A 42ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (42º FIML) abre neste sábado, dia 09, com uma “Abertura Festiva” com uma grande festa. O espaço contará com estrutura para receber o público e food trucks com pipocas, batatas, churros e bebidas.
No palco, a programação traz duas atrações que vai agradar pessoas todas as idades. Às 15h30, Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”, sob a regência do maestro Claudemir Trevisan abre o concerto. O programa da tarde traz as músicas Anunciação; Canção do Nordeste; Disparada; Flash Dance; Garota do Ipanema; I Want You Back; Mama Mia; Medley Beatles; Perfect; Piratas do Caribe; Take on Me; The Pitcher Man; Viva la Vida; Xodó, com arranjos e adaptações da própria orquestra.
A Orquestra Arte & Vida foi fundada em 2014 e tem o objetivo de formação, difusão musical e a formação de plateia, com manutenção dessas ações através de recursos oriundos da Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, integrando músicos e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas (PR). O Centro foi fundado em 2005 e atende hoje, 445 crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas oficinas. A orquestra e o centro contam com o apoio do maestro e professor Claudemir Trevisan; do regente e professor, Geronimo Cesar de Oliveira e dos professores Aldo Luiz Gomes Lovato; Jaime Gonçalves de Aguiar Neto; Lucas Felipe Paulino Procencio.
Bailinho do Plantão
A partir das 16h30, o comando da festa fica por conta do Plantão Sorriso, com o show musical “Bailinho do Plantão”, que estreou em 2017 e desde então, já foi visto por 30 mil pessoas em dezenas de apresentações. O repertório traz canções clássicas que marcaram a infância de muitas gerações, além de cantigas folclóricas e populares que ganharam uma nova roupagem na voz dos palhaços e palhaças. A apresentação conta também com músicas autorais, divertidas, novos arranjos, unindo um repertório conhecido e muitas brincadeiras. É um show para cantar, dançar e se divertir, seja adulto ou criança.
O Bailinho do Plantão é apresentado pelos palhaços Pinduca (André Demarchi), Frida (Aneliza Paiva), Tulipa (Emilia Miyazaki), Lambreta (Gerson Bernardes), Adelaide (Juliana Galante) e Zanzibão (Tonho Costa). Participação especial de Reinaldo Scheffer (bateria) e Miguel Santos (sanfona). Direção musical de Tonho Costa. O Plantão Sorriso, conhecido por levar a alegria do palhaço para enfermarias pediátricas de hospitais de Londrina desde 1996.
ASSINATURA
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.