PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

Para saber mais sobre o curso, público alvo e pré-requisitos clique no nome do curso e para saber mais sobre o professor clique no nome do professor.
Para ler sobre os critérios para ISENÇÃO ou  DESCONTOS na taxa de inscrição clique aqui

Inscrições encerradas

Atenção: Informamos que além do período descrito em cada curso o comparecimento dos alunos também será necessário nas seguintes datas:
dia 13/07 para credenciamento das 14h30 às 17h no Colégio de Aplicação
dia 14/07 para  organização das turmas de alguns cursos – aviso via email pessoal, pois cada curso será num horário diferente
e dia 20/07 para a apresentação dos trabalhos no “Palco Pedagógico”

Alunos de cordas e acordeom – trazer suas estantes de partitura
Alunos de violão – estante de partitura e apoio de pé

Orquestra
 
Grupos Instrumentais
Kids
Bandas
Regência
Estruturação e Teoria Musical
 
Voz
 
Oficinas Especiais
Encontros

Oficinas especiais

O curso é uma jornada onde aprendemos e nos transformamos ao caminhar. Ele tem como propósito promover um ambiente de maior consciência e de intencionalidade do fazer social a partir de si mesmo, do outro (relacional), dos contextos de ação e do sentido do nós (coletivo) para retroalimentar e impulsionar o seu campo de práticas.  LER +

PÚBLICO ALVO: Indivíduos com interesse especial em aprender novas habilidades humanas e formas de transformar a realidade social. Para todos que se sentirem chamados a participar desta jornada de aprendizagem e se reconhecem como participante, sujeito, ator e/ou autor deste campo social de sentidos, experiências e aprendizagens.
PERFIL: Coordenadores e gestores de Projetos Sociais e Pontos de Cultura, estudantes, professores e educadores de música que trabalham em projetos sociais, na academia e professores da rede pública da Educação Básica.
REQUISITOS: Vontade de viver uma experiência individual e coletiva de uma aprendizagem que transforma de forma criativa, inclusiva, inovadora e sustentável.

metodologias reflexivas e inovadoras voltadas para experiências sustentáveis

Professora:  Ligia Pimenta (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h  | C.H.: 15 horas
Local:  Colégio Aplicação

Trabalhar canções do repertório brasileiro, conhecidas ou não, que possam fazer intersecções com outras linguagens como dança, movimento, cena, brincadeiras, jogos. Assim, fazendo com que o idoso consiga, de forma lúdica, se expressar através da arte.
No  final das aulas faremos uma roda de conversa sobre a “Formação para educadores, cuidadores, familiares e interessados.”
Público Alvo: Aberto a todas as idades e também para educadores, cuidadores, familiares, assistentes sociais e interessados

Coral Oroboro: https://www.facebook.com/coraloroboro/
Grupo vocal As Joanas: https://www.facebook.com/asjoanasgrupovocal/
Som a Fio: https://www.facebook.com/somafio/
Festival de Londrina 2018: https://www.facebook.com/maru.ohtani/posts/10205339654007888

Professora:  Maru Ohtani (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h30 – 17h | CH.: 12h30
Local: Secretaria da Pessoa Idosa Norte

Este é o projeto de workshop com o violonista e compositor Guinga.
Ele nasce do desejo de sempre trocar experiências/vivências sobre sua obra, seu processo criativo ao compor, o que o influencia artisticamente e quais são seus projetos futuros.
Guinga completa quase 60 anos de carreira e durante este tempo ele foi testemunha de histórias que conectam pessoas, lugares e memórias da música popular brasileira.
O encontro tem a duração de 04 horas e se destina ao público em geral e também interessados em música e violão brasileiro.
Guinga se propõe a falar neste encontro sobre:
– A canção brasileira, sua história e seu caminho nos di-as de hoje
– a obra e o processo criativo
– a letra na canção popular brasileira
– influências e confluências criativas (o que provoca música)

Professor: Guinga
Datas: 16/07
Horário: 14h – 18h | C.H.: 4h
Local: Auditório da Sonkey

Prepare-se para adentrar no universo da música brasileira com Salomão Soares. No workshop intitulado “A Música Brasileira | Infinitas Possibilidades”, Salomão compartilhará sua expertise e insights sobre explorar os ritmos do Brasil no piano, desde os fundamentos até a criação de arranjos modernos e improvisação.
Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no processo criativo por trás dos álbuns de Salomão, “Baião de Dois” e “Interior”. O pianista compartilhará histórias sobre sua jornada musical, discutindo como ele aborda a improvisação, cria arranjos contemporâneos e infunde os ritmos regionais brasileiros com uma cara autentica.
Além disso, os participantes terão a chance de se envolver em um bate-papo com Salomão, explorando diversos tópicos relacionados à música, desde técnicas de performance até a importância da música brasileira no cenário global. Esta é uma oportunidade única para músicos e entusiastas da música mergulharem fundo na rica tradição da música brasileira e descobrirem as infinitas possibilidades que ela oferece.

Professor: Salomão Soares
Datas: 15/07
Horário: 8h30 – 11h | CH. 2h30
Local: AML

Estruturação e Teoria Musical

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar os aspectos básicos da estrutura musical com relação à leitura, grafia e entoação dos elementos melódicos e rítmicos da linguagem musical. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação e improvisação.
PÚBLICO ALVO: Iniciantes sem leitura musical melódica e rítmica, sem conhecimento ou com conhecimento muito básico da grafia musical
REQUISITOS: Alunos sem ou com pouquíssimo conhecimento de leitura musical melódica e rítmica

Nível I

Professora:  Aida Machado (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horários: 9h às 10h15 ou 14h às 15h15| CH.: 6h
Local: Online

A percepção musical será trabalhada a partir da escuta, de forma a evidenciar aspectos da estrutura musical em relação à forma e ao desenvolvimento dos conteúdos mais avançados. A metodologia busca um trabalho integrado e que perpasse a análise e a síntese, a prática e o conceito. A abordagem pedagógica se fará por meio da escuta e treinamento auditivo, criação, improvisação e performance.
PÚBLICO ALVO: Não iniciantes, já com leitura musical melódica e rítmica
REQUISITOS: Alunos com conhecimento de leitura musical melódica e rítmica, já com alguma experiência em solfejo e alguma experiência em reconhecimento auditivo das estruturas musicais

Nível II

Professora:  Aida Machado (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horários: 10h30 às 11h45 ou 15h30 às 16h45| CH.: 6h
Local: Online

A oficina, dividida em três encontros de três horas de duração, discutirá e facilitará a vivência do aluno com os processos criativos em música. Investigação da consciência do processo cognitivo composicional; do papel da memória de longo prazo e de curto prazo (memória de trabalho) na escuta musical; as etapas esquemáticas do processo cognitivo durante a composição; a identificação da funcionalidade musical e a separação de materiais (motivos); o que são tradições musicais e habitação em nossas memórias; exercícios para a memória através do reconhecimento de unidades e de variedades. Exercícios coletivos e individuais de criação musical. Ler +

Uma oficina de composição musical para todos!

Professor:  Felipe Radicetti
Datas: 17 – 20/07
Horário: 9h – 12h C.H.: 12 horas
Local: Colégio Aplicação

Grupos instrumentais

Clique no nome curso para + informações e no do professor para ler o currículo.

Ouvir, Reinterpretar, Recriar! O processo criativo em música é uma pratica circular. Ouvimos um material musical, decodificamos sua linguagem e por ele somos estimulados.
SAIBA+
PÚBLICO ALVO: Instrumentistas de Bateria, Contrabaixo, Sopros, Piano, Guitarra, Violão e Vocalistas.
REQUISITOS: Ser capaz de tocar ou cantar, pelo menos de forma básica, uma ou mais músicas do repertório proposto para o curso.
Ter conhecimentos básicos de improvisação em seu instrumento.

Professores: Sergio Reze, Sidiel Vieira, Alexandre Ribeiro, Daniel Grajew
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: AML

O assunto deste ano é a TÉCNICA!
E como desenvolvê-la da melhor forma para atingir nossos objetivos musicais!
Quantas vezes imaginamos uma ideia musical e até nos visualizamos tocando essa ideia, mas quando pegamos o instrumento ela não sai?… LER +

BLICO ALVO: Bateristas em nível : Estudante, Profissional ou Amador. Músicos de outros instrumentos interessados em conhecer aspectos fundamentais da linguagem da Bateria.
REQUISITOS:  Conhecimentos básicos e capacidade de tocar alguns ritmos na Bateria. Leitura nível básico pelo menos.

Professor: Sergio Reze
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML

O curso oferece um panorama abrangente sobre o piano, abordando desde aspectos técnicos até aplicações práticas em diversos gêneros musicais. Inicia-se com fundamentos essenciais, como a posição das mãos, movimentos de pulso e técnicas de articulação.  LER +
PÚBLICO: Estudantes de piano, iniciantes, intermediários e avançados
REQUISITOS: Ter estudado música por pelo menos 1 ano, com interesse em música popular, improviso, arranjo e composição no piano. Interessados em tocar favor enviar a peça que pretende apresentar nas aulas.

Performances de Piano Solo 
Chopin ao Chorinho – Palestra/Concerto com Daniel Grajew 
Instagram 

Professor: Daniel Grajew (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML

O curso será ministrado pelo professor e contrabaixista Sidiel Vieira, onde serão abordados temas sobre a linguagem e referencias técnicas do instrumento, dentro dos diversos estilos da música popular brasileira e do jazz, e de grandes nomes do contrabaixo na música popular.
PÚBLICO ALVO: Contrabaixistas de Música Popular
REQUITOS: Estudante ou Profissional que tenha instrumento e disponibilidade de frequentar as aulas do festival.

Sidiel Vieira & Thiago Rabello | At Home #8 – https://www.youtube.com/watch?v=iKZuAwRt56U
Traços Urbanos – Sidiel Vieira Trio – https://www.youtube.com/watch?v=p7ZYOPq-Ado
Sidiel Vieira – Oficina de Baixo com o DDG4 – https://youtu.be/QwIhrFByK10?si=EXpisZw_rB5EgDbB

Professor: Sidiel Vieira (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML

Neste curso abordaremos diferentes aspectos do estudo do instrumento. Serão trabalhados o mecanismo intervalar do instrumento, aspectos técnicos, repertório solo e em grupo. Prática de música brasileira e aspectos rítmicos derivados dos instrumentos de percussão na construção das “levadas” rítmicas no violão. Escuta de repertório condizente com os conteúdos abordados. Períodos matutino e vespertino, podendo haver divisão de turmas de acordo com o nível.
Material necessário: violão, caderno pautado, lápis, caneta e borracha.
PÚBLICO ALVO: Violonistas de todos os níveis. Estudantes de violão. Pessoas interessadas em aprender o instrumento.
REQUITOS: Ter o instrumento.

https://www.instagram.com/andrersiqueira/
https://www.youtube.com/watch?v=xoGEer6Q2tw
https://www.youtube.com/watch?v=MibTfSHB3Ys
https://www.youtube.com/watch?v=yG6cpMkcFlM
https://www.youtube.com/watch?v=uS4UBV-OZaI

Professor: André Siqueira
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h – 16h30| C.H.: 12h30
Local: Auditório da Sonkey

Vagas esgotadas

Este curso almeja ampliar os horizontes musicais dos alunos/músicos quanto à criação de uma orquestra de sanfonas, a partir do aprimoramento no instrumento, com destaque para o uso do fole, no tocante aos ritmos caracteristicamente nordestinos, além da interpretação de peças clássicas do universo do acordeom, entre outros itens.
Público Alvo: – estudantes e profissionais de sanfona, nível básico e intermediário, com fluidez na leitura de partituras
– estudantes e profissionais de percussão
– estudantes e profissionais de baixo e/ou violão
Requisitos: ter um bom instrumento de no mínimo 80 baixos (120 baixos é ideal) e ter boa noção de leitura de partitura
https://www.youtube.com/watch?v=v5HJ7R-7SyA&list=PLlx0OSA8_JvQT9Q-LtXSRVnzrwN7UZKq8

Professor:  Marcelo Caldi
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h ou 14h30 – 17h C.H.: 12h30
Local: Colégio Aplicação

Vagas esgotadas

A proposta é oferecer através do estudo de padrões rítmicos e harmônicos, caminhos para o desenvolvimento da linguagem e interpretação da música brasileira.
Com base no Choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, o curso é um passeio por diversos ritmos do nosso país através da análise de audições, prática de exercícios de escalas, arpejos, leituras harmônicas e melodias, auxiliando assim a aproximação e a construção de toda narrativa musical .
PÚBLICO: – Indicado para TODOS os instrumentos.
REQUITOS:– alunos e alunas acima de 12 anos;
– instrumentistas com nível técnico iniciante, intermediário, avançado que tenha leitura musical básica.
– levar o instrumento.

Ver videos

Professor: Alexandre Ribeiro(SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h | C.H.: 10 horas
Local: AML

Oficina voltada para a prática do choro em conjunto, tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência e o aprendizado através da prática coletiva de cada um de seus variados gêneros e sub-gêneros, com base não somente nos compositores “clássicos” e fundamentais (Callado, Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim…) mas…  VER +
PÚBLICO ALVO: Músicos e estudantes de música de todos os níveis de experiência. Aberta a todos os instrumentos.
REQUISITOS:É recomendável que os alunos tenham algum conhecimento de leitura de partituras e cifras, mas não obrigatório.

Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ)  e Andre Vercelino
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h | C.H.: 12h30
Local: AML

Oficina voltada para a prática do samba em suas diversas vertentes, para o 44º Festival Internacional de Música de Londrina, o curso prestará uma especial homenagem ao centenário do baluarte mangueirense Nélson Sargento e também aos 110 anos de nascimento de Dorival Caymmi. Junto a eles, no repertório a ser desenvolvido, se somarão bambas como Cartola, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Monarco, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Zeca Pagodinho, Zé Keti e outros. VER +
PÚBLICO ALVO: Cantores e instrumentistas de todos os níveis
REQUISITOS: É recomendável, mas não obrigatório que os alunos possam ter conhecimento de leitura de partituras e de cifras.

Professores: Jayme Vignoli(RJ), Josimar Carneiro(RJ)  e Andre Vercelino
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h30 – 17h | C.H.: 12h30
Local: AML

Bandas

O objetivo do curso de Big Band é trabalhar com os alunos a linguagem musical dentro de várias vertentes do Jazz e da música Pop, fornecendo uma compreensão histórica e cultural das big bands no desenvolvimento do jazz e sua influência na música contemporânea.
Audição Prévia para alunos efetivos ou ouvintes: Saxofone, Flauta, Trombone, Trompete/Flugelhorn, Piano, Baixo, Guitarra, Bateria e Voz
Público Alvo: Este curso é ideal para músicos de jazz de todos os níveis que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em um formato de big band, bem como para entusiastas do jazz que buscam uma maior apreciação do gênero através da prática e estudo intensivo.
Requisitos: Sopros: Leitura musical
Seção Rítmica : Leitura musical e leitura de acordes

Professores: Bruno Cotrim , Mateus Gonzales (PR) e Gilberto de Queiroz (PR)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat

Público Alvo: Instrumentistas de sopro e  percussionistas
Ementa: A prática visa aprimorar a habilidade de se tocar em conjunto, incluindo atividades de equilíbrio sonoro, aquecimento, estudos técnicos, afinação, articulação, percepção e improvisação.

Cada participante deve trazer seu instrumento musical.

Professores: Gabriel Dellatorre e Renato Segati
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat

O objetivo do Master Class de Metais é desenvolver nos músicos de metais habilidades técnicas e expressivas, por meio de uma abordagem integrada que inclui exercícios de aquecimento, estudos técnicos, interpretação de repertório e prática de conjunto em grupos de câmara. Além de preparar física e mentalmente os músicos para a prática intensiva, o curso busca refinar habilidades técnicas essenciais para a execução de peças mais complexas, aprimorar a interpretação musical e expressividade através do estudo de obras chave do repertório de metais, e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação musical entre os músicos.
PÚBLICO ALVO: Iniciantes, intermediários e avançados nos instrumentos de metais: Trompete, Flugelhorn, Trombone, Eufônio (Bombardino), Trompa, Saxhorn (trompinha Eb), e Tuba (Bombardão) e Sousafone.
REQUISITOS: Iniciação no instrumento de sopro.

Professor: Cícero Cordão (PR) e Gilberto de Queiroz (PR)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | CH: 15h
Local: Colégio Champagnat

Regência

O Curso de Regência oferecerá o estudo a interessados na arte da condução de grupos, com enfoque em grupos instrumentais em diferentes níveis de formação. Os participantes poderão estudar sobre as características da regência de grupos no aspecto técnico e estético do gestual. Para além disso os participantes poderão ser divididos entre ativos e ouvintes, a critério do maestro Luiz Martins. Os regentes ativos terão a oportunidade de conduzir a orquestra formada por alunos de vários projetos sociais em música no Brasil.

Ementa:
1. Princípios da regência orquestral
2. Técnicas e Gestual e regência
3. Análise e estudos de partitura
4. Organização de ensaio e gestão de tempo
5. Repertório
6. Solfejo, leitura e rítmica de compassos.
7. Preparação da partitura.
8. Ensaio e performance.
9. Liderança e empreendedorismo.
Repertório:
Mini Concerto Grosso – Cláudio Santoro
Oblivion e Libertango – Astor Piazzolla

PÚBLICO: Estudantes de música e músicos profissionais.
REQUITOS: 1. Para alunos ativos é necessário o conhecimento em análise harmônica, estética, solfejo e teoria musical.
2. Para alunos ouvintes é necessário o conhecimento básico em leitura musical.

Professor: Maestro Luiz Martins (AL)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação

EMENTA: Desenvolvimento de técnicas de regência com vista a fins pedagógicos e performáticos, enfatizando-se a regência coral e de orquestra, incluindo-se comunicação gestual de regência, técnicas de ensaio, liderança de grupos, seleção e interpretação de repertório.

OBJETIVOS: Desenvolver comunicação gestual e expressão corporal do aluno; desenvolver técnicas de ensaio; desenvolver a liderança do aluno diante de grupos; conhecer e reger repertório sinfônico, lírico-sinfônico e melodramático.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I – Elementos de Direção de Coro e de Orquestra.
II – Comunicação Gestual e Expressão Corporal
III – Leitura, Escuta e Análise da Partitura previamente escolhidos.
IV – Técnicas de Ensaio
V – Conhecimento dos Instrumentos e das Vozes.
VI – Diferença entre os repertório sinfônico, lírico-sinfônico e melodramático.

*Dependerá do nível dos alunos, mas as peças previamente escolhidas seriam:
Sinfonia n. 40 de Mozart (Repertório Sinfônico)
Petite Messe Solennelle de Rossini (Repertório Lírico-sinfônico)
Ópera La Traviata de G. Verdi (Repertório Melodramático)

Professor: Maestro Massimiliano Carraro
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 17h | C.H.: 15 horas
Local: Colégio Aplicação

Desenvolvimento da capacidade da direção e regência de corais e grupos vocais.
Habilidades individuais. Conhecimento da técnica de regência coral.
Modelos de regência: compassos quaternário, ternário e binário. Impulsos de entrada e corte.

Princípios de condução vocal, uníssono. Condução de linhas melódicas e modulação.
Princípios de condução harmônica e modulação.
Teoria musical: a relação do auditivo e da prática a partir da prática vocal.
Voz, a extensão vocal.
PÚBLICO ALVO: Para regentes, educadores e interessados
REQUISITOS: Ter noção de leitura métrica, melódica e princípio de condução harmônica.

Professor:  Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 17h – 19h30 | CH. 12H30
Local: AML

Desenvolvimento da capacidade da direção, regência de corais e grupos vocais.
Habilidades individuais. Conhecimento da técnica de regência coral.
Princípios de condução vocal, notas melódicas e modulação. Uníssono.

Teoria musical: a relação do auditivo e da prática a partir da prática vocal.
Voz, a extensão vocal.

Modelos de regência: compassos quaternário, ternário e binário. Impulsos de entrada e corte. Independência das mãos, apoio, sustentação de notas.

PÚBLICO ALVO: Para regentes, educadores e interessados

Professor:  Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h30 – 12h | CH. 12h30
Local: PIBL

Professores: Gabriel Dellatorre e Renato Segati
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | CH: 10h
Local: Colégio Champagnat

Kids festival

O curso “Bandas de Garagem” é um curso para todos aqueles que querem ter a sensação de tocar um instrumento e fazer um super show. A ideia é formar grupos de música com formação pop e experenciar momentos de puro deleite que a música pode proporcionar. A linguagem musical, a interação entre instrumentos, a troca, a inclusão e o sonho de formar e tocar numa banda são apenas alguns dos aspectos oferecidos por esse curso. Não é necessária nenhuma experiência anterior com instrumentos ou canto. O trabalho é oferecido para todos os que amam bandas e música independente de níveis aprendizado.
Público Alvo: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes, pré adultos e adultos.
Requisitos: Amar as bandas e a música. Espírito colaborativo. Sonhar em tocar um instrumento e fazer um show.
Atenção:
Este curso será oferecido a partir da formação de grupos que formam a configuração de Banda. Cada “Banda” terá aulas, de 40 minutos durante a semana.

Para a organização das Bandas, será imprescindível que os inscritos compareçam no Colégio Aplicação no dia 14/07 as 15h para formação dos grupo e respectivos horários .

Professores: Fernando Mello  e Ale de Oliveira
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h – 12h ou 14h – 17h | CH. 10h
Local: Cultural Hall

O curso de musicalização “Corpo, voz e outros sons” abordará brincadeiras cantadas, jogos rítmicos, exploração de sons corporais, manipulação de instrumentos não convencionais – além de memória e parâmetros do som. As crianças farão atividades coletivas para que possam vivenciar uma prática divertida, sendo convidadas a fazer música de maneiras diferentes.

Os alunos deverão trazer um pote de plástico de requeijão vazio e limpo com tampa.

TURMA A – crianças de 5 a 7 anos completos

TURMA B – crianças de 8 a 10 anos completos

Professora:  Bethânia Paranzini
Datas: 15 – 19/07
Horários: 14h – 15h30 (5 a 7 anos)
16h – 17h30 (8 a 10 anos) | C.H: 7h30
Local: PIBL

O uso do repertório do canto coral para conhecimento, tanto musical quanto cultural.
Conhecer e realizar obras diversas, nacionais e estrangeiras, apresentando gêneros, estilos e um dos períodos, (renascença).
Praticar o ouvir, trabalhar a afinação a partir do repertório.
Perceber som do entorno e o silêncio.
O uso da música folclórica e da música do cancioneiro popular brasileiro para o trabalho de afinação e técnica vocal.
Trabalhar o auditivo e fazer o conhecimento da leitura da partitura.
Prática de Coro a partir dos ensaios e da montagem do repertório

PÚBLICO ALVO: 07 a 18 anos
REQUISITOS: Precisa ter vontade de aprender, pontualidade e presença.
Estar aberto para o conhecimento de gêneros musicais diferentes.

possibilidades de ensaios e montagem de repertório

FAIXA ETÁRIA: 07 a 16 anos

Professor:  Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 10h30 – 12h | CH 7h30
Local: PIBL

Voz

O uso do repertório do canto coral para conhecimento, tanto musical quanto cultural.
Conhecer e realizar obras diversas, nacionais e estrangeiras, apresentando gêneros, estilos e um dos períodos, (renascença).
Praticar o ouvir, trabalhar a afinação a partir do repertório.
Perceber som do entorno e o silêncio.
O uso da música folclórica e da música do cancioneiro popular brasileiro para o trabalho de afinação e técnica vocal.
Trabalhar o auditivo e fazer o conhecimento da leitura da partitura.
Prática de Coro a partir dos ensaios e da montagem do repertório

REQUISITOS: Precisa ter vontade de aprender, pontualidade e presença.
Estar aberto para o conhecimento de gêneros musicais diferentes.

possibilidades de ensaios e montagem de repertório

Professor:  Valéria Correia
Datas: 15 – 19/07
Horário: 18h – 19h30 | CH. 7H30
Local: AML

Vagas esgotadas

Treinamento e desenvolvimento técnico e interpretativo do(a) cantor(a), aplicadas conforme o repertório, alicerçados em princípios de estilo, gênero e dramaturgia.

OBJETIVOS: Compreender e executar os princípios da técnica vocal e do canto, conforme necessidades do repertório:

  • Fazer uso adequado das técnicas respiratórias,
  • Cantar com afinação correta;
  • Articular tornando claro os comunicados da linguagem em cada idioma interpretado;
  • Projetar a voz considerando o espaço físico/acústico e realizando as adequações devidas;
  • Interpretar com requinte técnico, enfatizando as dinâmicas necessárias a uma ótima performance.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I – Coordenação do Equilíbrio Muscular Dinâmico
II – Gerenciamento da Respiração no Canto
III – Equilíbrio de Ressonância e ajuste dos ressonadores.
IV – Sustentando a Voz: Sostenuto.
V – O Canto Saudável.
VI – Coordenação técnica e Comunicação.

Repertório: Dependerá do nível dos alunos: Lied, Chanson, Música de Câmara Brasileira e Árias de Ópera.
Assistam: Quanto à importância do gênero, estilo e período histórico.
https://www.youtube.com/watch?v=tohb82R0ocs&t=28s
Performance através da musicologia e poética.
https://www.youtube.com/watch?v=WFQV7kuP9BE&t=1016s

Professor: Marcia Kaiser
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | CH. 15H
Local: Colégio Aplicação

Após uma introdução prática e teórica dos “Quatro Pilares do Canto”, conceito-chave desenvolvido por Lívia para a descoberta das possibilidades da voz cantada e de seu controle técnico, os alunos são convidados a cantarem individualmente.

Cada aluno deve trazer 1 canção de livre-escolha para ser trabalhada em sala de aula.

Professora: Lívia Nestrovski
Datas: 16 – 18/07
Apresentação: 19/07
Horário: 9h – 12h ou 14h – 17h | C.H.: 9 h
Local: Colégio Aplicação

Vagas Esgotadas

Oficina de Coro Cênico com o maestro André Protásio onde vamos cantar arranjos inéditos e participar da montagem do musical Rita Lee!
Este show será apresentado no encerramento do Festival, no dia 20/07, no Teatro Ouro Verde, com o grupo vocal Entre Nós como protagonista e o Coro da Rita.
As partituras e gravações serão disponibilizadas 15 dias antes do início do Festival.
PÚBLICO ALVO: cantores com experiência em música vocal
REQUISITOS: – experiência em canto coral
– disponibilidade para os ensaios do coro, ensaio geral e apresentação
VAGAS: 40 vagas: 12 sopranos, 12 contraltos, 8 tenores, 8 barítonos/baixos

Professor: André Protásio(SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 11h| C.H.: 15 horas
Local: DAC

Orquestra

Estudo e execução de obras brasileiras e internacionais de nível intermediário e avançado, específicas para grupos de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), buscando o aprofundamento compartilhado da técnica de execução. Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas, que incentivam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento na prática musical coletiva; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório;

ASTOR PIAZZOLLA
La muerte del angel
Adios nonino
Fuga y misterio
Libertango
Oblivion
Melodia en la

CLÁUDIO SANTORO
Mini concerto grosso
I. Allegro Moderato
II. Andante (Lento)
III. Allegro (finale)

ERNESTO NAZARETH
Brejeiro

CHIQUINHA GONZAGA
Corta jaca

DONGA E MAURO DE ALMEIDA
Pelo telefone

PÚBLICO: Alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo do festival
REQUISITOS: Estar devidamente matriculado no festival de música de Londrina

Coordenação: Carla Rincón
Professores: María Fernanda Montero  (VEN), Adriana Virgüez Cruz (VEN), Julio Possette (SP) e Rodrigo Fávaro(RJ)
Regência: Luiz Martins
Datas: 15 – 19/07
Horário: 9h – 12h | C.H.: 15 horas
Local: Teatro Ouro Verde

Um espaço de intercâmbios de informações e experiências técnicas e musicais, onde individualmente poderemos encontrar caminhos e soluções para as necessidades violinisticas.
PÚBLICO: Todos os interessados em continuar o crescimento técnico e artístico do violino.
REQUISITOS: Saber ler partitura.

Professoras: Carla Rincón (RJ) e María Fernanda Montero (Ven)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação

Vagas esgotadas

em breve

Professor: Adriana Virgüez Cruz (VEN)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação

Warm-Ups coletivos focados em habilidades da mão esquerda. Revisão dos movimentos básicos do arco a coordenação fina. Prioridades na ensino aprendizagem do violoncelo em fomento de um ambiente colaborativo de motivação.
Masterclass para avaliação e construção da performance individual conectados a organização dos estudos diários!
Introdução aos Grooves Celtas – Construindo repertório com grupo de cellos.
PÚBLICO: Iniciantes à profissionais.
REQUISITOS: Instrumento próprio. Interessados na performance, ensino por habilidades e formação de grupos de violoncelo.

Professor: Julio Possette (SP)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Colégio Aplicação

Professor: Rodrigo Fávaro (RJ)
Datas: 15 – 19/07
Horário: 14h – 16h | C.H.: 10 horas
Local: Teatro Ouro Verde

Utilização de literatura violinística de apoio e de exercícios para trabalhar pontos específicos e individuais de cada aluno.
Orientações para sequência de estudo pós workshop.

Público alvo: violinistas de todos os níveis que desejem aperfeiçoamento no instrumento.

Professor: Elio Orio
Datas: 16 – 17/07
Horário: 16h – 18h30 | C.H.: 5 horas
Local: Colégio Aplicação

Encontros

Serão abordados os aspectos práticos da prática de regência em diferentes contextos, a partir da experiência de cada regente convidado.

Para interessados e para as classes de regência

Maestros: Luiz Martins (Al) , Massimiliano Carrara (PR) e Gabriel Dellatorre (RJ)
Datas: 14 e 15/07
Horário: 17h – 19h | C.H.: 4 horas
Local:  AML – sala alemão

Este curso foi cancelado.

Endereços

Colégio Aplicação: R. Piauí, 720 – Centro

AML – Associação Médica de Londrina – Praça 1ª de Maio , 130

Auditório SONKEY – Senador Souza Naves, 09

Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro

Cultural Hall – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Prof. João Cândido, 1114 – Centro

PIBL –Primeira Igreja Batista em Londrina – Av. Paraná, 76A – Centro

CCI – Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Zona Norte – Rua Luiz Brugin, 570

Colégio Estadual Marcelino Champagnat – R. São Salvador , 998 – acesso pela rua Niterói, 385

Patrocinadores