PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA
Para saber mais sobre o curso, público alvo e pré-requisitos clique no nome do curso e para saber mais sobre o professor clique no nome do professor.
Para ler sobre os critérios para ISENÇÃO ou DESCONTOS na taxa de inscrição clique aqui
Inscrições encerradas
Atenção: Informamos que além do período descrito em cada curso o comparecimento dos alunos também será necessário nas seguintes datas:
dia 13/07 para credenciamento das 14h30 às 17h no Colégio de Aplicação
dia 14/07 para organização das turmas de alguns cursos – aviso via email pessoal, pois cada curso será num horário diferente
e dia 20/07 para a apresentação dos trabalhos no “Palco Pedagógico”Alunos de cordas e acordeom – trazer suas estantes de partitura
Alunos de violão – estante de partitura e apoio de pé
Oficinas especiais
O curso é uma jornada onde aprendemos e nos transformamos ao caminhar. Ele tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, do outro (relacional), dos contextos de ação e do sentido do nós (coletivo) para retroalimentar e impulsionar o seu campo de práticas. LER +
PÚBLICO ALVO: Indivíduos com interesse especial em aprender novas habilidades humanas e formas de transformar a realidade social. Para todos que se sentirem chamados a participar desta jornada de aprendizagem e se reconhecem como participante, sujeito, ator e/ou autor deste campo social de sentidos, experiências e aprendizagens.
PERFIL: Coordenadores e gestores de Projetos Sociais e Pontos de Cultura, estudantes, professores e educadores de música que trabalham em projetos sociais, na academia e professores da rede pública da Educação Básica.
REQUISITOS: Vontade de viver uma experiência individual e coletiva de uma aprendizagem que transforma de forma criativa, inclusiva, inovadora e sustentável.
metodologias reflexivas e inovadoras voltadas para experiências sustentáveis
Professora: Ligia Pimenta (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Aplicação
Ligia Pimenta
Ligia R. R. Pimenta, doutora e mestre pela PUC/SP, psicóloga com atuação em processos colaborativos, reflexivos, inovadores e dialógicos no governo, empresas, terceiro setor, organismos internacionais e universidades. Atuo como facilitadora e educadora em espaços de trocas de experiências e de aprendizagens significativas promovendo o fortalecimento das capacidades individuais, relacionais e coletivas com o propósito de desenvolver a reflexão sobre as práticas e ampliar a consciência, a intencionalidade, o sentido de pertencimento dos participantes e a transformação nos contextos complexos e intersetoriais. Fui coordenadora do Projeto Sociocultural Meninos do Morumbi no município de São Paulo, membro da REDE Brasileira de Pratica Musical Reflexiva. https://redebrasilmusicaps.art.br/
Projetos Sociais e comunidade de práticas colaborativas: metodologias reflexivas e inovadoras voltadas para experiencias sustentáveis .
O curso é uma jornada onde aprendemos e nos transformamos ao caminhar. Ele tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, do outro (relacional), dos contextos de ação e do sentido do nós (coletivo) para retroalimentar e impulsionar o seu campo de práticas. Será um percurso sistêmico, colaborativo, dialogado, reflexivo , (re)generativo e inovador. Trabalharemos com a Teoria U proposta por Otto Scharmer, professor sênior de ação-aprendizagem do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo o ‘U’ como imagem a ser percorrida para gerar o próximo passo de transformação possível de um sistema. Essa jornada propõe um mergulho na realidade (a descida do U) e uma ampliação da percepção do todo (‘o todo olhando o todo com os olhos do todo’). Abordaremos o cenário da complexidade, as capacidades humanas para lidar com este cenário no contexto das comunidades de experiências, de aprendizagens e da atuação em redes a partir das experiências que serão compartilhadas pelos participantes com foco na sustentabilidade das ações.
Metodologias Utilizadas
Metodologia colaborativa, dialogada e experiencial a partir das experiências dos participantes. Este percurso se inspira em práticas de aprendizagens transformadoras da Teoria U e práticas inovadoras, inclusivas e criativas : design thinking, prototipagem, mapeamento sistêmico, jornada de aprendizagem, práticas narrativas coletivas com a construção dos Ritmos da Vida e caixa de ferramentas para facilitação de grupos.
Os participantes com mais de 75% de frequência receberão o Certificado.
Programação
Encontro 1 – Quem somos/ O que trazemos/ Expectativas/Cenário dos campos de atuação
Encontro 2 – Como aprendemos? Jornada de Aprendizagem e de experiências ( Do eu ao coletivo ) (persona, mapa da empatia, mapa do aprendiz )
Encontro 3 – Metodologias, caixa de ferramentas e experiências praticas ( Escuta ativa, competências emocionais, a pedagogia da pergunta, inteligência coletiva)
Encontro 4 – Trabalho em redes, ecomapa e prototipagem
Encontro 5 – Ritmos da vida ( Pratica Narrativa Coletiva : Etapas: 1) Meu instrumento 2) Minha interpretação 3) A Orquestra da Vida 4)Entrando em Sintonia 5) Nossa música)/ Reflexão, ação e próximos passos
Trabalhar canções do repertório brasileiro, conhecidas ou não, que possam fazer intersecções com outras linguagens como dança, movimento, cena, brincadeiras, jogos. Assim, fazendo com que o idoso consiga, de forma lúdica, se expressar através da arte.
No final das aulas faremos uma roda de conversa sobre a “Formação para educadores, cuidadores, familiares e interessados.”
Público Alvo: Aberto a todas as idades e também para educadores, cuidadores, familiares, assistentes sociais e interessados
Coral Oroboro: https://www.facebook.com/coraloroboro/
Grupo vocal As Joanas: https://www.facebook.com/asjoanasgrupovocal/
Som a Fio: https://www.facebook.com/somafio/
Festival de Londrina 2018: https://www.facebook.com/maru.ohtani/posts/10205339654007888
Professora: Maru Ohtani (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h30 – 17h | CH.: 12h30
Local: Secretaria da Pessoa Idosa Norte
Maru Ohtani
Maru Ohtani – Regente de Coral. Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado.
Regente na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo), entre crianças e adultos de várias idades, por trinta anos.
Cultiva a arte do cantar através de movimentos cênicos que tem como objetivo principal o cantar espontâneo.
Regente do Coral Sampa no show dos Rolling Stones em 2016 no Estádio do Morumbi em São Paulo.
Regente do coral infantil no Festival de Ourinhos em julho de 2016.
Atualmente é regente do Coral Oroboro, coral misto, com repertório da MPB e arranjos próprios.
Diretora Artística do grupo As Joanas, grupo feminino com repertório autoral e arranjos próprios.
Este é o projeto de workshop com o violonista e compositor Guinga.
Ele nasce do desejo de sempre trocar experiências/vivências sobre sua obra, seu processo criativo ao compor, o que o influencia artisticamente e quais são seus projetos futuros.
Guinga completa quase 60 anos de carreira e durante este tempo ele foi testemunha de histórias que conectam pessoas, lugares e memórias da música popular brasileira.
O encontro tem a duração de 04 horas e se destina ao público em geral e também interessados em música e violão brasileiro.
Guinga se propõe a falar neste encontro sobre:
– A canção brasileira, sua história e seu caminho nos di-as de hoje
– a obra e o processo criativo
– a letra na canção popular brasileira
– influências e confluências criativas (o que provoca música)
Professor: Guinga
Datas: 16/07
Horário: 14h – 18h | C.H.: 4h
Local: Auditório da Sonkey
Guinga
Guinga (Carlos Althier de Souza Lemos Escobar), é carioca da zona norte do Rio de Janeiro – o bairro de Madureira –, onde nasceu em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos.
Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros.
Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Thiago Amud, entre outros. Tem uma dezena de CDs gravados.
Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”. O mesmo dizem dele seus pares.
Citando apenas um, o bruxo dos sons Hermeto Pascoal: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”.
Prepare-se para adentrar no universo da música brasileira com Salomão Soares. No workshop intitulado “A Música Brasileira | Infinitas Possibilidades”, Salomão compartilhará sua expertise e insights sobre explorar os ritmos do Brasil no piano, desde os fundamentos até a criação de arranjos modernos e improvisação.
Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no processo criativo por trás dos álbuns de Salomão, “Baião de Dois” e “Interior”. O pianista compartilhará histórias sobre sua jornada musical, discutindo como ele aborda a improvisação, cria arranjos contemporâneos e infunde os ritmos regionais brasileiros com uma cara autentica.
Além disso, os participantes terão a chance de se envolver em um bate-papo com Salomão, explorando diversos tópicos relacionados à música, desde técnicas de performance até a importância da música brasileira no cenário global. Esta é uma oportunidade única para músicos e entusiastas da música mergulharem fundo na rica tradição da música brasileira e descobrirem as infinitas possibilidades que ela oferece.
Professor: Salomão Soares
Datas: 15/07
Horário: 8h30 – 11h | CH. 2h30
Local: AML
Estruturação e Teoria Musical
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.
PÚBLICO ALVO: Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical
REQUISITOS: Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica
Nível I
Professora: Aida Machado (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horários: 9h às 10h15 ou 14h às 15h15| CH.: 6h
Local: Online
Aída Machado
Pianista, Bacharel em Psicologia e Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo.
Foi Coordenadora Pedagógica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira e da Pós-graduação em Educação musical na mesma instituição. É professora da Escola Municipal de Música de São Paulo. Seu prestígio tem-lhe valido constantes convites para compor júris em concursos e ministrar cursos em várias cidades e nos principais Festivais de música do país. Convidada pela Fundação Magda Tagliaferro, integrou a equipe da Fundação na Hochschule Karlsruhe, Alemanha.
Aída Machado é Comendadora, com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” outorgado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, grau de alta distinção honorífica concedida pelos seus méritos em favor da música. Em 2023, Aída Machado foi contemplada pela Ordem dos Músicos do Brasil, com o Diploma de Mérito Artístico Eleazar de Carvalho.
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.
PÚBLICO ALVO: Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica
REQUISITOS: Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais
Nível II
Professora: Aida Machado (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horários: 10h30 às 11h45 ou 15h30 às 16h45| CH.: 6h
Local: Online
A oficina, dividida em três encontros de três horas de duração, discutirá e facilitará a vivência do aluno com os processos criativos em música. Investigação da consciência do processo cognitivo composicional; do papel da memória de longo prazo e de curto prazo (memória de trabalho) na escuta musical; as etapas esquemáticas do processo cognitivo durante a composição; a identificação da funcionalidade musical e a separação de materiais (motivos); o que são tradições musicais e habitação em nossas memórias; exercícios para a memória através do reconhecimento de unidades e de variedades. Exercícios coletivos e individuais de criação musical. Ler +
Uma oficina de composição musical para todos!
Professor: Felipe Radicetti
Datas: 17 – 20/07
Horário: 9h – 12h C.H.: 12 horas
Local: Colégio Aplicação
Todo mundo pode compor? Uma oficina de composição musical para todos!
A oficina, dividida em três encontros de três horas de duração, discutirá e facilitará a vivência do aluno com os processos criativos em música. Investigação da consciência do processo cognitivo composicional; do papel da memória de longo prazo e de curto prazo (memória de trabalho) na escuta musical; as etapas esquemáticas do processo cognitivo durante a composição; a identificação da funcionalidade musical e a separação de materiais (motivos); o que são tradições musicais e habitação em nossas memórias; exercícios para a memória através do reconhecimento de unidades e de variedades. Exercícios coletivos e individuais de criação musical.
Conteúdo dia I
Descoberta dos conceitos básicos da escuta qualificada e da composição musical.
1. Introdução: a escuta qualificada X processo criativo (conceitos) Apreciação dos processos composicionais de autores reconhecidos da música popular e de concerto: apresentação de slides esquemáticos e exemplos musicais;
2. Memória e materiais de trabalho. Convite à participação dos alunos no debate: o compartilhamento de relatos de memória musical; análise do acionamento da memória de longo prazo e de curto prazo; estabelecimento de um espaço privilegiado de compartilhamento protegido dos julgamentos de valor (um espaço para ousar fazer);
3. Elementos de estilo e gêneros musicais. A construção do tema – o sentido da melodia (exercícios propostos). A construção de sentido; os alunos escolhem e isolam (memorizam) um fragmento musical (motivo). As repetições e as variações.
4. Tempo final dedicado ao questionamento dos alunos e eleição de projetos composicionais individuais ou coletivos.
Conteúdo dia II
1. Análise dos temas desenvolvidos pelos alunos.
2. A funcionalidade da música na sociedade; a funcionalidade da música na narrativa fílmica; o compositor e a separação de materiais; tradições musicais e memória social da música; Apreciação dos processos composicionais de autores reconhecidos da música de cinema e as canções-tema: apresentação de slides esquemáticos e exemplos musicais; a música como indutora de narrativas.
3. Convite à participação dos alunos no debate sobre composição: os participantes escolhem uma estratégia composicional;
4. Tempo final dedicado ao questionamento dos alunos.
Conteúdo dia III
Apresentação dos projetos composicionais dos alunos. Discussão sobre o material musical, o método e discussão sobre a apreciação do coletivo.
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes de música, amadores em geral, em qualquer estágio de aprendizado musical a partir de 16 anos.
REQUISITOS: Não há pré-requisitos no que se refere a formação específica. A oficina pode atender a um amplo espectro de público, incluindo alunos deficientes visuais e motoras a partir de 16 anos.
Vídeos sugeridos
Série: Bach andou plagiando? Episódios 1 e 2 https://youtube.com/playlist?list=PLA2_fkMc5Br6pG8ZLpCQ1zm0C2PUcAAsg&si=jfsLaREGdNue7Npm
Shorts: Todo mundo pode compor? https://youtube.com/playlist?list=PLA2_fkMc5Br6pG8ZLpCQ1zm0C2PUcAAsg&si=jfsLaREGdNue7Npm
Site oficial https://www.feliperadicetti.com
Felipe Radicetti
Radicado no Paraná desde 2016, Felipe Radicetti é organista e compositor atuante no cinema, no teatro, para a música de concerto e para o cancioneiro popular. Mestre em Música e Educação pela UNI-Rio, (2010), é autor de “Você, compositor: contextos determinantes pra a criação musical, pela Ed. Consequência (2023) e de três títulos publicados pela Editora Intersaberes: “Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais” (2018), “Trilhas Sonoras: o que escutamos no teatro, cinema e nas mídias audiovisuais” (2020) e “Introdução à composição musical tonal” (2023). Compositor de formação clássica e premiado criador de música para TV, cinema, teatro e do cancioneiro popular, iniciou suas produções para TV na Globograph de 1987 a 1993.
Atuou como maestro e criador de música para comerciais de TV no Estúdio Nova Onda de 1993 a 2015. Radicetti compôs a música original para o documentário “Vidas Descartáveis” de Alexandre Valenti (2019). Sua filmografia inclui ainda “Histórias da Fome no Brasil” de Camilo Tavares (2017), “Meu nome é Jacque” de Angela Zoé e “Scholles, semente da cor”, de Rejane Zilles (ambos 2016), além de “Castro Alves” de Silvio Tendler (1998), “Anjos do Sol”, de Rudi Lageman (2005), “Walachai” de Rejane Zilles (2008), “Eu me Lembro” de Luiz Fernando Lobo (2013), “Duas Histórias” (2012) e “Nossas Histórias” (2014) de Angela Zoé, entre outros. Com sete CDs e 5 singles lançados, em 2021 fundou o selo Zênitha Música para a distribuição de sua discografia, incluindo seu mais recente lançamento, o EP Lorca (2020). Em 2023, a sua cantata “A Revolta dos Posseiros” cumpriu sua turnê anual por sete cidades do sudoeste do Paraná. Esta obra para tenor, coro e orquestra teve sua estreia em Francisco Beltrão e Pato Branco em 2019, com a presença/depoimento de protagonistas do levante agrário de 1957. Em maio de 2019, a sua suíte para violoncello e orquestra de cordas foi apresentada na Sala Cecília Meireles pela Orquestra Sinfônica da Uni-Rio.
Grupos instrumentais
Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.
Ouvir, Reinterpretar, Recriar! O processo criativo em música é uma pratica circular. Ouvimos um material musical, decodificamos sua linguagem e por ele somos estimulados.
SAIBA+
PÚBLICO ALVO: Instrumentistas de Bateria, Contrabaixo, Sopros, Piano, Guitarra, Violão e Vocalistas.
REQUISITOS: Ser capaz de tocar ou cantar, pelo menos de forma básica, uma ou mais músicas do repertório proposto para o curso.
Ter conhecimentos básicos de improvisação em seu instrumento.
Professores: Sergio Reze, Sidiel Vieira, Alexandre Ribeiro, Daniel Grajew
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: AML
Prática de Jazz e MPB
Ouvir, Reinterpretar, Recriar!
O processo criativo em música é uma pratica circular.
Ouvimos um material musical, decodificamos sua linguagem e por ele somos estimulados.
Ao reproduzi-lo, a partir desses estímulos, agregamos elementos do nosso conhecimento técnico, teórico e principalmente de nossas vivências na pratica individual e em conjunto.
É nesse momento, de recriação, onde surge um novo material musical cuja intensidade e riqueza dependerão das qualidades individuais agregadas e de sua sinergia em coletivo.
Quando essa alquimia intangível de fatores é positiva, surge a mágica da boa música que envolve e cria um elo entre os intérpretes e quem escuta. Nosso foco na oficina de Jazz e MPB deste ano será alcançar esse patamar a partir das potencialidades de cada individuo, que serão avaliadas e lapidadas nas aulas de instrumentos e orientadas nas aulas de pratica em conjunto, para chegarmos juntos a esse objetivo.
O material musical utilizado será formado por pérolas da nossa Música Popular Brasileira (explorando seus diversos estilos e ritmos) e por Standards do Jazz.
O curso será ministrado pelo Sergio Reze Falando Música Quarteto que irá compartilhar com os alunos sua vivência de tocar em conjunto.
Com: Sergio Reze (Bateria), Alexandre Ribeiro (Clarinete), Daniel Grajew (Piano) e Sidiel Vieira (Contrabaixo)
PÚBLICO ALVO: Instrumentistas de Bateria, Contrabaixo, Sopros, Piano, Guitarra, Violão e Vocalistas.
INSTRUMENTOS: Bateria, Contrabaixo, Sopros, Piano, Guitarra, Violão e Voz.
REQUISITOS: Ser capaz de tocar ou cantar, pelo menos de forma básica, uma ou mais músicas do repertório proposto para o curso.
Ter conhecimentos básicos de improvisação em seu instrumento.
Vídeos: Show com o Sergio Reze Falando Música Quarteto na TV SESC: https://youtu.be/7xRFeUuh7hM
Documentário com o Quarteto na TV SESC: https://youtu.be/2qF-jk14Mxw
O assunto deste ano é a TÉCNICA!
E como desenvolvê-la da melhor forma para atingir nossos objetivos musicais!
Quantas vezes imaginamos uma ideia musical e até nos visualizamos tocando essa ideia, mas quando pegamos o instrumento ela não sai?… LER +
PÚBLICO ALVO: Bateristas em nível : Estudante, Profissional ou Amador. Músicos de outros instrumentos interessados em conhecer aspectos fundamentais da linguagem da Bateria.
REQUISITOS: Conhecimentos básicos e capacidade de tocar alguns ritmos na Bateria. Leitura nível básico pelo menos.
Professor: Sergio Reze
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze retornou ao Brasil e construiu uma prestigiosa carreira se tornando um dos bateristas mais respeitados e requisitados do meio musical atuando em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: André Mehmari, Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Luiz Tatit,, Tonkunstler Orchester (Áustria), Antonio Arnedo (Colombia), Sônia Rubinsky, Patrick Zimmerli (EUA), Carlos Aguirre (Argentina), Shoji Kaneda (Japão) , Giovanni Guidi (Italia), Maria João (Portugal), entre outros.Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites da Bateria por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos. Ao longo de sua carreira, Sergio está presente em mais de 100 discos. Tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão. Estreou seu primeiro projeto como líder, o “Sergio Reze Falando Música Quarteto” que tem sido muito bem recebido pelo público e já apareceu em palcos como a Casa de Francisca, o Festival Internacional de Música de Londrina, o Festival de Jazz de Sorocaba e o Instrumental Sesc Brasil cujo Show e um Documentário foram apresentados pelo canal SescTV. Em Abril esteve na Itália ministrando masterclasses de bateria brasileira em Milão e em Roma.
Vídeos: “Samba em Partido Alto”: https://youtu.be/41Dv8TGvIYg?si=38gpNd5wghiSrnqM
Canal YouTube: https://www.youtube.com/sergioreze
Bateria
O assunto deste ano é a TÉCNICA!
E como desenvolvê-la da melhor forma para atingir nossos objetivos musicais!
Quantas vezes imaginamos uma ideia musical e até nos visualizamos tocando essa ideia, mas quando pegamos o instrumento ela não sai?
Quando isso acontece é porque ainda não temos a destreza técnica internalizada para materializar a ideia musical que veio a mente fazendo com que nosso corpo a execute.
E então, vem aquele sentimento de frustração, não é mesmo?
Por isso, o foco do nosso curso de Bateria deste ano será o desenvolvimento da técnica com a finalidade de nos trazer a capacidade para tornar realidade, com fluidez e liberdade, as ideias musicais que vem a nossa mente!
Assim, vamos abordar os seguintes aspectos:
– Técnica para as mãos – Como segurar as baquetas de forma relaxada utilizando as posições americana e francesa (American and French grip), quais os rudimentos essenciais e como praticar de forma eficiente.
– Técnica para os pés – Bumbo Heel Up e Heel Down, toques – aberto e abafado, uso de dinâmicas e fraseado no bumbo, desenvolvimento de liberdade e controle do Chimbal com o pé.
– Como orquestrar os 4 membros na Bateria utilizando Coordenação, Independência e Dinâmicas de forma a enriquecer e não poluir a peça musical. Ou seja, deixar a música mais bonita!
– Como afinar a Bateria – Como escolher os tipos de peles e pratos ideais para cada situação musical – Como entender e internalizar a forma de uma peça musical.
– Como praticar e elaborar uma rotina de estudos eficiente e prazeirosa de seguir!
PÚBLICO ALVO: Bateristas em nível : Estudante, Profissional ou Amador. Músicos de outros instrumentos interessados em conhecer aspectos fundamentais da linguagem da Bateria.
REQUISITOS: Conhecimentos básicos e capacidade de tocar alguns ritmos na Bateria. Leitura nível básico pelo menos.
Veja Sergio tocando:
“Samba em Partido Alto”: https://youtu.be/41Dv8TGvIYg?si=aS-eQ_JvzRpfHcIM
Solo “Asa Branca”: https://youtu.be/DKXiVG42SB8?si=4cnCogC632_BzFza
Show do Sergio Reze Falando Música Quarteto: https://youtu.be/7xRFeUuh7hM?si=OO0w_74007BgfkT6
O curso oferece um panorama abrangente sobre o piano, abordando desde aspectos técnicos até aplicações práticas em diversos gêneros musicais. Inicia-se com fundamentos essenciais, como a posição das mãos, movimentos de pulso e técnicas de articulação. LER +
PÚBLICO: Estudantes de piano, iniciantes, intermediários e avançados
REQUISITOS: Ter estudado música por pelo menos 1 ano, com interesse em música popular, improviso, arranjo e composição no piano. Interessados em tocar favor enviar a peça que pretende apresentar nas aulas.
Performances de Piano Solo
Chopin ao Chorinho – Palestra/Concerto com Daniel Grajew
Instagram
Professor: Daniel Grajew (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML
Daniel Grajew
Daniel Grajew
Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto. Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara como Escualo Ensemble, Osusp, Blue Note Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica, Carlos Malta, Tiganá Santana, Emilio Martins, Luiz Brasil, Blubell, Mark Lambert, e Zizi Possi. Fez graduação e mestrado em piano pela Universidade de São Paulo, com dissertação concluída em 2016 sobre Egberto Gismonti. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo “Manga”; em 2016 gravou “Bailado” com Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano), em 2017 lançou o disco “Novos Ares” com Escualo Ensemble e em 2019 os discos “Mosaico” com André Bachur e “Quantum” com Túlio Araújo. Em 2020 lançou o disco Acalanto pelo selo Azul Music.
Piano Criativo
O curso oferece um panorama abrangente sobre o piano, abordando desde aspectos técnicos até aplicações práticas em diversos gêneros musicais. Inicia-se com fundamentos essenciais, como a posição das mãos, movimentos de pulso e técnicas de articulação. Em seguida, exploram-se elementos de harmonia a quatro vozes, aberturas de acordes e modalismo. Incluem-se também práticas de improviso melódico, motivos, escalas e questões idiomáticas, unidas ao vocabulário rítmico de acompanhamento em variados estilos. O objetivo é aplicar esse conhecimento de maneira criativa ao repertório da música brasileira, jazz e composição autoral.
Segue abaixo uma lista de alguns elementos a serem abordados no curso.
1 – Técnica pianística
Posição Chopin
Posição do “cumprimento”
Articulação do Metacarpo
Movimento de Pulso
Oitavas
Notas repetidas
Polegar solto
Alinhamento do segundo dedo
Puxando a falangeta
Estudo por posições/blocos
2 – Harmonia
Harmonia a 4 vozes
Suspensões
Barry Harris – Maior/Menor com 6a e diminutos
Acorde quartal
Tríades sobrepostas
Eixo de 10a
3 – Melodia
Padrões do teclado
Arpejos
Escala Bebop
Estudo criativo de escalas
Desenvolvimento melodico
Apogiaturas e embelezamentos
Pentatônica
Notas de aproximação
Nota alvo
Cromatismos
4 – Ritmo
Ostinatos
Choro
Maxixe
Valsa
Baião
Ijexá
Pop
Estudo polirritmia
5 – Arranjo e composição
Introdução
Tema
Desenvolvimento
Cadência
Modulação
Reharmonização
Motivo
Acompanhamento
6 – Repertório
Memorização
Aprendendo “de ouvido”
Aprendendo por análise
Escolha de repertório
O curso será ministrado pelo professor e contrabaixista Sidiel Vieira, onde serão abordados temas sobre a linguagem e referencias técnicas do instrumento, dentro dos diversos estilos da música popular brasileira e do jazz, e de grandes nomes do contrabaixo na música popular.
PÚBLICO ALVO: Contrabaixistas de Música Popular
REQUITOS: Estudante ou Profissional que tenha instrumento e disponibilidade de frequentar as aulas do festival.
Sidiel Vieira & Thiago Rabello | At Home #8 – https://www.youtube.com/watch?v=iKZuAwRt56U
Traços Urbanos – Sidiel Vieira Trio – https://www.youtube.com/watch?v=p7ZYOPq-Ado
Sidiel Vieira – Oficina de Baixo com o DDG4 – https://youtu.be/QwIhrFByK10?si=EXpisZw_rB5EgDbB
Professor: Sidiel Vieira (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML
Sidiel Vieira (SP)
Sidiel Vieira é um dos músicos mais atuantes na cena paulistana. Como contrabaixista e compositor há mais de 20 anos, iniciou sua carreira na Orquestra Jovem Tom Jobim, ao lados de grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Alaíde Costa, Jhonny Alf e Filó Machado. Teve o prestígio de dividir o palco com Roberto Menescal, Danilo Caymmi, João Bosco, Ed Motta, Eumir Deodato, Hélio Delmiro, Airto Moreira, Raul de Souza Hamilton de Holanda e Mestrinho. Também alguns artistas internacionais como Dianne Reeves, Sadao Watanabe, Jens Winther, Pekka Pylkkanen, David Binney e Marcus Gilmore. Sua carreira se estende ao gravar álbuns de Dori Caymmi, Monica Salmaso, Proveta, Dani & Debora Gurgel Quarteto. Já lançou 2 alguns solos: o primeiro “Sidiel Vieira Quinteto” e o segundo “Traços Urbanos” de trio. Atualmente, além de ser professor da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), é integrante dos grupos 2VIEIRA (duo com Sidmar Vieira), Mani Padme Trio, e com alguns expoentes da música instrumental brasileira, como Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo.
Neste curso abordaremos diferentes aspectos do estudo do instrumento. Serão trabalhados o mecanismo intervalar do instrumento, aspectos técnicos, repertório solo e em grupo. Prática de música brasileira e aspectos rítmicos derivados dos instrumentos de percussão na construção das “levadas” rítmicas no violão. Escuta de repertório condizente com os conteúdos abordados. Períodos matutino e vespertino, podendo haver divisão de turmas de acordo com o nível.
Material necessário: violão, caderno pautado, lápis, caneta e borracha.
PÚBLICO ALVO: Violonistas de todos os níveis. Estudantes de violão. Pessoas interessadas em aprender o instrumento.
REQUITOS: Ter o instrumento.
https://www.instagram.com/andrersiqueira/
https://www.youtube.com/watch?v=xoGEer6Q2tw
https://www.youtube.com/watch?v=MibTfSHB3Ys
https://www.youtube.com/watch?v=yG6cpMkcFlM
https://www.youtube.com/watch?v=uS4UBV-OZaI
Professor: André Siqueira
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h – 16h30| C.H.: 12h30
Local: Auditório da Sonkey
André Siqueira (PR)
Compositor, arranjador e multi-instrumentista, é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e Mestre em música pela UFMG. Graduado em música pela UEL – PR. É autor dos livros “Giacinto Scelsi: improvisação, orientalismo e escritura” e “A sonata de Deus e o diabolus: música, cinema e pensamento modernista. Professor do curso de música da Universidade Estadual de Londrina desde 2008, atuando nas disciplinas de percepção, harmonia, arranjo e música e tecnologia. Foi coordenador do EnCom (encontro de compositores) nas edições de 2017, 2019 e 2022. Prêmio de trajetória artística do governo do estado do Paraná em 2019.
Vencedor do prêmio profissionais da música 2023, na categoria de melhor instrumentista popular. Vencedor do concurso “Cordas ao vento” do festival de violão de Teresina com a peça “Atento ao tempo” Possui seis Cd´s gravados, “Lithos” (2001), “Afternoon Improvisations – Contemporary Music for 2 Guitars” em parceira com o violonista Camilo Carrara (2014) e Catamarã (2016), que conta com apresentação do renomado músico Egberto Gismonti, “Solo” (2019), “Da outra margem: André Siqueira visita Toninho Ferragutti” (2022) e “Macramê” (2023). Segundo semestre de 2024 – lançamento do álbum “Aura” com composições autorais para violão solo. Gravação do álbum “Valsas de Garoto” em duo com Toninho Ferragutti para o Selo SESC, a ser lançado até 2025.
Vagas esgotadas
Este curso almeja ampliar os horizontes musicais dos alunos/músicos quanto à criação de uma orquestra de sanfonas, a partir do aprimoramento no instrumento, com destaque para o uso do fole, no tocante aos ritmos caracteristicamente nordestinos, além da interpretação de peças clássicas do universo do acordeom, entre outros itens.
Público Alvo: – estudantes e profissionais de sanfona, nível básico e intermediário, com fluidez na leitura de partituras
– estudantes e profissionais de percussão
– estudantes e profissionais de baixo e/ou violão
Requisitos: ter um bom instrumento de no mínimo 80 baixos (120 baixos é ideal) e ter boa noção de leitura de partitura
https://www.youtube.com/watch?v=v5HJ7R-7SyA&list=PLlx0OSA8_JvQT9Q-LtXSRVnzrwN7UZKq8
Professor: Marcelo Caldi
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h30 – 17h C.H.: 12h30
Local: Colégio Aplicação
Marcelo Caldi
Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF, Sinfônica de Campinas e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações. Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e “Homenagem a Sivuca”, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom. Em 2022, levou a Orquestra Sanfônica, pela primeira vez, a tocar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil, e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão. Entre os álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros.
Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).
Vagas esgotadas
Com base no Choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, o curso é um passeio por diversos ritmos do nosso país através da análise de audições, prática de exercícios de escalas, arpejos, leituras harmônicas e melodias, auxiliando assim a aproximação e a construção de toda narrativa musical .
PÚBLICO: – Indicado para TODOS os instrumentos.
REQUITOS:– alunos e alunas acima de 12 anos;
– instrumentistas com nível técnico iniciante, intermediário, avançado que tenha leitura musical básica.
– levar o instrumento.
Professor: Alexandre Ribeiro(SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML
Alexandre Ribeiro
Clarinetista de grande destaque no cenário da música instrumental brasileira, é considerado uma referência em seu instrumento e possui uma linguagem específica que assina seus diversos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. Através de um estudo intenso sobre como aplicar os padrões rítmicos da música brasileira em seu instrumento e em suas composições, desenvolve uma maneira criativa de interpretar as melodias e elaborar seus improvisos, criando assim uma metodologia de ensino chamada “Caminhos para desenvolvimento da linguagem e interpretação da Música Brasileira”. É idealizador dos projetos Alexandre Ribeiro Quarteto, Baile do Ribeiro e Alexandre Ribeiro SOLO. Esse último, faz uso de pedais eletrônicos como loopstation e sintetizadores expandindo ainda mais seus processos criativos. É professor da Escola de Choro de São Paulo e da EMESP Tom Jobim e seus grupos de maior destaque são Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Quarteto Roda de Choro, duo Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi, Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti e Baile do Ribeiro.
Dentre seus discos de carreira estão:
Alexandre Ribeiro Quarteto;
Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “ Cordas ao vento”;
Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “Ao vivo em Amsterdã”; Alexandre Ribeiro e Allan Plachta “Encuentro/Encontro”;
Alexandre Ribeiro e Fi Maróstica “Pra frente”;
Alexandre Ribeiro Solo “ De pé na proa”.
Alexandre Ribeiro
1) https://www.youtube.com/watch?v=1uWEl1lJyEc
2) https://www.youtube.com/live/tw_7ZH3MCaI?si=5qREqBScju8QXzLQ
3) https://www.youtube.com/live/f2Tgk4gLq3M?si=GxwV8quT6QgvHNy3
3) https://www.youtube.com/live/mE8dz2OnExw?si=l63wc5UpFIYqveUi
4) https://www.youtube.com/live/XDWTHhvB1IQ?si=knDHfEW3PtIFz7Xm
5) https://youtu.be/CIsNUJD1Ryc?si=3tU9DNhPVeGDzRaI
6) https://www.youtube.com/live/ePU04khxREI?si=AE0_nXrDVWCVxv9-
7) https://youtu.be/VTGb2xdedU0?si=9s9NSKvAP8iuoVFs
Oficina voltada para a prática do choro em conjunto, tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência e o aprendizado através da prática coletiva de cada um de seus variados gêneros e sub-gêneros, com base não somente nos compositores “clássicos” e fundamentais (Callado, Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim…) mas… VER +
PÚBLICO ALVO: Músicos e estudantes de música de todos os níveis de experiência. Aberta a todos os instrumentos.
REQUISITOS:É recomendável que os alunos tenham algum conhecimento de leitura de partituras e cifras, mas não obrigatório.
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h | C.H.: 12h30
Local: AML
Oficina de Choro
Oficina voltada para a prática do choro em conjunto, tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência e o aprendizado através da prática coletiva de cada um de seus variados gêneros e sub-gêneros, com base não somente nos compositores “clássicos” e fundamentais (Callado, Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim…) mas também levando em consideração autores contemporâneos, incluindo os chorões de Londrina, cidade que já há muito conta com uma profícua cena musical relacionada ao segmento do Choro. Ainda em relação ao repertório, especialmente para a edição de 2024, será dado um sutil relevo aos chorões que nesse ano se destacam pelos aniversários já na casa dos centenários como Índio do Cavaquinho (100 anos), Guerra-Peixe (110 anos), Octávio Dutra (140 anos) e Albertino Pimentel (150 anos).
A fim de contemplar as premissas descritas acima, será montada uma apostila de repertório diversificada que será base e ponto de partida para o desenvolvimento da atividade.
Em encontros com duas horas e meia de duração, professores e alunos tocarão as músicas previstas na apostila na forma de ensaios dirigidos, visando uma apresentação ao final do curso. Naturalmente haverá abertura para que os alunos possam sugerir músicas a princípio não relacionadas, cuja aplicabilidade será avaliada pelos professores.
As formações instrumentais que decorrem dessa prática poderão ser as mais diversas, desde pequenos grupos (duos, trios…), passando pela curricular formação de Regional de Choro até o “grande grupo” formado por todos os alunos juntos.
Vale destacar que em meio à prática, muitos aspectos específicos estarão sempre sendo trabalhados tanto no que diz respeito à interpretação (articulação, fluidez interpretativa, fraseado…), como também em relação ao acompanhamento (“levadas”, contraponto…).
De acordo com a natureza do grupo de alunos, a meia hora final de cada encontro poderá ser dedicada à roda de choro.
Jayme Vignoli
Cavaquinista, arranjador e compositor carioca, Bacharel em Composição e Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni Rio), integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras e atua no conjunto Água de Moringa. Como músico, tem se apresentado pelo Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Colômbia, EUA, Dinamarca, França, Irã, Paraguai, Portugal e Suécia.
Professor, atua em diversas frentes: Festival de Música de Londrina, Oficina de Música do Conservatório de Música Popular de Curitiba, Festival Nacional de Choro, Semana Seu Geraldo de Música, Curso Internacional de Verão de Brasília, New York University, Rytmisk Musikkonservatorium, Fridhems Folkhögskola e Casa de Choro de Toulouse. Desde 2003 leciona na Escola Portátil de Música e Casa do Choro (Rio de Janeiro), onde integra também a diretoria.
Tem composições gravadas por: Água de Moringa, Aldir Blanc, Camerata Brasilis, Furiosa Portátil, Mariana Baltar, Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, Valéria Lobão, Walter Alfaiate, Zé Paulo Becker e Quarteto Radamés Gnattali, Zeca Pagodinho e muitos outros. Tem escrito arranjos para: Água de Moringa, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcos Sacramento, Mariana Baltar, Valéria Lobão, Metropole Orkest, Miriam Aïda e outros. Em 2006, entre 113 inscrições, foi um dos cinco finalistas do Prêmio SesiMinas de Cultura com Incelença e coco de embolada, recebendo menção honrosa. Em 2019, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Das águas, para orquestra, recebeu primeira audição mundial pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 2021, entre 386 inscrições oriundas de 50 países, Brancaleone recebeu o 2º lugar no The Valley Winds International Composition Competition e em 2024, entre 291 candidaturas provindas de 26 países, sua Introdução, Ária e Divertimento para bandolim e orquestra obteve o 1º lugar no 2023 International Mandolin Composition Competition, promovido por Edition49 e Siegburger Musikwerkstatt.
Josimar Carneiro
Josimar Carneiro é Professor Doutor da UNIRIO, Coordenador do Bacharelado em MPB e responsável pelas disciplinas Arranjo e Prática de Orquestra Popular. É violonista de 7 cordas do premiado grupo Água de Moringa, nos seus trinta e cinco anos de atividade destacada no Brasil e no exterior.
Atuou como violonista e arranjador na Orquestra de Música Brasileira, Orquestra de Cordas Brasileiras, Camerata Gama Filho e com diversos artistas da mpb, como Elza Soares, Ney Matogrosso, Zé Renato e Jair Rodrigues. É diretor musical e autor de trilhas para teatro e cinema. Seus mais recentes trabalhos são o filme de longa metragem “Veneza” e a série “O Coro – Sucesso Aqui Vou Eu”, concebidas por Miguel Falabella.
É detentor de prêmios como: PRÊMIO BIBI FERREIRA 2016 – melhor música original por Memórias de um gigolô, de Miguel Falabella; PRÊMIO SHELL 2008 – melhor direção musical por Divina Elizeth, de João Falcão; PRÊMIO SHARP 1998 – melhor arranjador na categoria música instrumental com o álbum Saracoteando, do Água de Moringa.
Andre Vercelino
André Vercelino é percussionista profissional desde 1998, nasceu e deu início a sua carreira em Londrina (PR). Estudou com várias referências da percussão brasileira como Dinho Gonçalves, Mestre Caboclinho, Oscar Bolão entre outros. Trabalhou com grupos locais de diferentes gêneros: choro, MPB, Big Band, grupos vocais e instrumentais além de peças de teatro. Em 2005, já no Rio de Janeiro, acompanhou grandes artistas, entre eles Elza Soares, Teresa Cristina, Mariana Baltar, Pedro Miranda e Trio Forrozão. Realizou trabalhos fonográficos com Alfredo Del Penho, Beatriz Rabello, João Callado, Fernando Temporão e Moyseis Marques além de gravações com artistas Londrinenses: André Siqueira, Silvia Borba, Paulo Vitor Poloni e Carla Casarim.
Participou como músico no show de abertura do Ano Olímpico em 2015, acompanhando os cantores Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira e Roberta Sá e do musical Sambra – 100 Anos De Samba. Em 2016 participou do projeto “MPB – A Alma do Brasil”, de Ricardo Cravo Albin com artistas brasileiros: Doris Monteiro, Leny Andrade, Danilo Caymmi, Fagner, Marcio Gomes, Zelia Duncan, Martinalia e Simone Mazzer. Em sua trajetória também ministrou oficinas de choro, samba e percussão em edições do Festival Internacional de Música de Londrina.
Atualmente integra o grupo do cantor e compositor Moyseis Marques, Marcos Sacramento e Grupo Combinado Carioca, bem como musicais infantis “O choro de Pixinguinha”, “Sambinha” e “Bossa novinha”.
Oficina voltada para a prática do samba em suas diversas vertentes, para o 44º Festival Internacional de Música de Londrina, o curso prestará uma especial homenagem ao centenário do baluarte mangueirense Nélson Sargento e também aos 110 anos de nascimento de Dorival Caymmi. Junto a eles, no repertório a ser desenvolvido, se somarão bambas como Cartola, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Monarco, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Zeca Pagodinho, Zé Keti e outros. VER +
PÚBLICO ALVO: Cantores e instrumentistas de todos os níveis
REQUISITOS: É recomendável, mas não obrigatório que os alunos possam ter conhecimento de leitura de partituras e de cifras.
Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ) e Andre Vercelino
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h30 – 17h | C.H.: 12h30
Local: AML
Oficina de Samba
Oficina voltada para a prática do samba em suas diversas vertentes, para o 44º Festival Internacional de Música de Londrina, o curso prestará uma especial homenagem ao centenário do baluarte mangueirense Nélson Sargento e também aos 110 anos de nascimento de Dorival Caymmi. Junto a eles, no repertório a ser desenvolvido, se somarão bambas como Cartola, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Monarco, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Zeca Pagodinho, Zé Keti e outros.
Contemplando a constelação de compositores acima citados, será preparada uma listagem preliminar de músicas (com referências às gravações das mesmas) a ser disponibilizada para os alunos já no ato da inscrição. Dessa forma, especialmente os intérpretes já poderão ir escolhendo a(s) canção(ões) de sua preferência. Obviamente haverá espaço aberto a propostas dos alunos em termos de repertório, cujo proveito será ponderado pelos professores.
Durante o período do festival, em encontros diários com duas horas e meia de duração, as atividades se desenvolverão por meio de ensaios dirigidos a fim de se estabelecer um roteiro para a apresentação da Oficina de Samba ao final do Festival. Complementando a atividade prática, serão constantemente abordadas questões interpretativas e peculiaridades relacionadas às variadas facetas do samba, em termos de padrões de acompanhamento, formação instrumental e massa sonora.
De acordo com a natureza do grupo de alunos, a meia hora final de cada encontro poderá ser dedicada à roda de samba.
Bandas
O objetivo do curso de Big Band é trabalhar com os alunos a linguagem musical dentro de várias vertentes do Jazz e da música Pop, fornecendo uma compreensão histórica e cultural das big bands no desenvolvimento do jazz e sua influência na música contemporânea.
Audição Prévia para alunos efetivos ou ouvintes: Saxofone, Flauta, Trombone, Trompete/Flugelhorn, Piano, Baixo, Guitarra, Bateria e Voz
Público Alvo: Este curso é ideal para músicos de jazz de todos os níveis que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em um formato de big band, bem como para entusiastas do jazz que buscam uma maior apreciação do gênero através da prática e estudo intensivo.
Requisitos: Sopros: Leitura musical
Seção Rítmica : Leitura musical e leitura de acordes
Professores: Bruno Cotrim , Mateus Gonzales (PR) e Gilberto de Queiroz (PR)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat
Mateus Gonsales
Nasceu em Londrina e formou-se em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí em 2006. Em (2008) graduou-se no curso de Produção Fonográfica pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Posteriormente, realizou Pós-Graduação em Arranjo musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudou piano com Magali Kleber (PR), Paulo Braga (SP) Rafael dos Santos(SP); harmonia com Mário Loureiro (PR) e Ian Guest (SP); regência com o maestro Othônio Benvenuto; arranjo para Big Band com Vitor Gorni(PR) e Paulo Flores (SP). Têm participado de shows e gravações de diversos grupos como: Londrina Jazz Big Band, Manifesto Instrumental, Bernardo Pelegrini, Orquestra sinfônica da UEL (OSUEL), Quarteto Descobertas, entre outros. É produtor musical, arranjador e pianista. Foi professor de piano popular em várias edições do Festival de Música de Londrina. Atualmente, desenvolve atividades como professor de piano,prática em grupo, harmonia e improvisação. Desde 2010, juntamente com o percussionista Marcello Casagrande, integra o Duo Clavis e o grupo instrumental – Mateus e CIA, criado para a prática da improvisação musical. Em 2013 criou o Mateus e Cia Jazz que participou do Festival de Música de Londrina.
Seus mais recentes trabalhos: Mateus Gonsales Trio, gravado em 2016 e lançado em 2017, é seu primeiro trabalho autoral. Já foi apresentado em Londrina e em São Paulo tocando na Emesp, JazzB e Madeline.
Em 2018 está desenvolvendo um projeto mensal intitulado “Mateus Gonsales Convida” no qual artistas locais e de outros estados são convidados com o intuito de promover a música instrumental na cidade de Londrina.
Em um ano difícil (2020) gravou dois álbuns. Duo Clavis(2o álbum lançado) e Mateus Gonsales Trio ALQUIMIA (2o álbum do trio). E em 2022 gravou um disco com o violonista Luiz Bueno(Duofel) junto com seu parceiro Casagrande (Duo Clavis)
Gilberto de Queiroz
Gilberto de Queiroz é Multi-instrumentista, Arranjador, Compositor e Regente. É Graduado em Música e Pós-Graduado em Regência de Orquestra pela Universidade Estadual de Londrina.
Tem atuado em diversos Festivais de Música como docente incluindo Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Música de Ourinhos (2 edições), Festival de Música da UFPR, Festival de Música de Palmas (PR), Encontro Nacional de Regentes em Santa Fé (PR), Festival de Música da UFPA no Pará, Festival de Música de Presidente Prudente (SP) 2017 e 2018, Festival de Música de Campo Mourão (2018 e 2019) e Simpósios musicais.
Atualmente, é Primeiro Trombonista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Diretor Executivo e musical da Oppera Brass Produções Artísticas e Maestro e Diretor Musical da Banda do Colégio Marcelino Champagnat. Atuou como docente na Pós Graduação em Música da UEL (arranjo para Jazz Orquestra), Regente titular da Banda de Músicos de Londrina, Banda da Guarda Mirim de Londrina, Regente em diversas Big Bands e Orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra de MPB da Oficina de Música de Curitiba (tendo como solista o clarinetista Paulo Moura), Orquestra Jovem de Bremen (Alemanha), Big Band de Arapongas, Orquestra Sinfônica de Ourinhos, Big Band de Paraguaçu Paulista, Big Band de Maringá, Banda Marcial do CEFET-Pr e Banda Municipal de Curiúva-Pr.
Gravou seu primeiro Álbum “Brazilian Jazz Combo” em 2007, cuja faixa La Calle Esmeraldas, composição e arranjo próprios, foi premiada na categoria Melhor Arranjo Instrumental no Festival das Rádios Públicas do Brasil em 2010.
Público Alvo: Instrumentistas de sopro e percussionistas
Ementa: A prática visa aprimorar a habilidade de se tocar em conjunto, incluindo atividades de equilíbrio sonoro, aquecimento, estudos técnicos, afinação, articulação, percepção e improvisação.
Cada participante deve trazer seu instrumento musical.
Professores: Gabriel Dellatorre e Renato Segati
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat
O objetivo do Master Class de Metais é desenvolver nos músicos de metais habilidades técnicas e expressivas, por meio de uma abordagem integrada que inclui exercícios de aquecimento, estudos técnicos, interpretação de repertório e prática de conjunto em grupos de câmara. Além de preparar física e mentalmente os músicos para a prática intensiva, o curso busca refinar habilidades técnicas essenciais para a execução de peças mais complexas, aprimorar a interpretação musical e expressividade através do estudo de obras chave do repertório de metais, e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação musical entre os músicos.
PÚBLICO ALVO: Iniciantes, intermediários e avançados nos instrumentos de metais: Trompete, Flugelhorn, Trombone, Eufônio (Bombardino), Trompa, Saxhorn (trompinha Eb), e Tuba (Bombardão) e Sousafone.
REQUISITOS: Iniciação no instrumento de sopro.
Professor: Cícero Cordão (PR) e Gilberto de Queiroz (PR)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat
Cícero Cordão
CÍCERO PEREIRA CORDÃO NETO
Nasceu em 18/12/1970 em Itaporanga – PB, onde começou seus estudos musicais no ano de 1983 na banda de música local. Em 1986 mudou-se para João Pessoa onde continuou seus estudos no curso de extensão em música da UFPB, na classe do professor Gláucio Xavier. Concluiu seu bacharelado em trompete em 1992 na UFPB e seu mestrado em performance na UNIRIO em 2010, ambos orientados pelo prof. Dr. Nailson de Simões. Em 2008 concluiu sua pós-graduação em educação musical na UEL sendo orientado pela prof.ª Ms. Cleusa Cacione. Recebeu orientação de renomados trompetistas nacionais e internacionais, entres os quais se destacam: Charles Schulueter, Fred Mills, Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira, Fernando Dissenha, entre outros, também dividindo o palco com os mesmos em várias ocasiões. Como professor atuou na UFPB (como monitor durante o bacharelado), no festival de música de Assis –SP (1996), 3º e 4º Festivais de Música de Ourinhos-SP (2003, 2004), 24º, 25º, 32º, 33º, 34º, 35º, 37º e 38º Festivais de Música de Londrina –PR (2004, 2005, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018); 4º e 5º Festivais de Música de Presidente Prudente – SP (2017 e 2018); 1º festival de Artes de Palmas – PR (2006), 3ª Semana Temática de Sopros da EMUFPA – Belém-PA (2013), Projeto Som da Banda de 2009 a 2018 em Maringá – PR; Banda Marcelino Champagnat (várias vezes campeã nacional e estadual), várias bandas dos estados do Paraná e de São Paulo, entre outros. Também, em 2013 ministrou máster classe para alunos de metais da Illinois State University (USA). Desde 1993 mantém o seu curso particular de trompete onde já formou e continua formando profissionais. Desde 1993 até o presente é 1º trompete e solista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), e do Quinteto Metais do Paraná. Com a OSUEL já fez inúmeras participações como solista. Também como solista, já se apresentou nos EUA e na Itália, e atuou com o “Duo Londrina de Trompete e Piano” com a pianista Luciana Gastaldi, de 1994 a 2014, tendo tocado as principais peças do repertório do trompete. Paralelamente, atua como avaliador de concursos de bandas regionais, estaduais e nacionais. Em 2010 foi diretor da Casa de Cultura da UEL, e de 2010 a 2014 Chefe da Divisão de Música da UEL.
https://www.instagram.com/reel/Cv98Oa0tq2L/?igsh=cTZ5OHlrc2k2YTVr
Regência
O Curso de Regência oferecerá o estudo a interessados na arte da condução de grupos, com enfoque em grupos instrumentais em diferentes níveis de formação. Os participantes poderão estudar sobre as características da regência de grupos no aspecto técnico e estético do gestual. Para além disso os participantes poderão ser divididos entre ativos e ouvintes, a critério do maestro Luiz Martins. Os regentes ativos terão a oportunidade de conduzir a orquestra formada por alunos de vários projetos sociais em música no Brasil.
Ementa:
1. Princípios da regência orquestral
2. Técnicas e Gestual e regência
3. Análise e estudos de partitura
4. Organização de ensaio e gestão de tempo
5. Repertório
6. Solfejo, leitura e rítmica de compassos.
7. Preparação da partitura.
8. Ensaio e performance.
9. Liderança e empreendedorismo.
Repertório:
Mini Concerto Grosso – Cláudio Santoro
Oblivion e Libertango – Astor Piazzolla
PÚBLICO: Estudantes de música e músicos profissionais.
REQUITOS: 1. Para alunos ativos é necessário o conhecimento em análise harmônica, estética, solfejo e teoria musical.
2. Para alunos ouvintes é necessário o conhecimento básico em leitura musical.
Professor: Maestro Luiz Martins (AL)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação
EMENTA: Desenvolvimento de técnicas de regência com vista a fins pedagógicos e performáticos, enfatizando-se a regência coral e de orquestra, incluindo-se comunicação gestual de regência, técnicas de ensaio, liderança de grupos, seleção e interpretação de repertório.
OBJETIVOS: Desenvolver comunicação gestual e expressão corporal do aluno; desenvolver técnicas de ensaio; desenvolver a liderança do aluno diante de grupos; conhecer e reger repertório sinfônico, lírico-sinfônico e melodramático.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – Elementos de Direção de Coro e de Orquestra.
II – Comunicação Gestual e Expressão Corporal
III – Leitura, Escuta e Análise da Partitura previamente escolhidos.
IV – Técnicas de Ensaio
V – Conhecimento dos Instrumentos e das Vozes.
VI – Diferença entre os repertório sinfônico, lírico-sinfônico e melodramático.
*Dependerá do nível dos alunos, mas as peças previamente escolhidas seriam:
Sinfonia n. 40 de Mozart (Repertório Sinfônico)
Petite Messe Solennelle de Rossini (Repertório Lírico-sinfônico)
Ópera La Traviata de G. Verdi (Repertório Melodramático)
Professor: Maestro Massimiliano Carraro
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Aplicação
Massimiliano Carraro
Área de atuação: Artes, Ópera, Concerto Lírico-Sinfônico, Direção Musical.
Formação/Titulação: Graduação em Pianoforte, Órgão e Composição Organística, Cravo, Composição, Direção de Orquestra, Direção de Coro e Canto Coral, Polifonia Vocal e Instrumentação para Banda Sinfônica.
Atuação Profissional:
Diretor Musical
Diretor de Orquestra
Maestro Correpetidor
Conselheiro Artístico do Sistema Produtivo do Teatro de Ópera
Conferencista
Informe Sobre Produções Culturais:
Vários CD´s e DVD´s de Óperas Completas e Concertos com Cantores Líricos, como Farnace de Vivaldi
Dois últimos trabalhos realizados:
2023 – Direção Musical de Ópera Don Pasquale de Donizetti – Orquestra Sinfônica do Paraná – Teatro Guaíra
2023 – Direção Musical de Petite Messe Solennele de Rossini – Associação Harmonia Mundi – Lecco – Italia
Duas principais participações em eventos culturais:
2010 – Ópera Mitridate de Niccolo Porpora, no Teatro La Fenice, Veneza/ Itália
2011 – Ópera Ópera Mitridate de Niccolo Porpora, no Teatro Malibran, Veneza/ Itália
Principais realizações:
2008 – Concerto de Inauguração do Festival Internacional de Martina Franca, com a Ópera “Demetrio e Pollibio” de G. Rossini.
2009 – Ópera Norma de V. Bellini, no Teatro di Genova.
2012 – Concerto Lírico-Sinfônico com o soprano Mariella Devia, Teatro Lírico de Cagliari, Itália.
2016 – Concerto Lírico-sinfônico, Tournèe por Tóquio, Japão.
Prêmios recebidos e títulos:
1982 – Vencedor do Concurso do Teatro Lírico de Alessandria, Itália.
1999 – Maestro do Coro do Teatro Lírico “Carlo Felice” de Gênova/ Itália.
2017 – Prêmio Rotary “Paul Harris”.
Outras informações complementares e relevantes:
Trabalhou 40 anos como Maestro Colaboratore no Teatro Alla Scala de Milão e Accademia di Musica do Teatro Alla Scala de Milão.
Diretor da Scuola Civica de Música de Milão/ Itália.
Presidente e Integrante de Concursos Internacionais de Música.
Maestro convidado no Teatro Guaíra para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Londrina no Festival Internacional de Londrina.
Desenvolvimento da capacidade da direção e regência de corais e grupos vocais.
Habilidades individuais. Conhecimento da técnica de regência coral.
Modelos de regência: compassos quaternário, ternário e binário. Impulsos de entrada e corte.
Princípios de condução vocal, uníssono. Condução de linhas melódicas e modulação.
Princípios de condução harmônica e modulação.
Teoria musical: a relação do auditivo e da prática a partir da prática vocal.
Voz, a extensão vocal.
PÚBLICO ALVO: Para regentes, educadores e interessados
REQUISITOS: Ter noção de leitura métrica, melódica e princípio de condução harmônica.
Professor: Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 17h – 19h30 | CH. 12H30
Local: AML
Desenvolvimento da capacidade da direção, regência de corais e grupos vocais.
Habilidades individuais. Conhecimento da técnica de regência coral.
Princípios de condução vocal, notas melódicas e modulação. Uníssono.
Teoria musical: a relação do auditivo e da prática a partir da prática vocal.
Voz, a extensão vocal.
Modelos de regência: compassos quaternário, ternário e binário. Impulsos de entrada e corte. Independência das mãos, apoio, sustentação de notas.
PÚBLICO ALVO: Para regentes, educadores e interessados
Professor: Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h | CH. 12h30
Local: PIBL
Público Alvo: Regentes e alunos com interesse em se aprofundar no estudo da regência
Requisitos: Domínio de um instrumento musical melódico, teoria musical e linguagem musical
https://artedetodagente.com.br/sn-tema-academia/historia-da-regencia/?cat=SIN
https://artedetodagente.com.br/sn-tema-academia/o-estudo-da-partitura/?cat=SIN
https://artedetodagente.com.br/sn-tema-academia/organizacao-e-planejamento/?cat=SIN
https://www.youtube.com/watch?v=TsxyB284Wdk&t=3800s
https://www.youtube.com/watch?v=zc0lkKXITRo
https://www.youtube.com/watch?v=O_b5qfBO99g&t=3s
https://www.youtube.com/watch?v=u7TTpc8M5zM
https://www.youtube.com/watch?v=SoMUU_r4tgw&t=91s
Professores: Gabriel Dellatorre e Renato Segati
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | CH: 10h
Local: Colégio Champagnat
Gabriel Dellatorre
Professor substituto de Regência de Banda da Escola de Música da UFRJ, Gabriel Dellatorre é também regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ e coordenador assistente da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ, atuando também como regente do grupo. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema José Ursicino da Silva: cinco edições para banda sinfônica. É Gerente de produção do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o qual é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ, e colabora também com os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais, integrantes do mesmo programa. Natural de Niterói/RJ, Gabriel Dellatorre iniciou seus estudos na Banda do Colégio Salesianos Santa Rosa, tendo como primeiro professor Mestre Affonso Reis. Ao longo dos anos, vem atuando diretamente no desenvolvimento das bandas de música e bandas sinfônicas, tendo participado na produção do I e II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música, promovidos respectivamente nos anos de 2017 e 2019 pelas instituições, bem como da I Bienal de Bandas, realizada em Mogi das Cruzes. Em 2014 e 2015, participou de intercâmbio acadêmico com a Jugendorchester Gersthofen – Schwäbische Bläserbuben e com a Die Gersthofer Blasharmoniker na Baviera/Alemanha, em parceria com o Programa Aprendiz. Em 2022 foi professor de Prática de Banda Sinfônica no Festival Internacional de Música de Domingos Martins. É coordenador pedagógico da ação Por todas as Bandas do Brasil, parte do Projeto Bandas, onde desenvolve capacitação para bandas e regentes de bandas e também, regente da Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical, de Niterói/RJ.
Renato Segati de Moraes
Graduado em Música com Licenciatura em Educação Musical (2012) e Bacharelado em Composição Musical (2016) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Especialista em Educação Musical pelo Programa de Pós Graduação da UEM (2017). Atualmente é mestrando no programa de Pós Graduação em Música com foco em Composição Musical também pela UEM. Trabalha como orientador de a.vidades no Projeto Social em Educação Musical do Centro de Difusão Musical, SESC-Maringá. Atua profissionalmente em outros projetos sociais de ensino de instrumentos de sopro, e também como arranjador para Orquestras Sinfônicas, Orquestras de Câmara, Bandas Sinfônicas, Grupos de Metais, dentre outras formações. Realiza pesquisas sobre Música Sacra Protestante, centrada nas ideias de Mar.nho Lutero, Música Eletroacús.ca na Educação Musical e Ensino Cole.vo de Instrumentos de Sopro. Na área de composição musical obteve orientação dos professores Rael Bertarelli Gimenes Toffolo e Marcus Alessi Bi?encourt, docentes do curso de Música da UEM. Várias de suas obras foram estreadas por grupos musicais brasileiros e também grupos/músicos estrangeiros (México, Alemanha, EUA e Coréia do Sul). Sua produção está centrada nas formações instrumentais de câmara, em especial, formações com os instrumentos da família dos metais, principalmente para tuba solo ou acompanhada, ainda sim possui diversas obras sinfônicas (Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica). Em 2012 recebeu o prêmio como um dos ganhadores de melhor composição do “XVII Concurso OSPA para Jovens Solistas, Regentes e Compositores”, esta mesma obra foi executada pela OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) em 2013, com a regência do maestro Kiyotaka Teraoka – Segundo colocado no “1r Concurso de Composición para Banda Juvenil Música Jove” (Valência, Espanha), realizado em março de 2014 – Primeiro colocado no “Graduate Fellowship in Composi.on” realizado pela California Bap.st University em 2022, no mesmo ano duas obras suas, “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” e “Se a Tuba Falasse”, foram premiadas no “Concurso de Composição da ETB (Associação de Eufônios e Tubas do Brasil)”. Ainda em 2022 teve sua composição “Novum I: Et ego vivo propter Christum” selecionada para o “XXX Panorama de Música Brasileira Atual da UFRJ”, o mais importante painel de composição contemporânea do Brasil – A obra “Novum I” foi estreada pela Banda Sinfônica da UFRJ em outubro de 2022. Dentre as performances e estreias de suas obras destacam-se: “Concer.no para Tuba e Banda Sinfônica” estreada em Goiânia pela a Banda Sinfônica Jovem de Goiânia com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2018; “Concerto para Tuba e Pequena Orquestra” estreada em Porto Alegre pela a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com solo do tubista Wilthon Ma?os em 2021; Performance da obra “Inácio” pela Orquestra de Câmara do Amazonas sob a regência do maestro Hilo Carriel em setembro de 2022.
Kids festival
O curso “Bandas de Garagem” é um curso para todos aqueles que querem ter a sensação de tocar um instrumento e fazer um super show. A ideia é formar grupos de música com formação pop e experenciar momentos de puro deleite que a música pode proporcionar. A linguagem musical, a interação entre instrumentos, a troca, a inclusão e o sonho de formar e tocar numa banda são apenas alguns dos aspectos oferecidos por esse curso. Não é necessária nenhuma experiência anterior com instrumentos ou canto. O trabalho é oferecido para todos os que amam bandas e música independente de níveis aprendizado.
Público Alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes, pré adultos e adultos.
Requisitos: Amar as bandas e a música. Espírito colaborativo. Sonhar em tocar um instrumento e fazer um show.
Atenção: Este curso será oferecido a partir da formação de grupos que formam a configuração de Banda. Cada “Banda” terá aulas, de 40 minutos durante a semana.
Para a organização das Bandas, será imprescindível que os inscritos compareçam no Colégio Aplicação no dia 14/07 as 15h para formação dos grupo e respectivos horários .
Professores: Fernando Mello e Ale de Oliveira
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h ou 14h – 17h | CH. 10h
Local: Cultural Hall
Fernando Mello
Professor, educador musical, e regente do curso Bandas de Garagem, Fernando Mello tem 3 álbuns independentes lançados no Brasil, já abriu os shows de Elba Ramalho, Hanoi Hanoi e Elimar Santos, fez sua primeira apresentação fora do país, em Cusco no Peru no ano de 2014.
Acumula um currículo com mais de uma centena de shows e uma destacada participação no Programa Som Brasil da TV Globo.
Álerson de Oliveira
Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM – Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 – Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); formou-se pelo “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí” em Guitarra MPB/Jazz (2002-2007) onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003); atua, desde o ano de 2018, como professor convidado no Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Durante a graduação, desenvolveu pesquisas nas áreas de linguagem, estruturação, educação, improvisação e performance; nesse mesmo período atuou como monitor na Universidade Estadual de Londrina na disciplina Laboratório de Criação Musical II no ano letivo de 2014 e foi bolsista dos programas: Programa de Iniciação Artística (PROART – 2013/2014) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – 2015/2016). Em 2020, venceu o Prêmio FUNARTE (Edital Arte em Toda Parte), apresentou trabalhos científicos (áreas Música / Educação Musical) nos Congressos da ABEM e ANPPOM e foi contemplado com os editais Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e Edital Emergencial de Apoio à Cultura Assisense (Vozes da Cultura). Em 2022 ingressou como servidor público na Rede Municipal de Ensino da cidade de Cubatão-SP, onde atualmente exerce os cargos de Professor de Arte do Ensino Fundamental e também como Professor de Educação Profissional ministrando aulas de violão e percepção musical na “Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva”.
O curso de musicalização “Corpo, voz e outros sons” abordará brincadeiras cantadas, jogos rítmicos, exploração de sons corporais, manipulação de instrumentos não convencionais – além de memória e parâmetros do som. As crianças farão atividades coletivas para que possam vivenciar uma prática divertida, sendo convidadas a fazer música de maneiras diferentes.
Os alunos deverão trazer um pote de plástico de requeijão vazio e limpo com tampa.
TURMA A – crianças de 5 a 7 anos completos
TURMA B – crianças de 8 a 10 anos completos
Professora: Bethânia Paranzini
Datas: 15 – 19/07
Horários: 14h – 15h30 (5 a 7 anos)
16h – 17h30 (8 a 10 anos) | C.H: 7h30
Local: PIBL
Bethânia Paranzini
Bethânia Paranzini é formada em licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Ensino de Artes e em Performance Musical – habilitação em canto. Atuando como educadora musical há mais de 20 anos em escolas de ensino regular, propõe aulas com uma imersão no mundo da música, onde seus alunos (majoritariamente crianças do ensino fundamental 1) são levados a apreciar, pensar e fazer música em grupo, independente do uso ou não de instrumentos musicais tradicionais. Paralelo a isso desempenha o ensino de musicalização e canto popular para alunos particulares, bem como se apresenta como cantora, com repertório voltado à música brasileira.
O uso do repertório do canto coral para conhecimento, tanto musical quanto cultural.
Conhecer e realizar obras diversas, nacionais e estrangeiras, apresentando gêneros, estilos e um dos períodos, (renascença).
Praticar o ouvir, trabalhar a afinação a partir do repertório.
Perceber som do entorno e o silêncio.
O uso da música folclórica e da música do cancioneiro popular brasileiro para o trabalho de afinação e técnica vocal.
Trabalhar o auditivo e fazer o conhecimento da leitura da partitura.
Prática de Coro a partir dos ensaios e da montagem do repertório
PÚBLICO ALVO: 07 a 18 anos
REQUISITOS: Precisa ter vontade de aprender, pontualidade e presença.
Estar aberto para o conhecimento de gêneros musicais diferentes.
possibilidades de ensaios e montagem de repertório
FAIXA ETÁRIA: 07 a 16 anos
Professor: Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h30 – 12h | CH 7h30
Local: PIBL
Valéria Correia
Mestrado Profissional pela Instituição de Ensino Superior, UFRJ (2023).
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2004).
Possui título de Bacharel em Teologia pelo STBSB – RJ (2000).
Possui título de Licenciatura e Bacharel em Letras pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, RJ (1988).
Professora de canto coral da Escola de Música da Rocinha desde o ano de 1994 e preparadora vocal do coral LGBTQIA+ dessa mesma escola, desde o ano de 2023.
Experiência na área das Artes/Música, com ênfase em Regência de Corais e Canto Coral Infantil e Juvenil.
Oferece aulas de canto, extracurricular, na instituição British School – RJ.
Regente do Coral de Mulheres com deficiência visual e baixa visão do Sodalício da Sacra Família (2002 – 2012)
Regente do Coral “Os Curumins” da Associação de Canto Coral – RJ (2003 – 2007)
Regente dos Corais Infantojuvenil e Jovem/Adultos do PIM Vassouras – RJ (2010 – 2012)
Regente dos corais Infantil e Adultos da Instituição Escola Alemã Corcovado (2007-2017)
Como regente e preparadora vocal dos Corais Infantojuvenil e Juvenil da Escola de Música da Rocinha, participou de gravações em CD e DVD com nomes da MPB,como: João Bosco, Luiz Melodia, Vanessa da Mata, Branco Mello, Joanna, Filipe Ret.
Voz
O uso do repertório do canto coral para conhecimento, tanto musical quanto cultural.
Conhecer e realizar obras diversas, nacionais e estrangeiras, apresentando gêneros, estilos e um dos períodos, (renascença).
Praticar o ouvir, trabalhar a afinação a partir do repertório.
Perceber som do entorno e o silêncio.
O uso da música folclórica e da música do cancioneiro popular brasileiro para o trabalho de afinação e técnica vocal.
Trabalhar o auditivo e fazer o conhecimento da leitura da partitura.
Prática de Coro a partir dos ensaios e da montagem do repertório
REQUISITOS: Precisa ter vontade de aprender, pontualidade e presença.
Estar aberto para o conhecimento de gêneros musicais diferentes.
possibilidades de ensaios e montagem de repertório
Professor: Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 18h – 19h30 | CH. 7H30
Local: AML
Vagas esgotadas
Treinamento e desenvolvimento técnico e interpretativo do(a) cantor(a), aplicadas conforme o repertório, alicerçados em princípios de estilo, gênero e dramaturgia.
OBJETIVOS: Compreender e executar os princípios da técnica vocal e do canto, conforme necessidades do repertório:
- Fazer uso adequado das técnicas respiratórias,
- Cantar com afinação correta;
- Articular tornando claro os comunicados da linguagem em cada idioma interpretado;
- Projetar a voz considerando o espaço físico/acústico e realizando as adequações devidas;
- Interpretar com requinte técnico, enfatizando as dinâmicas necessárias a uma ótima performance.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – Coordenação do Equilíbrio Muscular Dinâmico
II – Gerenciamento da Respiração no Canto
III – Equilíbrio de Ressonância e ajuste dos ressonadores.
IV – Sustentando a Voz: Sostenuto.
V – O Canto Saudável.
VI – Coordenação técnica e Comunicação.
Repertório: Dependerá do nível dos alunos: Lied, Chanson, Música de Câmara Brasileira e Árias de Ópera.
Assistam: Quanto à importância do gênero, estilo e período histórico.
https://www.youtube.com/watch?v=tohb82R0ocs&t=28s
Performance através da musicologia e poética.
https://www.youtube.com/watch?v=WFQV7kuP9BE&t=1016s
Professor: Marcia Kaiser
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH. 15H
Local: Colégio Aplicação
Após uma introdução prática e teórica dos “Quatro Pilares do Canto”, conceito-chave desenvolvido por Lívia para a descoberta das possibilidades da voz cantada e de seu controle técnico, os alunos são convidados a cantarem individualmente.
Cada aluno deve trazer 1 canção de livre-escolha para ser trabalhada em sala de aula.
Professora: Lívia Nestrovski
Datas: 16 – 18/07
Apresentação: 19/07
Horário: 9h – 12h ou 14h – 17h | C.H.: 9 h
Local: Colégio Aplicação
Livia Nestrowski
Cantora de “frescor e calor jovial unidos em voz agilíssima, [que] dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa” (Zé Miguel Wisnik), Lívia é Bacharel em Música Popular pela UNICAMP e Mestre em Musicologia pela UniRio. Venceu em 2019 o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora.
Seu projeto mais profícuo é o duo ao lado do guitarrista Fred Ferreira. Com ele, apresentou-se em teatros e festivais de 20 países e lançou o disco DUO (2012). Em 2021, venceram o Prêmio Profissionais da Música na categoria Videoclip, e em 2023, venceram a Gwangju Busking World Cup, competição internacional na Coreia do Sul.
Além disso, lançou os discos Nação (2022), com Henrique Eisenmann, Pós Você e Eu (2016) e Sarabanda (2020), com Arthur Nestrovski, e De Nada Mais a Algo Além (2014), com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.
Suas performances incluem teatros e festivais nacionais e internacionais, incluindo a estreia mundial da peça para voz e orquestra “Cantos de Trabalho”, escrita especialmente para ela pelo compositor português Luís Tinoco e apresentada na UNESCO, em Paris, junto à Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Como solista convidada, já se apresentou à frente de orquestras como Jazz Sinfônica (SP), Petrobras Sinfônica (RJ), University of Illinois Jazz Concert Band (EUA), Nelson Ayres Big Band (SP), entre outras. Atualmente, circula com os espetáculos “Na Carne da Pêra” e “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas”, ao lado de Fred Ferreira, e “Ramo de Delírios”, ao lado do compositor Guinga.
Vagas Esgotadas
Oficina de Coro Cênico com o maestro André Protásio onde vamos cantar arranjos inéditos e participar da montagem do musical Rita Lee!
Este show será apresentado no encerramento do Festival, no dia 20/07, no Teatro Ouro Verde, com o grupo vocal Entre Nós como protagonista e o Coro da Rita.
As partituras e gravações serão disponibilizadas 15 dias antes do início do Festival.
PÚBLICO ALVO: cantores com experiência em música vocal
REQUISITOS: – experiência em canto coral
– disponibilidade para os ensaios do coro, ensaio geral e apresentação
VAGAS: 40 vagas: 12 sopranos, 12 contraltos, 8 tenores, 8 barítonos/baixos
Professor: André Protásio(SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 11h| C.H.: 15 horas
Local: DAC
Orquestra
Estudo e execução de obras brasileiras e internacionais de nível intermediário e avançado, específicas para grupos de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), buscando o aprofundamento compartilhado da técnica de execução. Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas, que incentivam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento na prática musical coletiva; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório;
ASTOR PIAZZOLLA
La muerte del angel
Adios nonino
Fuga y misterio
Libertango
Oblivion
Melodia en la
CLÁUDIO SANTORO
Mini concerto grosso
I. Allegro Moderato
II. Andante (Lento)
III. Allegro (finale)
ERNESTO NAZARETH
Brejeiro
CHIQUINHA GONZAGA
Corta jaca
DONGA E MAURO DE ALMEIDA
Pelo telefone
PÚBLICO: Alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo do festival
REQUISITOS: Estar devidamente matriculado no festival de música de Londrina
Coordenação: Carla Rincón
Professores: María Fernanda Montero (VEN), Adriana Virgüez Cruz (VEN), Julio Possette (SP) e Rodrigo Fávaro(RJ)
Regência: Luiz Martins
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | C.H.: 15 horas
Local: Teatro Ouro Verde
Luiz Martins
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 80 concertos em um período de 7 anos. Foi Maestro convidado e colaborou com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony (EUA) e Orquestra Pedagógica do 42 e 43 Festival de Música de Londrina. No canto coral Luiz Martins é maestro do Coral Cesmac e de demais ações extensionistas no âmbito da música no Centro Universitário Cesmac. No aperfeiçoamento profissional, percorreu diversos países tais como Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Portugal e Chile. Atuou entre 2006 e 2012 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, multi-instrumentista, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais no Brasil e no exterior. Atuou como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2012. Luiz Martins atualmente está a frente do projeto Sons do Nosso Lar, projeto desenvolvido com adolescentes da região lagunar em Maceió. Em 2015, 2020 e 2023 Luiz Martins esteve em Cabo Verde, África, onde tem desenvolvido projetos comunitários em orquestra e canto coral. Em 2019 e 2023 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, e o prêmio e comenda Selma Britto pelo trabalho desenvolvido no Brasil e exterior.
Carla Rincón
Com consolidada carreira internacional, a violinista Carla Rincón acumula experiências que a tornaram referência na música de câmara latina. Como solista e camerista, já pisou em palcos como Carnegie Hall e Sala Cecilia Meireles, além de se apresentar em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas. Fundadora e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, Carla conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú e foi indicada a outros como o Grammy Latino. Com o grupo, ela se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto de Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Graduada pela North Carolina School of the Arts e mestre pela Universidade de Hartford, foi através do prestigiado El Sistema (Venezuela) que Carla iniciou sua carreira como musicista e educadora. Atualmente, é diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho, coordenadora pedagógica do SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais e supervisora pedagógica do Projeto Vale Música – ES. Carla Rincón compõe ainda o corpo docente de festivais e projetos, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão, Mozarteum (Caracas), Festival de Música Junior e Festival da Póvoa de Varzim (Portugal) e o Corona Youth Music Project (NY). Além de seu intenso trabalho musical, ministra palestras, aulas, cursos de formação para professores e preparação de cameratas e orquestras no mundo todo.
Um espaço de intercâmbios de informações e experiências técnicas e musicais, onde individualmente poderemos encontrar caminhos e soluções para as necessidades violinisticas.
PÚBLICO: Todos os interessados em continuar o crescimento técnico e artístico do violino.
REQUISITOS: Saber ler partitura.
Professoras: Carla Rincón (RJ) e María Fernanda Montero (Ven)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação
María Fernanda Montero de Cegarra
Uma dos mais proeminentes violinistas venezuelanas atualmente dedicada à atuação e ao ensino. Spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas com estudos de musicologia na Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela. Graduado em Performance Violin concedido pelo Associated Board of the Royal Schools of Music da Inglaterra. Graduado como Técnico Superior Universitário em Música e Pós-Graduação em Educação Musical pela Universidade Nacional das Artes (UNEARTE) de Caracas, Venezuela.
Solista convidado de orquestras venezuelanas; em outubro de 2021, dirigida pela Maestra Elisa Vegas à frente da Orquestra Gran Mariscal de Ayacucho, participou como solista pela Venezuela na gravação de “Primavera Incierta” no âmbito do projeto global The Uncertain Four Seasons que foi realizado no âmbito da COP 26, a cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, realizada em Glasgow, na Escócia.
Como instrumentista de Câmara formou diversos Ensembles como Primeiro Violino com apresentações nos principais salões de Caracas e outras cidades da Venezuela, além de apresentações internacionais, entre as quais o Festival Notto na Sicília, Itália, Sherborne Summer School of Music e Bolívar Hall em Londres, Inglaterra.
Amplamente reconhecida por seu trabalho no campo da educação musical infantil na Venezuela como diretora e fundadora da Oficina de Iniciação Musical “Los Colores de la Música”, atualmente é presidente da seção Venezuela do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM). Professor convidado do projeto educacional Brasil de Tuhu, ministrando oficinas para professores em diversos estados do Brasil.
Desenvolve intensa atividade como professora de violino na Escola Nacional de Música “Juan Manuel Olivares” e na Escola Nacional de Violino El Sistema. É professora de “Expressão Musical” na Faculdade de Educação da Universidade Católica “Andrés Bello” (UCAB).
Em 2019, juntamente com a Prof. Adriana Virgüez, inaugurou o ACADEMIA DE CUERDAS CARACAS.
Vagas esgotadas
em breve
Professor: Adriana Virgüez Cruz (VEN)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação
ADRIANA VIRGUEZ CRUZ
Profesora fundadora de la Cátedra de Viola de la Escuela de Música Mozarteum Caracas en el año 2001, más de veinte años de experiencia dando clases la han hecho titular de una sólida catedra de viola. Reconocida intérprete de música de cámara.
Comenzó sus estudios de viola en Venezuela con la Profesora Penélope Knuth y el Profesor José Manuel Román. Becada en 1994 por la Fundación Mozarteum Venezuela, el Instituto de Cooperación Iberoamericana y la Fundación Isaac Albéniz de España continuó sus estudios de viola con el Maestro francés Gerard Caussé en la Escuela Superior de Música “Reina Sofía”, en Madrid, España. En 1996 recibió la distinción a la alumna más destacada de la Cátedra de Viola, premio entregado por S.M. la Reina Sofía de España.
Como alumna de la Escuela Superior de Música “Reina Sofía” participó en recitales de viola y música de cámara dentro de los que destaca el realizado en la Academia de Bellas Artes de San Fernando transmitido en directo por Radio Nacional de España. Participó en clases magistrales con los Maestros Margareth Pardee, Bruno Giuranna, Paul Neubauer, Tabea Zimmermann, Piero Farulli, Rainer Schmidt, entre otros. Formó parte del Cuarteto Granados de NCR con el cual realizó recitales y grabaciones. Formó parte de la Orquesta de Cámara Freixenet de la Escuela Superior de Música Reina Sofía con la cual realizó giras por España y grabó varios CD ́ s, entre ellos el Octeto de Mendelssohn dirigido por el maestro Zubin Mehta. En el año 2016 fue invitada a participar como alumni en el concierto del 25 Aniversario de la Escuela Superior de Música Reina Sofía, dirigido por el maestro Zubin Mehta y transmitido por RTVE.
A su regreso a Venezuela en 1998 comienza un intenso trabajo pedagógico formando jóvenes violistas que han sido aceptados en diferentes escuelas de música, conservatorios y universidades en Europa y Estados Unidos: Conservatorio Joseph Haydn de Viena; Escuela Superior de Música “Reina Sofía”, Real Con
Warm-Ups coletivos focados em habilidades da mão esquerda. Revisão dos movimentos básicos do arco a coordenação fina. Prioridades na ensino aprendizagem do violoncelo em fomento de um ambiente colaborativo de motivação.
Masterclass para avaliação e construção da performance individual conectados a organização dos estudos diários!
Introdução aos Grooves Celtas – Construindo repertório com grupo de cellos.
PÚBLICO: Iniciantes à profissionais.
REQUISITOS: Instrumento próprio. Interessados na performance, ensino por habilidades e formação de grupos de violoncelo.
Professor: Julio Possette (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação
Julio Possette
Júlio Possette é Mestre em Performance em Música, formado na classe do Dr. Fábio Soren Presgrave na UFRN.
Desde 1998 no Projeto Guri onde atua como Supervisor Educacional de cordas friccionadas. Professor de violoncelo, efetivo na Escola de Artes Jupyra Cunha Marcondes a mais de 10 anos.
Foi pesquisador da FUNARTE em parceria com UFRJ nos programas SINOS e Arte de Todas Gente, atuando tanto em Caravanas até escrever Curso on-line de Violoncelo publicação também na Arte de Toda a Gente FUNARTE/UFRJ.
Fundador do JupGraves, grupo de violoncelos e contrabaixos, com Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, em 2017, difundindo ecleticamente musica com essa formação.
EM BREVE
Professor: Rodrigo Fávaro (RJ)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Teatro Ouro Verde
Utilização de literatura violinística de apoio e de exercícios para trabalhar pontos específicos e individuais de cada aluno.
Orientações para sequência de estudo pós workshop.
Público alvo: violinistas de todos os níveis que desejem aperfeiçoamento no instrumento.
Professor: Elio Orio
Datas: 16 – 17/07
Horário: 16h – 18h30 | C.H.: 5 horas
Local: Colégio Aplicação
Elio Orio
Elio Orio iniciou seus estudos musicais no Instituto Cívico de Música de Asti, premiado várias vezes como o melhor aluno da escola onde também foi, mais tarde, titular da cátedra de violino por quase 20 anos.Em seguida, continuou seus estudos sob a orientação de Camillo Grasso (1º violino do Teatro dell’Opera di Roma), Corrado Romano (professor do Conservatório de Genebra) e Franco Gulli (intérprete, professor da Bloomington University – EUA).
Ainda não formado, começou a colaborar com algumas das mais importantes Orquestras Nacionais (RAI de Turim, Teatro Regio de Turim, Teatro Carlo Felice de Génova, Teatro dell’Opera em Roma, entre outras).De seguida dedicou-se à Música de Câmara fundando o Quarteto Athenaeum com o qual ganhou e foi premiado em vários concursos, realizando concertos para importantes associações e frequentando a Academia Chigiana de Siena com bolsa e Diploma de Mérito.Tocou em Quarteto com Bruno Canino e com Pier Narciso Masi, um dos mais importantes pianistas italianos. Ele também se apresentou muitas vezes como solista e foi a primeira parte em várias orquestras italianas.
No exterior já se apresentou na Suíça, Grécia, França, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, Eslováquia, República Tcheca, Finlândia, Chipre, Turquia, Romênia, Síria, China, Cazaquistão, Brasil.Realizou masterclasses nos Conservatórios Superiores de Málaga e Oviedo (Espanha), na Academia Superior de Música de Banska Bistrica (Eslováquia), na Universidade da Macedónia em Salónica (Grécia), na Universidade Ocidental de Timisoara (Roménia), no Halic Universidade de Istambul (Turquia), ESMAE do Porto (Portugal), Academia de Música de Bragança (Portugal), Universidade Normal de Nanjing (China), Universidade Normal Infantil de Xuzhou (China) e Universidade Europeia de Chipre. Na China foi convidado de várias universidades para master classes e audições em Dalian, Daquing, Kunming, Chengdu, Wuhan, Chongqing, Quingdao e outras. Ele é professor honorário da Normal Infant University de Xuzhou (China).
Graduou-se também em instrumento Viola, com o qual frequentemente se apresentava em conjuntos de câmara. Tem sido repetidamente convidado a integrar a Tefken International Orchestra em Istambul. Como Diretor Artístico foi curador da resenha “Concertos de Inverno” do Município de Rubano de 2012 a 2019. De 2009 a 2015 foi diretor do Conservatório Estadual de Música de Adria.
Atualmente é Diretor do Conservatório Cesare Pollini de Pádua.
Encontros
Serão abordados os aspectos práticos da prática de regência em diferentes contextos, a partir da experiência de cada regente convidado.
Para interessados e para as classes de regência
Maestros: Luiz Martins (Al) , Massimiliano Carrara (PR) e Gabriel Dellatorre (RJ)
Datas: 14 e 15/07
Horário: 17h – 19h | C.H.: 4 horas
Local: AML – sala alemão
Este curso foi cancelado.
Endereços
Colégio Aplicação: R. Piauí, 720 – Centro
AML – Associação Médica de Londrina – Praça 1ª de Maio , 130
Auditório SONKEY – Senador Souza Naves, 09
Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro
Cultural Hall – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Prof. João Cândido, 1114 – Centro
PIBL –Primeira Igreja Batista em Londrina – Av. Paraná, 76A – Centro
CCI – Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Zona Norte – Rua Luiz Brugin, 570
Colégio Estadual Marcelino Champagnat – R. São Salvador , 998 – acesso pela rua Niterói, 385