No palco do T. Ouro Verde, o pianista Fábio Paez e a artista Estela Ceregatti

 

O palco do Teatro Universitário Ouro Verde recebe duas atrações do 42º Festival Internacional de Música de Londrina nesta quinta-feira (14), a partir das 20h30. Será uma noite de música latino americana: “Viva a América Latina”. A primeira atração é o pianista venezuelano Fábio Paez, seguido da cantautora mato-grossense Estela Ceregatti. O espetáculo promete surpresas no final.

O pianista Fabio Paez, selecionou para este concerto, obras de compositores venezuelanos. “O programa dá um pequeno passeio por ritmos distintos que podem ser ouvidos na Venezuela, com olhar no passado, através da obra da pianista, cantora, e compositora venezuelana Tereza Carreño, considerada uma das artistas mais destacadas da América Latina, durante os séculos XIX e XX”, comenta Paez.

A programação traz “Recuerdos de mi tierra”, Augusto Brandt; “Merengue”, Federico Ruiz; “Triste”, Joaquín Silva-Diaz; “Corbeille des fleurs, Op. 9”, Teresa Carreño; “La Reina”, Amable Torres; “Arreglo”, Carlos Urbaneja e “Maricela”, Sebastián Díaz Peña. O pianista Fábio Paez Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música Federico Villena em Maracay Desde 2017 pertence à cadeira de piano “Carlos Duarte” da Escola de Música Mozarteum Caracas, como aluno do maestro Carlos Urbaneja. Desenvolve uma intensa atividade concertística tanto em recitais, música de câmara, como solista em importantes espaços em Caracas. Foi solista convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas e da Orquestra Sinfônica Gran Mariscal de Ayacucho e OSMC.

Show de voz, piano, violino e violoncelo

Na sequência, sob ao palco a mato-grossense, Estela Ceregatti, cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e professora de música em Cuiaba (MT). O show terá a participação do pianista e arranjador John Stuart, além das participações especiais da violinista, Carla Rincon e do violoncelista, Julio Possete.

No espetáculo, Estela fará uma releitura de alguns clássicos latinos de composições interpretadas por Mercedes Sossa, Violeta Parra e Cesar Isella, entre outros e de composições autorais, com músicas dos seus álbuns “Terra Força Mulher”- lançado em 2022- e “Cacica” (em homenagem a Cacica Xavante, Carolina Rewaptu).

“O show tem relação com a minha terra, Cuiaba, Mato grosso, com os povos originários indígenas da minha região. Também as mulheres de lá, benzedeira, parteiras, rezadeiras, indígenas, enfim temas que integram meus dois últimos trabalhos”, comenta Ceregatti.

Estela Ceregatti é pós-graduada em canto e cantoterapia e especialista em antropomúsica. É regente e diretora artística do Coral Desvendar, com quem lança o disco Desvendar, aprovado pelo município de Cuiabá(Lei Aldir Blanc).

Ganhadora de vários prêmios a artista já dividiu o palco com importantes nomes entre eles, Ivan Lins, Nelson Ayres, Mônica Salmôso, entre outros, já tem três discos lançados e se prepara pra lançar outros três.

ASSINATURA

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

 

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.