PALCOS PEDAGÓGICOS
“Ouvir música é bom, fazer música é muito melhor!”
A programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina está sujeita a alterações.
Informações sobre bilhetera clique aqui
UNIMED Apresenta
Concerto “A Arte de Música Sinfônica”
Concerto “A Arte de Música Sinfônica”
Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina
Regência, Massimiliano Carraro
Esse ano, o Festival Internacional de Música de Londrina terá o foco maior na inclusão social. De acordo com esse foco acentuado, o Maestro Massimiliano Carraro decidiu por um repertório que possa também ser um “audition pack”,…Ler +
9 Jul | 20h
Classificação etária: livre
Cine Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart – Le nozze di Figaro, K. 492 – Overture
Gioachino Rossini: L’italiana in Algeri – Overture
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55 – Eroica
Massimiliano Carraro
Nos anos 80, atuou como maestro colaborador na Escola de Aperfeiçoamento para artistas líricos do Teatro alla Scala de Milão e , de 1990 a 1997, como maestro substituto de seu coro, tendo a oportunidade de colaborar com grandes nomes do universo sinfônico, como Claudio Abbado, Riccardo Muti, Karlos Kleiber, Lorin Maazel, sir Georg Solti, Miung Wung Chung, Wolfgang Sawallisch, Gianandrea Gavazzeni e Riccardo Chailly.
Em 1999, foi maestro do coro do Teatro Carlo Felice de Gênova. Atualmente, é o maestro responsável pelos videolibretos do Teatro alla Scala de Milão e docente de música de câmara na Academia de Formação do Teatro alla Scala.
Concerto “A Arte de Música Sinfônica”
Mozart, Rossini e Beethoven
As composições que, com certeza, os bolsistas que integrarão a orquestra do festival, e das quais farāo parte no futuro, executarão nas mesmas.
Mozart, do Período do Classicismo; em Rossini começa a haver a abertura romântica, e Beethoven leva à extrema consequência a Forma Sonata e se abre ao Romantismo.
Com a Abertura da Ópera as “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, a Abertura da Ópera “L’Iltaliana in Algeri”, de Rossini, e a “Terceira Sinfonia”, de Beethoven, teremos um belíssimo concerto do repertório clássico.
Concerto “Tocando Vidas Através da Música”
Regência, Evaldo Ribeiro
10 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Bilheteria: R$20,00 (R$10,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Evaldo Ribeiro
Pós-Graduado em Administração Pública pela UNINTER, Bacharel em Trombone pela UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), Licenciado em Música pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Natural de Maringá-PR, iniciou seus estudos musicais no ano de 1993 na Fanfarra do Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes. Mudou-se para Curitiba-PR no ano de 1997 para dar continuidade aos seus estudos musicais. Foi Professor de Música de Câmara da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná), Professor da Banda Municipal de São José dos Pinhais e Maestro da Banda Municipal de Piraquara. Regularmente participa de cursos de extensão e oficinas de música, tendo nestas as oportunidades de ministrar, estudar e tocar com os principais músicos do Brasil e do mundo. Há Doze anos ocupa o cargo de Maestro na Prefeitura de Fazenda Rio Grande, e a Nove anos está como diretor artísticos da banda escola
Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande
Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande A história da Banda Escola caminha lado a lado com a emancipação do Município, em 1990 já tínhamos uma Fanfarra Municipal, mas somente em 2003 através de lei municipal, é criada a Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande. Situado no coração do bairro Santa Terezinha, sob direção do Maestro Evaldo Ribeiro, desde 2014. A Banda Escola conta com quatro projetos que funcionam em perfeita harmonia: Fanfarra, Banda, Curso de Musicalização e Linha de Frente. Atualmente a Banda Escola atende mais de 200 alunos de 6 a 60 anos, promovendo a socialização entre alunos, pais, professores e a comunidade, criando um grande ambiente familiar. No dia 30 de outubro de 2023, a Banda Escola completará 20 anos de existência, nesse período já passaram mais de 1500 alunos e foram aproximadamente 400 apresentações, onde mais de 90 mil pessoas foram tocadas diretamente através da nossa música. Banda Escola, social, cultural e educacional, tocando vidas através da música…
Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande
Gonna Fly Now, Bill Conti – 1976
Hallelujah, Leonard Cohen – 1984
Into the joy of spring, James Swearingen – 2001
Avengers Marvel Music
Cisne Branco, Sargento Carlhau
Viva La Vida, Coldplay – 2008
Trompete da Espanha, Gilberto Gagliardi
My Girl, The Temptations – 1965
Can’t Take My Eyes Off You, Bob Crewe e Bob Gaudio – 1967
Thriller, Michael Jackson – 1982
Sweet Child O’ Mine, Guns N’ Roses
Queen in Concert, Queen
MARAJÓ Apresenta
Concerto “A Música e Camões”
Como falar de língua portuguesa sem falar de Camões? Camões escreveu poesias, epopeias e obras de dramaturgia. … Ler +
Cecilia Aprigliano – Viola da Gamba, Leandro Mendes – Voz e Flauta doce, Mario Orlando – Viola da Gamba, Flauta doce e voz, Rosimarry Parra – Alaúde e Vihuela e Sonia Leal Wegenast – Voz e Percussão
10 Jul | 20h
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Música Antiga da UFF
Como falar de língua portuguesa sem falar de Camões? Camões escreveu poesias, epopeias e obras de dramaturgia. Foi assim que se tornou um poeta múltiplo, sofisticado e ao mesmo tempo, popular.
Decerto que ele possuía grande habilidade poética, na qual soube explorar com muita criatividade as mais diferentes formas de composição.
Foi um dos maiores poetas do Renascimento, mas às vezes se inspirou em canções ou trovas populares escrevendo poesias que lembram várias canções medievais.
É considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna. Seus textos, sua ‘engenhosidade e arte’ são indiscutíveis. Sua melhor produção clássica foi, para a maioria dos críticos, Os Lusíadas, obra de destaque na literatura portuguesa pela expressividade, importância histórica de Portugal, complexidade estrutural, erudição mitológica e fluência retórico-poética.
O prestígio de Camões como pilar da literatura e, por extensão, da nação portuguesa, obtido e sucessivamente reforçado ao longo dos séculos, gerou, em tempos novos e mais globalizados, algum escrutínio crítico.
Poesia e música sempre estiveram interligadas, desde a Antiguidade. Na mitologia grega vemos Apolo, Orfeu e outros se acompanhando com a lira (ou a cítara) para realizar seus cantos ou declamar suas poesias.
Uma leitura de tudo o que se conhece hoje, certa ou provavelmente, da autoria de Luís Vaz de Camões, feita em busca de referências musicais nos permite extrair de sua produção literária, e da de seus contemporâneos, uma parte considerável do vocabulário respeitante à música que se usava no século XVI.
Música Antiga da UFF
O grupo gravou oito CDs temáticos e um LP que já somam mais de 20 mil cópias vendidas: Cantares de Amor, Sospiros e Cuydados (1992) Lope de Vega – Poesias cantadas (1995), Cânticos de amor e louvor (1996), Música no tempo das caravelas (1999), A chantar – Trovadoras medievais (2003), O Canto da Sibila(2003), Medievo Nordeste (2005), Carmina Burana – Música Medieval (2011); e o mais recente Milagres de Santa Maria (2013), realizou mais de 2000 concertos por todo o Brasil, trilhas sonoras, videoclipes, além da organização de cursos, festivais e feiras renascentistas vem, desde a sua fundação em 1981, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas a própria visão de mundo da Idade Média, do Renascimento e do Barroco. Ao longo desses anos seus integrantes se especializaram, através de cursos no Brasil e no exterior na técnica e interpretação das músicas desses importantes períodos históricos. Composto por Leandro Mendes, Mário Orlando, Sonia Leal Wegenast, Cecilia Aprigliano, Rosimary Parra, o grupo continua pesquisando e descobrindo novas formas de levar ao conhecimento do público a música que encantou a Europa Ocidental durante quase seis séculos. Dessa forma, seus integrantes, que trabalham com pesquisa histórica e musicológica, apresentam-se com réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.
Música Antiga da UFF
Amor loco, amor loco (anônimo) – CMBP*
Vida da mynha alma (anônimo) – CMBP*
Pavana I (do livro El Maestro, 1536) – Luys Milan (c. 1500-1561)
Minina dos olhos verdes (anônimo) – CMBP*
Siete años de pastor (anônimo) – Manuscrito Romances y Letras Biblioteca Nacional de Madrid
Pavana com su glosa – Antonio de Cabezón (1510-1566) **
Pavana muy llana para tañer – Diego Pisador (c.1509 -c. 1557)
Recercada Quarta – Diego Ortiz (c. 1510-c. 1576)
De los álamos vengo (Villancico de Juan Vazquez) – Miguel de Fuenllana (c. 1500-1579)
Falai miña amor – Luys Milan (c. 1500-1561)
Rugier, glosado de Antonio – Antonio de Cabezón (1510-1566) **
Foyse gastamdo a esperança (anônimo) – CMBP*
Señora bem poderey (anônimo) – Cancioneiro Musical D’Elvas
Galliard Milanese – Antonio de Cabezón (1510-1566) **
Na fomte está Lianor (anônimo) – CMBP*
Viejo malo en la mi cama – Sedano / Cancioneiro do Palácio
SANEPAR e GOV. DO ESTADO DO PR Apresenta
Recital “Centenário Waldir Azevedo”
Rogério Caetano e Gian Corrêa
Duo de violões de 7 cordas e cavaquinho
Para homenagear Waldir Azevedo, o mestre deste instrumento, Gian Correa e Rogério Caetano se revezam entre Cavaquinho e 7 Cordas de aço…. Ler +
11 Jul | 20h
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Rogério Caetano e Gian Corrêa
Dia 27/01 foi o centenário do mestre Waldir Azevedo (27 de janeiro de 1923 – 20 de setembro de 1980) um grande mestre da música brasileira, especialmente para o Choro.
Em 2023, Rogério Caetano (Goiânia/Rio de Janeiro) e Gian Correa (São Paulo) estreiam um show em Duo dedicado ao mestre Waldir, criador de choros antológicos como o Brasileirinho (1949), o Pedacinhos do céu (1951) e Delicado (1950). No repertório deste ano, o público poderá apreciar músicas de Waldir Azevedo e composições autorais dos violonistas e seus parceiros.
Para homenagear o mestre deste instrumento, Gian Correa e Rogério Caetano se revezam entre Cavaquinho e 7 Cordas de aço. Os dois artistas têm uma história musical muito parecida, ambos tiveram o Cavaquinho como 1⁰ instrumento ainda na infância. Waldir Azevedo permanece vivo e presente das rodas de choro aos filmes de Hollywood.
Assista aqui a dupla tocando composições de Waldir Azevedo
“Delicado” – https://fb.watch/ijJJXDq4LM/
“Choro Novo em Dó” – https://fb.watch/jgw72Mp1m2/
Redes sociais ROGÉRIO CAETANO
Site: https://rogeriocaetano.com
Instagram: @rogeriocaetano7
Facebook: @rogeriocaetano7cordas
Redes sociais GIAN CORREA
Site: https://www.giancorrea.com.br
Instagram: @gian_correa
Facebook: @7giancorrea
Rogério Caetano
ROGÉRIO CAETANO é um músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento. Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 11 álbuns. Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), premiado no IMA (Independent Music Awards) nos Estados Unidos em 2015 (best latin jazz álbum), e 2019 (best live performance álbum).Presente na lista dos melhores instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador. Premiado no Prêmio Profissionais da Música em 2017 (artista instrumental), 2018 e 2019 (música de rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro). Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).
Saiba mais: https://rogeriocaetano.com/
GIAN CORREA
GIAN CORREA a partir de 2000, integrou o conjunto “Um a zero”, atuando como solista de cavaquinho. Viajou pelo Brasil no Clube do Choro de Brasília e no projeto “Instrumental Sesc Brasil” em São Paulo. Gravou o CD “Tributo a Esmeraldino” com o grupo, em homenagem ao compositor Esmeraldino Salles. Também fez parte dos grupos “Choro Moleque”, “Chorando as Pitangas” e “Ó do Borogodó”, este último na gravação do DVD “Nova Estação” com cantora Wanderléa. Colaborou em gravações de outros artistas como Dona Inah, Thiago França e Nelson Ayres. Participou do projeto “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, que resultou em um disco lançado em 2011, e acompanhou diversos artistas em apresentações, incluindo Alessandro Penezzi, Zé da Velha e Silvério Pontes, Altamiro Carrilho, Toninho Ferragutti, Monarco, Nelson Sargento e Thiago França, entre outros. Também atuou como arranjador em várias produções musicais.
Saiba mais: https://www.giancorrea.com.br
“LANÇAMENTO DO PROJETO 60+”
“Tempo não destrói os talentos…
Aperfeiçoa!”
Weldja Miranda (idealizadora)
Leureny Barbosa (cantora)
Willbert Fialho (maestro)
Silvia Borba (artista)
11 Jul | 18h
Classificação etária: livre
Local: Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Ingresso: Gratuito
“Canto Coral”
Vivência Musical Interativa e Gunnar Taets
Trata-se de uma vivência em Musicoterapia Ativa e Interativa a partir da prática vocal coletiva para promoção da saúde e bem estar.
A vivência utilizará letras de músicas de domínio público que serão projetadas para que todos possam acompanhar e interagir.
12 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Ingresso: Gratuito
Gunnar Taets
Cantor Lírico pela Ordem dos Músicos do Brasil, Enfermeiro Pós-Graduado em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com Pós-Doutorado em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Possui, também, especialização em Cardiologia, Oncologia, Terapia Intensiva, Biologia Molecular e Dependência Química. Atua como Professor Adjunto do Bacharelado em Enfermagem e do Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia da UFRJ registrado no CNPQ. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Participou do Coral São Vicente A Capella durante o Concurso Nacional de Canto Coral FUNARTE de 1999, Coro Vencedor 1.ºLugar. Foi aluno do Coral Union da University of Massachusetts – UMass, Lowell, MA, Estados Unidos em 2005. Regente e Fundador do Coral da Cidade Universitária de Macaé desde 2016. Foi Regente do Coral Clave de Sol da Associação Educacional Garriga de Menezes, no Rio de Janeiro, por 15 anos.
SINPRO E DENTALCLEAN Apresentam
Ritalino & O Quinteto Incompleto
É um espetáculo cênico musical com banda ao vivo e composições autorais do Palhaço Ritalino. Ler +
12 Jul | 19h30
Classificação etária: livre
Local: Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Ritalino e o quinteto incompleto
“Ritalino e o quinteto incompleto” é um espetáculo cênico musical com banda ao vivo e composições autorais do Palhaço Ritalino. Durante o período de isolamento social Ritalino passou a fazer com mais afinco, algo que até então era apenas hobby: compor músicas. Essas composições tentam exprimir o olhar leve e excêntrico do palhaço. O espetáculo traz um palhaço na tentativa de fazer parte de uma banda, na ausência dos músicos ele tenta segurar a plateia. Quando achamos que será um show solo, a banda aparece! Ufa! A seguir temos um show com inúmeras piadas e canções autorais que brindam a leveza de rir do nosso cotidiano, com temas que nos cercam. O resultado disso é um show repleto de riso e graça, emocionante e com altíssima qualidade sonora. O show é uma linda homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil e nossa maneira de também fazer rir pelo meio da música, reverenciando anos de história.
FICHA TÉCNICA
Atuação, criação e composições musicais: Tiago Marques
Direção geral: Adriane Gomes
Direção musical e arranjos: Tonho Costa
Músicos: Tonho Costa, Reinaldo Scheffer e André Gião
Intérprete de Libras: Eduardo Borges
Produção: Carol Vaccari Iluminação: Borracha Souza
Cenário, figurino e adereços: Vanessa Yamamoto
Identidade visual: Daniel Simonato
Fotografia: Fabio Alcover
Vídeo: Lafaiete do Vale
Ritalino e o quinteto incompleto
REPERTÓRIO
1 – MINHA HISTÓRIA
2 – OS PALHAÇOS DA REGIÃO
3 – CONVERSA DE ELEVADOR
4 – PÉ DE PROSA
5 – IMOBILIÁRIA BEIJA FLOR
6 – MAIS UMA HISTÓRIA DE AMOR
7 – DEU ZEBRA
8 – COACH DOG
9 – MÃE
10 – CONVITE PRA JANTAR
11 – PAGAR É BOM
12 – DESCULPA QUALQUER COISA
13 – OS PALHAÇOS DA REGIÃO
Lançamento do livro
Mediação: Camilo Carrara
Lançamento do livro, bate-papo e autógrafos.
13 Jul | 16h
Classificação etária: livre
Local Livraria Olga
Ingresso: Gratuito
VOCÊ, COMPOSITOR: Contextos determinantes para a criação musical
Os processos criativos em música têm sido objeto de interesse de compositores, intérpretes, músicos, pesquisadores da academia e mesmo de ouvintes interessados em como seus compositores prediletos logram escrever canções ou mesmo sinfonias que ocupam lugar tão destacado em suas memórias de toda uma vida. Eu não escrevi um método de composição nem discuti os materiais musicais, mas, nos cinco capítulos deste livro, abordei os cinco contextos que considero determinantes para os processos criativos em música, com ênfase nos vínculos que o compositor estabelece no exercício de seu ofício, em cada um desses contextos: com os processos cognitivos no ato composicional propriamente dito, com a formação tanto acadêmica como em processos sociais de aprendizagem; abordei os vínculos que o compositor estabelece no diálogo com o seu tempo, com o mundo do trabalho e as regras da economia do campo artístico e, finalmente, com o seu patrimônio artístico já constituído. O livro, às vezes, me lembra um relato de viagem, quando escrevo sobre minhas experiências pessoais em décadas de atividade e busco dialogar com os depoimentos de forte caráter confessional de compositores de diversos gêneros da música brasileira como Ivan Lins, Edu Lobo, Joyce Moreno, Roberto Frejat, Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Claudio Jorge, Danilo Caymmi, Antonio Adolfo, Miltinho do MPB-4, Flávio Paiva e de João Alfredo Cantiber, da socióloga Dani Ribas, do etnomusicólogo Samuel Araújo e a advogada de Direitos Autorais a Dra. Vanisa Santiago. Quando nos tornamos compositores, o fazemos por escolha e voluntarismo. Posto que se trata disto: ouvir música é tão bom, que tal agora mexer com essas notinhas aqui e acolá e ver no que dá.
Felipe Radicetti
Organista e compositor de formação clássica, é criador de música para TV, cinema, teatro e do cancioneiro popular. Mestre em Música e Educação pela UniRio, publicou os livros Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais (2018) e Trilhas Sonoras: o que escutamos no cinema, no teatro e nas mídias audiovisuais (2020), ambos pela Ed. InterSaberes. Em 2020, lançou o EP digital Lorca, reunindo canções de sua autoria sobre poemas do poeta espanhol. Em sua discografia, figuram os seguintes títulos: America (2015), Europa (2013), Sagrado Profano (2009), SuperLisa (lançado em 2003 no Brasil e em 2005 no Japão) e Homens Partidos (2000), que inclui a canção Moleque-marraio, classificada para as semifinais do Festival da Música Brasileira da Rede Globo de 2000. De sua produção para a música de concerto, a cantata A Revolta dos Posseiros para tenor, coro e orquestra estreou em outubro de 2019, no Paraná; antes, em maio, a suíte O Golpe para violoncelo e orquestra de cordas foi apresentada na Sala Cecília Meireles pela Orquestra Sinfônica da UniRio, sob a regência de Guilherme Bernstein e com Hugo Pilger no violoncelo, e, em 2005, a cantata O Interrogatório, interpretada pela orquestra da Cia. Bachiana Brasileira, sob a regência de Ricardo Rocha e gravada na série (CD) Painel da Brasilidade na Música de Concerto.
Camilo Carrara
Violonista, multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e consultor de sound branding. Atua no cenário musical transitando entre os universos da música erudita e popular. Bacharel pelo Departamento de Música da ECA-USP e especialista em Gestão de Marketing Estratégico com MBA pela FEA-USP/RP. Atualmente é professor da Pós-Graduação da Faculdade Santa Marcelina e Consultor Artístico-Pedagógico da “Sustenidos” – Organização Social de Cultura, em São Paulo. Também é professor de violão do Nacional Music Festival, em Chestertown – Maryland, nos Estados Unidos. Desde 2011 é o responsável pela produção musical e arranjos orquestrais do espetáculo “Natal do Palácio Avenida”, evento que reúne milhares de pessoas no centro da cidade de Curitiba-PR, com o patrocínio do Banco Bradesco. Atua como músico convidado e solista junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Municipal de São Paulo (OSM), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Paraná, Balé Guaíra e Het Spectra Ensemble – grupo belga de música contemporânea. Suas participações com a OSESP incluem a 1ª Turnê Européia, em 2003, sob a regência de John Neschling, a 3ª Turnê Brasileira, sob a regência do francês Yan Pascal Tortelier. Com a orquestra, gravou dois CDs para o selo escandinavo BIS: “Canção do Amor”, de Heitor Villa-Lobos e “Festas Romanas”, de Ottorino Respighi. É frequentemente requisitado para gravações, shows e concertos, pelo Brasil e exterior, ao lado de artistas como Zizi Possi, Akira Inoue (Japão), Alaíde Costa, Ana de Hollanda, Antonio Nóbrega, Cida Moreira, Daniela Mercury, Eliete Negreiros, Eugénia Melo e Castro, Monica Salmaso, Lokua Kanza, Toquinho, entre outros. Sua discografia consiste em mais de 80 CDs, entre colaborações e trabalhos solos.
Concerto “Æternum”
Grupo Vocal Entre Nós
“Æternum“, é o novo trabalho do Grupo Vocal Entre Nós, um concerto composto de músicas sacras eruditas, de vários períodos da história da música ocidental…. Ler +
Cantores: Bruno Bazé, Caco Piacenti, Camila Santarosa, Carlos Mariano, Danilo Sousa, Emílio Negreiros, Fernando Cacciolari, Flávio Collins, Havilá Porto, Isaque Ribeiro Gonçalves, Kézia Oliveira, Luciana Nonino, Maitê Motta, Mariana Sella, Monique Kodama, Paulo Villela, Thais Regina, Thiago Garcia, Victor Terra Piano: Thiago Marconato
13 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
Local Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Bilheteria: R$20,00 (R$10,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Æternum - Grupo Vocal Entre Nós
“Æternum“, é o novo trabalho do Grupo Vocal Entre Nós, um concerto composto de músicas sacras eruditas, de vários períodos da história da música ocidental. No repertório, estão composições icônicas do repertório clássico, como Agnus Dei, uma adaptação do Adágio para quarteto de cordas, de Samuel Barber, Mater Dolorosa, de Pergolesi e Nella Fantasia, de Ennio Morricone. Para este concerto o grupo será acompanhado pelo pianista Thiago Marconato e terá a participação especial da soprano londrinense Havilá Porto.
Æternum - Grupo Vocal Entre Nós
Kyrie Eleison – John Leavitt
Pie Jesu – Andrew Lloyd Weber
Agnus Dei – Samuel Barber
Ária da 4ª corda – Bach
Stabat Mater – Mater Dolorosa – Giovanni Battista Pergolesi
Stabat Mater – Cuius animam gementem – Giovanni Battista Pergolesi
Nella fantasia – Ennio Morricone
Ave Verum – Wolfgang Amadeus Mozart
Ave Maria – Franz Peter Schubert
Jesus alegria dos homens – Johann Sebastian Bach
Sanctus – Arranjo: Robert Prizeman
Show “A ordem é samba”
Paulo Vitor Poloni e Oficina de Samba do Festival
Paulo Vitor estará acompanhado de André Siqueira, Fabrício Martins, Bruno Cotrim e Gabriel Zara e subirá ao palco com seus alunos da Oficina de Samba do Festival para exaltar a música brasileira.
O Show “A ordem é samba” é uma grande celebração deste gênero brasileiro tão importante e definidor da nossa identidade nacional. Ler +
13 Jul |20h
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Paulo Poloni
Paulo Vitor Poloni é Cantor, Compositor, Arranjador, ator e professor de canto, sócio da Escola de Música Canto da Lira, em Londrina, Pr. Mestre em música, atua como artista e pesquisador da canção brasileira. Com três álbuns lançados, seu repertório passeia pela música popular brasileira e pelo samba.
Assinou a direção artística do disco Terra Mãe de Carla Casarim, a direção musical e arranjos do disco A vida é um moinho de Siomara Nogari, a direção vocal do disco Dose de Coragem de Rodolfo Rainer. Participou como cantor, arranjador e diretor musical do Projeto Estação Samba, de Juliana Barbosa.
Produtor, cantor e arranjador do projeto Sambarilove, voltado ao samba.
Se apresentou ao lado de diversos cantores de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, como João Cavalcante, Moyseis Marques, Alfredo Del Penho, Marcos Sacramento, Nina Wirtti, Bia Góes, Ricardo Salmazo, Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta, Fabiana Cozza
Paulo Poloni
O Show “A ordem é samba” é uma grande celebração deste gênero brasileiro tão importante e definidor da nossa identidade nacional. Num passeio histórico e festivo, Paulo Vitor Poloni costura seu repertório autoral, registrado em seu disco “Já tô no samba”, com grandes clássicos do nosso cancioneiro popular. Paulo Vitor estará acompanhado de André Siqueira, Fabrício Martins, Bruno Cotrim e Gabriel Zara e subirá ao palco com seus alunos da Oficina de Samba do Festival para exaltar a música brasileira.
Os alunos que participarem da Oficina de Samba da 43º edição do Festival de Música com o professor Paulo Vitor vão ter a oportunidade de aprender sobre a montagem de um show do início ao fim, com reflexões que passam pelo repertório, pelos arranjos, pela organização dos estudos, pelo figurino, pela presença de palco, pela expressividade, pela divulgação. Toda essa prática faz parte da abordagem artístico-pedagógica que Paulo Vitor traz em sua vivência como artista e professor.
A música “A ordem é samba”, gravada e difundida por Jackson do Pandeiro, abre alas para esta noite que vai trazer também Noel Rosa, Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, Caetano Veloso, Geraldo Pereira, Dona Ivone Lara, Gonzaguinha, Wilson Baptista e muitos outros mestres do samba.
Show Oficina de Samba
Já tô no samba
Conversa de botequim
Vexame
Retratos do cão
Parceria
Mistura brasileira
Samba da minha terra
Incensa/Alguém me avisou
A ordem é samba
Cicatrizes
Girando na renda
Meu mundo é hoje
E o mundo não se acabou
Desde que o samba é samba
Maracangalha/Samba do Arnesto
Tristeza
Trem das onze
Participação: Sílvia Borba
Timoneiro
Tudo se transformou
Show “Banda de Garagem”
Estudantes da Oficina de Banda do 43º FIML.
Coordenação: Fernando Mello e Álerson de Oliveira
14 Jul | 18h
Classificação etária: livre
Local Cultural Hall
Ingresso: Gratuito
Fernando Mello
• Formado em Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção pela Rio-Música (RJ).
• Trabalhou e trabalha com musicalização infantil em diversas escolas de pré escolar e ensino fundamental de Teresópolis
• Exerceu o cargo de professor substituto da cadeira de Percepção, na Rio Música (RJ) de 1988 a 1991.
• Ministra aulas particulares de Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção.
• Exerceu durante sete anos o cargo de professor de música no Colégio São Paulo – Teresópolis, trabalhando com todo o setor infantil e fundamental de 1993 a 2000.
• Exerceu a função de professor de música para o ensino fundamental do Centro de Ensino Moderno (CEM) de 2001 a 2022.
• É professor de Iniciação Musical, Musicalização, Prática de Conjunto, Violão/Guitarra, Ukulele, e Cavaquinho.
Álerson de Oliveira
Álerson de Oliveira é Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM / 2021 – Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 – Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); e formado pelo “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí” em Guitarra MPB/Jazz (2008), onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003).
Em 2020 venceu o Prêmio FUNARTE (Edital Arte em Toda Parte), apresentou trabalhos científicos (áreas Música / Educação Musical) nos Congressos da ABEM e ANPPOM e foi contemplado com os editais Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e Edital Emergencial de Apoio à Cultura Assisense (Vozes da Cultura).
Na área da educação, ministrou aulas no 38° e 39° Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) em parceria com o professor Fernando Mello (RJ) com o curso Bandas de Garagem; trabalhou no Projeto Guri (2006-2011) nos pólos Echaporã/SP, Maracaí/SP e Cândido Mota/SP, no cargo de Professor de Violão, Regente e Arranjador (2006-2011); e ministrou aulas de guitarra elétrica no Festival de Música de Goioerê/PR (XV FEMUG/2013).
Durante a graduação, desenvolveu pesquisas nas áreas da linguagem, estruturação, educação, improvisação e performance musicais. Nesse mesmo período, participou dos projetos: Grupo Armila de livre improvisação contemporânea (2015-2016), Camerata de Violões da UEL (2012-2015) e Projeto Música Criança (2012-2014).
Como produtor musical, assina a produção (em parceria com Júlio Anizelli), os arranjos (concebidos coletivamente) e direção musical do disco da banda Sarará Criolo lançado em 2019, o qual também gravou as guitarras, violões e backing vocals. Ainda com a banda Sarará Criolo, acompanhou o cantor Di Melo no Festival DemoSul (Londrina – 2016).
Atualmente é servidor público na Prefeitura Municipal de Cubatão/SP, onde ministra aulas de arte e música.
Bate-papo sobre o livro “Sete Cordas: Técnica e Estilo”
Autor: Rogério Caetano
Participações: Gian Corrêa e Roda de Choro
O livro de Rogério Caetano é um método abrangente que combina as práticas violonísticas do autor com o legado deixado pelos mestres do violão de sete cordas. …. Ler +
14 Jul | 16h
Classificação etária: livre
Local Livraria Olga
Ingresso: Gratuito
O Workshop “Sete Cordas: Técnica e Estilo”, ministrado pelo renomado violonista de sete cordas, Rogério Caetano, é um encontro imperdível para os amantes da música brasileira. Baseado em seu livro de mesmo nome (2010), escrito junto com Marco Pereria, o workshop oferece uma oportunidade única de explorar o estado atual do violão de sete cordas no Brasil.
O livro de Rogério Caetano é um método abrangente que combina as práticas violonísticas do autor com o legado deixado pelos mestres do violão de sete cordas. Ele destaca a importância desse instrumento na música brasileira, em particular nas escolas do choro e do samba, evidenciando sua função harmônico-melódica.
Além disso, o trabalho de Caetano mostra como a nova geração de músicos reverencia os mestres, utilizando suas referências artísticas como base para criar um diálogo vivo e contínuo com a atualidade da arte e com a sociedade em que se manifesta.
No Workshop Técnica e Estilo, os participantes terão a oportunidade de aprender com um premiado violonista, explorando as técnicas e os estilos únicos do violão de sete cordas, uma experiência completa e imersiva.
Se você é um músico apaixonado pelo violão de sete cordas e deseja aprofundar seu conhecimento nesse instrumento essencial da música brasileira, o Workshop Técnica e Estilo, ministrado por Rogério Caetano, é uma oportunidade que você não pode perder. Prepare-se para mergulhar na tradição e na renovação dessa bela arte!
Duração: 2 a 4 horas
OFICINAS DE CANTO
Apresentação das “Oficinas de Canto do 43º FIML”
Professores: Gunnar Taets, Estela Ceregatti, Giordana Lube
14 Jul | 18h30
Classificação etária: livre
AML (em frente a Concha Acústica)
Ingressos Gratuito
Giordana Lube
Começou seus estudos musicais aos 10 anos no coral da escola. Estudou piano na infância e tocou percussão, posteriormente clarinete em 3 bandas escolares da cidade. Frequenta as oficinas e concertos do Festival de Música de Cascavel desde 1991, evento de formação, tradicional na região. Começou a trabalhar com música em 1995, como maestrina e professora de instrumentos de sopro na Banda Musical do Colégio Santa Maria, de Cascavel – Pr – de 1995 a 2009. Regeu diversos corais na cidade de Cascavel, sendo a fundadora de vários deles e em especial, da Orquestra Sinfônica de Cascavel, que completa 20 anos em 2023. É pedagoga e especialista em Arte Educação. Graduada em Licenciatura em Música pela Unimes, de Santos- SP e pós-graduada em Regência Orquestral em Santos – SP, curso no qual também foi professora. Atualmente responde pela divisão de Cultura na pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Em 2023, criou 2 corais na instituição: Unioeste Encanta Cascavel e HUOP Encanta (coral do Hospital Universitário).
Estela Ceregatti
Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, sonoplasta, professora de canto, cantoterapeuta e regente de Cuiabá, Mato Grosso. Graduada em Música pela UFMT, especialista em Antropomúsica – SP e pós-graduada em Canto e Cantoterapia pela Faculdade Rudolf Steiner (SP).
Expoente da música mato-grossense, foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música (Music Pro Awards – BSB) em 2018, na Categoria Criação e finalista na mesma premiação na categoria Melhor Autora em 2019 e premiada em 3 categorias do PPM 2023. Foi também premiada pelo Prêmio Grão de Música (SP) 2017, Prêmio Respirarte – 2020, e Prêmio Brasil ao Natural em 2021. Já dividiu palco com importantes nomes, como: Ivan Lins, Renato Braz, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro e outres. Tem parcerias musicais com relevantes nomes da música e literatura brasileira, como Déa Trancoso, Socorro Lira, Márcia Kambeba, Makely Ka, e mais.
Com cinco álbuns autorais lançados, Estela tem três álbuns solos: “AR” – 2017, “CACICA” – 2022 e “TERRA FORÇA MULHER” – 2022 e dois álbuns com o Grupo Monofoliar: “MONOFOLIAR” – 2013 e “SIMBIOSE” – 2015.
Atualmente, além de se dedicar à sua carreira solo e representar Mato Grosso em diversos festivais nacionais e internacionais, a artista tem participação efetiva em concertos com orquestras de Mato Grosso e outros grupos locais, seja como cantautora ou intérprete. Tem desenvolvido também um importante trabalho de produção e direção musical de espetáculos de teatro e dança, além de atuar na criação de trilhas originais e sonoplastia para cinema. Estela Ceregatti é também coordenadora e professora de música da Formação em Pedagogia Waldorf Cuiabá e fundadora, regente e diretora do Coral Desvendar.
UNIMED Apresenta
Show “O Jazz nas Entrelinhas”
Sergio Reze (bateria e gongos melódicos), Gabriel Zara (contrabaixo), Marcello Casagrande (vibrafone) e Luciano Silva (guitarra)
14 Jul | 20h
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Gabriel Zara
Possui graduação em música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e mestrado em música pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atua como Contrabaixista, Arranjador e Professor de Educação Musical.
Foi baixista da Big Band Paranavaí entre 2000 e 2018. Com a mesma tocou em inúmeras cidades e nos principais teatros do estado do PR, além de Rio de Janeiro e São Paulo. Participou entre os anos 2000 – 2005 dos projetos “Comboio Cultural” e “Paranização”, promovido pela Secretária de Cultura do PR, tocando em mais de 60 cidades do estado, incluindo show no Teatro Guaíra.
Foi selecionado para integrar o DVD do FEMUCIC em 2008 com o duo formado com André Siqueira. Em 2009 foi selecionado para, com seu quarteto, apresentar sua música “Aí Tem Coisa” no mesmo festival. Em 2013 fez parte da comissão julgadora do 48°FEMUP. Em 2015 fez a direção musical e arranjos do CD “CANCIONAR”.
Em 2015, 2016 e 2020 foi professor do curso de contrabaixo elétrico/acústico e oficina de MPB e Jazz do 35º e 36° Festival de Música de Londrina.
Em 2022 apresentou-se na “5 ª Mostra de Música Instrumental – Ecos do Ingá” que homenageou o contrabaixo, sendo uma das atrações ao lado de grandes nomes como: Arismar do Espírito Santo, Guto Wirtti, Glauco Solter e Beto Viana.
Tem se dedicado na difusão de seu trabalho autoral denominado “Gabriel Zara – Power Groove Jazz” ao lado dos músicos André Siqueira (guitarra), Bruno Cotrim (bateria) e Fabrício Martins (piano).
Integra e/ou apresentou-se com inúmeros grupos, entre eles: Orquestra Sinfônica da UEL, Big Band Paranavaí, André Siqueira Quarteto, Vitor Gorni Big Band, Londrina Big Band, Septeto Reunion, Quarteto Descobertas, Toninho Ferragutti, Ivan Lins, Joyce Cândido, Acústico Blues Trio, JJ Jackson (EUA), Roberto Menescal, Carla CCasarin, Victor Biglione (RJ), Derico Sciotti (SP), Ilya Serov (EUA), Kenny Brown (EUA), Earl Thomas (EUA), Indayana, Marquinhos Diet, Tati Valle, Cluster Sisters, John Dukich (EUA), Paulinho Schoffen, Sivia Borba…
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze retornou ao Brasil e construiu uma prestigiosa carreira se tornando um dos bateristas mais respeitados e requisitados do meio musical atuando em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: André Mehmari, Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, Ivan Vilela, Badih Assad, Zé Renato, Swami Jr., Fabiana Cozza, Ceumar, Palavra Cantada, Marco Pereira, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Marcelo Jeneci, Zé Manoel, Lívia Mattos, Luiz Tatit, Benjamim Taubkin, Tonkunstler Orchester (Áustria), Antonio Arnedo (Colombia), Sônia Rubinsky, Patrick Zimmerli (EUA), Carlos Aguirre (Argentina), Shoji Kaneda (Japão) , Giovanni Guidi (Italia) entre outros. Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites da Bateria por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos. Ao longo de sua carreira, Sergio está presente em mais de 100 discos e também em trilhas para espetáculos de teatro, dança e cinema. Tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão. Recentemente, Sergio estreou seu primeiro projeto como líder, o “Sergio Reze Falando Música Quarteto” que tem sido muito bem recebido pelo público e já apareceu em palcos como a Casa de Francisca, o Festival Internacional de Música de Londrina, o Festival de Jazz de Sorocaba, o Instrumental Sesc Brasil. Este último gerou um documentário que será lançado em breve. Sergio é endorser das marcas Canopus Drums e Bosphorus Cymbals
Mateus Gonsales
Nasceu em Londrina e formou-se em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí em 2006. Em (2008) graduou-se no curso de Produção Fonográfica pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Posteriormente, realizou Pós-Graduação em Arranjo musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudou piano com Magali Kleber (PR), Paulo Braga (SP) e André Marques (SP); harmonia com Mário Loureiro (PR), Rafael dos Santos (SP) e Ian Guest (SP); regência com o maestro Othônio Benvenuto; arranjo para Big Band com Paulo Flores (SP). Têm participado de shows e gravações de diversos grupos como: Duo Clavis, Casca Grossa, Londrina Jazz Big Band, , Orquestra sinfônica da UEL (OSUEL), Quarteto Descobertas, entre outros. Pianista, professor, arranjador e produtor. Foi professor de piano popular no 29o, 34o 35o Festival de Música de Londrina. Atualmente, desenvolve atividades como professor de piano, harmonia e improvisação; Desde 2010, juntamente com o percussionista Marcello Casagrande, integra o Duo Clavis e o grupo instrumental – Mateus e CIA, criado para a prática da improvisação musical. Em 2013 criou o Mateus e Cia Jazz que participou do Festival de Música de Londrina.
Seu mais recente CD: Mateus Gonsales Trio, gravado em 2016 e lançado em 2017, é seu primeiro trabalho autoral. Já foi apresentado em Londrina e em São Paulo tocando na Emesp, JazzB e Madeline.
Em 2018 desenvolveu um projeto mensal intitulado “Mateus Gonsales Convida” no qual artistas locais e de outros estados são convidados com o intuito de promover a música instrumental na cidade de Londrina.
2019 montou um curso on line de improvisação e em 2020 gravou dois álbuns. Duo Clavis(2o álbum lançado) e Mateus Gonsales Trio ALQUIMIA (2o álbum do trio).
Luciano Silva
Luciano Silva é educador musical, guitarrista, compositor, arranjador e produtor. No final dos anos 1980, começou a tocar com várias bandas de Jazz, MPB e Rock, passando a lecionar aulas particulares de violão e guitarra. Em 1997, graduou-se em licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, na mesma instituição obteve o título de mestre em História Social, no ano de 2013. Entre 2003 e 2004, foi professor no curso de licenciatura em Música da UEL nas disciplinas de Percepção Musical e Oficina de Música. Entre 1999 e 2009, compôs diversas trilhas sonoras para Teatro, dentre as quais podemos destacar as peças encenadas pelo grupo londrinense T.O.U. (Teatro Obrigatório Universal). No campo fonográfico, criou arranjos e produziu vários discos, os quais podemos citar as produções londrinenses: “Um” (1999), de Otávio Vazzi; “Pega no Ar” (2004), de Roberto Oliveira; e “Universo Quintal” (2012), de Tonho Costa, este último, arranjado e coproduzido ao lado de Tonho. Atualmente é professor particular de guitarra, violão, improvisação, teoria musical, história da música e percepção musical, além de oferecer aulas em grupo através de alguns cursos livres, como por exemplo: “Escuta Musical”, “Jazz, um Percurso Histórico através da Escuta”, e ” A Voz e o Jazz”. No segundo semestre do ano de 2017, lançou três livros: 1) “Tricordes: visualização de Escalas e Modos”; 2) “Tríades na visualização de Escalas e Modos”; 3) “ Visualização de Notas e Intervalos”. No primeiro semestre de 2018, lançou seu quarto livro “Tetracordes na Visualização de Escalas e Modos”.
J. MARCELLO CASAGRANDE
Natural de Londrina (PR), iniciou seus estudos musicais com o Maestro Othônio Benvenutto e estudou percussão sinfônica com o professor Luiz D’Anunciação (OSB) no Colégio Preparatório de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, e na Escola Brasileira de Música no Rio de Janeiro. Graduou-se em Licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina, e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela University of Missouri – Columbia (USA). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Na área pedagógica atua como professor de percussão em projetos sociais, escolas e bandas. Foi professor do curso de percussão sinfônica no Festival Internacional de Música de Londrina e professor de percussão no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como vibrafonista vem se apresentando em shows e gravações com diversos grupos de música instrumental, sempre desenvolvendo um trabalho direcionado para a criação e improvisação musical no vibrafone. Desde 2011 juntamente com o pianista Mateus Gonsales formam o Duo Clavis (vibrafone & piano) e gravaram três álbuns: “Duo Clavis” (2015), “Time Lapse” (2021), “Magia Instrumental – Luiz Bueno & Duo Clavis” (2022); e se apresentaram em shows e festivais pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Peru e Estados Unidos.
Concerto “Banda para o Povo”
Regência: Maestro Evaldo Ribeiro
15 Jul | 10h
Classificação etária: livre
Local Calçadão
Ingresso: Gratuito
Maestro:Evaldo – Diretor Artístico
Sidnei – Presidente da Associação de Pais
Andrea – Coordenadora administrativa
Percussão
Cezar Souza – Professor
Nayara Peixoto
Bianca Cruz
Mateus Doris
Ana Beatriz
Tuba
Charles Angeli – Professor
Ludmila Sofia
Maychel Koss
Eufônio
Ariele Machado
Guilherme Gustavo
Letícia Dias
Bianca Gonçalves
Trombone
Jonas Satelis
Samuel da Cruz
Maria Eduarda Doris
Alexsandro Domingues
Trompa
Victor Hugo
Mateus Ristow
Willian Ernesto
Flugelhorn
Christian Santos
Nicolas Tomaz
Cleverson Gonçalves
Trompete
Franklin Braga
Luiz Guilherme
João Gabriel
Lucas Wunshe
Gustavo Telles
Projeto Musical Banda Marcial Marcelino Champagnat
Projeto Musical Banda Marcial Marcelino Champagnat, surgiu da necessidade de complementação pedagógica dos Estudantes, e atendimento a crianças e jovens do município de Londrina e região. Banda Marcelino Champagnat conquistou 34 títulos estaduais, 04 nacionais em concursos de Bandas e fanfarras ao longo dos 55 anos história. Participa de desfiles cívicos e atividades culturais na Cidade, Estado e no País. Nas atividades os estudantes da Banda aprendem aulas de partituras, instrumentos da família dos metais, percussão e aulas de coreografia. Vários de seus estudantes se formaram músicos graduados e profissionais consagrados, participando de diversos grupos musicais, em especial compondo filarmônicas consagradas no País, como nossa OSUEL. Projeto é realizado através da APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários com oferta das aulas teórico/praticas, utilizando instrumental gratuitos. Projeto conta com Lei de Incentivo do Município de Londrina através do PROMIC e Governo Federal
1. Gonna Fly Now Bill Conti – 1976
2. Viva La Vida Coldplay – 2008
3. I Gotta Feeling Black Eyed Peas – 2006
4. Moves Like Jagger Maroon 5 – 2010
5. Born To Be Wild Steppenwolf – 1968
6. Livin’ On a Prayer Bon Jovi – 1986
7. Sweet Child O Mine Guns N’ Roses – 1987
8. Gangnam Style PSY – 2012
9. Despacito Luis Fonsi – 2017
10. Só Quero um Xodó Dominguinhos – 1998
11. Medley Sertanejo
12. Do Fundo Da Grota Baitaca – 2001 Bis
13. Evidência Evidências – 1989
Show “SoundKombi in House”
Kolletivo04. Vertentes do House.
Djs: Nix | M13 | DeejayFran | MisterRei.
São 4 DJs que tocam várias vertentes do House em uma cabine de uma Kombi (soundKombi) toda adaptada com som iluminação e efeitos.
15 Jul | 11h
Classificação etária: livre
Local Calçadão
Ingresso: Gratuito
Recital “Jazz Em Oficina”
Participação: Oficina de Jazz do 43º FIML
Professores: Sergio Reze, Gabriel Zara, Mateus Gonsales e Luciano Silva
15 Jul | 14h30
Classificação etária: livre
Local Teatro AML (em frente à Concha Acústica)
Ingresso: Gratuito
Concerto “Orquestra Sinfônica do Guri”
Concerto “Orquestra Sinfônica do Guri”
Diego Guzmán, regência
15 Jul | 17h
Classificação etária: livre
Cine Teatro Ouro Verde
Ingresso: Gratuito
Orquestra Arte & Vida
MARC-ANTOINE CHARPENTIER (1643-1704)
Preludio al “Te Deum” – 2’OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948)
Suíte Reisado do Pastoreio
III. Batuque – 5’ARTURO MÁRQUEZ (1950-)
Danzón nº 2 – 10’ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
Malambo – da Suíte “Estancia” – 3’HERRERO-ARMENTEROS
Venezuela [arr. Diego A. Guzmán V.]JOHANN STRAUSS (1825-1899)
Radetzky March – 3’GEORG FRIEDRICH HANDEL (1685-1759)
Sarabande [arr. Jean-François Noël] – 5’ARTURO MÁRQUEZ (1950-)
Conga del Fuego Nuevo – 5’
Concerto “Nordeste em cena”
O Quinteto Prima é um grupo artístico que desenvolve um trabalho com música popular e erudita. Ler +
Filipe Vieira – Violino 2
Pedro Fernandes – Viola
Heleno Pereira – Violoncelo
Tâmisson Azevedo – Contrabaixo
15 Jul | 20h30
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Bilheteria: R$30,00 (R$15,00 meia) + 10% taxa de serviços Sympla
Quinteto Prima
O Quinteto Prima é um grupo artístico que desenvolve um trabalho com música popular e erudita, seus componentes são alunos e professor do polo Prima da cidade de Catolé Do Rocha, Localizada no alto sertão da Paraíba, o grupo tem como objetivo desenvolver um trabalho de representação da música paraibana, divulgando o repertório de musica nordestina através de apresentações musicais.
SANEPAR e GOVERNO DO ESTADO DO PR Apresenta
Concerto de Encerramento
Encontro Brasileiro de Orquestras Sociais
43º Festival Internacional de Música de Londrina
Regente: Maestro Luiz Martins
16 Jul | 10h30
Classificação etária: livre
Local Teatro Ouro Verde
Ingresso: Gratuito
Maestro Luiz Martins
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio-fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou entre 2006 e 2014 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais e concertos no Brasil e exterior. Participou de Masterclasses em violino, canto, regência orquestral e coral com professores e maestros renomados como Raul Munguia (EUA), Washington Oliveira (Alemanha/Brasil), Davi Arontes (México), Valeria Mattos, Simon Phipps (Suécia), Philip Lawson (inglaterra), Mario Assef, Eduardo Morelembaum, Roberto Tibiriçá, Fábio Mechetti e Isaac karabtchevisk. Esteve a frente como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2013. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.
Evento cultural itinerante onde expositores de diversos seguimentos mostram seus trabalhos autorais: moda, joias, cosmetologia, …. Ler +
16 Jul | a partir das 9h
Classificação etária: livre
Local: Calçadão
Ingresso: Gratuito
Feira OKUPA
A primeira OKUPA aconteceu no Centro Cultura SETA em dezembro de 2021 e retornamos para esse local em setembro de 2022.
A segunda edição foi no Barracão Tangara em maio de 2022. Em seguida no Villa NY (bar e danceteria;; no SESC Cadeião em julho; NY Lounge em outubro de 2022, na Parada LGBTQI em novembro de 2022 , nosso primeiro evento ao ar livre e no Bar Valentino em dezembro . Em maio de 2023 realizamos o Baile OKUPA no Bar Valentino e a primeira OKUPA voltada à gastronomia aconteceu em junho de 2023 na White Horse Disco Bar. Teremos ainda esse ano participação OKUPa no FILo – Festival Internacional de Teatro de Londrina e no no Grafatório, selo editorial e gráfica.
Feira OKUPA
Evento cultural itinerante onde expositores de diversos seguimentos mostram seus trabalhos autorais: moda, joias, cosmetologia, artefatos em couro, acessórios, brinquedos, cerâmica, jardinagem, gastronomia e outros
Além de promover o trabalho de artesãos e movimentar a economia criativa, a OKUPA é um espaço para profissionais de outros setores fazerem participações, como cantores, músicos, performers etc
A ideia é fazer um evento itinerante, levando a Feira para vários bairros e locais na cidade, contemplando diversos públicos e dando visibilidade a esses lugares.
A OKUPA é uma oportunidade de troca de informações e de fazer girar educação, arte e empreendedorismo. O local que acolhe a Feira é transformado por ela e visto de uma maneira diferente da qual foi concebido, ampliando seu público e oferecendo infraestrutura para que a economia criativa possa circular. Vitrine de profissionais e espaços em Londrina
Festerê do Festival
DJ e JAM Session
16 Jul | 20h
Local: Bar Valentino
Couvert R$15,00 – Entrada gratuita para alunos com crachá
Bilheteria
Venda online:
Os ingressos estarão disponíveis para venda através do site do Sympla a partir do dia 04 de julho
Meia Entrada
** Meia Entrada – Idosos (acima de 60 anos), estudantes (acima de 11 anos), professores das redes estadual e municipal, servidores da UEL, servidores municipais, doadores de sangue (comprovante de doação dos últimos 60 dias) e crianças (abaixo de 11 anos) que ocupe uma poltrona no teatro podem adquirir meia entrada.
No ato da compra e na entrada dos espetáculos é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem o direito à meia entrada.
Válido para 1 ingresso de cada espetáculo
** Aluno do 43º Festival Internacional de Música de Londrina.
Serão disponibilizados ingressos gratuitos para os participantes, conforme a capacidade de lotação do evento. A retirada do ingresso, será realizada diariamente, no Colégio Hugo Simas (BIBLIOTECA) das 12h às 14h.
Idade Mínima
As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e trazê-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado nas rádios e raramente explorado pelas escolas. A classificação etária é de sete anos e, nessa idade, as crianças já apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de repertórios específicos e programas que não ultrapassem os 40 minutos de duração.