PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

Inscrições encerradas

Inscrição de crianças a partir de 10 anos desde que atendam os pré-requisitos dos cursos.
Não devolvemos o valor pago pela da inscrição pois as vagas são limitadas.

Orquestra
 
Grupos Instrumentais
 
Estruturação e Teoria Musical
 
Voz
 
Vivência Musical
EnCOM

Orquestra

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Ensinar estratégias de estudo, resolução de problemas de postura, estabelecer metas individualizadas.

PÚBLICO ALVO: Violinistas profissionais, estudantes e amadores

Professores : Carla Rincon
Leonardo Jaffé

Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14 – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas

No período da manhã os professores estarão atendendo na Prática de Orquestra Camerata

Prioridades no desenvolvimento da performance do violoncelo, com foco nas habilidades de mão esquerda abrangendo mapeamento das regiões geográficas do espelho, equilíbrio e distribuição de peso até aproximação e substituição de dedos. Aulas individuais e breve sessões coletivas diárias de escala, com e sem utilização de drone ou afinador, visando padrões de dedilhado base iniciadas com 1 dedo e revisão de ressonâncias relacionadas a vibrações harmônicas no violoncelo. (Além de ensaios de naipe)
PÚBLICO ALVO: Violoncelistas de forma geral.
Violoncelistas que desejem organizar estudos para performance,
Também iniciantes nos estudos do violoncelo e Interessados construção de repertório para grupos de violoncelo.
REQUISITOS: Estar com instrumento e ter interesse em autoaprendizagem, construção e compartilhamento de conhecimento mútuo do violoncelo

Professor:  Julio Possette 
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas

No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata

Mais informações em breve

Professor: Renato Bandel
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Colégio Hugo Simas

No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata

Vamos trabalhar técnica base, como escalas, arpejos, golpes de arco.
Repertório solístico, orquestral, através de excertos orquestrais pedido em audições de orquestra.
Bem como conjunto de contrabaixos.

Material: trazer o próprio instrumento e arco

Professor: Sergio de Oliveira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Ensaio de naipe: 17h – 18h
Local: Cine Teatro Univ. Ouro Verde

No período da manhã o professor estará atendendo na Prática de Orquestra Camerata

O curso de Regência oferecerá o estudo e qualificação à interessados na arte da condução de grupos, em diferentes níveis de formação, amparado na diversidade e desenvolvimento de cada integrante. Os participantes poderão estudar sobre as características da regência no aspecto técnico e estético do gestual, marcação e diagramação de compassos simples e compostos, escolha de repertório, estudo da partitura, organização de ensaios e temporada, fundamentos organizacionais de grupos assim como noções de gerenciamento e empreendedorismo aplicados ao regente e diretor artístico de orquestras de projetos sociais e afins. Para além disso os participantes poderão ser divididos entre ativos e ouvintes e, a critério do maestro Luiz Martins, os alunos ativos poderão conduzir movimentos ou peças no concerto final junto à orquestra de câmara do festival.

Obras para estudo:

1. Adagio for strings – Samuel Barber

2. Brook green Suite – Gustav Holst

4. Concerto in Fa minore – L’Inverno – A. Vivaldi

5. Allegro Dançante – Almir Medeiros

Público Alvo: A oficina será destinada à instrumentistas, regentes, professores e alunos de música.
Pré-requisitos: Ter realizado trabalhos de regência em qualquer nível. Teoria e leitura musical.

Professor: Maestro Luiz Martins
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas

as vagas para este curso atingiram o limite

A Camerata do 42º FIML será formada com alunos dos instrumentos de Orquestra com o Festival.
A classificação de estantes e naipes da Camerata será  realizada no dia 11 as 9h no Cine Teatro Univ. Ouro Verde

Repertório:
1. Adagio – S. Barber
2. Brook green Suite – G. holst
3. Concerto in Fa minore – L’Inverno – A. Vivaldi. Solista: Leonardo Jaffé
4. Cinco Miniaturas Brasileiras – Edmundo Villani-Côrtes
5. Três peças nordestinas – Clóvis Pereira

Professor: Maestro Luiz Martins
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 9h – 11h | C.H.: 10 horas
Local: Cine Teatro Univ. Ouro Verde

Grupos Instrumentais

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Tocar, Cantar e Celebrar o encontro!

Após 2 anos “ virtuais”, devido as restrições impostas pela pandemia, teremos novamente um festival presencial e com ele, a possibilidade do encontro!
A Oficina de Jazz e MPB deste ano terá o foco no que há de mais essencial no fazer musical: Tocar juntos, ao vivo, de corpo presente!
Não há experiência musical mais verdadeira, enriquecedora, construtiva, gostosa e agregadora do que esta que é a mais eficiente para o desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas de um músico!
Assim, preparamos um repertório rico, variado e muito estimulante, que inclui gêneros musicais brasileiros como: Maxixe, Choro, Samba, Bossa Nova, Samba Jazz, Baião, Xote e temas do Jazz norte americano.
Além de músicas em compassos binários e quaternários, haverá temas em 3, 5 e 7 visando a pratica e aprimoramento em assinaturas de tempo mais complexas.
E para agregar ainda mais ao curso, trouxemos um quarteto de professores que tem tido a vivência de tocar juntos em shows e compartilhará com os alunos, ao longo da oficina, essas experiências incluindo uma atividade que será acompanhar e conhecer todo o processo de montagem do palco, afinação, microfonação e passagem de som no dia do show do quarteto dos professores no Teatro Ouro Verde.
Venha tocar e cantar com a gente!

Público Alvo: Estudantes de música, músicos profissionais e músicos amadores
Pré-requisitos: Tocar um instrumento ou cantar
Leitura básica de partituras

Poderão participar da prática de conjunto:
Pianistas, Bateristas, Baixistas, Clarinetistas e outros instrumentos de sopros, Guitarristas e Vocalistas.

Outras informações: seguem links para vídeos de apresentação do quarteto dos professores:

https://youtu.be/8nBHwfvSfxY

https://youtu.be/cERqkfGxrJU

Professores : Sergio Reze, Alexandre Ribeiro, Daniel Grajew, Sidiel Vieira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Col. Aplicação UEL

as vagas para este curso atingiram o limite

No curso trabalharemos os seguintes conteúdos:

  • A Bateria e sua aplicação no Jazz e na Música Popular Brasileira.
  • Aspectos técnicos:
    Desenvolvimento de controle dos pés e mãos para tocar de forma relaxada e extrair um som bonito do instrumento.
    Montagem ergonômica do instrumento, boa postura, altura e posicionamento do banco e dos pedais.
    Afinação da bateria, tipos de peles e suas aplicações.
    Explorando a sonoridade dos pratos, seus diversos modelos e aplicações musicais.
  • Desenvolver a técnica no instrumento com foco no material musical e em função do mesmo – melodia e harmonia ditam o caminho!
  • Leitura e interpretação de partituras na “vida real ” – considerando as formas de partituras e guias normalmente apresentadas aos bateristas para a execução de arranjos.
  • Elaboração dos arranjos de Bateria em uma peça musical – a utilização criativa dos ritmos, timbres, dinâmicas e das várias vozes (sons) da bateria para enriquecer o todo.
  • Construindo uma carreira musical em estúdios de gravação, shows e turnês – troca de experiências vividas em mais de 90 discos gravados, shows e turnês no Brasil e exterior.
  • Analise de partituras e material gravado.

Público Alvo: Estudantes de bateria, bateristas profissionais ou amadores.
Requisitos: Conhecimento e pratica básica na bateria.
Leitura Rítmica Básica.
Vídeos:
https://youtu.be/sl7gmrn7xfk
https://youtu.be/5zsTRjW8KmE
https://youtu.be/l0c5smB2iAk
https://www.youtube.com/watch?v=5seXyW7qWTo
https://youtu.be/ZPaOmY2vROQ

Professor: Sergio Reze
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL

Linguagem e interpretação da Música Brasileira para instrumentos de sopros

Indicada aos estudantes de clarinete em geral com o nível técnico médio ou avançado, essa oficina aborda uma série de exercícios para o desenvolvimento da sonoridade, digitação, afinação, além de um divertido estudo de linguagem da música brasileira através dos diversos ritmos do Brasil adaptados às escalas, leitura de acordes, interpretação de melodias e criação de caminhos para a improvisação dentro do estilo.
Público Alvo: Clarinetistas e instrumentos solistas no geral.
Pré-requisitos: Ter o instrumento;
Nível técnico médio ou avançado;

Outras informações: VIDEO AULA SOBRE RITMOS BRASILEIROS:

https://youtu.be/KAaPRRtvauI

BAILE DO RIBEIRO nº1

https://youtu.be/JQm9ZdtT8uc

BAILE DO RIBEIRO nº2

https://youtu.be/4TgTM85MyRw

Linguagem e interpretação da Música Brasileira para instrumentos de sopros

Professor: Alexandre Ribeiro
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL

O curso traz um panorama amplo sobre o piano, partindo das questões técnicas como posição de mão, movimentos de pulso e articulação, partindo para elementos de harmonia (4 vozes, eixos harmônicos, modalismo, etc.) e improviso melódico (motivos, escalas, idiomática, etc) e como eles podem ser aplicados no repertório de música brasileira, do jazz e da composição autoral.
Segue uma liste de alguns dos elementos abordados:
1 – Técnica pianistica: Posição Chopin; Posição do “cumprimento”; Articulação do Metacarpo; Movimento de Pulso; Oitavas; Notas repetidas; Polegar solto; Alinhamento do segundo dedo; Puxando a falangeta; Estudo por posições/blocos
2 – Harmonia: Harmonia a 4 vozes; Suspensões; Barry Harris – Maior/Menor com 6a e diminutos; Acorde quartal; Tríades sobrepostas; Eixo de 10a
3 – Melodia: Padrões do teclado;Arpejos;Escala Bebop; Estudo criativo de escalas; Desenvolvimento melódico; Apogiaturas e embelezamentos; Pentatônica ; Notas de aproximação; Nota alvo; Cromatismos
4 – Ritmo:  Ostinatos; Choro; Maxixe; Valsa; Baião; Ijexá; Pop; Estudo polirritmia
5 – Arranjo e composição: Introdução; Tema; Desenvolvimento; Cadência; Modulação; Reharmonização; Motivo; Acompanhamento
6 – Repertório: Memorização; Aprendendo “de ouvido”; Aprendendo por análise; Escolha de repertório

Público Alvo: Estudantes de piano, iniciantes, intermediários e avançados
Pré-requisitos: De preferência que tenha estudado piano por pelo menos 1 ano e que tenha interesse em desenvolver sua habilidade para acompanhamento, improvisação e composição no instrumento.

Outras informações: Daniel Grajew ao piano
https://youtube.com/playlist?list=PLWXL5Vf71FCwmLjb8T_g3I7dBhZPIM88m

Vídeo Aula “Chopin ao Chorinho”
https://youtu.be/T4q5sVYsVvs

Recital Piano de Ida y Vuelta
https://youtube.com/playlist?list=PLWXL5Vf71FCwvHY-g_6wcM3aT7acNMoDG

Professor: Daniel Grajew
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL

Objetivo
Conscientizar o contrabaixista a encontrar diversas referências musicais, abordando técnicas e inspirações para o aprimoramento de conhecimento no instrumento.
Conteúdo a ser abordado
Técnicas de Escalas e Arpejos.
Campo Harmônico Maior, Menor, Menor Harmônico, Menor Melódico.
Abordagem sobre linhas de contrabaixo na Música Brasileira.
Harmonia.
Técnicas para improvisação.
Troca de ideias e referências musicais.
Público Alvo: Músicos contrabaixistas
Pré-requisitos: Músico contrabaixista de nível intermediário e avançado, de qualquer faixa etária.

Elétrico e Acústico

Professor: Sidiel Vieira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Col. Aplicação UEL

Prática de conjunto de Choro
O curso proporciona aos alunos a vivência dentro do universo das rodas de Choro.
Ambiente formador de grandes músicos brasileiros.

PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas que tenham interesse de aprender na pratica do ambiente das rodas de Choro.

Partituras => https://rogeriocaetano.com/partituras/

Professores : Rogério Caetano e Cristóvão Bastos
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Hugo Simas

O Curso aborda os seguintes temas:
Frases: Fundamental, Terça, Quinta, Sétima
V – I
II – V
II – V – I

Criação e encaixe das baixarias nas harmonias
Sonoridade
Cordas de aço ou nylon
Uso da Dedeira ou Não

Sotaque e sabor da linguagem
Fraseado, Articulação e ataque

Levadas rítmicas

Condução dos baixos
Fundamental, Terça, Quinta, Sétima.

Ideias e funções das frases dentro de um contexto musical tradicional e de vanguarda.

Público Alvo: Todas as pessoas que tenham interesse em conhecer a linguagem de contraponto brasileira.

Professor: Rogério Caetano
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas

A ideia do curso é mostrar possibilidades e propostas de soluções, com ênfase na estética. A grande meta do curso é despertar a atenção aos detalhes.
PÚBLICO ALVO: Todos os que fazem ou que querem fazer arranjos.
REQUISITOS: Saber harmonizar, leitura e escrita razoável
É bom trazer caderno de música, lápis, borracha ou computador com programa de escrita.

Professor: Cristóvão Bastos
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Hugo Simas

A oficina “Bandas de Garagem” é uma prática de banda inovadora da qual participam crianças, jovens, adolescentes e adultos a partir de dez anos, e sem limite máximo de idade. A ideia é inverter a mão de diversos cursos de música que privilegiam a teoria, e iniciar na prática. Para isso, selecionamos grupos de no máximo oito alunos, mesmo que nunca tenham tido nenhuma relação com um instrumento musical, e colocamos a mão na massa.
Em uma semana de trabalho, a partir da segunda feira, separamos os grupos, o que cada componente tocará (é muito importante aproveitar tudo o que muitos já trazem), selecionamos o repertório, dividimos os grupos em manhã e tarde de modo que possamos atender a todos, numa média de 40 minutos para cada grupo, e os ensaios acontecem de segunda a sexta.
Público Alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos sem limite de idade.

Das 10 às 12h e das 14 às 17h.
Atenção: Este curso será oferecido a partir da formação de grupos que formam a configuração de Banda. Cada “Banda” terá aulas, de 40 minutos durante a semana.
Para a organização das Bandas, será imprescindível que os inscritos compareçam no Colégio Hugo Simas no dia 10/07 as 15h para formação dos grupo e respectivos horários .

Professor: Fernando Mello
Professor assistente: Álerson de Oliveira
Datas: 11 a 15 de Julho
Horário: a combinar de acordo com os grupos formados
Local: Cultural Hall

Estruturação e Teoria Musical

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Percepção musical – Nível 1

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • caderno pautado de música
  • lápis e borracha

PÚBLICO ALVO:  Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical
REQUISITOS: Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica

NIVEL 1

Professora: Aída Machado
Datas: 11 a  16 de Julho
Horário: 10h – 11h ou 15h – 16h
C.H.:6 horas

Formato: Online

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.

Material necessário
. caderno pautado de música
. lápis e borracha

PÚBLICO ALVO: Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica
REQUISITOS: Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais

NIVEL2

Professora: Aída Machado
Datas: 11 a  16 de Julho
Horário: 11h15 – 12h15 ou 16h15 – 17h15
C.H.: 6 horas

Formato: Online

Uma abordagem composicional e analítica de práticas de escritura musical (modal, tonal e pós-tonal) do passado e do presente. O objetivo é estabelecer uma breve perspectiva histórica da composição e suas processualidades em diferentes épocas, possibilitando ao aluno um contato com formas distintas e múltiplos princípios de organização e técnicas composicionais. O curso pretende seguir dois eixos:
I. Ideia, linha, e apreensibilidade: mecanismos de transformação melódica abrangendo desde o repertório polifônico do século XIV às novas técnicas e estratégias na música do século XX e XXI.
II. Harmonia como espaço de invenção. Avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música dos séculos XX e XXI.
Serão propostos breves trabalhos composicionais durante o curso. A ideia é conciliar uma abordagem analítica do repertório com um laboratório de Criação Musical.
Público Alvo: Compositoras, compositores, arranjadores, estudantes de composição e instrumentistas interessados em processos criativos.

Site Oficial – Rodrigo lima: http://www.rodrigolimacomposer.com
Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/RodrigoLIMACompositor76/featured

PARTITURAS – Rodrigo Lima
Universal Edition – Vienna, Austria.
https://www.universaledition.com/rodrigo-lima-8178

Babel Score Contemporary Music – Paris, França.
https://www.babelscores.com/RodrigoLima

Professor : Rodrigo lima
Datas: 13, 14  e 15 de Julho
Horário: 14h – 17h | C.H.: 9 horas
Local: Col. Aplicação UEL

Voz

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Através da exploração de diferentes técnicas e linguagens de improvisação vocal, esta oficina traz ferramentas para o aprofundamento das relações entre voz, interpretação e performance. De Ella Fitzgerald a Luciano Berio, de Demetrio Stratos a João Bosco, do jazz tradicional à música contemporânea, os alunos são convidados a investigar suas próprias potências expressivas em diferentes contextos, ampliando o uso de suas vozes enquanto instrumentos de infinitas possibilidades de criação.
A oficina tem duração de 12h, divididas em 4 dias (3h de oficina por dia). O conteúdo das aulas é dividido entre exercícios práticos e de escuta. Incluem-se aqui jogos de improvisação, leitura de transcrições, criação de pequenas obras individuais e coletivas, sempre a partir das ferramentas propostas no dia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (referências a partir das quais os exercícios dados em aula são elaborados)

– Scat singing (escutas guiadas e leitura de transcrições de improvisos clássicos: Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Louis Armstrong, Bing Crosby e Leo Watson)
– Scat singing no Brasil (Dolores Duran, Leny Andrade, Johnny Alf e Miltinho)
– O blues enquanto fundamento / Miles Davis / vozes que ecoam vozes que ecoam vozes (raízes e memória na improvisação vocal)
– Falacanto (Sprechgesang): Hermeto Pascoal, Schoenberg, Grupo Rumo, Al Jarreau
– Murray Schaefer e as partituras-desenho
– Luciano Berio e a Sequenza III
– Ligeti, Demetrio, Jen Shyu e Anaïs Maviel: vozes contemporâneas
– Jorge Ben Jor, Maria João e João Bosco: os sons do português

PÚBLICO ALVO: Cantores (profissionais e amadores) e instrumentistas que tenham interesse em explorar a voz como fonte criativa.
PRÉ-REQUISITOS: Prática em canto (amador e/ou profissional). Não é necessário ter conhecimento teórico.

Professores: Lívia Nestrovski & Fred Ferreira
Datas: 12 a  15 de Julho
Horário: 9h – 12h
Local: Divisão de Música UEL – Rua Pernambuco, 520
MOSTRA DE TRABALHO
Dia: 14 de Julho | 16h – 20h
C.H.: 16 horas

as vagas para este curso atingiram o limite

OFICINA DE CANTO E CANTOTERAPIA “A VOZ QUE EU DESVENDO”

“Sinta seu corpo e para além dele. Perceba sua respiração. Pulse no pulso do mais profundo impulso da voz que é unicamente sua. Cante, encante e se deixe encantar pela voz que habita seu próprio lar.” Estela Ceregatti.

Em cada ser humano existe uma voz única e identitária capaz de tecer inúmeras tramas sobre a biografia e a essência de cada ser humano. Através do canto, essa voz que ressoa para além da laringe e habita o corpo todo (e outros corpos) quando livremente desperta, é capaz de revelar camadas profundas do nosso Eu. Com o intuito de promover abertura ao encontro do desvendar de nossas vozes e facetas mais profundas de nós mesmos, surge a oficina fundamentada pela Escola do Desvendar da Voz: “Oficina de Canto e Cantoterapia – A VOZ QUE EU DESVENDO – com Estela Ceregatti”.
Estela é formada em Música pela UFMT, premiada cantora e compositora mato-grossense, professora de canto, pesquisadora da arte do canto, instrumentista, regente e Cantoterapêuta (Faculdade Rudolf Steiner – SP).
Com a força da “Escola do Desvendar da Voz” – criada pela cantora sueca Valborg Werbeck-Svärdström – e que tem como pilar integrador a Antroposofia (Ciência espiritual concebida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner), a presente oficina propõe um caminho guiado por três âmbitos: artístico, social e terapêutico.
Com o artístico, serão trabalhados exercícios inspirados nesta metodologia do canto e um repertório vocal de músicas do mundo em conexão com a cultura brasileira e a cultura mato-grossense – terra natal de Estela. Esses cantos ressoarão no social, na troca com o outro do coletivo.
Já o viés terapêutico é conduzido pela Cantoterapia, que é a musicoterapia através da voz como instrumento (canto). “O canto ativa a coragem para o mundo e a experiência de si mesmo. Por isso, a cantoterapia é indicada para bloqueios e transtornos emocionais como traumas, estresse, síndrome do pânico e depressão.” Durante os encontros, pretende-se criar uma ambiência propícia para que a atuação terapêutica do canto seja também enaltecida.
A oficina A VOZ QUE EU DESVENDO é voltada para o público adulto em geral, aberta a todes: cantores, não cantores, admiradores da arte do canto, educadores, qualquer indivíduo que esteja aberto a conhecer um pouco mais sobre sua voz e si mesmo.

PÚBLICO-ALVO: A presente oficina é voltada para cantores(as) e não cantores(as), admiradores(as) da arte do canto, educadores(ras), músicos, musicistas e todas as pessoas que queiram cantar e descobrir um pouco mais sobre si mesmas através da arte do canto e cantoterapia.
REQUISITOS: Vontade de cantar e desvendar sobre si mesmo(a).

VÍDEOS EXERCÍCIOS ESCOLA DESVENDAR DA VOZ:
https://www.youtube.com/watch?v=wTA7s_QhFx0

CORAL DESVENDAR:
https://www.youtube.com/channel/UCbCQDCf1kQUzwoe-cEatOiA/videos

VÍDEOS ESTELA:
https://www.youtube.com/watch?v=GV_Qbd7E11U – Mulheres Sementeiras – Estela Ceregatti

https://www.youtube.com/watch?v=qz6thzz4pbU – Improviso Voz e Mocho – Estela Ceregatti

https://www.youtube.com/watch?v=eTICtwOiPl4 – Vinheta do Amor Urgente – Estela Ceregatti

https://www.youtube.com/watch?v=foOBQiQYoxo – Amor e Gratidão – Estela Ceregatti

https://www.youtube.com/watch?v=MIG8E0eoYGY – Vida de Teimosia – Estela Ceregatti

https://www.youtube.com/watch?v=k1qcBqyh89s – Morro Velho – Estela Ceregatti e Quinteto de Clarinetes

https://www.youtube.com/watch?v=u3xZ_PxZ9SQ – Estela Ceregatti e Mônica Salmaso

https://www.youtube.com/watch?v=9DYVWM4gVr0 – Estela Ceregatti e Renato Braz

https://www.youtube.com/watch?v=zrI_5HEy8-4 – Estela Ceregatti e Gabriel Levy

https://www.youtube.com/watch?v=grxkBUX2Ehk – Estela Ceregatti e Ivan Lins

Professor : Estela Ceregatti
Datas: 12 a 15 de Julho
Horário: 10h – 12h ou 14h – 16h
C.H.:8 horas
Local: Colégio Hugo Simas

Vivência Musical

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Os participantes terão contato com as células do Toré, Barravento, do Coco, da Marujada, do Cacumbi, dos Maracatus e do bumba-meu-boi. Inicialmente todos
vivenciam o que já trazem em si, o ritmo, um dos elementos fundamentais da música.
No segundo momento da vivência, entrarão em contato com esses ritmos e peças da tradição oral em diálogo com a música contemporânea, que é transmitida a partir da voz, do violão, da percussão e de uma narrativa que faz o encontro entre tradição e contemporaneidade. O terceiro e último momento da vivência, ocorrerá o encontro entre os músicos e os participantes, numa estética de experimentação, utilizando o canto, a performance e a canção “Cirandas” – Naldinho Freire / Tradição oral do Candomblé /
Com referência a Ciranda de Lia (DVD Raízes: traços contemporâneos), assista:
https://youtu.be/rWrr-gBVutQ

Professores: Naldinho Freire
Datas: 13 de Julho
Horário: 17h – 19h
C.H.: 2 horas
Local: Colégio Hugo Simas

A VIVÊNCIA:
A presente vivência será conduzida pelos músicos mato-grossenses, Estela Ceregatti e Jhon Stuart e propõe a convergência musical de ritmos e gêneros encontrados no estado de Mato Grosso. Do RASQUEADO ao SIRIRI, os músicos conduzem os participantes à prática de ritmos típicos, cantos e danças folclóricas presentes na baixada cuiabana e na região Centro-Oeste brasileira.
O rasqueado vem como herança da música de fronteira, com influência da Polca Paraguaia. Já o Siriri é uma dança tradicional cuiabana encontrada nos quilombos, aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas – que tem como característica o canto responsorial (pergunta e resposta) e é acompanhado dos instrumentos tradicionais: viola de cocho, mocho e ganzá.
Acessar a cultura mato-grossense através desta vivência, é reconhecer parte importante e muito pouco conhecida da vasta cultura brasileira. O centro-oeste é um
grande celeiro de povos com seus saberes ancestrais, porém bem pouco se sabe sobre esta especial região. Neste sentido, torna-se crucial esta vivência, pois propicia a perpetuação das tradições orais do nosso povo e revela outras perspectivas sobre as heranças identitárias brasileiras.

PÚBLICO ALVO: Vivência voltada para educadores, músicos e musicistas, apreciadores musicais, e a comunidade em geral que deseje conhecer um pouco da cultura matogrossense e ampliar seus conhecimentos acerca da música brasileira. Idade: A partir de 14 anos.
PRÉ-REQUISITOS: Vontade de conhecer sobre a cultura mato-grossense e ampliar seus conhecimentos acerca da música brasileira. Não é preciso ler partitura.

Ritmos, cantos e danças tradicionais cuiabanas

Professores: Estela Ceregatti e Jhon Stuart.
Datas: 15 de Julho
Horário: 17h30 – 19h
C.H.: 1h30
Local: Colégio Hugo Simas