e com alguns expoentes da música instrumental brasileira, como Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo.
Alexandre Ribeiro
Clarinetista de grande destaque no cenário da música instrumental brasileira, é considerado uma referência em seu instrumento e possui uma linguagem específica que assina seus diversos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. Através de um estudo intenso sobre como aplicar os padrões rítmicos da música brasileira em seu instrumento e em suas composições, desenvolve uma maneira criativa de interpretar as melodias e elaborar seus improvisos, criando assim uma metodologia de ensino chamada “Caminhos para desenvolvimento da linguagem e interpretação da Música Brasileira”. É idealizador dos projetos Alexandre Ribeiro Quarteto, Baile do Ribeiro e Alexandre Ribeiro SOLO. Esse último, faz uso de pedais eletrônicos como loopstation e sintetizadores expandindo ainda mais seus processos criativos. É professor da Escola de Choro de São Paulo e da EMESP Tom Jobim e seus grupos de maior destaque são Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Quarteto Roda de Choro, duo Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi, Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti e Baile do Ribeiro.
Dentre seus discos de carreira estão:
Alexandre Ribeiro Quarteto;
Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “ Cordas ao vento”;
Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “Ao vivo em Amsterdã”; Alexandre Ribeiro e Allan Plachta “Encuentro/Encontro”;
Alexandre Ribeiro e Fi Maróstica “Pra frente”;
Alexandre Ribeiro Solo “ De pé na proa”.
Daniel Grajew
Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto. Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara como Escualo Ensemble, Osusp, Blue Note Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica, Carlos Malta, Tiganá Santana, Emilio Martins, Luiz Brasil, Blubell, Mark Lambert, e Zizi Possi. Fez graduação e mestrado em piano pela Universidade de São Paulo, com dissertação concluída em 2016 sobre Egberto Gismonti. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo “Manga”; em 2016 gravou “Bailado” com Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano), em 2017 lançou o disco “Novos Ares” com Escualo Ensemble e em 2019 os discos “Mosaico” com André Bachur e “Quantum” com Túlio Araújo. Em 2020 lançou o disco Acalanto pelo selo Azul Music.
A proposta deste show é fazer uma viagem, por meio da linguagem dos sons, para um Brasil profundo pelo qual nos sentimos conectados a partir de nossas raízes e memórias afetivas. Um Brasil que se encontra submerso em algum lugar dentro de cada um de nós. A conexão se dará através da música, pelas vozes da bateria e gongos melódicos de Sergio Reze, do clarinete de Alexandre Ribeiro, do piano e acordeon de Daniel Grajew e do contrabaixo de Sidiel Vieira. O caminho é trilhado através de uma linha do tempo onde se entrelaçam, seguindo uma cronologia, o Maxixe, o Choro, o Samba, a Bossa Nova , ventos do Nordeste, sons de Minas Gerais e composições de parceiros musicais de longa data. Assim, seremos transportados e viajaremos juntos para os diversos lugares dentro de cada um de nós, onde repousa esse Brasil profundo.
1 – Gaúcho (Corta Jaca) – Chiquinha Gonzaga
2 – 1 X 0 – Pixinguinha
3 – Ternura – K-ximbinho
4 – Conversa de Botequim – Noel Rosa e Vadico
5 – Asa Branca – Trenzinho Caipira – Lôro – L. Gonzaga e H. Teixeira – Villa Lobos – E. Gismonti
6 – Chega de Saudade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
7 – Manhã de Carnaval – Melodia Sentimental – L. Bonfá – Villa Lobos
8 – O Vento – Vera Cruz – Caymmi – Milton Nascimento e M.Borges
9 – Clube da Esquina 2 – Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges
10 – Laser – José Miguel Wisnik e Ricardo Breim
11 – Lagoa da Conceição – A. Mehmari
12 – Chovendo na Roseira – T. Jobim
Circuito Pé Vermelho
SINPRO Apresenta
A Noite de Dolores Duran
Silvia Borba Voz
Giovanna Sanches Voz
Mateus Gonsales Piano
Gabriel Zara Baixo acústico
Bruno Cotrim Bateria
Paulo Vitor Poloni Direção Musical
18 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a concha acústica)
Bilheteria: R$40,00 (R$20,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Marajó Apresenta
Concerto de Gala
Comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana
Venha celebrar conosco essa data tão especial com obras de compositores italianos da música de concerto, de trilhas sonoras e da música popular como Verdi, Rossini, Puccini, Ennio Morricone e mais!
O evento conta com o Maestro Massimiliano Carraro (piano) Enio Orio (violino) e Marcos Aquino (oboé), além da participação do Coro Lírico de Londrina. Os solistas da noite serão: Márcia Kaiser, Havilá Porto, Keidma Juliana, João Miguel, Douglas Tizziani e Victor Terra.
19 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
O Workshop “Sete Cordas: Técnica e Estilo”, ministrado pelo renomado violonista de sete cordas, Rogério Caetano, é um encontro imperdível para os amantes da música brasileira. Baseado em seu livro de mesmo nome (2010), escrito junto com Marco Pereria, o workshop oferece uma oportunidade única de explorar o estado atual do violão de sete cordas no Brasil.
O livro de Rogério Caetano é um método abrangente que combina as práticas violonísticas do autor com o legado deixado pelos mestres do violão de sete cordas. Ele destaca a importância desse instrumento na música brasileira, em particular nas escolas do choro e do samba, evidenciando sua função harmônico-melódica.
Além disso, o trabalho de Caetano mostra como a nova geração de músicos reverencia os mestres, utilizando suas referências artísticas como base para criar um diálogo vivo e contínuo com a atualidade da arte e com a sociedade em que se manifesta.
No Workshop Técnica e Estilo, os participantes terão a oportunidade de aprender com um premiado violonista, explorando as técnicas e os estilos únicos do violão de sete cordas, uma experiência completa e imersiva.
Se você é um músico apaixonado pelo violão de sete cordas e deseja aprofundar seu conhecimento nesse instrumento essencial da música brasileira, o Workshop Técnica e Estilo, ministrado por Rogério Caetano, é uma oportunidade que você não pode perder. Prepare-se para mergulhar na tradição e na renovação dessa bela arte!
Duração: 2 a 4 horas
Circuito Pé Vermelho
Encontros Latino-americanos
Nesta oportunidade renomados instrumentistas e professores venezuelanos e brasileiros se encontram para fazer música e partilhar suas experiências artísticas e pedagógicas pela primeira vez. Com um repertório eclético que vai do tango argentino ao baião do sertão brasileiro.
Com María Fernanda Montero (Violino), Adriana Virgüez Cruz (Viola), Júlio Possette (Violoncelo) e Rodrigo Fávaro (Contrabaixo).
19 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro AML (em frente a concha acústica)
Bilheteria: R$40,00 (R$20,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Maria Fernanda Montero
Uma dos mais proeminentes violinistas venezuelanas atualmente dedicada à atuação e ao ensino. Spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas com estudos de musicologia na Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela. Graduado em Performance Violin concedido pelo Associated Board of the Royal Schools of Music da Inglaterra. Graduado como Técnico Superior Universitário em Música e Pós-Graduação em Educação Musical pela Universidade Nacional das Artes (UNEARTE) de Caracas, Venezuela.
Solista convidado de orquestras venezuelanas; em outubro de 2021, dirigida pela Maestra Elisa Vegas à frente da Orquestra Gran Mariscal de Ayacucho, participou como solista pela Venezuela na gravação de “Primavera Incierta” no âmbito do projeto global The Uncertain Four Seasons que foi realizado no âmbito da COP 26, a cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, realizada em Glasgow, na Escócia.
Como instrumentista de Câmara formou diversos Ensembles como Primeiro Violino com apresentações nos principais salões de Caracas e outras cidades da Venezuela, além de apresentações internacionais, entre as quais o Festival Notto na Sicília, Itália, Sherborne Summer School of Music e Bolívar Hall em Londres, Inglaterra.
Amplamente reconhecida por seu trabalho no campo da educação musical infantil na Venezuela como diretora e fundadora da Oficina de Iniciação Musical “Los Colores de la Música”, atualmente é presidente da seção Venezuela do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM). Professor convidado do projeto educacional Brasil de Tuhu, ministrando oficinas para professores em diversos estados do Brasil.
Desenvolve intensa atividade como professora de violino na Escola Nacional de Música “Juan Manuel Olivares” e na Escola Nacional de Violino El Sistema. É professora de “Expressão Musical” na Faculdade de Educação da Universidade Católica “Andrés Bello” (UCAB).
Em 2019, juntamente com a Prof. Adriana Virgüez, inaugurou o ACADEMIA DE CUERDAS CARACAS.
Adriana Virgüez Cruz (VEN)
Profesora fundadora de la Cátedra de Viola de la Escuela de Música Mozarteum Caracas en el año 2001, más de veinte años de experiencia dando clases la han hecho titular de una sólida catedra de viola. Reconocida intérprete de música de cámara.
Comenzó sus estudios de viola en Venezuela con la Profesora Penélope Knuth y el Profesor José Manuel Román. Becada en 1994 por la Fundación Mozarteum Venezuela, el Instituto de Cooperación Iberoamericana y la Fundación Isaac Albéniz de España continuó sus estudios de viola con el Maestro francés Gerard Caussé en la Escuela Superior de Música “Reina Sofía”, en Madrid, España. En 1996 recibió la distinción a la alumna más destacada de la Cátedra de Viola, premio entregado por S.M. la Reina Sofía de España.
Como alumna de la Escuela Superior de Música “Reina Sofía” participó en recitales de viola y música de cámara dentro de los que destaca el realizado en la Academia de Bellas Artes de San Fernando transmitido en directo por Radio Nacional de España. Participó en clases magistrales con los Maestros Margareth Pardee, Bruno Giuranna, Paul Neubauer, Tabea Zimmermann, Piero Farulli, Rainer Schmidt, entre otros. Formó parte del Cuarteto Granados de NCR con el cual realizó recitales y grabaciones. Formó parte de la Orquesta de Cámara Freixenet de la Escuela Superior de Música Reina Sofía con la cual realizó giras por España y grabó varios CD ́ s, entre ellos el Octeto de Mendelssohn dirigido por el maestro Zubin Mehta. En el año 2016 fue invitada a participar como alumni en el concierto del 25 Aniversario de la Escuela Superior de Música Reina Sofía, dirigido por el maestro Zubin Mehta y transmitido por RTVE.
A su regreso a Venezuela en 1998 comienza un intenso trabajo pedagógico formando jóvenes violistas que han sido aceptados en diferentes escuelas de música, conservatorios y universidades en Europa y Estados Unidos: Conservatorio Joseph Haydn de Viena; Escuela Superior de Música “Reina Sofía”, Real Con
Júlio Possette
Júlio Possette é Mestre em Performance em Música, formado na classe do Dr. Fábio Soren Presgrave na UFRN.
Desde 1998 no Projeto Guri onde atua como Supervisor Educacional de cordas friccionadas. Professor de violoncelo, efetivo na Escola de Artes Jupyra Cunha Marcondes a mais de 10 anos.
Foi pesquisador da FUNARTE em parceria com UFRJ nos programas SINOS e Arte de Todas Gente, atuando tanto em Caravanas até escrever Curso on-line de Violoncelo publicação também na Arte de Toda a Gente FUNARTE/UFRJ.
Fundador do JupGraves, grupo de violoncelos e contrabaixos, com Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, em 2017, difundindo ecleticamente musica com essa formação.
ENCONTROS LATINO-AMERICANOS
PROGRAMA | |
---|---|
Tango Estudo 3 Contrabaixo Molto marcato e energico |
Piazzola |
Duo de Prados Violino-Viola Andante Mosso Boi Mofado Duo de Parados Violino-Violoncelo Andante Mosso Allegro |
Ernani Aguiar |
Quarteto opus 35 Arensky Moderato Variações sobre um tema de P. Tchaikovsly Finale. Andante sostenuto |
Arensky |
Orquestra Sanfônica
Alunos da Prática de Orquestra de Sanfonas do 44º FIML
Regente: Marcelo Caldi
Este curso almejou ampliar os horizontes musicais dos alunos/músicos quanto à criação de uma orquestra de sanfonas, a partir do aprimoramento no instrumento, com destaque para o uso do fole, no tocante aos ritmos caracteristicamente nordestinos, além da interpretação de peças clássicas do universo do acordeom, entre outros itens.
19 Jul | 19h30
Classificação etária: livre
Local: em frente ao Teatro Ouro Verde
Bilheteria: Gratuito
Hip Hop Kombi
MC Rei e convidados
19 Jul | 19h as 22h
Classificação etária: livre
Local: Concha Acústica
Bilheteria: Gratuito
Banda Sinfônica do Festival de Música
Estudantes da Big Band do 44º FIML.
Coordenação: Bruno Cotrim, Mateus Gonzales , Gilberto de Queiroz
Estudantes da Big Band do 44º FIML.
Coordenação: Bruno Cotrim, Mateus Gonzales , Gilberto de Queiroz
19 Jul | 18h
Classificação etária: livre
Local: Concha Acústica
Bilheteria: Gratuito
Gabriel Dellatorre
Professor substituto de Regência de Banda da Escola de Música da UFRJ, Gabriel Dellatorre é também regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ e coordenador assistente da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ, atuando também como regente do grupo. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema José Ursicino da Silva: cinco edições para banda sinfônica. É Gerente de produção do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o qual é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ, e colabora também com os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais, integrantes do mesmo programa. Natural de Niterói/RJ, Gabriel Dellatorre iniciou seus estudos na Banda do Colégio Salesianos Santa Rosa, tendo como primeiro professor Mestre Affonso Reis. Ao longo dos anos, vem atuando diretamente no desenvolvimento das bandas de música e bandas sinfônicas, tendo participado na produção do I e II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música, promovidos respectivamente nos anos de 2017 e 2019 pelas instituições, bem como da I Bienal de Bandas, realizada em Mogi das Cruzes. Em 2014 e 2015, participou de intercâmbio acadêmico com a Jugendorchester Gersthofen – Schwäbische Bläserbuben e com a Die Gersthofer Blasharmoniker na Baviera/Alemanha, em parceria com o Programa Aprendiz. Em 2022 foi professor de Prática de Banda Sinfônica no Festival Internacional de Música de Domingos Martins. É coordenador pedagógico da ação Por todas as Bandas do Brasil, parte do Projeto Bandas, onde desenvolve capacitação para bandas e regentes de bandas e também, regente da Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical, de Niterói/RJ.
Renato Segati
Graduado em Música com Licenciatura em Educação Musical (2012) e Bacharelado em Composição Musical (2016) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Especialista em Educação Musical pelo Programa de Pós Graduação da UEM (2017). Atualmente é mestrando no programa de Pós Graduação em Música com foco em Composição Musical também pela UEM. Trabalha como orientador de a.vidades no Projeto Social em Educação Musical do Centro de Difusão Musical, SESC-Maringá. Atua profissionalmente em outros projetos sociais de ensino de instrumentos de sopro, e também como arranjador para Orquestras Sinfônicas, Orquestras de Câmara, Bandas Sinfônicas, Grupos de Metais, dentre outras formações. Realiza pesquisas sobre Música Sacra Protestante, centrada nas ideias de Mar.nho Lutero, Música Eletroacús.ca na Educação Musical e Ensino Cole.vo de Instrumentos de Sopro. Na área de composição musical obteve orientação dos professores Rael Bertarelli Gimenes Toffolo e Marcus Alessi Bi?encourt, docentes do curso de Música da UEM. Várias de suas obras foram estreadas por grupos musicais brasileiros e também grupos/músicos estrangeiros (México, Alemanha, EUA e Coréia do Sul). Sua produção está centrada nas formações instrumentais de câmara, em especial, formações com os instrumentos da família dos metais, principalmente para tuba solo ou acompanhada, ainda sim possui diversas obras sinfônicas (Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica). Em 2012 recebeu o prêmio como um dos ganhadores de melhor composição do “XVII Concurso OSPA para Jovens Solistas, Regentes e Compositores”, esta mesma obra foi executada pela OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) em 2013, com a regência do maestro Kiyotaka Teraoka – Segundo colocado no “1r Concurso de Composición para Banda Juvenil Música Jove” (Valência, Espanha), realizado em março de 2014 – Primeiro colocado no “Graduate Fellowship in Composi.on” realizado pela California Bap.st University em 2022, no mesmo ano duas obras suas, “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” e “Se a Tuba Falasse”, foram premiadas no “Concurso de Composição da ETB (Associação de Eufônios e Tubas do Brasil)”. Ainda em 2022 teve sua composição “Novum I: Et ego vivo propter Christum” selecionada para o “XXX Panorama de Música Brasileira Atual da UFRJ”, o mais importante painel de composição contemporânea do Brasil – A obra “Novum I” foi estreada pela Banda Sinfônica da UFRJ em outubro de 2022. Dentre as performances e estreias de suas obras destacam-se: “Concer.no para Tuba e Banda Sinfônica” estreada em Goiânia pela a Banda Sinfônica Jovem de Goiânia com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2018; “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” estreada em Porto Alegre pela a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2021; Performance da obra “Inácio” pela Orquestra de Câmara do Amazonas sob a regência do maestro Hilo Carriel em setembro de 2022.
“Corpo, voz e outros sons”
Alunos de Musicalização
Coordenação: Bethânia Paranzini
Alunos de Musicalização
Coordenação: Bethânia Paranzini
19 Jul | 15h
Classificação etária: livre
Local: PIBL – Primeira Igreja Batista de Londrina
Bilheteria: Gratuito
Bethânia Paranzini
Bethânia Paranzini é formada em licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Ensino de Artes e em Performance Musical – habilitação em canto. Atuando como educadora musical há mais de 20 anos em escolas de ensino regular, propõe aulas com uma imersão no mundo da música, onde seus alunos (majoritariamente crianças do ensino fundamental 1) são levados a apreciar, pensar e fazer música em grupo, independente do uso ou não de instrumentos musicais tradicionais. Paralelo a isso desempenha o ensino de musicalização e canto popular para alunos particulares, bem como se apresenta como cantora, com repertório voltado à música brasileira.
Viajando pelos ritmos do Brasil
Apresentação dos alunos
Professora: Maru Otani
19 Jul | 14h30
Classificação etária: livre
Local: CCI Norte – Rua Luiz Brugin, 570
Bilheteria: Gratuito
Apresentação dos alunos do Masteclass de Canto
Professora: Lívia Nestrovski
19 Jul | 14h30
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a Concha Acústica)
Bilheteria: Gratuito
Banda de Garagem
Estudantes da Oficina de Banda de Garagem do 44º FIML.
Coordenação: Fernando Mello e Ale de Oliveira
Estudantes da Oficina de Banda de Garagem do 44º FIML.
Coordenação: Fernando Mello e Ale de Oliveira
19 Jul | 20h
Classificação etária: livre
Local: Cultural Hall
Bilheteria: Gratuito
Fernando Mello
• Formado em Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção pela Rio-Música (RJ).
• Trabalhou e trabalha com musicalização infantil em diversas escolas de pré escolar e ensino fundamental de Teresópolis
• Exerceu o cargo de professor substituto da cadeira de Percepção, na Rio Música (RJ) de 1988 a 1991.
• Ministra aulas particulares de Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção.
• Exerceu durante sete anos o cargo de professor de música no Colégio São Paulo – Teresópolis, trabalhando com todo o setor infantil e fundamental de 1993 a 2000.
• Exerceu a função de professor de música para o ensino fundamental do Centro de Ensino Moderno (CEM) de 2001 a 2022.
• É professor de Iniciação Musical, Musicalização, Prática de Conjunto, Violão/Guitarra, Ukulele, e Cavaquinho.
Álerson de Oliveira
Álerson de Oliveira é Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM / 2021 – Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 – Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); e formado pelo “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí” em Guitarra MPB/Jazz (2008), onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003).
Em 2020 venceu o Prêmio FUNARTE (Edital Arte em Toda Parte), apresentou trabalhos científicos (áreas Música / Educação Musical) nos Congressos da ABEM e ANPPOM e foi contemplado com os editais Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e Edital Emergencial de Apoio à Cultura Assisense (Vozes da Cultura).
Na área da educação, ministrou aulas no 38° e 39° Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) em parceria com o professor Fernando Mello (RJ) com o curso Bandas de Garagem; trabalhou no Projeto Guri (2006-2011) nos pólos Echaporã/SP, Maracaí/SP e Cândido Mota/SP, no cargo de Professor de Violão, Regente e Arranjador (2006-2011); e ministrou aulas de guitarra elétrica no Festival de Música de Goioerê/PR (XV FEMUG/2013).
Durante a graduação, desenvolveu pesquisas nas áreas da linguagem, estruturação, educação, improvisação e performance musicais. Nesse mesmo período, participou dos projetos: Grupo Armila de livre improvisação contemporânea (2015-2016), Camerata de Violões da UEL (2012-2015) e Projeto Música Criança (2012-2014).
Como produtor musical, assina a produção (em parceria com Júlio Anizelli), os arranjos (concebidos coletivamente) e direção musical do disco da banda Sarará Criolo lançado em 2019, o qual também gravou as guitarras, violões e backing vocals. Ainda com a banda Sarará Criolo, acompanhou o cantor Di Melo no Festival DemoSul (Londrina – 2016).
Atualmente é servidor público na Prefeitura Municipal de Cubatão/SP, onde ministra aulas de arte e música.
UNIMED Apresenta
“Rita Lee”
O musical
Com direção musical de André Protasio (RJ) e direção cênica de Carolina Ribeiro (Londrina), “Rita Lee! O musical é uma montagem em homenagem à rainha do rock brasileira estrelado pelo Grupo Vocal Entre Nós, grupo londrinense dirigido por Monique Kodama, e que em 2024 completa seus 14 anos de existência.
Os arranjos inéditos e a participação do Coro da Rita, composto pelos alunos da oficina de coro cênico farão desta noite uma experiência de puro afeto por nossa rainha do rock, além de nostálgica e inesquecível!
20 Jul | 18h30 (sessão extra) e 20h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$ 50 e R$25 (1º lote) / R$ 60 e R$30 (2º lote) / R$ 70 e R$ 35 (3º lote) + 10% taxa de serviços Sympla
Apresentação dos alunos da “Oficina de Samba”
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
20 Jul | 17h
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a Concha Acústica)
Bilheteria: Gratuito
Alunos do Masterclass de Metais e Banda Sinfônica do 44º FIML
Coordenação: Gabriel Dellatorre, Renato Segati, Cícero Cordão, Gilberto de Queiroz
20 Jul | 16h30
Classificação etária: livre
Local: Concha Acústica
Bilheteria: Gratuito
Apresentação dos alunos do curso “Prática de Jazz e MPB”
Professores: Sergio Reze, Sidiel Vieira, Alexandre Ribeiro, Daniel Grajew
20 Jul | 14h
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a Concha Acústica)
Bilheteria: Gratuito
Apresentação dos alunos do curso “Prática de Coro Infanto Juvenil”
Professora: Valéria Correia
20 Jul | 10h15
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a concha acústica)
Bilheteria: Gratuito
Apresentação dos alunos do curso “Prática de Coro Adulto”
Professora: Valéria Correia
20 Jul | 11h
Classificação etária: livre
Local: AML (em frente a Concha Acústica)
Bilheteria: Gratuito
Apresentação dos Alunos da “Oficina de Choro”
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
20 Jul | 9h30
Classificação etária: livre
Local: Saguão da AML Cultural
Bilheteria: Gratuito
Gabriel Dellatorre
Professor substituto de Regência de Banda da Escola de Música da UFRJ, Gabriel Dellatorre é também regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ e coordenador assistente da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ, atuando também como regente do grupo. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema José Ursicino da Silva: cinco edições para banda sinfônica. É Gerente de produção do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o qual é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ, e colabora também com os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais, integrantes do mesmo programa. Natural de Niterói/RJ, Gabriel Dellatorre iniciou seus estudos na Banda do Colégio Salesianos Santa Rosa, tendo como primeiro professor Mestre Affonso Reis. Ao longo dos anos, vem atuando diretamente no desenvolvimento das bandas de música e bandas sinfônicas, tendo participado na produção do I e II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música, promovidos respectivamente nos anos de 2017 e 2019 pelas instituições, bem como da I Bienal de Bandas, realizada em Mogi das Cruzes. Em 2014 e 2015, participou de intercâmbio acadêmico com a Jugendorchester Gersthofen – Schwäbische Bläserbuben e com a Die Gersthofer Blasharmoniker na Baviera/Alemanha, em parceria com o Programa Aprendiz. Em 2022 foi professor de Prática de Banda Sinfônica no Festival Internacional de Música de Domingos Martins. É coordenador pedagógico da ação Por todas as Bandas do Brasil, parte do Projeto Bandas, onde desenvolve capacitação para bandas e regentes de bandas e também, regente da Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical, de Niterói/RJ.
Renato Segati
Graduado em Música com Licenciatura em Educação Musical (2012) e Bacharelado em Composição Musical (2016) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Especialista em Educação Musical pelo Programa de Pós Graduação da UEM (2017). Atualmente é mestrando no programa de Pós Graduação em Música com foco em Composição Musical também pela UEM. Trabalha como orientador de a.vidades no Projeto Social em Educação Musical do Centro de Difusão Musical, SESC-Maringá. Atua profissionalmente em outros projetos sociais de ensino de instrumentos de sopro, e também como arranjador para Orquestras Sinfônicas, Orquestras de Câmara, Bandas Sinfônicas, Grupos de Metais, dentre outras formações. Realiza pesquisas sobre Música Sacra Protestante, centrada nas ideias de Mar.nho Lutero, Música Eletroacús.ca na Educação Musical e Ensino Cole.vo de Instrumentos de Sopro. Na área de composição musical obteve orientação dos professores Rael Bertarelli Gimenes Toffolo e Marcus Alessi Bi?encourt, docentes do curso de Música da UEM. Várias de suas obras foram estreadas por grupos musicais brasileiros e também grupos/músicos estrangeiros (México, Alemanha, EUA e Coréia do Sul). Sua produção está centrada nas formações instrumentais de câmara, em especial, formações com os instrumentos da família dos metais, principalmente para tuba solo ou acompanhada, ainda sim possui diversas obras sinfônicas (Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica). Em 2012 recebeu o prêmio como um dos ganhadores de melhor composição do “XVII Concurso OSPA para Jovens Solistas, Regentes e Compositores”, esta mesma obra foi executada pela OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) em 2013, com a regência do maestro Kiyotaka Teraoka – Segundo colocado no “1r Concurso de Composición para Banda Juvenil Música Jove” (Valência, Espanha), realizado em março de 2014 – Primeiro colocado no “Graduate Fellowship in Composi.on” realizado pela California Bap.st University em 2022, no mesmo ano duas obras suas, “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” e “Se a Tuba Falasse”, foram premiadas no “Concurso de Composição da ETB (Associação de Eufônios e Tubas do Brasil)”. Ainda em 2022 teve sua composição “Novum I: Et ego vivo propter Christum” selecionada para o “XXX Panorama de Música Brasileira Atual da UFRJ”, o mais importante painel de composição contemporânea do Brasil – A obra “Novum I” foi estreada pela Banda Sinfônica da UFRJ em outubro de 2022. Dentre as performances e estreias de suas obras destacam-se: “Concer.no para Tuba e Banda Sinfônica” estreada em Goiânia pela a Banda Sinfônica Jovem de Goiânia com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2018; “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” estreada em Porto Alegre pela a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2021; Performance da obra “Inácio” pela Orquestra de Câmara do Amazonas sob a regência do maestro Hilo Carriel em setembro de 2022.
ITAIPU Apresenta
Concerto de encerramento
Encontro Brasileiro de Orquestras Sociais
Regente: Maestro Luiz Martins
A Orquestra do Festival Internacional de Música de Londrina é formada por alunos de diversos projetos sociais brasileiros. Esses projetos sociais são articulados pela Rede Brasileira de Práticas musicais reflexivas
A grande particularidade desta iniciativa, e a que nos diferencia de outros grandes festivais, é que no nosso não há processo seletivo, os alunos são designados pelos seus projetos de origem e recebem, durante os meses que precedem ao Festival, aulas e orientações sobre o repertório que será executado pela Orquestra.
Nesta oportunidade, o repertório apresentando será uma homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla, para completar o programa serão executadas obras de compositores brasileiros que, com características estilísticas completamente diferentes, transitaram assim como Piazzolla entre o erudito e o popular nos primórdios do século XX.
21 Jul | 10h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Ingresso: Gratuito
Maestro Luiz Martins
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio-fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou entre 2006 e 2014 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais e concertos no Brasil e exterior. Participou de Masterclasses em violino, canto, regência orquestral e coral com professores e maestros renomados como Raul Munguia (EUA), Washington Oliveira (Alemanha/Brasil), Davi Arontes (México), Valeria Mattos, Simon Phipps (Suécia), Philip Lawson (inglaterra), Mario Assef, Eduardo Morelembaum, Roberto Tibiriçá, Fábio Mechetti e Isaac karabtchevisk. Esteve a frente como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2013. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.
Bilheteria
Venda online:
Os ingressos estarão disponíveis para venda através do site do Sympla a partir do dia 05 de julho
Meia Entrada
** Meia Entrada – Idosos (acima de 60 anos), estudantes (acima de 11 anos), professores das redes estadual e municipal, servidores da UEL, servidores municipais, doadores de sangue (comprovante de doação dos últimos 60 dias) e crianças (abaixo de 11 anos) que ocupe uma poltrona no teatro podem adquirir meia entrada.
No ato da compra e na entrada dos espetáculos é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem o direito à meia entrada.
Válido para 1 ingresso de cada espetáculo
** Aluno do 44º Festival Internacional de Música de Londrina.
Nesta edição do 44º Festival Internacional de Música de Londrina, as cortesias para os alunos estão limitadas 100 unidades por evento, e devem ser retiradas no dia, das 12h às 14h no Colégio de Aplicação – UEL (R. Piauí, 720), mediante apresentação do crachá (apenas 1 ingresso por aluno).
Se os teatros não estiverem lotados, é possível entrar com apresentação do crachá, e em caso de lotação, é possível tentar as filas de espera na estrada dos locais de apresentação, que obedecem a ordem de chegada.
Idade Mínima
As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e trazê-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado nas rádios e raramente explorado pelas escolas. A classificação etária é de sete anos e, nessa idade, as crianças já apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de repertórios específicos e programas que não ultrapassem os 40 minutos de duração.