PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA
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Inscrições: até o dia 10/07 (segunda-feira) às 23h.
O aluno deve trazer o seu instrumento, estante de partituras, caderno para anotações, lápis e borracha.
Alunos que irão participar da apresentação final da Prática de Orquestra pedimos traje preto.
Como foi no ano passado teremos novamente um festival presencial, após os anos “virtuais” devido às restrições impostas pela pandemia, e com ele a possibilidade do encontro!
A Oficina de Jazz e MPB deste ano terá o foco no que há de mais essencial no fazer musical: tocar juntos, ao vivo, de corpo presente. … SAIBA+
PÚBLICO ALVO: Instrumentistas de Piano, Guitarra/violão, Baixo e Bateria.
Poderão participar também instrumentistas de sopros e vocalistas.
REQUISITOS: Ter capacidade de tocar ou cantar pelo menos de forma básica uma ou mais músicas do repertório proposto para o curso.
Ter uma capacidade básica de improvisação em seu instrumento.
Professores: Sergio Reze, Gabriel Zara, Mateus Gonsales e Luciano Silva
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Prática de Jazz e MPB
Como foi no ano passado teremos novamente um festival presencial, após os anos “virtuais” devido às restrições impostas pela pandemia, e com ele a possibilidade do encontro!
A Oficina de Jazz e MPB deste ano terá o foco no que há de mais essencial no fazer musical: tocar juntos, ao vivo, de corpo presente.
Não há experiência musical mais verdadeira, enriquecedora, construtiva, gostosa e agregadora do que esta que é a mais eficiente para o desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas de um músico.
E com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades de cada músico para a execução musical em conjunto, abordaremos aspectos essenciais como:
– Entender perfeitamente e internalizar a forma/estrutura do tema a ser tocado, sua melodia, harmonia e possibilidades rítmicas.
Somente com esse entendimento prévio cada músico no grupo poderá, através do seu instrumento, criar e executar a sua parte com pleno potencial agregando beleza ao todo.
– A partir deste entendimento, ouvir o outro e tocar “para a música”, extraindo com criatividade o melhor de seu instrumento e criando frases e sonoridades que se encaixem e sejam complementares ao que cada um dos outros instrumentos no grupo esteja executando.
Através deste encaixe, o resultado final, o todo, ficará maior do que a soma das partes e a mágica e encantamento com a alquimia sonora acontecerão trazendo uma experiência singular e rara de acontecer.
O material musical tem que ser inspirador e por isso preparamos um repertório rico, variado e muito estimulante, composto de pérolas da Música Brasileira e do Jazz que está disponibilizado desde já. Assim, os inscritos no curso poderão conhecer previamente as músicas que desejam tocar e ir praticando antecipadamente, o que trará um melhor aproveitamento do curso.
Esperamos vocês para tocar e cantar com a gente!
Mateus Gonsales
Nasceu em Londrina e formou-se em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí em 2006. Em (2008) graduou-se no curso de Produção Fonográfica pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Posteriormente, realizou Pós-Graduação em Arranjo musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudou piano com Magali Kleber (PR), Paulo Braga (SP) e André Marques (SP); harmonia com Mário Loureiro (PR), Rafael dos Santos (SP) e Ian Guest (SP); regência com o maestro Othônio Benvenuto; arranjo para Big Band com Paulo Flores (SP). Têm participado de shows e gravações de diversos grupos como: Duo Clavis, Casca Grossa, Londrina Jazz Big Band, , Orquestra sinfônica da UEL (OSUEL), Quarteto Descobertas, entre outros. Pianista, professor, arranjador e produtor. Foi professor de piano popular no 29o, 34o 35o Festival de Música de Londrina. Atualmente, desenvolve atividades como professor de piano, harmonia e improvisação; Desde 2010, juntamente com o percussionista Marcello Casagrande, integra o Duo Clavis e o grupo instrumental – Mateus e CIA, criado para a prática da improvisação musical. Em 2013 criou o Mateus e Cia Jazz que participou do Festival de Música de Londrina.
Seu mais recente CD: Mateus Gonsales Trio, gravado em 2016 e lançado em 2017, é seu primeiro trabalho autoral. Já foi apresentado em Londrina e em São Paulo tocando na Emesp, JazzB e Madeline.
Em 2018 desenvolveu um projeto mensal intitulado “Mateus Gonsales Convida” no qual artistas locais e de outros estados são convidados com o intuito de promover a música instrumental na cidade de Londrina.
2019 montou um curso on line de improvisação e em 2020 gravou dois álbuns. Duo Clavis(2o álbum lançado) e Mateus Gonsales Trio ALQUIMIA (2o álbum do trio).
Gabriel Zara
Possui graduação em música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e mestrado em música pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atua como Contrabaixista, Arranjador e Professor de Educação Musical.
Foi baixista da Big Band Paranavaí entre 2000 e 2018. Com a mesma tocou em inúmeras cidades e nos principais teatros do estado do PR, além de Rio de Janeiro e São Paulo. Participou entre os anos 2000 – 2005 dos projetos “Comboio Cultural” e “Paranização”, promovido pela Secretária de Cultura do PR, tocando em mais de 60 cidades do estado, incluindo show no Teatro Guaíra.
Foi selecionado para integrar o DVD do FEMUCIC em 2008 com o duo formado com André Siqueira. Em 2009 foi selecionado para, com seu quarteto, apresentar sua música “Aí Tem Coisa” no mesmo festival. Em 2013 fez parte da comissão julgadora do 48°FEMUP. Em 2015 fez a direção musical e arranjos do CD “CANCIONAR”.
Em 2015, 2016 e 2020 foi professor do curso de contrabaixo elétrico/acústico e oficina de MPB e Jazz do 35º e 36° Festival de Música de Londrina.
Em 2022 apresentou-se na “5 ª Mostra de Música Instrumental – Ecos do Ingá” que homenageou o contrabaixo, sendo uma das atrações ao lado de grandes nomes como: Arismar do Espírito Santo, Guto Wirtti, Glauco Solter e Beto Viana.
Tem se dedicado na difusão de seu trabalho autoral denominado “Gabriel Zara – Power Groove Jazz” ao lado dos músicos André Siqueira (guitarra), Bruno Cotrim (bateria) e Fabrício Martins (piano).
Integra e/ou apresentou-se com inúmeros grupos, entre eles: Orquestra Sinfônica da UEL, Big Band Paranavaí, André Siqueira Quarteto, Vitor Gorni Big Band, Londrina Big Band, Septeto Reunion, Quarteto Descobertas, Toninho Ferragutti, Ivan Lins, Joyce Cândido, Acústico Blues Trio, JJ Jackson (EUA), Roberto Menescal, Carla CCasarin, Victor Biglione (RJ), Derico Sciotti (SP), Ilya Serov (EUA), Kenny Brown (EUA), Earl Thomas (EUA), Indayana, Marquinhos Diet, Tati Valle, Cluster Sisters, John Dukich (EUA), Paulinho Schoffen, Sivia Borba…
Vagas esgotadas
Ser capaz de criar e executar um arranjo de bateria que valorize uma peça musical é o principal requisito para uma carreira profissional bem sucedida e próspera….SAIBA +
PÚBLICO: Bateristas profissionais ou amadores, estudantes de bateria e música em geral, músicos de outros instrumentos interessados em conhecer em detalhes os processos de construção de arranjos de bateria
REQUITOS: Ser baterista profissional, amador ou estudante
Ter um conhecimento básico de Leitura
Ter capacidade de tocar ritmos básicos como Samba, Baião , Bossa, Pop etc.
Poderá também frequentar o curso apenas como ouvinte músicos de outros instrumentos ou que não tenham os requisitos acima
Professor: Sergio Reze
Datas: 10 a 14/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze retornou ao Brasil e construiu uma prestigiosa carreira se tornando um dos bateristas mais respeitados e requisitados do meio musical atuando em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: André Mehmari, Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, Ivan Vilela, Badih Assad, Zé Renato, Swami Jr., Fabiana Cozza, Ceumar, Palavra Cantada, Marco Pereira, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Marcelo Jeneci, Zé Manoel, Lívia Mattos, Luiz Tatit, Benjamim Taubkin, Tonkunstler Orchester (Áustria), Antonio Arnedo (Colombia), Sônia Rubinsky, Patrick Zimmerli (EUA), Carlos Aguirre (Argentina), Shoji Kaneda (Japão) , Giovanni Guidi (Italia) entre outros. Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites da Bateria por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos. Ao longo de sua carreira, Sergio está presente em mais de 100 discos e também em trilhas para espetáculos de teatro, dança e cinema. Tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão. Recentemente, Sergio estreou seu primeiro projeto como líder, o “Sergio Reze Falando Música Quarteto” que tem sido muito bem recebido pelo público e já apareceu em palcos como a Casa de Francisca, o Festival Internacional de Música de Londrina, o Festival de Jazz de Sorocaba, o Instrumental Sesc Brasil. Este último gerou um documentário que será lançado em breve. Sergio é endorser das marcas Canopus Drums e Bosphorus Cymbals
VÍDEOS
Sergio Reze Falando Música Quarteto:
https://youtu.be/yGGNV50K0es
https://www.youtube.com/watch?v=aP_IgCl2O-A
Solos de Bateria Melódicos:
https://youtu.be/DKXiVG42SB8
https://youtu.be/sl7gmrn7xfk
Arranjo de Bateria para “Cravo e Canela” https://youtu.be/_8BqGo8NOMk
Sergio Reze
Ser capaz de criar e executar um arranjo de bateria que valorize uma peça musical é o principal requisito para uma carreira profissional bem sucedida e próspera.
Neste curso vamos compartilhar minha experiência em mais de 100 discos gravados com diversos artistas passando da MPB ao Instrumental /Jazz.
Em cada uma das aulas serão apresentadas músicas onde criei e gravei os arranjos de bateria.
Vamos ouvir e comparar essas músicas da seguinte forma:
1 – A base sem a bateria
2- A base final com a bateria
3 – O arranjo da bateria valorizou a música?
Então, vou tocar junto com a base para mostrar ao vivo a execução e discutiremos cada aspecto envolvido na criação do arranjo:
- O primeiro contato com a música.
- A ativação da imaginação e projeção mental ( visualização) das primeiras ideias.
- O pleno entendimento da forma da música.
- A interpretação da partitura, nos casos em que é apresentada uma partitura.
- A técnica necessária para e executar e tornar reais as ideias musicais imaginadas.
- A escolha do set up de bateria, pratos, baquetas e outros elementos sonoros ideais para aquela música.
- Os processos de gravação no estúdio: Afinação da bateria, tipos de peles usadas, controle das ressonâncias na caixa, tambores e bumbo, microfones utilizados e posicionamento, etc.
Finalmente, os alunos que desejarem poderão sentar na bateria e tocar com a base, vivendo a experiência real e expressando suas ideias de arranjo para aquela música. Assim, avaliaremos juntos dando sugestões e orientações para aperfeiçoamento e execução das ideias com pleno potencial.
A proposta visa oferecer ao aluno alguns dos principais fundamentos teóricos relativos à prática da Improvisação. Através de uma abordagem integradora e fundamentada na escuta, serão apresentadas: … Saiba +
PÚBLICO ALVO: A todos os interessados em iniciar ou ampliar seus horizontes no campo da Improvisação.
PRÉ-REQUISITOS: Habilidade para a execução de padrões rítmicos e melódicos elementares, seja através da imitação/repetição ou leitura de partitura. Saber tocar ou cantar, no mínimo, a Escala Maior; Conhecimentos básicos de intervalos.
Professor: Luciano Silva
Datas: 10 a 14/07
Horário: 10h – 12h| C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Fundamentos da Improvisação Musical
A proposta do curso visa oferecer ao aluno alguns dos principais fundamentos teóricos relativos à prática da Improvisação. Através de uma abordagem integradora e fundamentada na escuta, serão apresentadas: teoria, prática e análise musical.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Elementos básicos na construção melódica; Desenvolvimento motívico
(variação e outras técnicas); - Estruturas melódicas por graus conjuntos e disjuntos aplicadas na
improvisação; - Conscientização e uso das notas cordais (notas do acorde); e notas não-cordais (tensões harmônicas e não-harmônicas);
- Ornamentação melódica;
- Padrões rítmicos (“swing feel”);
- Análise musical de trechos selecionados (solos e temas).
Luciano Silva
Luciano Silva é educador musical, guitarrista, compositor, arranjador e produtor. No final dos anos 1980, começou a tocar com várias bandas de Jazz, MPB e Rock, passando a lecionar aulas particulares de violão e guitarra. Em 1997, graduou-se em licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, na mesma instituição obteve o título de mestre em História Social, no ano de 2013. Entre 2003 e 2004, foi professor no curso de licenciatura em Música da UEL nas disciplinas de Percepção Musical e Oficina de Música. Entre 1999 e 2009, compôs diversas trilhas sonoras para Teatro, dentre as quais podemos destacar as peças encenadas pelo grupo londrinense T.O.U. (Teatro Obrigatório Universal). No campo fonográfico, criou arranjos e produziu vários discos, os quais podemos citar as produções londrinenses: “Um” (1999), de Otávio Vazzi; “Pega no Ar” (2004), de Roberto Oliveira; e “Universo Quintal” (2012), de Tonho Costa, este último, arranjado e coproduzido ao lado de Tonho. Atualmente é professor particular de guitarra, violão, improvisação, teoria musical, história da música e percepção musical, além de oferecer aulas em grupo através de alguns cursos livres, como por exemplo: “Escuta Musical”, “Jazz, um Percurso Histórico através da Escuta”, e ” A Voz e o Jazz”. No segundo semestre do ano de 2017, lançou três livros: 1) “Tricordes: visualização de Escalas e Modos”; 2) “Tríades na visualização de Escalas e Modos”; 3) “ Visualização de Notas e Intervalos”. No primeiro semestre de 2018, lançou seu quarto livro “Tetracordes na Visualização de Escalas e Modos”.
Vagas esgotadas
O curso “Bandas de Garagem” foi concebido com a intenção de dar a chance à crianças, adolescentes e adultos de vivenciarem uma prática de banda, a experiência de um show e poder estimular ou ampliar o amor pela música, pelos instrumentos e pelo palco.
Público Alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos sem limite de idade.
Atenção: Este curso será oferecido a partir da formação de grupos que formam a configuração de Banda. Cada “Banda” terá aulas, de 40 minutos durante a semana.
Para a organização das Bandas, será imprescindível que os inscritos compareçam no Colégio Hugo Simas no dia 9/07 as 15h para formação dos grupo e respectivos horários .
Professores: Fernando Mello e Álerson de Oliveira
Datas: 10 a 14/07
Horário: a combinar de acordo com os grupos formados
Local: Cultural Hall
Fernando Mello
• Formado em Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção pela Rio-Música (RJ).
• Trabalhou e trabalha com musicalização infantil em diversas escolas de pré escolar e ensino fundamental de Teresópolis
• Exerceu o cargo de professor substituto da cadeira de Percepção, na Rio Música (RJ) de 1988 a 1991.
• Ministra aulas particulares de Harmonia, Violão/Guitarra e Percepção.
• Exerceu durante sete anos o cargo de professor de música no Colégio São Paulo – Teresópolis, trabalhando com todo o setor infantil e fundamental de 1993 a 2000.
• Exerceu a função de professor de música para o ensino fundamental do Centro de Ensino Moderno (CEM) de 2001 a 2022.
• É professor de Iniciação Musical, Musicalização, Prática de Conjunto, Violão/Guitarra, Ukulele, e Cavaquinho.
Álerson de Oliveira
Álerson de Oliveira é Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM / 2021 – Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 – Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); e formado pelo “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí” em Guitarra MPB/Jazz (2008), onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003).
Em 2020 venceu o Prêmio FUNARTE (Edital Arte em Toda Parte), apresentou trabalhos científicos (áreas Música / Educação Musical) nos Congressos da ABEM e ANPPOM e foi contemplado com os editais Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e Edital Emergencial de Apoio à Cultura Assisense (Vozes da Cultura).
Na área da educação, ministrou aulas no 38° e 39° Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) em parceria com o professor Fernando Mello (RJ) com o curso Bandas de Garagem; trabalhou no Projeto Guri (2006-2011) nos pólos Echaporã/SP, Maracaí/SP e Cândido Mota/SP, no cargo de Professor de Violão, Regente e Arranjador (2006-2011); e ministrou aulas de guitarra elétrica no Festival de Música de Goioerê/PR (XV FEMUG/2013).
Durante a graduação, desenvolveu pesquisas nas áreas da linguagem, estruturação, educação, improvisação e performance musicais. Nesse mesmo período, participou dos projetos: Grupo Armila de livre improvisação contemporânea (2015-2016), Camerata de Violões da UEL (2012-2015) e Projeto Música Criança (2012-2014).
Como produtor musical, assina a produção (em parceria com Júlio Anizelli), os arranjos (concebidos coletivamente) e direção musical do disco da banda Sarará Criolo lançado em 2019, o qual também gravou as guitarras, violões e backing vocals. Ainda com a banda Sarará Criolo, acompanhou o cantor Di Melo no Festival DemoSul (Londrina – 2016).
Atualmente é servidor público na Prefeitura Municipal de Cubatão/SP, onde ministra aulas de arte e música.
Mais informações em breve
Professores: Gian Correa e Rogério Caetano
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Mais informações em breve
Professor: Rogério Caetano
Datas: 10 a 14/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Rogério Caetano
Rogério Caetano (Goiânia, 26 de setembro de 1977) é um músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro.
Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas.
Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento.
Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 11 álbuns.
Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), premiado no IMA (Independent Music Awards) nos Estados Unidos em 2015 (best latin jazz álbum), e 2019 (best live performance álbum).
Presente na lista dos melhores instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador.
Premiado no Prêmio Profissionais da Música em 2017 (artista instrumental), 2018 e 2019 (música de rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro).
Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).
Tem como parceiros em seus trabalhos Cristovão Bastos, Marco Pereira, Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Yamandu Costa, Celsinho Silva, Eduardo Neves, Luís Barcelos e Gian Correa.
Vem difundindo sua arte no Brasil e Exterior realizando concertos e workshops em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul e Equador.
Já gravou com Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ivan Lins, Alcione, Dona Ivone Lara, Monarco, Zélia Duncan, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, entre vários outros.Saiba mais em: https://rogeriocaetano.com/
Acompanhe nas redes: Instagram: @rogeriocaetano7 e Facebook: @rogeriocaetano7cordas
A ideia é colocar em prática princípios de composição e arranjo através de uma dinâmica que se estenderá durante toda a semana de aulas. A proposta prevê que o grupo de alunos inicie uma composição a partir da estaca zero e que ao final do período ela esteja finalizada e arranjada, podendo ser executa pelo grupo de alunos integrantes do curso. A composição deve permear o gênero Choro podendo se utilizar de recursos composicionais advindos de outros universos musicais. A ideia é criar coletivamente, ao mesmo tempo em que o grupo debate e dialoga sobre diversos pontos da composição e arranjo, ideias e sugestões são analisadas e decisões são tomadas com os apontamentos feitos por Gian.
Requisitos: tocar um instrumento melódico, harmônico ou de percussão
Professor: Gian Correa
Datas: 10 a 14/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Hugo Simas
GIAN CORREA
GIAN CORREA a partir de 2000, integrou o conjunto “Um a zero”, atuando como solista de cavaquinho. Viajou pelo Brasil no Clube do Choro de Brasília e no projeto “Instrumental Sesc Brasil” em São Paulo. Gravou o CD “Tributo a Esmeraldino” com o grupo, em homenagem ao compositor Esmeraldino Salles. Também fez parte dos grupos “Choro Moleque”, “Chorando as Pitangas” e “Ó do Borogodó”, este último na gravação do DVD “Nova Estação” com cantora Wanderléa. Colaborou em gravações de outros artistas como Dona Inah, Thiago França e Nelson Ayres. Participou do projeto “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, que resultou em um disco lançado em 2011, e acompanhou diversos artistas em apresentações, incluindo Alessandro Penezzi, Zé da Velha e Silvério Pontes, Altamiro Carrilho, Toninho Ferragutti, Monarco, Nelson Sargento e Thiago França, entre outros. Também atuou como arranjador em várias produções musicais
Oficina de percussão com os principais ritmos de cada região nordestina, tais como: boi, maracatu, côco de roda, baião, xaxado, xote, frevo, entre outros…
Durante a oficina, os alunos além de aprofundar nos conhecimentos histórico de cada ritmo, através dos respectivos instrumentos de percussão característicos utilizados, irão trabalhar às técnicas necessárias para uma boa desenvoltura.
Professor: Rodrigo Xerife
Datas: 14 e 15/07
Horário: 16h – 18h | C.H.: 4 horas
Local: Hugo Simas
Vagas esgotadas
Trata-se de um curso prático de canto coral inclui:
– técnica vocal para coral
– prática de canto coral
– performance coral a partir de uma proposta de coro cênico/coreografado
– repertório variado de MPB, musicais da Broadway e música internacional em geral
– pratica de canto coral anti stress, anti ansiedade a partir da Musicoterapia para o bem estar
Público alvo – a partir de 16 anos
EM MUSICOTERAPIA
Professor : Gunnar Taets
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | C.H.: 10 horas
Local: AML
Musicoterapia para promoção da saúde integral: canto coral para redução do estresse, ansiedade e depressão
A musicoterapia tem se consolidado como coadjuvante no tratamento e cuidado de pessoas em situação de estresse, ansiedade e depressão principalmente na contemporaneidade pós pandemia da COVID-19. Dentro de um programa de tratamento, a musicoterapia pode envolver tanto os recursos sonoro musicais, quanto a expressão e o movimento. Os sons musicais, integrados no sistema de representações que lhe conferem uma potência específica, surpreendem não só porque intervêm diretamente no estado de consciência do indivíduo, mas também pela sua capacidade de influenciar coletivamente o comportamento das pessoas. No curso será apresentado aspectos teóricos do uso terapêutico da música e o surgimento da Musicoterapia enquanto profissão.
Serão discutidos conceitos de música, terapia e saúde integral e introduzidos elementos essenciais para etapas do processo musicoterapêutico, como modelos de musicoterapia, instrumentos avaliativos, além de conhecer as áreas de atuação do musicoterapeuta em escolas, clínicas, hospitais etc.
O Curso abordará estratégias para lidar com crianças com transtorno do espectro autista, adultos neurotipicos até idosos que buscam qualidade de vida e um envelhecimento saudável.
A musicoterapia tem se consolidado como coadjuvante no tratamento e cuidado de pessoas em situação de estresse, ansiedade e depressão principalmente na contemporaneidade pós-pandemia da COVID-19. …
Saiba +
PÚBLICO ALVO: Músicos, professores de música, pedagogos, musicoterapeutas, estudantes de música e/ou musicoterapia e pessoas em geral interessadas na temática do curso.
REQUISITOS: Desejável conhecimentos básicos em música e/ou prática em canto individual ou coletivo.
Musicoterapia para saúde integral por meio do canto coral: fundamentos teóricos e práticos
Professor : Gunnar Taets
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 12h | C.H.: 15 horas
Local: AML
Musicoterapia
A musicoterapia tem se consolidado como coadjuvante no tratamento e cuidado de pessoas em situação de estresse, ansiedade e depressão principalmente na contemporaneidade pós-pandemia da COVID-19. Dentro de um programa de tratamento, a musicoterapia pode envolver tanto os recursos sonoro-musicais, quanto a expressão e o movimento. Os sons musicais, integrados no sistema de representações que lhe conferem uma potência específica, surpreendem não só porque intervêm diretamente no estado de consciência do indivíduo, mas também pela sua capacidade de influenciar coletivamente o comportamento das pessoas.
Serão apresentados aspectos históricos do uso terapêutico da música e o surgimento da Musicoterapia enquanto profissão. Discutiremos conceitos de música, terapia e saúde integral introduzindo elementos essenciais e etapas do processo musicoterapêutico, como modelos de musicoterapia, instrumentos avaliativos, além de conhecer as áreas de atuação do musicoterapeuta em escolas, clínicas, hospitais etc. O Curso abordará estratégias para lidar desde crianças com transtorno do espectro autista até idosos que buscam qualidade de vida e um envelhecimento saudável.
Manhã: fundamentos teóricos
Tarde: fundamentos práticos
Programa:
Fundamentos teóricos e práticos de musicoterapia para crianças;
Fundamentos teóricos e práticos de musicoterapia para adolescentes;
Fundamentos teóricos e práticos de musicoterapia para adultos;
Fundamentos teóricos e práticos de musicoterapia para o envelhecimento.
PÚBLICO ALVO: Músicos, professores de música, pedagogos, musicoterapeutas, estudantes de música e/ou musicoterapia e pessoas em geral interessadas na temática do curso.
A partir de 16 anos de idade.
REQUISITOS: Desejável conhecimentos básicos em música e/ou prática em canto individual ou coletivo.
Gunnar Taets
Cantor Lírico pela Ordem dos Músicos do Brasil, Enfermeiro Pós-Graduado em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com Pós-Doutorado em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Possui, também, especialização em Cardiologia, Oncologia, Terapia Intensiva, Biologia Molecular e Dependência Química. Atua como Professor Adjunto do Bacharelado em Enfermagem e do Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia da UFRJ registrado no CNPQ. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Participou do Coral São Vicente A Capella durante o Concurso Nacional de Canto Coral FUNARTE de 1999, Coro Vencedor 1.ºLugar. Foi aluno do Coral Union da University of Massachusetts – UMass, Lowell, MA, Estados Unidos em 2005. Regente e Fundador do Coral da Cidade Universitária de Macaé desde 2016. Foi Regente do Coral Clave de Sol da Associação Educacional Garriga de Menezes, no Rio de Janeiro, por 15 anos.
Para os interessados em aprender os princípios básicos de regência e da prática do canto coral.
REQUISITOS: Leitura de partitura.
Recomendamos que também se inscrevam na Prática de Coro Adulto.
Professor : Giordana Lube
Datas: 10 a 14/07
Horário: 16h – 18h | C.H.: 10 horas
Local: AML
Giordana Lube
Começou seus estudos musicais aos 10 anos no coral da escola. Estudou piano na infância e tocou percussão, posteriormente clarinete em 3 bandas escolares da cidade. Frequenta as oficinas e concertos do Festival de Música de Cascavel desde 1991, evento de formação, tradicional na região. Começou a trabalhar com música em 1995, como maestrina e professora de instrumentos de sopro na Banda Musical do Colégio Santa Maria, de Cascavel – Pr – de 1995 a 2009. Regeu diversos corais na cidade de Cascavel, sendo a fundadora de vários deles e em especial, da Orquestra Sinfônica de Cascavel, que completa 20 anos em 2023. É pedagoga e especialista em Arte Educação. Graduada em Licenciatura em Música pela Unimes, de Santos- SP e pós-graduada em Regência Orquestral em Santos – SP, curso no qual também foi professora. Atualmente responde pela divisão de Cultura na pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Em 2023, criou 2 corais na instituição: Unioeste Encanta Cascavel e HUOP Encanta (coral do Hospital Universitário).
Para a prática de coro, não é necessária experiência prévia, apenas muita vontade de cantar coletivamente.
Idade mínima: 16 anos
Professor : Giordana Lube
Datas: 10 a 14/07
Horário: 18h – 19h30 | C.H.: 7h30
Local: AML
Vivência destinada ao público apaixonado por este gênero brasileiro. Com um passeio por diversos compositores do nosso samba, o curso é destinado a cantores, instrumentistas, percussionistas. Vamos montar um show com a participação de todos os inscritos, numa celebração da música e do encontro.
PÚBLICO ALVO: músicos de todos os instrumentos, cantores de todas as idades
REQUISITOS: ter uma vivência em qualquer nível com instrumento ou canto
Identidade e performance, textos e contextos.
Professor: Paulo Vitor Poloni
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 13h | C.H.: 20 horas
Local: Colégio Hugo Simas
Paulo Poloni
Paulo Vitor Poloni é Cantor, Compositor, Arranjador, ator e professor de canto, sócio da Escola de Música Canto da Lira, em Londrina, Pr. Mestre em música, atua como artista e pesquisador da canção brasileira. Com três álbuns lançados, seu repertório passeia pela música popular brasileira e pelo samba.
Assinou a direção artística do disco Terra Mãe de Carla Casarim, a direção musical e arranjos do disco A vida é um moinho de Siomara Nogari, a direção vocal do disco Dose de Coragem de Rodolfo Rainer. Participou como cantor, arranjador e diretor musical do Projeto Estação Samba, de Juliana Barbosa.
Produtor, cantor e arranjador do projeto Sambarilove, voltado ao samba.
Se apresentou ao lado de diversos cantores de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, como João Cavalcante, Moyseis Marques, Alfredo Del Penho, Marcos Sacramento, Nina Wirtti, Bia Góes, Ricardo Salmazo, Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta, Fabiana Cozza
Vagas esgotadas
“Com calma a alma tem forças pra resistir” Estela Ceregatti
Estaremos novamente no FIML para darmos continuidade ao trabalho iniciado em 2022 e aprofundá-lo, bem como para iniciarmos um novo momento do Desvendar da Voz com novos alunes. Em cada ser humano existe uma voz única e identitária capaz de tecer inúmeras tramas sobre a biografia e a essência de cada ser humano. Através do canto, essa voz que ressoa para além da laringe e habita o corpo todo (e outros corpos) quando livremente desperta, é capaz de revelar camadas profundas do nosso Eu. Com o intuito de promover abertura ao encontro do desvendar de nossas vozes e facetas mais profundas, surge a oficina fundamentada pela Escola do Desvendar da Voz: “Oficina de Canto e Cantoterapia – A VOZ QUE EU DESVENDO – com Estela Ceregatti”…. SAIBA+
PÚBLICO ALVO: A presente oficina é voltada para cantores(as), musicistas, músicos, educadores, e todas as pessoas que queiram cantar e descobrir um pouco mais sobre si mesmas através da arte do canto.
REQUISITOS: Desejos de conhecer mais a respeito de sua voz e sobre si. O canto traduz a nossa alma; apraz honrá-lo para desvendá-la.
Professora: Estela Ceregatti
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 11h30 ou 14h30 – 17h | C.H.:12h30
Local: AML
CANTO E CANTOTERAPIA - A VOZ QUE EU DESVENDO - com Estela Ceregatti
“Com calma a alma tem forças pra resistir” Estela Ceregatti
Estaremos novamente no FIML para darmos continuidade ao trabalho iniciado em 2022 e aprofundá-lo, bem como para iniciarmos um novo momento do Desvendar da Voz com novos alunes. Em cada ser humano existe uma voz única e identitária capaz de tecer inúmeras tramas sobre a biografia e a essência de cada ser humano. Através do canto, essa voz que ressoa para além da laringe e habita o corpo todo (e outros corpos) quando livremente desperta, é capaz de revelar camadas profundas do nosso Eu. Com o intuito de promover abertura ao encontro do desvendar de nossas vozes e facetas mais profundas, surge a oficina fundamentada pela Escola do Desvendar da Voz: “Oficina de Canto e Cantoterapia – A VOZ QUE EU DESVENDO – com Estela Ceregatti”. Estela é formada em Música pela UFMT, premiada cantora e compositora mato-grossense, professora de canto, pesquisadora da arte do canto, instrumentista, regente e Cantoterapêuta. Com a força da “Escola do Desvendar da Voz” – criada pela cantora sueca Valborg Werbeck-Svärdström – e que tem como pilar integrador a Antroposofia (Ciência espiritual concebida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner), a presente oficina propõe um caminho guiado por três âmbitos: artístico, social e terapêutico. Com o artístico, serão trabalhados exercícios inspirados nesta metodologia do canto e um repertório vocal de músicas do mundo em conexão com a cultura brasileira e a cultura mato-grossense – terra natal de Estela. Esses cantos ressoarão no social, na troca entre o grupo. Já o viés terapêutico é conduzido pela Cantoterapia, que é a musicoterapia através da voz como instrumento (canto). “O canto ativa a coragem para o mundo e a experiência de si mesmo. Por isso, a cantoterapia é indicada para bloqueios e transtornos emocionais como traumas, estresse, síndrome do pânico e depressão.” A oficina A VOZ QUE EU DESVENDO é voltada para o público adulto em geral, aberta a todes: cantores, não cantores, admiradores da arte do canto, educadores, qualquer indivíduo que esteja aberto a conhecer um pouco mais sobre sua voz e si mesmo. Ao fim da oficina, os alunos farão uma apresentação artística como mostra da vivência que tiveram. “Sinta seu corpo e para além dele. Perceba sua respiração. Pulse no pulso do mais profundo impulso da voz que é unicamente sua. Cante, encante e se deixe encantar pela voz que habita seu próprio lar.” Estela C.
CANTO E CANTOTERAPIA - A VOZ QUE EU DESVENDO - com Estela Ceregatti
Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, sonoplasta, professora de canto, cantoterapeuta e regente de Cuiabá, Mato Grosso. Graduada em Música pela UFMT, especialista em Antropomúsica – SP e pós-graduada em Canto e Cantoterapia pela Faculdade Rudolf Steiner (SP).
Expoente da música mato-grossense, foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música (Music Pro Awards – BSB) em 2018, na Categoria Criação e finalista na mesma premiação na categoria Melhor Autora em 2019 e premiada em 3 categorias do PPM 2023. Foi também premiada pelo Prêmio Grão de Música (SP) 2017, Prêmio Respirarte – 2020, e Prêmio Brasil ao Natural em 2021. Já dividiu palco com importantes nomes, como: Ivan Lins, Renato Braz, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro e outres. Tem parcerias musicais com relevantes nomes da música e literatura brasileira, como Déa Trancoso, Socorro Lira, Márcia Kambeba, Makely Ka, e mais.
Com cinco álbuns autorais lançados, Estela tem três álbuns solos: “AR” – 2017, “CACICA” – 2022 e “TERRA FORÇA MULHER” – 2022 e dois álbuns com o Grupo Monofoliar: “MONOFOLIAR” – 2013 e “SIMBIOSE” – 2015.
Atualmente, além de se dedicar à sua carreira solo e representar Mato Grosso em diversos festivais nacionais e internacionais, a artista tem participação efetiva em concertos com orquestras de Mato Grosso e outros grupos locais, seja como cantautora ou intérprete. Tem desenvolvido também um importante trabalho de produção e direção musical de espetáculos de teatro e dança, além de atuar na criação de trilhas originais e sonoplastia para cinema. Estela Ceregatti é também coordenadora e professora de música da Formação em Pedagogia Waldorf Cuiabá e fundadora, regente e diretora do Coral Desvendar.
VÍDEOS ESTELA;
https://www.youtube.com/watch?v=GV_Qbd7E11U – Mulheres Sementeiras – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=qz6thzz4pbU – Improviso Voz e Mocho – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=eTICtwOiPl4 – Vinheta do Amor Urgente – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=foOBQiQYoxo – Amor e Gratidão – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=MIG8E0eoYGY – Vida de Teimosia – Estela Ceregatti
https://www.youtube.com/watch?v=k1qcBqyh89s – Morro Velho – Estela Ceregatti e Quinteto de Clarinetes
https://www.youtube.com/watch?v=u3xZ_PxZ9SQ – Estela Ceregatti e Mônica Salmaso
https://www.youtube.com/watch?v=9DYVWM4gVr0 – Estela Ceregatti e Renato Braz
https://www.youtube.com/watch?v=zrI_5HEy8-4 – Estela Ceregatti e Gabriel Levy
https://www.youtube.com/watch?v=grxkBUX2Ehk – Estela Ceregatti e Ivan Lins
VÍDEOS EXERCÍCIOS ESCOLA DESVENDAR DA VOZ:
https://www.youtube.com/watch?v=wTA7s_QhFx0
CORAL DESVENDAR:
https://www.youtube.com/channel/UCbCQDCf1kQUzwoe-cEatOiA/videos
Vamos transitar pelas canções da nossa rainha Rita Lee fazendo um paralelo com canções que abordam temas ligados à natureza.
PÚBLICO ALVO: Pessoas acima de 18 anos
REQUISITOS: Gostar de cantar, de dançar e se movimentar
https://www.facebook.com/coraloroboro
https://www.facebook.com/profile.php?id=100063481333924
https://www.facebook.com/somafio https://www.facebook.com/1744475466/posts/pfbid02V3X8TVUecRdRVex48Jzz6mZRiGaimm8kACDUWM1sKkVRp8sqhwd4zu5NSDfrGLZ1l/
JOVENS ACIMA DE 18 ANOS E TERCEIRA IDADE
Professora: Maru Ohtani
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 11h30 ou 14h30 as 17h | C.H.: 12H30
Local: CCI Norte
Maru Ohtani
Maru Ohtani – Regente de Coral. Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo), entre crianças e adultos de várias idades, foi regente por trinta anos. Na ONG Meninos do Morumbi foi responsável pela área de canto por dez anos onde realizou a direção vocal do CD e DVD. Desenvolveu um trabalho com a cantora Marlui Miranda que tem intensa pesquisa na música indígena nos shows e Cds “IHU Todos os Sons; e “2 IHU Kewere: Rezaro”;. Foi regente fundadora do Coral do Clube Esportivo Helvetia de 2008 á 2018. Coro misto adulto com repertório de MPB. Foi do grupo Beijo da USP. Fez a direção vocal e musical do Grupo Vrap! de 1995 à 2000. Grupo vocal com linguagem musical e cênica com pesquisa na música popular, cantando arranjos e composições dos mais diversos músicos e compositores brasileiros. Regeu o Coral Sampa no show dos Rolling Stones em 2016 no Estádio do Morumbi em São Paulo. Fez a direção artística do Grupo vocal As Joanas responsável por fazer nascer esse grupo. (2018-2019) Desde 2018 é regente do Coral Oroboro, coral misto, com repertório da MPB e arranjos próprios.
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.
MATERIAL NECESSÁRIO
• caderno pautado de música
• lápis e borracha
PÚBLICO ALVO: Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical
REQUISITOS: Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica
NIVEL 1
Professora: Aída Machado
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 10h15 ou 14h – 15h15 | C.H.: 6h15
Formato: Online
Aída Machado
Bacharel em Psicologia e Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Pianista do Bruch Trio, ao lado de Marta Vidigal, clarinete e Marcelo Jaffé, viola.
É Coordenadora Pedagógica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira e da Pós-graduação em Educação musical na mesma instituição e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo. Seu prestígio tem-lhe valido constantes convites para compor júris em concursos e ministrar cursos em várias cidades e nos principais Festivais de música do país. Convidada pela Fundação Magda Tagliaferro, integrou a equipe da Fundação na Hochschule Karlsruhe, Alemanha.
Aída Machado é Comendadora, com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” outorgado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, grau de alta distinção honorífica concedida pelos seus méritos em favor da música.
A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.
Material necessário
. caderno pautado de música
. lápis e borracha
PÚBLICO ALVO: Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica
REQUISITOS: Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento
NIVEL2
Professora: Aída Machado
Datas: 10 a 14/07
Horário: 10h30 – 11h45 ou 15h30 – 16h45 | C.H.: 6h15 horas
Formato: Online
A oficina é uma jornada dos projetos sociomusicais como vetores de transformação social que tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, … Saiba +
PÚBLICO ALVO: Todos os interessados na temática dos projetos sociomusicais, metodologias e projetos transformadores.
REQUISITOS: Vontade para aprender sobre os temas que serão abordados.
Facilitadora: Ligia Pimenta
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 12h | C.H.: 15 horas
Local: AML
Ligia Pimenta
Projetos sociomusicais, metodologias colaborativas e transformadoras
A oficina é uma jornada dos projetos sociomusicais como vetores de transformação social que tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, do outro (relacional), dos contextos de ação e do sentido do nós (coletivo) para retroalimentar e impulsionar o seu campo de práticas. Vamos refletir juntos e descobrimos grandes possibilidades de atuação conjunta para sensibilizar, mobilizar e engajar setores, politicas publicas e diferentes atores socias frente aos desafios.
Trabalharemos com a Teoria U proposta por Otto Scharmer, professor sênior de ação-aprendizagem do Massachusetts Institute of Technology(MIT), tendo o ‘U’ como imagem a ser percorrida para gerar o próximo passo de transformação possível de um sistema. O processo U é estruturado em 5 fases que serão vivenciadas durante os encontros: coiniciar, coperceber, copresenciar, cocriar e coevoluir.
Abordaremos o cenário da complexidade, as capacidades humanas para lidar com este cenário no contexto das comunidades de experiências, de aprendizagens, da atuação em redes e modelos de liderança.
Metodologias Utilizadas
Metodologia sistêmica, colaborativa, dialogada e experiencial a partir das experiências dos participantes. Este percurso se inspira em práticas de aprendizagem transformadoras e reflexivas do aprender fazendo.
Agenda do curso
- Dia 1 Co-iniciar: – quem sou eu? Nossas experiências e projetos sociais
- Dia 2 Coperceber: Jornadas de Aprendizagem
- Dia 3 – Copresenciar: O que precisamos deixar ir e o que de novo quer surgir através de nós? Níveis de escuta / Perguntas poderosas
- Dia 4 – Cocriar: Que nova intenção brota deste exato instante?Pontos de Alavancagem/ Prototipagem
- Dia 5 – Coevoluir: O que podemos começar a fazer diferente desde já? Competências necessárias Próximos passos
Material: vídeos, textos, apresentações, música, atividades, papel A4, lápis, lápis de cor ou de cera.
Publico Alvo: Todos os interessados na temática dos projetos sociomusicais, metodologias e projetos transformadoras.
A iniciativa compreende sete projetos: Projeto Bossa Criativa, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS, Projeto Um Novo Olhar – UNO, Projeto Arte em Circuito, Projeto XXIV Bienal de Música Contemporânea, Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e Projeto Ópera: Plano Nacional para o Desenvolvimento da Ópera no Brasil., … Saiba +
PÚBLICO ALVO: Poderão se inscrever instrumentistas, músicos populares e de orquestra, educadores e responsáveis de projetos sociais..
parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da UFRJ
Professor: Marcelo Jardim
Datas: 14/07
Horário: 10h – 12h e 15h-17h | C.H.: 4 horas
Local: AML
Marcelo Jardim
Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, e responsável pela direção musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua na vice-direção e direção artística da EM/UFRJ. Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO com a tese “A Banda do Villa: a obra para banda de Heitor Villa-Lobos”. Concluiu o Mestrado em Música, pela UFRJ, na área de Práticas Interpretativas em Regência, e o Bacharelado em Regência pela mesma universidade. Estudou com os maestros André Cardoso, Roberto Duarte, Roberto Tibiriça, tendo se aperfeiçoado com Guilherme Scarabino, Jerry Junkin, Robert Raynolds e Kevin Sedatole, Otto Werner-Miller, Kurt Masur. Em colaboração com a FUNARTE, atua como consultor pedagógico dos Painéis Funarte de Bandas de Música, e como editor das partituras para banda do Projeto Partituras Online. É coordenador geral do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a UFRJ e a FUNARTE, com abrangência nacional, para a realização do Projeto SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil, Projeto BOSSA CRIATIVA, Projeto UM NOVO OLHAR, Projeto ARTE EM CIRCUITO, Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e Projeto ÓPERA. Atuou como coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música. Em 2018 fez a curadoria da I BIENAL FUNARTE DE BANDAS DE MÚSICA, realizada em Mogi das Cruzes/SP. Participa anualmente da Midwest Clinic Conference, em Chicago/ILL, EUA. Fez parte do Conselho Diretor da WASBE, entre 2014 e 2019. Em colaboração com a Fundação Carlos Gomes, atuou como diretor artístico do Festival Internacional de Música do Pará – FIMUPA, de 2014 a 2018, e diretor artístico do Festival Música das Américas, de 2013 a 2017. Foi professor de regência do Projeto Banda Larga, no Rio de Janeiro. Atuou em importantes festivais pelo Brasil e América Latina, tais como o Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas/RS, O Festival Internacional de Música do Pará, O Festival de Música de Domingos Martins, entre outros. Como regente convidado atuou com diversas orquestras e bandas no Brasil, America Latina, Europa e Estados Unidos, entre as quais a Orq. Sinf. Nacional do Equador, Orq. Sinf. Nacional da Costa Rica, Orq. Sinf. Nacional – UFF, Orq. Sinf. de Porto Alegre, Orq. Sinf. da Universidade de Wisconsin-Superior, Banda Sinf. do Estado de São Paulo, Banda Sinf. Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinf. do Conservatório de Tatuí, Banda Sinf. de Coruña (Espanha), Orq. de Sopros de Caxias do Sul, Banda Sinf. do Conservatório de Tenerife (Ilhas Canarias), Banda Sinf. da Provincia de Córdoba (Argentina), Banda Sinf. Municipal de Manizales (Colômbia), Banda Sinf. de San José (Costa Rica), Camerata Antiqua de Curitiba. Atuou como regente e arranjador ao lado de Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Gilverto Gil, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, Dale Underwood, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Tetê Espíndola, Paulo Moura, Lô Borges, Grupo Boca Livre, Altamiro Carrilho, Quinteto Villa-Lobos, Quinteto Pampa Brass, Quinteto Molto Libero, entre outros. Foi diretor artístico da Fundação CSN por 12 anos (1996/2007), período em que atuou com a Banda Sinfônica da CSN, Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN além do desenvolvimento dos projetos Garoto Cidadão e CSN in Concert. No início de sua carreira, atuou como maestro da Banda Municipal de Rio Claro/RJ. Foi diretor artístico e regente da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (2003/2010), tendo criado na cidade a Orquestra Sinfônica e Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, e apoiado o projeto Canarinhos do Itapety. Como artista convidado da Yamaha, atuou como professor, regente e palestrante em países da America latina e participou da comissão artística da Orquesta Latinoamericana de Vientos (OLV). (Texto informado pelo autor)
OFICINA CONHECENDO O PROGRAMA ARTE DE TODA GENTE, parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da UFRJ.
O Programa Arte de Toda Gente – ADTG, parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, é desenvolvido com a curadoria da Escola de Música da UFRJ e a administração da Fundação Universitária José Bonifácio. A iniciativa compreende sete projetos: Projeto Bossa Criativa, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS, Projeto Um Novo Olhar – UNO, Projeto Arte em Circuito, Projeto XXIV Bienal de Música Contemporânea, Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e Projeto Ópera: Plano Nacional para o Desenvolvimento da Ópera no Brasil.
O conjunto de ações de todos os projetos compõe uma intensa agenda de eventos e atividades, todas focadas no desenvolvimento artístico e pedagógico das artes, através de capacitação, formação, aperfeiçoamento, compartilhamento, difusão de informação, inclusão e acessibilidade. As atividades são realizadas em formato presencial, em todas as regiões do Brasil, bem como em formato on-line, em ambiente virtual ou mesmo híbrido, com atividades presenciais amparadas por atividades online.
Em atuação desde 2020, o Programa Arte de Toda Gente apresenta através dos projetos que dele fazem parte resultados consistentes, com eficiência explicitada em indicadores e números de participantes. Suas atividades contam com o envolvimento direto de mais de 1.000 colaboradores, entre artistas, professores, educadores da cultura popular, pesquisadores, extensionistas e especialistas de todo o país, através da produção de apresentações, publicações, festivais, lives, palestras, seminários, congressos, simpósios, shows, mostras; e aproximadamente 2.000 horas de conteúdo online, disponíveis no Canal Arte de Toda Gente.
A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar. A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.
Curso voltado para educadores
Musicais, gestores de projetos sociais, músicos e interessados na temática sobre a prática reflexiva musical do educador. O curso abordará aspectos práticos sobre inclusão social e sobre o papel do educador como agente comunitário e também terá uma estrutura voltada para a elaboração da pratica subjetiva que ocorre nas aulas e nos projetos nos diferentes contextos de ensino e aprendizagem musical.
PÚBLICO ALVO: Poderão se inscrever instrumentistas, cantores, músicos populares e de orquestra e educadores de diferentes segmentos.
Professor: Phil Mullen
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h – 17h | C.H. 15h
Local: AML
A prática de orquestra é a oportunidade de vivenciar o repertório sinfônico e suas variantes. Os alunos terão a oportunidade de ensaiar o repertório sob regência do maestro Luiz Martins, em encontros diários durante todos os dias do festival, culminando com uma apresentação pública no dia 16 de julho. Os alunos da classe de regência também terão a oportunidade de reger o repertório trabalhado nas aulas. Esta será uma excelente oportunidade de conhecer a rotina de uma orquestra e suas particularidades.
Repertório:
Suíte para Orquestra de Cordas – Edino Krieger
Carinhoso – Pixinguinha – Arranjo e orquestração de Lucas Pigari e Rubens Russomanno Ricciardi
Romanza Op.50 – L. V. Beethoven
Sinfonia N.1 – L. F Beethoven
Suite Nordestina – Duda
Princípios de ensaios e montagem para Prática de Orquestra Infanto Juvenil e Violino
Professora : Carla Rincon, Luciana Arraes, Renato Bandel, Pedro Ludwig, Rodrigo Fávaro e Luiz Martins
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h às 12h | C.H. 15h
Local: Teatro Ouro Verde
O curso de Regência oferecerá o estudo e qualificação à interessados na arte da condução de grupos, em diferentes níveis de formação, amparado na diversidade e …
Saiba +
PÚBLICO ALVO: A oficina será destinada à instrumentistas, regentes, professores e alunos de música.
PRÉ-REQUISITOS: Ter realizado trabalhos de regência em qualquer nível. Teoria e leitura musical.
Professor: Maestro Luiz Martins
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | CH: 10h
Local: Colégio Hugo Simas
Luiz Martins
Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio-fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou entre 2006 e 2014 como violinista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. Luiz Martins destaca-se também como compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical em diversos espetáculos musicais e concertos no Brasil e exterior. Participou de Masterclasses em violino, canto, regência orquestral e coral com professores e maestros renomados como Raul Munguia (EUA), Washington Oliveira (Alemanha/Brasil), Davi Arontes (México), Valeria Mattos, Simon Phipps (Suécia), Philip Lawson (inglaterra), Mario Assef, Eduardo Morelembaum, Roberto Tibiriçá, Fábio Mechetti e Isaac karabtchevisk. Esteve a frente como maestro e professor do PRONATEC – Músico de Orquestra entre os anos de 2011 e 2013. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.
Curso de Regência
O curso de Regência oferecerá o estudo e qualificação à interessados na arte da condução de grupos, em diferentes níveis de formação, amparado na diversidade e desenvolvimento de cada integrante. Os participantes poderão estudar sobre as características da regência no aspecto técnico e estético do gestual, marcação e diagramação de compassos simples e compostos, escolha de repertório, estudo da partitura, organização de ensaios e temporada, fundamentos organizacionais de grupos assim como noções de gerenciamento e empreendedorismo aplicados à regência de orquestras de projetos sociais e afins. Para além disso os participantes poderão ser divididos entre ativos e ouvintes, a critério do maestro Luiz Martins. Os alunos ativos poderão conduzir movimentos ou peças junto à orquestra de câmara do festival.
Objetivos
1. Oferecer o estudo e qualificação à interessados na arte da regência, em diferentes níveis de formação, amparado na diversidade e desenvolvimento de cada integrante;
2. Para as principais características da regência no aspecto técnico e estético;
3. Proporcionar o conhecimento sobre noções de gerenciamento e empreendedorismo aplicados ao ambiente profissional da música.
Ementa:
– O gesto
– Rebounding.
– Formas de ataque, articulação, dinâmica e fraseado.
– Prática da regência de obras com compassos binários, ternários e quaternários.
– Solfejo, leitura e rítmica de compassos.
– Preparação da partitura.
– Ensaio e performance.
– O maestro líder e empreendedor.
Vagas esgotadas
Nossas aulas são um ambiente de intercambio e aprendizagem mutuo. Quero ajudar a todos a se desenvolver técnica e musicalmente. Sejam bem-vindos!
REQUISITOS: Ter pelo menos a iniciação ao violino já iniciada e possuir seu próprio instrumento.
PÚBLICO ALVO: Desde iniciantes ate profissionais
Professora : Carla Rincon e LUCIANA ARRAES
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | CH: 10h
Local: Colégio Hugo Simas
Carla Rincom
Com consolidada carreira internacional, a violinista Carla Rincón acumula experiências que a tornaram referência na música de câmara latina. Como solista e camerista, já pisou em palcos como Carnegie Hall e Sala Cecilia Meireles, além de se apresentar em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas. Fundadora e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, Carla conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú e foi indicada a outros como o Grammy Latino. Com o grupo, ela se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto de Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Graduada pela North Carolina School of the Arts e mestre pela Universidade de Hartford, foi através do prestigiado El Sistema (Venezuela) que Carla iniciou sua carreira como musicista e educadora. Atualmente, é diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho e coordenadora pedagógica do SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Carla Rincón compõe ainda o corpo docente de festivais e projetos, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão, Mozarteum (Caracas), Festival de Música Junior e Festival da Póvoa de Varzim (Portugal) e o Corona Youth Music Project (NY). Além de seu intenso trabalho musical, ministra palestras, aulas, cursos de formação para professores e preparação de cameratas e orquestras no mundo todo.
@carlarinconviolinista
rincon73@gmail.com +55 21 991510222
Luciana Arraes
A violinista Luciana Arraes é atualmente membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília e mantém uma carreira ativa como instrumentista, músico de orquestra e pedagoga, equilibrando o seu fascínio pelo violino em suas diversas expressões, assim como o ensino dele. Como pedagoga, Luciana é professora membro da SAA (Suzuki Association of the Americas) desde 2010, sendo certificada nos 10 livros de violino da Metodologia Suzuki, tendo realizados todos os seus treinamentos nos Estados Unidos Foi professora de Violino e Viola Suzuki e de música de câmara no prestigiado Hartt Suzuki Program na University of Hartford, Connecticut, EUA, na Kent School em Connecticut e também foi “Teaching Artist” no programa El Sistema “CityMusic” ligado a Hartford SymphonyLuciana foi também a fundadora do “Projeto Cururu”, projeto social musical em Belém do Pará que atendeu por 10 anos mais de 100 crianças, focando no ensino de música e transformação social através de canto coral, flauta doces, instrumentos de sopro e cordas. Luciana possui “Executive Certificate” do “The Global Leaders Program”, um programa da Orquestra Jovem das Américas para empreendedores sociais. Desde 2020 participa como professora do curso de Pedagogia das Cordas do SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), e também como professora do EAD de pedagogia das cordas e do projeto Espiral, projeto em parceria da FUNARTE e UFRJ. Além de sua carreira como musicista de orquestra e professora, Luciana mantém um duo com seu marido, o pianista Jonathan Moyer com o qual se apresentam frequentemente pelo Brasil e Estados Unidos, com um repertório que dá ênfase a música Brasileira, Norte Americana e também a música de mulheres compositoras. Luciana é Doutora em Artes Musicais – Performance em Violino pela Hartt School of Music da University of Hartford (Connecticut-EUA), Mestre em Violino pela University Massachusetts-Amherst (EUA), e Bacharel em Violino pela Universidade de São Paulo (USP).
Violino
O curso de violino com a professora Luciana Arraes será voltado para todas as idades e níveis, com apenas o requisito de estar aberto a compartilhar e aprender os diversos aspectos relacionados a tocar violino (técnica, musicalidade, escalas, postura, respiração, consciência corporal e vários outros). É necessário ter seu próprio violino, trazer material para anotação.
Aula coletiva: Exercícios executados coletivamente que desenvolvam aspectos fundamentais da técnica do violoncelo. Dentre os principais pontos estão:
• Postura e relaxamento: utilização do potencial máximo do corpo visando a qualidade sonora com o mínimo de esforço muscular e desgaste físico.
• Controle do arco em diversos tipos de articulação e dinânicas.
• Coordenação da mão esquerda no que se refere ao relaxamento, afinação, agilidade e vibrato.
Masterclass: Alunos executam suas peças individualmente e recebem orientação do professor enquanto os demais colegas assistem. Foco em questões musicais, interpretativas e performáticas: estilo, fraseado, dinâmica, gógica, criatividade, concentração e ansiedade de palco.
Professor : Pedro Ludwig
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | CH: 10h
Local: Colégio Hugo Simas
Pedro Ludwig
Pedro Ludwig graduou-se Bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria em 2004, e no ano seguinte transferiu-se para os Estados Unidos para dar seguimento à sua formação. Recebeu o título de mestre pela Universiy of South Carolina, onde atuou no USC Graduate String Quartet, e prosseguiu com estudos de aperfeiçoamento na Carnegie Mellon University. Atuou como músico convidado em orquestras no Brasil e nos Estados Unidos, destacando a Orquestra Filarmônica da Carolina do Sul, Sinfônica de Augusta, Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e Sinfônica Brasileira (OSB). Como professor, Pedro vem trabalhando no ensino de violoncelo de diversos níveis, de crianças a adultos, e lecionou nos Festivais de Música de Cascavel e Londrina. Suas pesquisas na área de pedagogia dos instrumentos de cordas já renderam trabalhos apresentados em congressos no Brasil e, recentemente, na 48ª Conferência Internacional da ESTA (European String Teachers Association). Desde 2013 é professor efetivo do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, cursa o doutorado em Performance Musical na UFMG sob a orientação do Prof. Dr. Fausto Borém.
Aulas práticas de viola. Serão abordados temas como interpretação, afinação, ritmo, técnica pura de mão direita e esquerda.
PÚBLICO ALVO: Estudantes de qualquer nível, de iniciantes a avançados
Professor: Renato Bandel
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | CH: 10h
Local: Colégio Hugo Simas
Renato Bandel
Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Renato é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim.
Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Com esta orquestra, realizou diversas gravações de CD e DVD. Durante sua estada de sete anos em Berlim, integrou a “Ensemble Oriol Berlin”, realizando concertos na Alemanha, México, Portugal, com renomados solistas internacionais.
Atuou também como músico convidado na Orquestra Gulbenkian (Lisboa / Portugal). Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sua experiência como docente inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli. Atuou como chefe de naipe de importantes orquestras do Brasil, Osesp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB, entre outras. Renato exerce intensa atividade como camerista e solista.
Participa como professor nos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas, Gramado, entre outros. Atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí.
Mais informações em breve
Professores : Rodrigo Fávaro
Datas: 10 a 14/07
Horário: 14h30 – 16h30 | CH: 10h
Local: Teatro Ouro Verde
Estudo do repertório para violão solo em variações de estilos, formas, épocas, geografias e dificuldades técnicas. Leitura e estudo de composições originais, transcrições e arranjos para violão solo. SAIBA +
CLÁSSICO E POPULAR
Professor: Camilo Carrara
Datas: 10 a 14/07
Horário: 9h – 12h e 14h30 – 16h30 | C.H.: 25 horas
Local: Auditório Sonkey
Camilo Carrara
Violonista, multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e consultor de sound branding. Atua no cenário musical transitando entre os universos da música erudita e popular. Bacharel pelo Departamento de Música da ECA-USP e especialista em Gestão de Marketing Estratégico com MBA pela FEA-USP/RP. Atualmente é professor da Pós-Graduação da Faculdade Santa Marcelina e Consultor Artístico-Pedagógico da “Sustenidos” – Organização Social de Cultura, em São Paulo. Também é professor de violão do Nacional Music Festival, em Chestertown – Maryland, nos Estados Unidos. Desde 2011 é o responsável pela produção musical e arranjos orquestrais do espetáculo “Natal do Palácio Avenida”, evento que reúne milhares de pessoas no centro da cidade de Curitiba-PR, com o patrocínio do Banco Bradesco. Atua como músico convidado e solista junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Municipal de São Paulo (OSM), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Paraná, Balé Guaíra e Het Spectra Ensemble – grupo belga de música contemporânea. Suas participações com a OSESP incluem a 1ª Turnê Européia, em 2003, sob a regência de John Neschling, a 3ª Turnê Brasileira, sob a regência do francês Yan Pascal Tortelier. Com a orquestra, gravou dois CDs para o selo escandinavo BIS: “Canção do Amor”, de Heitor Villa-Lobos e “Festas Romanas”, de Ottorino Respighi. É frequentemente requisitado para gravações, shows e concertos, pelo Brasil e exterior, ao lado de artistas como Zizi Possi, Akira Inoue (Japão), Alaíde Costa, Ana de Hollanda, Antonio Nóbrega, Cida Moreira, Daniela Mercury, Eliete Negreiros, Eugénia Melo e Castro, Monica Salmaso, Lokua Kanza, Toquinho, entre outros. Sua discografia consiste em mais de 80 CDs, entre colaborações e trabalhos solos.
Violão
Estudo do repertório para violão solo em variações de estilos, formas, épocas, geografias e dificuldades técnicas.
Leitura e estudo de composições originais, transcrições e arranjos para violão solo.
Estudo do repertório de música de câmara para violão.
Desenvolvimento da leitura musical.
Reconhecimento das notas musicais no braço do instrumento.
Aprimoramento da afinação e da sonoridade.
Aplicação dos sinais específicos da digitação violonística para mão esquerda e direita.
Estudo dos elementos de expressão musical, como articulação, dinâmica, fraseado, timbre.
Metodologia de estudo.
Consciência corporal.
Estudo dos elementos ligados à performance musical, como concentração, presença de palco.
Estudo da improvisação.
Aplicação dos intervalos melódicos e harmônicos no braço do instrumento.
Estudo da montagem de acordes.
Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, a abertura de acordes e o domínio de ritmos brasileiros e estrangeiros.
Desenvolvimento do senso rítmico e da escuta atenciosa.
Análise e aplicação do campo harmônico das escaldas maior, menor natural, menor harmônica, menor melódica, diminuta e de tons inteiros, escalas pentatônicas, escala Blues, modos gregos (jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio, lócrio).
Curso destinado a instrumentistas e grupos de instrumentos de metal. Desenvolvimento de repertório específico para este grupo instrumental e considerações acerca dos aspectos estilísticos e técnicos.
Professor: Cícero Cordão
Datas: 10 a 14/07
Horário: 15h – 18h | C.H.: 15 horas
Local: IBL – R. Pio XII, 195 – Centro
CÍCERO PEREIRA CORDÃO NETO
Nasceu em 18/12/1970 em Itaporanga – PB, onde começou seus estudos musicais no ano de 1983 na banda de música local. Em 1986 mudou-se para João Pessoa onde continuou seus estudos no curso de extensão em música da UFPB, na classe do professor Gláucio Xavier.
Concluiu seu bacharelado em trompete em 1992 na UFPB e seu mestrado em performance na UNIRIO em 2010, ambos orientados pelo prof. Dr. Nailson de Simões. Em 2008 concluiu sua pós-graduação em educação musical na UEL sendo orientado pela prof.ª Ms. Cleusa Cacione. Recebeu orientação de renomados trompetistas nacionais e internacionais, entres os quais se destacam: Charles Schulueter, Fred Mills, Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira, Fernando Dissenha, entre outros, também dividindo o palco com os mesmos em várias ocasiões.
Como professor atuou na UFPB (como monitor durante o bacharelado), no festival de música de Assis –SP (1996), 3º e 4º Festivais de Música de Ourinhos-SP (2003, 2004), 24º, 25º, 32º, 33º, 34º, 35º, 37º e 38º Festivais de Música de Londrina –PR (2004, 2005, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018); 4º e 5º Festivais de Música de Presidente Prudente – SP (2017 e 2018); 1º festival de Artes de Palmas – PR (2006), 3ª Semana Temática de Sopros da EMUFPA – Belém-PA (2013), Projeto Som da Banda de 2009 a 2018 em Maringá – PR; Banda Marcelino Champagnat (várias vezes campeã nacional e estadual), várias bandas dos estados do Paraná e de São Paulo, entre outros. Também, em 2013 ministrou máster classe para alunos de metais da Illinois State University (USA). Desde 1993 mantém o seu curso particular de trompete onde já formou e continua formando profissionais.
Desde 1993 até o presente é 1º trompete e solista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), e do Quinteto Metais do Paraná. Com a OSUEL já fez inúmeras participações como solista. Também como solista, já se apresentou nos EUA e na Itália, e atuou com o “Duo Londrina de Trompete e Piano” com a pianista Luciana Gastaldi, de 1994 a 2014, tendo tocado as principais peças do repertório do trompete. Paralelamente, atua como avaliador de concursos de bandas regionais, estaduais e nacionais. Em 2010 foi diretor da Casa de Cultura da UEL, e de 2010 a 2014 Chefe da Divisão de Música da UEL.
ENDEREÇOS
HS/Colégio Hugo Simas – R. Pio XII, 195 – Centro
AML – Associação Médica de Londrina – Praça 1ª de Maio , 130
Auditório SONKEY – Senador Souza Naves, 09
Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro
Cultural Hall – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Prof. João Cândido, 1114 – Centro
IBL – 1ª Igreja Batista em Londrina – R. Pio XII, 195 – Centro
CCI – Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Zona Norte – Rua Luiz Brugin, 570